A Moreninha

A Moreninha Joaquim Manuel de Macedo

Resenhas - A Moreninha

Lucas Mart1m 11/01/2024

Romance brega e chiclete do século XIX
Um dos primeiros livros românticos urbanos feito de autoria brasileira, o livro discorre de uma maneira um tanto previsível e noveleira, com seus clichês, humor leve e exagero de romantismo repleto de adjetivos, apesar de já se adivinhar o enredo da obra, observar os indícios no narrador é gratificante, além de seus personagens que são simples mas espirituosos.

Entretanto, a diferença de idade do par de protagonistas é bem discrepante (20 e 14) e a cena dele vindo da faculdade de medicina para brincar de bonecas deixa bem pior, além disso, também se vê racismo bem explícito na obra principalmente com os personagens escravizados na obra (Rafael, Tobias e Paula).

E, em relação a tudo isso, recomendo sim esse livro (com as devidas precauções) que ajudou na formação de leitores na camada média da população através de sua linguagem coloquial. Por fim, o autor fez um ótimo texto antes do livro ter chamado duas palavras, a história ser parecida com "10 coisas que eu odeio em você" e "xote das meninas" mostra a temática na atualidade, e a própria ilha de.. junto com a sua história mística é o cerne da beleza desse livro

Alana... 11/01/2024

A moreninha
Esse foi um livro que ganhei e foi meio um desafio pra mim ler; o vocabulário é bem diferente por ser um livro antigo e até eu me acostumar fui meio lenta na leitura.
O início do livro foi meio entediante mas pro meio do livro eu amei a história! Me prendeu muito e foi muito lega conhecer o vocabulário mais antigo e as palavras diferentes!
A história do Augusto e a D. Carolina é muito bonitinha e fofa e por mais que eu não seja tão fã de romance esse foi um dos livros de romance mais bonitos que eu já li!

Elisa 10/01/2024

Foi uma experiência muito interessante
Fiquei impressionada que realmente gostei da história. Foi um livro que já abandonei (por conta da escrita, talvez), mas eu ter pego ele de novo e conseguido terminar de ler me surpreendeu demais.

Gostei do casal e, principalmente, gostei do humor que o Joaquim traz na maior parte do livro.

Os únicos motivos para eu não aumentar a nota são porque:
1. não acho que essa edição é simples o suficiente para um adolescente. A maioria dos jovens não tem paciência para a leitura e essa enrolação com o vocabulário não ajuda, tem que ser persistente para concluí-lo.
2. me incomoda muito ver como os personagens falam e tratam os escravos. Eu sei que não tem como fugir disso por conta da época que passa a história, mas não deixa de ser desconfortável.

No geral, eu considero um bom clássico nacional para quem tem vontade de ler ou possui curiosidade.

Adriele102 10/01/2024

???????
Gente é um romance de um homem de uns 20 anos com uma criança de 14 mesmo ? ? Achei meio problematico mas entendo por ser de tempos com cultura totalmente diferente da de hoje em dia.

Se for ignorar o fato da idade, até que é um romance legal,e é rápido mesmo a linguagem sendo difícil por ser de outra época.

Kotowari 06/01/2024

Me surpreendeu positivamente! Não sou uma grande fã de clássicos, ainda mais com esse linguajar, porém foi uma experiência adorável.

Nscalazans 31/12/2023

Leve
Li pela primeira vez em 2019 de forma corriqueira porque era para um projeto escolar e esse ano tive a vontade de relembrar essa história. É um livro leve, arrematador e inspirador. Traz virtudes, diversão e aprendizado num romance romântico que retrata o período do romântica brasileiro.

luapei 31/12/2023

De fato, um romance!
Livro sobre um romance entre uma garota e um estudante de medicina que não se considera apto a amar uma única dama, ainda mais, por mais de 15 dias.

