Star Wars: O Último Comando

Resenhas - Stars Wars: O Último Comando

1 | 2 | 3 | 4

Bia 07/04/2022

Um final digno
A terceira parte da trilogia Thrawn retoma a trama tensa que se desenrolou nos dois livros anteriores e dá à sequência um final digno. Recheado de cenas de ações intensas e bem articuladas (que eu particularmente odeio, mas tenho que reconhecer que são bem construídas e apropriadas para quem curte esse tipo de cena), o livro segue um ritmo frenético do início ao fim, resolvendo-se apenas nas últimas páginas, e faz jus a excelente escrita que Zahn entregou ao longo de toda a obra. Antes dessas últimas páginas, porém, temos a oportunidade de aprofundarmo-nos em personagens interessantes e misteriosos, como Mara Jade e Talon Karrde (meus favoritos!) e, junto deles, nos envolver na guerra da Nova República, cada vez mais acirrada e perigosa.

Jonfonpa 16/05/2018

Epílogo impecável
O epílogo deste envolvente enredo. Simplesmente incrível! A genialidade maquiavélica de Thrawn, a traição insuspeita dos Noghori, a trama maligna de Jorus C'baoth, simplesmente impecável, um fim digno para uma obra tão bem escrita por Timothy Zahn.

DaniSampol 02/01/2019

Achei chato, mas é StarWars ne....

Mattheus.Schimanski 03/05/2018

Melhor livro da trilogia
O alto nível de qualidade da saga atinge seu ápice no último livro da trilogia. Excelente finalização da trama.

Tracinhas 29/01/2018

por Lídia Rayanne
Um mês depois dos eventos de Ascensão da Força Sombria, o último livro da Trilogia Thrawn já começa com adrenalina total. Agora equipado com suas potentes naves de guerra, o grão-almirante dá início à uma de suas últimas campanhas para destruir definitivamente a Nova República.
Mas nem tudo são flores do lado do Império. O poderoso Mestre Jedi Joruus C'baoth está mais insano a cada dia, e ameaça os planos de Thrawn ao se rebelar contra ele.
Também há inúmeros desafios para Talon Karrde em formar uma aliança entre os mais importantes contrabandistas da galáxia contra o Império. Afinal, ninguém quer se meter na guerra dos outros quando se pode ganhar dinheiro com ela. Mas a ameaça de uma nova Guerra Clônica força acordos e alianças improváveis.
Uma dessas alianças é de Mara Jade, que precisa mais uma vez ignorar a ordem do Imperador para matar Luke Skywalker, pois precisa da contribuição dele para localizar e destruir a base onde Thrawn está produzindo seus novos clones. Mas não é só o fantasma do Imperador que assombra Mara, mas a ameaça de mestre C'baoth em fazê-la se ajoelhar aos seus pés para servi-lo.
Como nos outros livros da trilogia, O Último Comando é contando sob diversos pontos de vistas de personagens que nos ajudam a entender esta belíssima e complexa história criada por Timothy Zahn. As sequências de ação são de tirar o fôlego, e a maneira como as personalidades dos personagens foram desenvolvidas - especialmente duas figuras tão ambíguas como Mara e Karrde - são o ponto alto da histórias. Conflitos morais e físicos permeiam esse último volume, enriquecendo o universo de Star Wars com uma história única.
O único porém foi que, na minha opinião, o encerramento da história foi um tanto corrido. Quanto mais perto do fim eu chegava, mais batia o desespero em saber como tudo resolveria em menos de 10 páginas. Mas pesquisando posteriormente encontrei o motivo para isso: Timothy Zahn escreveu uma duologia chamada “The Hand of Thrawn” que dá sequência a essa história, mas que infelizmente não foi publicada no Brasil.
Agora estou morta de curiosa pra saber mais sobre os antigos e os novos personagens, principalmente ver mais cenas da Mara Jade (que de longe se tornou minha personagem favorita; sorry, Leia) com o Luke. Agora entendo a revolta de alguns fãs com relação aos novos filmes da Disney, mas sinceramente? Gostei tanto dessa série quanto dos novos Episódios. É como apreciar diversas possibilidades em cima do universo criado pelo George Lucas.
Agora uma observação: fiquei um tanto decepcionada com a revisão dessa série, especialmente nesse último livro. Eram tantos erros bobos na adaptação que fiquei surpresa em como a editora os deixou escapar.

site: http://jatracei.com/post/170273582547/resenha-287-o-%C3%BAltimo-comando

Renato.Vasconcellos 09/01/2018

O mais empolgante
Dos três livros da trilogia de Thrawn, esse é de longe o mais empolgante. A batalha final é simplesmente espetacular. Único ponto negativo da narrativa é o desfecho anticlimático do próprio Thrawn. Ainda assim, vale e muito a leitura.
Quanto a edição brasileira, os diversos erros de revisão muitas vezes me retiravam a imersão da leitura. Uma pena.

