A Moreninha

A Moreninha Joaquim Manuel de Macedo

Resenhas - A Moreninha

Kamilly75 07/02/2024

Meu primeiro clássico brasileiro
Devo admitir ter um pouco medo de começar a ler os clássicos e não entender nada,mas gostei muito desse,ideal para quem está começando, um casal com muita química,um pouco problemático,mas..... se considerarmos a época em que foi escrito,ainda tem como relevar.

nnagss 05/02/2024

Um clássico!
Pensei que a leitura seria mais difícil, porém foi bem gostosa. Um romance bom de ler, e eu até chorei um pouco no final. Vale a pena ler pelo menos uma vez na vida.

raphacastro19 02/02/2024

A moreninha ainda encanta
Recebi esse livro de presente, no ano de 2017. Ficou todos esses anos no meu guarda roupa sem ter tempo para ser lido.
Na época, recebi de uma amiga que no fundo sabia que tinha paixão por ela e como sua pele é morena e seus cabelos negros, eu a chamava de morena.
Não sei se de forma maldosa ou por um carinho me deu o livro "a moreninha".
Focando agora no livro, só pelo fato histórico ele já vale a leitura, é o primeiro romance brasileiro e se quiser entender a literatura brasileira, ele é obrigatório.
Fora isso, é uma leitura bem leve e agradável, sem dificuldades de interpretação e um entretenimento como deve ser, divertido sem esforço.
É um romance com cara de novela e envelheceu bem, recomendo a todos.
Mas leia pensando em um divertimento, não vai tirar muito mais do que isso da leitura, não tem filosofias ou camadas profundas como Machado, por exemplo.

AlAcia61 31/01/2024

Nada demais
Eu achei tão bobo, achei tão sem graça, achei tão batido, na verdade.

Eu sei, eu sei que esse é um dos clássicos da literatura brasileira mas EU, Alícia, não gostei.

A única coisa que eu achei legal é que o protagonista é o último romântico do mundo.

Luan 29/01/2024

A enredo da aposta e da paixão são bem cativantes, tirando a parte da disparidade etária, se for pela história, considero dizer que gosto do livro, mas por outro lado, a escrita do autor é péssima, uma ambientação e narração terrível, se ele tivesse pego e entregado a ideia pra um outro escritor, que pra época tinha melhores, tenho certeza que ele conseguiria desenvolver com afinco e destreza, na maioria das vezes você se perde na conversa, pois são tantas falas seguidas que você não sabe e nem o autor dificilmente conta quem falou, parece mais uma diarreia semântica, apesar de muitos falarem que o autor utiliza de linguagem "rebuscada" que pra mim isso é lorota, sendo apenas circunlóquios o que deixa o livro mais cansativo ainda, me forcei a terminá-lo e até gostei, mas dificilmente o leria novamente.

Bia Fontes 27/01/2024

Carolina é diferente!
Diferentemente de Iracema, Carolina é uma moreninha muita esperta e bem diferente das outras moças. Vê-se logo que não quer se deixar enganar por Augusto de maneira alguma e que, este por sua vez se apaixona perdidamente pela mocinha (coisa difícil para ele já que é um grande namorador).
Recomendo muito a leitura deste livro. Além de tudo, possui no final uma surpresa que me impressionou e jamais imaginaria ?

Caetano37 27/01/2024

????????????????????????????????????????????????????

sfmnz_ 25/01/2024

A moreninha
Demorei muito para começar a ler pois achava que seria bem entediante, mas confesso que me enganei!

Com uma leitura super fluida e de fácil entendimento, o livro traz um romance entre Augusto e Carolina (que aborta uma pauta um tanto problemática para os dias de hoje, mas que na época era visto como algo normal). Gostei bastante e achei o final genial, por mais que já desconfiasse... Recomendo!!

"- Amor?... Amor não é efeito, nem causa, nem princípio, nem fim, e étudo, tudo isso ao mesmo tempo; é uma coisa que... sim... finalmente, para encurtar razões, o amor é o diabo!"

Evelin Graceffi 25/01/2024

Cativante
No início pensei que não levaria adiante, mas esse romance foi me surpreendendo a cada página lida. Adorável por ser uma história de amor leve e divertida. Recomendo !!

Dorothy.Guerra 24/01/2024

Uma história encantadora sobre o romance entre Augusto e Carolina. O cenário em Paquetá e a descrição dos personagens tornam a trama mais rica. No entanto, em uma parte da história, a narrativa fica um pouco lenta, podendo deixar alguns leitores impacientes. O final já era esperado por mim, e o livro é uma experiência agradável, sendo uma contribuição importante para a literatura romântica brasileira.

RHG 22/01/2024

Livro fantástico
Leitura prazerosa e divertida, retrata os costumes da alta sociedade do Rio de Janeiro em meados do século XIX, linguagem simples e muitas vezes coloquial.

LAvia 12/01/2024

A Moreninha
Recomeçando a ler os clássicos, são bem diferentes, escrita rebuscada, algumas vezes cansativo, mas assim conheço outra época, outra maneira de pensar, falar e agir. O amor toma sempre grandes proporções.