A Moreninha

A Moreninha Joaquim Manuel de Macedo

Resenhas - A Moreninha

Lua Barral 29/12/2023

Fiquei na dúvida se daria da 4 ou 5 estrelas, um livro muito bom, mas teve partes que foram entediantes, que achei chato ou sem graça, mas acredito que seja por que foi escrito no tempo de Dom Pedro II e por público dessa época.
Amei Carolina e Augusto, principalmente Carolina, muito sapeca, esperta, inteligente, fofa, travessa e brincalhona, ela encanta muito. ????

OBS: Vontade de dá uns tapas em Fabricio kkkkkkkkkkkkkkk
Carla1359 09/02/2024minha estante
Realmente, dá vontade msm kkkk

Lua Barral 10/02/2024minha estante
?????

pontinhonoceu 29/12/2023

A moreninha
Eu li quando eu era muito mais nova, então não lembro muito da história, mas eu lembro de achar um pouco confusa a escrita. Moreninha era uma menina brincalhona, eu lembro que ela fazia várias "brincadeiras" para os homens, um dos amigos do Augusto(o protagonista) fez uma aposta com o mesmo e seus amigos. Não irei dar spoiler então leia para ver.

Batatinha 28/12/2023

AAA MUITO BOM
Eu já conhecia um pouco da história por ter visto uma peça de teatro mas ler mesmo foi muito legal! Eu amei esse livro e quero com toda certeza na minha estante.
Romântico e engraçado. A própria definição de romantismo brasileiro e assim com certeza muito curtinho.
Recomendo pra todo mundo. Amei!

Sofia 24/12/2023

Me surpreendi
Eu pensei que seria bem chato, mais por causa da linguagem que é antiga, mas eu achei o livro muuito bomm!! O romance é muito fofo, e foi um dos paradidaticos que eu mais gostei
Pri.Kerche 24/12/2023minha estante
Li esse livro faz tanto tempo. Preciso reler

Jackson 20/12/2023

Uma história simples que ganhou notoriedade por ser o primeiro romance 'romântico' escrito. Mas o livro não se resume a apenas isso. Temos um vislumbre da burguesia da época, a aposta entre dois amigos, um amor de infância despertado e um final inesperado que faz todo sentido pra história.

Bianca Martins 20/12/2023

Que final ruim minhas deusas haha
É isso, o final é péssimo, não sei o que deu na cabeça do autor para querer terminar de maneira tão mal feita, e não digo que foi ruim pq foi clichê ou óbvio, mas pq foi mal escrita mesmo.

Tirando o final, a leiro é simples e rápida.

Eu super entendo que este romance foi escrito em 1844 e o contexto da sociedade era outro, maaaas não tem como não se incomodar como o fato do envolvimento de um rapaz dos seus 18/19 anos com uma criança de 14 anos. Então isso por si só já estragou a experiência de leitura para mim.

De maneira geral eu não recomendo a leitura, acho que temos clássicos melhores por aí...

Yasmin1262 16/12/2023

Outro livro que comecei sem saber nada
Ele é bem curtinho, e dá para ler em uma tarde, conta a história de Augusto, um grande galinha, que acaba conhecendo Carolina, ou moreninha, mesmo tentando resistir a ela, acaba cedendo aos encantos da garota sabichona.

Foi um livro legal, os personagens têm um bom senso de humor, o plot é muito previsível, mas não é ruim.

Nataly 15/12/2023

Romance comovente
Esse livro eu ganhei da minha mãe e foi uma ótima experiência de leitura.
O livro possui poucas páginas, ideal para quem busca uma leitura rápida.
Apesar de ser um livro antigo, a escrita não é difícil como os demais livros da época, o que facilita muito a leitura.
O romance entre Augusto e Carolina é comovente, chegando a ser emocionante. A história de amor entre os dois jovens é trabalhada de uma forma tão delicada que amolece até o mais duro coração.

Lima._stephany 13/12/2023

To adorando fazer resenha, apesar de estar tudo errado kk
Esse foi o primeiro livro de literatura brasileira que eu li e adorei, em algumas circunstâncias não era muito a favor, porém entendo o contexto.
Carla1359 09/02/2024minha estante
Oie! Não sei se você já leu Cinco Minutos, se não recomendo bastante se você gosta de romances assim.

yara.dias.7927 11/12/2023

Leitura rápida e fácil, e dei um baita grito de "QUE ISSO?" ao final.

Realmente uma leitura muito importante, aprendi várias coisas sobre a época e o estilo pois precisei consultar significados de algumas expressões algumas vezes.

Flavia.Venturi 10/12/2023

A moreninha
Li o livro pra escola então não gostei muito, mas não é tão ruim, dos que eu li para aula acho que foi o melhor até agora, a história é legalzinha, a linguagem só é meio confusa, e oq era pra ser o plot twist não foi mto twist, na vdd é bem previsível

Geovanna328 03/12/2023

A moreninha
Como se manter fiel ao juramento de amor feito no passado, diante de uma nova e ardorosa paixão? É o que se pergunta Augusto ao conhecer Carolina, a Moreninha. Uma resposta surpreendente será dada ao personagem nas páginas deste agradável livro de Joaquim Manuel de Macedo.
A história é boa, bem interessante mas não é um tipo de leitura confortável, tô tentando me acostumar com leituras assim li para fazer um trabalho de escola e resolvi registrar.

Edden 03/12/2023

Dizem que Augusto seria o próprio Macedo : estudante de medicina que vira escritor. Joaquim M. Macedo era médico, mas foi na literatura que se destacou. Um livro muito bom com personagens com o típico comportamento da escola literária da época.