Ju 18/06/2017

Tudo acabado!!!
Tudo acabado, foi um dos vícios de linguagem que mais li nesse livro (onde a saga realmente acabaria), ainda assim não vim falar sobre esses defeitos linguísticos (por hora), e sim da história no geral. Vamos lá, o livro como toda a trilogia prende o leitor, me cativei com as novas personagens e me via pensando que fim elas teriam, o que me motivou a tentar terminar de ler o livro o mais rápido possível. Ainda assim, acredito que o livro poderia focar-se mais no fim que no meio, muitas vezes as descrições de batalha se tornavam até maçantes, quando não eram nem tão importantes para a história, enquanto o fim do livro deixou a desejar, foi escrito de forma rápida, e quando eu estava nas últimas paginas não conseguia acreditar que o livro estivesse realmente chegando ao seu fim, ainda faltava muita coisa. Mas estava, as coisas que eu esperava que fossem acontecer, de fato, ocorreram ainda de forma que conseguiram surpreender a minha imaginação.

Essa edição do livro infelizmente contém muitos erros de escrita, e acredito que até de digitação, o que te tira um pouco do cenário do livro, para que sua mente consiga decodificar aquelas palavras que deveriam formar uma leitura fluida.

Tirando alguns defeitos a história é muito boa, seria exagero dizer que não gostei, mas faltou explicar o que aconteceria com muitos personagens. Esperava um pouco mais do fim da saga.

Wes Janson 31/05/2017

ESPETACULAR!!!
O último livro da Trilogia Thrawn faz jus aos dois livros anteriores, fechando de forma espetacular essa história! Se trata de Star Wars em sua essência, com muita ação, suspense, combates espaciais, a Força, sabres de luz, enfim tudo que encanta gerações desde 1977.

Nesse livro vemos novas alianças se formando, inimigos virando amigos, amigos virando inimigos, espionagem. Essa história foi por muito tempo considerada a sequência de O Retorno de Jedi, sendo transformada em lenda após a aquisição dos direitos pela Disney, que queria liberdade para criar. Mas a qualidade desses livros os transforma, talvez, na mais fiel continuação da saga. Vemos os três personagens principais, Luke, Leia e Han no seu auge, como nunca antes vimos. E somente isso já bastaria para preencher os corações dos fãs mais ardorosos.

Uma trilogia essencial para quem gosta de Star Wars, para os fãs então, imprescindível!!!

prof.vinic 01/05/2016

Fechamento de uma saga ...
Achei bem interessante esta trilogia, acredito que um personagem no cinema do Grão-Almirante Thrawn seria um excelente acréscimo ao universo Star Wars. Sim, eu sei que a Disney retirou esta história do universo Canônico e a colocou como Lendas ... mas não custa sonhar :)
O enredo continua eletrizante, te prendendo do início ao fim, com reviravoltas estilo Poderoso Chefão. O Mestre C'Baoth está mais louco do que nunca e a Nova República está em um apuro real ... ao mesmo tempo temos a formalização de novos aliados (já esperado) e a força ganhando mais poder e influência no enredo. Os capítulos finais foram um pouco apresados na resolução dos problemas, possivelmente por já estar com quase 500 páginas, mas para mim o fechamento foi coerente. Esperava mais trama, especialmente pelo suspense criado até aqui, mas foi plenamente satisfatório. Recomendo fortemente a leitura da trilogia toda, sem dúvida.

phendragon 28/04/2016

IMPREVISTOS DA FORÇA
Antes de mais nada, este e o Terceiro livro da Série, então para entender o conteúdo desta resenha e apreciar corretamente, leia as duas anteriores (livro 1: Herdeiro do Império) (Livro 2: Ascensão da Força Sombria).

O livro faz parte da série LEGENDS (Lendas), portanto os acontecimentos contidos nesta série, podem ou não ter acontecido como descrito. Como qualquer lenda, atos heroicos ou acontecimentos podem ser supervalorizados ou suprimidos. Então, este é o universo de Star Wars. Mesmo sendo adquirido pela Disney, estas séries continuam a contar para o universo de ficção de Star Wars e pode ou não fazer parte de outras aventuras, sejam elas em Games, filmes, desenhos, quadrinhos ou outros livros.

A Trilogia Thrawn é uma das mais conhecidas e famosas da série Legends. Foi um dos primeiros livros pós filmes, onde são relatados fatos futuros dos personagens centrais da saga Star Wars (Princesa Léia, Han Sollo, Luke Skywalker, Chewbacca, C3PO e R2D2). Não encontraremos os mesmos vilões ou mesmo alguns outros heróis.