A moreninha é um livro que me deixou confusa pelo tanto de personagens que foram expostos sem nem me deixar respirar, no entanto, o resultado é você não saber se a moreninha foi um livro lido ou uma novela assistida.

O livro retrata bem a alta sociedade do século XIX, tem até mesmo fatores que hoje seriam problematizados, por exemplo, a diferença de idade entre os dois personagens centrais do livro.

Gosto da construção da história e da dinâmica dos personagens, gosto também dos sentimentos presentes.

É um romance gostoso e leve, não considero clichê, consigo captar o romance da vida real lendo este livro.

Para finalizar a resenha, uma frase preenchida da condição que é se apaixonar:

"... fazer do minha alma peteca, do meu coração pitorra!"

Lua Barral 29/12/2023

Fiquei na dúvida se daria da 4 ou 5 estrelas, um livro muito bom, mas teve partes que foram entediantes, que achei chato ou sem graça, mas acredito que seja por que foi escrito no tempo de Dom Pedro II e por público dessa época.
Amei Carolina e Augusto, principalmente Carolina, muito sapeca, esperta, inteligente, fofa, travessa e brincalhona, ela encanta muito. ????

OBS: Vontade de dá uns tapas em Fabricio kkkkkkkkkkkkkkk
Carla1359 09/02/2024minha estante
Realmente, dá vontade msm kkkk

Lua Barral 10/02/2024minha estante
?????

pontinhonoceu 29/12/2023

A moreninha
Eu li quando eu era muito mais nova, então não lembro muito da história, mas eu lembro de achar um pouco confusa a escrita. Moreninha era uma menina brincalhona, eu lembro que ela fazia várias "brincadeiras" para os homens, um dos amigos do Augusto(o protagonista) fez uma aposta com o mesmo e seus amigos. Não irei dar spoiler então leia para ver.

Batatinha 28/12/2023

AAA MUITO BOM
Eu já conhecia um pouco da história por ter visto uma peça de teatro mas ler mesmo foi muito legal! Eu amei esse livro e quero com toda certeza na minha estante.
Romântico e engraçado. A própria definição de romantismo brasileiro e assim com certeza muito curtinho.
Recomendo pra todo mundo. Amei!

Sofia 24/12/2023

Me surpreendi
Eu pensei que seria bem chato, mais por causa da linguagem que é antiga, mas eu achei o livro muuito bomm!! O romance é muito fofo, e foi um dos paradidaticos que eu mais gostei
Pri.Kerche 24/12/2023minha estante
Li esse livro faz tanto tempo. Preciso reler

Jackson 20/12/2023

Uma história simples que ganhou notoriedade por ser o primeiro romance 'romântico' escrito. Mas o livro não se resume a apenas isso. Temos um vislumbre da burguesia da época, a aposta entre dois amigos, um amor de infância despertado e um final inesperado que faz todo sentido pra história.

Bianca Martins 20/12/2023

Que final ruim minhas deusas haha
É isso, o final é péssimo, não sei o que deu na cabeça do autor para querer terminar de maneira tão mal feita, e não digo que foi ruim pq foi clichê ou óbvio, mas pq foi mal escrita mesmo.

Tirando o final, a leiro é simples e rápida.

Eu super entendo que este romance foi escrito em 1844 e o contexto da sociedade era outro, maaaas não tem como não se incomodar como o fato do envolvimento de um rapaz dos seus 18/19 anos com uma criança de 14 anos. Então isso por si só já estragou a experiência de leitura para mim.

De maneira geral eu não recomendo a leitura, acho que temos clássicos melhores por aí...

Yasmin1262 16/12/2023

Outro livro que comecei sem saber nada
Ele é bem curtinho, e dá para ler em uma tarde, conta a história de Augusto, um grande galinha, que acaba conhecendo Carolina, ou moreninha, mesmo tentando resistir a ela, acaba cedendo aos encantos da garota sabichona.

Foi um livro legal, os personagens têm um bom senso de humor, o plot é muito previsível, mas não é ruim.