Sete breves lições de física

Sete breves lições de física Carlo Rovelli

Resenhas - Sete Breves Lições de Física

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Milena.Saleh 01/10/2021

Carlo consegue abordar questões da física com didática e leveza, ao trazer pequenas histórias pessoais e sobre outros cientistas à narrativa. Recomendo para quem quer entender mais como funciona essa ciência.

Cristina 27/07/2021

Breve mesmo
Um bom livro sobre física, eu achei que ele seria mais fácil, não entendi algumas partes, achei que seria mais para leigos.

Danilo Andrade 29/06/2021

Uma breve lição humana
Carlo Rovelli. Nome que inúmeras vezes ouvi ricochetear por entre as paredes do departamento de Física, e que ainda assim, até então, nunca havia concebido buscar por suas contribuições, e hoje, me deparo com uma obra magistral, amparada numa lucidez, sensibilidade e simplicidade estonteantes.

Não há segredos, Rovelli aborda questões fundamentais da física, como a teoria da relatividade geral e restrita de Einstein, termodinâmica, partículas elementares, buracos negros, gravitação quântica, e algumas outras, visando a interlocução entre tais elementos e um público previamente leigo, entretanto, vai além de um didatismo comercial e simplório, e expõe o leitor à considerações muito mais amplas sobre nossa condição humana perante a complexidade da existência.

Como humanidade, muitas vezes erigimos um pedestal precariamente alicerçado na arrogância, com a presunção de sermos destacados da natureza como seres eleitos pela "divindade cósmica", e assim termos por direito, tudo que nela há. Em contrapartida, o exercício da virtude reflexiva, das vozes que ecoam por entre as eras - assim como a de Carlo- nos situa cada vez mais em relação ao devir de um universo complexo para nossa limitada faixa de compreensão, e que nos evidencia uma espécie de inconciliação, do quanto é fascinante e assombroso durante um infimo instante, fazermos parte deste turbilhão vertiginoso no qual nossas vidas se emaranham.

"À beira daquilo que sabemos, em contato com o oceano do desconhecido, reluzem o mistério e a beleza do mundo. E é de tirar o fôlego".

Leocito 13/05/2021

Um ótimo guia para compreensão da física moderna
Este livro é uma compilação de seis ótimos textos de divulgação científica e um texto reflexivo sobre nós, seres humanos, originalmente escritos pelo físico teórico italiano Carlo Rovelli e publicados em um jornal italiano.

Sendo um graduando em física, e portanto com algum conhecimento prévio sobre alguns temas abordados, posso afirmar que os textos são bastante compreensíveis e a leitura agradável.

Os conteúdos são focados em tópicos da física moderna passando pela Relatividade Geral de Einstein, Física Quântica, Formulação Estatística da Termodinâmica e até mesmo trabalhos muito recentes como as ideias de Stephen Hawking sobre buracos negros.

Recomendo bastante para quem gostaria de entender mais sobre a física e seus desenvolvimentos que não são abordados nas escolas.

izabeliferrari 03/05/2021

Lindo
?À beira daquilo que sabemos, em contato com o oceano do desconhecido, reluzem o mistério e a beleza do mundo. E é de tirar o fôlego?

Este livro trata de questões importantíssimas da física de uma maneira breve e relativamente simples. É uma tentativa linda de transmitir conhecimento científico para as massas. A leitura foi rápida e tranquila, servindo somente para aguçar a minha curiosidade sobre o nosso universo e todas as suas peculiaridades.

Emily Amaral @artesdeler 26/01/2021

Breves lições
Se alguém tem dúvidas, realmente são breves lições. Esse é um livro de entendimento bem fácil, sobre as maiores teorias da física que permitiram conhecer mais sobre o mundo que vivemos. Gostei bastante das explicações do autor, que permitem até mesmo um completo leigo no assunto entender e, se possível, se interessar mais. O livro é um grande instigante para você pesquisar mais sobre os assuntos tratados! Consegue farei muitas pesquisas relacionadas aos assuntos!

thais.GalvAo 26/01/2021

O livro é ótimo, explica com bastante clareza princípios básicos da física, achei interessante a parte da mecânica quântica, já tinha lido em alguns livros sobre esse lance do orbital do elétron e estatística, mas não sabia da correlação. Incrível!

Fat212 30/12/2020

Uma pincelada
Um pouco de física. Rápido de ler. Bom para quem quer ter uma ideia geral sobre o assunto.

Reccanello 07/12/2020

À beira daquilo que sabemos reluzem o mistério e a beleza; e é de tirar o fôlego!
Com a frase do título desta resenha o autor encerra suas sucintas lições sobre física: junto à demonstração do muito que já sabemos há a advertência de que ainda há um universo virtualmente infinito de coisas a conhecer! Ao mesmo tempo, também, instiga nossa curiosidade e nos convida à fascinante jornada pela busca desse conhecimento, viagem que, justamente por sermos parte do Universo que estudamos, é indissociável de nossa curiosa natureza humana.
...
Começando com uma brilhante e singela homenagem à "mais bela das teorias" - na qual explica a relatividade de Eisntein de uma forma absurdamente simples -, o autor passa pela mecânica quântica, pelas discussões entre Eisntein e Bohr sobre as improváveis estranhezas do Universo, e termina mostrando que a arquitetura do Cosmo é mais complexa que todo o trabalho que vem sendo feito na tentativa de conciliação de ambas as teorias.
Conquanto o nome do livro já o diga - não passam de breves e superficiais lições -, a forma quase poética com que foram escritas (quisera eu falar italiano para poder apreciar a obra em sua musicalidade original) faz com que desejemos nos aprofundar um pouquinho mais nesse universo do qual somos parte e que nos tira o fôlego!

Kátia 07/12/2020

Curtinho e super gostoso de ler
Da vontade de ler numa tacada só. Explica com linguagem simples sobre conceitos gerais que esbarramos por aí mas não temos a menor idéia. Porém é bem superficial, realmente só uma introdução.

Lais544 20/11/2020

Uma obra simples e acessível, é extremamente útil para quem deseja uma introdução ao assunto que lhe permita absorver os conceitos básicos.
Em um texto fluido, com exemplos, vocabulário simples, alegorias e ilustrações, Rovelli traduz em poucas páginas conceitos e teorias da física até para os totalmente leigos.
Reccanello 23/06/2021minha estante
Esse livro é quase poesia. Em italiano deve ser lindo!

Cid Espínola 14/02/2024minha estante
Muito legal!
Tem indicações de livros assim sobre Química?

cla17 18/10/2020

Muito explicativo, liçoes ditas de maneira simples, deixando o estudante cada vez mais interessado no livro e na matéria

Carol 18/10/2020

"Se Planck é o pai da teoria, Einstein é o genitor que a fez crescer."

me apaixonei ainda mais pela física e fiquei com muito medo da mesma

Rammy 11/09/2020

Meu primeiro livro não ficção!
. Sensacional!
Ah, como o universo é imenso. Mágico!!
E ainda temos tanto a aprender, a descobrir.

.Deus é perfeito e incrível... somos tão pequenos diante deste universo tão imenso e ainda assim Ele se importa conosco.

.A leitura deste livro é leve e simples. Aborda as questões de física de maneira descomplicada que as páginas passam sem a gente perceber.

1 | 2 | 3 | 4 | 5