O ÚLTIMO COMANDO, livro 3 da série chega a deixar o leitor sem folego. Dificil descrever sem deixar vários spoilers, então vamos ser bem superficias nisso: Nascem os gemeos de Léia e Solo. Almirante Akbar é inocentado das acusações de estar atuando em prol do Império. O povo Ngori reconhecem Leia e Luke como filhos de Vader e, trasnferem pra eles a devoção natural. Esse povo são os melhores assassinos das galaxias. Luke se liberta das garras do Mestre C'Baoth e este em seus mais altos graus de loucura grita com Grao Almirante Thrawn "EU SOU O IMPERADOR DO UNIVERSO".

O Grão Almirante Thrawn prova ter as melhores estratégias e avança sobre a nova republica, desestabilizando o poder. O General Bel Ibris retorna a pedido de Mon Mothma, para comandar as forças da Nova Republica, pois só ele consegue prever e derrotar as estratégias de Thrawn. Mais uma vez devorei o livro e achei completamente maravilhoso. Espero que hajam mais livros do escritor Timothy Zahn na linha de Star Wars, pois os livros da trilogia são perfeitos!!

A qualidade da edição ainda é suprema, com as páginas negras com o espaço e o Cruzador Imperial. A capa, com a entrada de C'Baoth dentro da ponte de comando da Quimera, para encontrar o Grão Almirante Thrawn e o General Pellaeon, nas cores roxas, ficou sensacional, linda e perfeita!! O livro já começa com ação e termina com ação. Simplesmente fantástico!!! Recomendadíssimo!!!

Agradeço a todos por seguirem minhas resenhas e aproveitem para retornarem depois que lerem a série ou livro, pois gostaria muito de debater com todos vocês sobre suas opiniões. Abraços!

MARCOS GRAMINHA é leitor viciado em terror e vampiros. Conta com um acervo de mais de 1500 livros sobre esses assunto. Proprietário de um sebo na cidade de Vila Velha, dedica sua vida a desvendar os mistérios desses "filhos da noite".
contato: marcos.graminha@gmail.com

site: http://www.lerparadivertir.com/2016/03/star-wars-o-ultimo-comando-vol-03.html
Madsen 22/12/2016minha estante
Realmente a edição é linda... Agora a qualidade da revisão...

Marcos Pinto 07/04/2016

Épico
Para começar, um desabafo: injusto é a Trilogia Thrawn o cânone de Star Wars não integrar. Se você é novo no universo Star Wars, eu explico. De maneira sucinta, a saga é divida em Cânone histórias que realmente aconteceram e Legends lendas de Star Wars ; ou seja, tudo que falarei aqui é a análise de uma lenda sobre uma galáxia muito distante. Porém, não se engane; dessa vez, eles se enganaram... Tudo isso realmente aconteceu... Tudo isso realmente aconteceu...

A guerra continua; aliás, continua de muitas maneiras, em muitas nuances e diversas intensidades. O Império não morreu; aliás, parece cada vez mais vivo. O número de naves aumenta, e os de soldados também. Pior, eles possuem um Jedi sombrio os apoiando; entre aspas mesmo, afinal Joruus Cbaoth tem seus próprios interesses e não vê a hora de colocá-los em prática.

Do outro lado há a Nova República. Luke, Leia e Han continuam batalhando, junto com muitos outros, para disseminar a paz pela galáxia. Porém, até mesmo dentro do novo sistema de governo, onde deveria reinar a democracia, há disputas de ego e de poder. Para piorar, há um informante do Império no coração da Nova República, o que faz com que as intrigas se inflamem.

A habilidade de fazer o impossível foi uma das coisas pelas quais o grão-almirante foi selecionado Karrde disse secamente. Os detalhes do ataque ainda são nebulosos; será interessante ver como ele conseguiu (p. 44).

Continuando a premissa iniciada nos livros anteriores, Timothy Zahn deu um final épico para uma trilogia também épica. Com uma construção profunda e bem trabalhada, o autor dá uma aula para escritores novos e veteranos de como concluir bem uma série. Ele manteve o melhor das obras anteriores e conseguiu aprofundar ainda mais as tramas, deixando o embate final simplesmente incrível.

Aliás, boa parte do sucesso nessa obra e também no grande confronto se deve aos personagens trabalhados pelo autor. Excetuando a santíssima trindade de Star Wars Luke, Leia e Han , destaco outros três: Thrawn, Mara e Cbaoth. O primeiro é um vilão digno de nota. Inteligente, estrategista, apreciador de obras de arte e leitor perfeito de hábitos culturais, mostra como um homem pode desequilibrar uma batalha. Sem dúvidas, merecia ser o sucesso de Tarkin no Cânone. Mara, por sua vez, é a continuação do costume de Star Wars em criar protagonistas femininas incríveis. Letal com uma arma na mão, inteligente, forte e decidida, mostra que batalhas também são lugares para mulheres. Por fim, o Jedi sombrio se destaca pela loucura. Seus delírios de grandiosidade fazem com que ele seja digno de dividir holofotes com os protagonistas, sem contar que ele é poderosíssimo.

Outro fator que faz com que a obra tenha um desfecho tão bom é a escrita do autor. Timothy sabe o momento certo em que deve acelerar a narração, como nos momentos de batalha, e quando deve trabalhar com mais cuidado o lado psicológico dos personagens. Isso faz com a narrativa tenha um bom ritmo e que o leitor se sinta, em alguns momentos, como em uma montanha-russa, o que é incrível.

A Rebelião inteira foi um movimento altamente ilegal, quase uma traição ao governo, coração ele lembrou a ela. Quando as regras não funcional, você quebra elas (p. 209).

Quanto à parte física, continuo com os meus elogios a Aleph. A capa está muito bonita, apesar de ainda preferir a de Ascensão da Força Sombria. A diagramação segue o padrão dos livros anteriores: bela e confortável. A tradução está excelente; porém, dessa vez notei alguns erros na revisão, principalmente a falta de alguns travessões. Contudo, não é nada que prejudique a leitura.

Levando em conta todos os aspectos mencionados, eu indico demais essa trilogia. Os três livros irão te ganhar e mostrar todo o potencial que o universo Legends possui. Sem dúvidas, a Trilogia Thrawn é um trabalho épico.

site: http://www.desbravadordemundos.com.br/2016/04/resenha-o-ultimo-comando.html

Coruja 03/03/2016

A série termina com O Último Comando que é, em minha opinião, um digno final do trabalho que Zahn apresentou em toda a trilogia. Se O Herdeiro do Império começa um pouco mais devagar para poder fazer as necessárias introduções ao desenvolvimento da história, O Último Comando cumpre com louvor a tarefa de nos jogar num redemoinho de ação quase ininterrupta, em várias frentes.

É chegado afinal o momento de enfrentar Thrawn e sua nova frota, mas não apenas isso. Temos de lidar com a ameaça de uma nova Guerra Clônica, e isso, talvez até mais do que a ameaça tirânica do Império, é que força personagens como o grupo dos contrabandistas a saírem de sua imparcialidade.

Entre as maquinações de Karrde - cá entre nós, um personagem tão interessante aqui quanto Mara foi no segundo livro -, os delírios de Joruus C’Baoth e os ataques fulminantes de Thrawn, o final da trilogia pareceu-me bastante justo, especialmente no que concerne ao fim do grão-almirante (ainda que num primeiro momento tenha parecido um pouco rápido demais).

Talvez essa minha satisfação com a história se deva ao fato de que li os três livros em imediata sequência, no intervalo de pouco menos de duas semanas. O problema de pegar uma série pelo meio é que de repente você e vê às voltas com a possibilidade de ter esperar meses, quiçá anos, para saber como tudo aquilo vai realmente terminar - e isso acaba quebrando o ritmo da história e você se perde no retorno. Lidos em sequência, porém, tudo parece fazer perfeito sentido e à medida em que as peças vão se encaixando, você vai ficando cada vez mais febril para saber o que cargas d'água vai acontecer no final.

Zahn tem por mérito ter criado um vilão competente e interessante. Thrawn não é Darth Vader, mas nem por isso é menos fascinante - para seus oficiais, como Pallaeon e também para o leitor. Sobre ele, Karrde e Mara Jade se concentram as atenções ao longo de toda a trilogia, mais talvez que os protagonistas originais. Talvez porque o autor se sentisse mais à vontade para desenvolver personagens que não tinham uma carga tão forte com os fãs.

De certa forma, isso acaba por ser uma vantagem: ainda que você não tenha profundo conhecimento dos filmes de George Lucas, é possível acompanhar com bastante facilidade a história. Recomendado, sem dúvida.

site: http://www.owlsroof.blogspot.com.br/2016/03/desafio-corujesco-um-livro-de-uma-lista.html

Kleber 19/01/2016

Eletrizante conclusão da Trilogia Thrawn
Timothy Zahn realmente escreveu uma obra com DNA de Star Wars e deu um passo além fazendo dessa Trilogia um icone! Adorei o desfecho dessa obra!

1 | 2 | 3 | 4