A Moreninha Joaquim Manuel de Macedo

Resenhas - A Moreninha

Larissa 17/03/2024

2 leitura literária obrigatória do semestre:

Demorei um pouco para ler. São muitos detalhes, muitos momentos descritos minuciosamente.

Henrique767 16/03/2024

A Moreninha
Minha boa avó - exclamou Filipe -, isto quer dizer que Augusto deve-me um romance.
- Já está pronto - respondeu o noivo.
- Como se intitula?
- A Moreninha.

Julia.Donadelli 14/03/2024

Ok
É um livro divertido de ler e me peguei envolvido em muitas partes, fazia tempo que eu não me divertia assim lendo. É uma leitura leve e divertida. Não é O MELHOR LIVRO sobre o tema, mas me surpreendeu positivamente, achei que seria chato e lento, mas foi totalmente ao contrário

Emmilly7 10/03/2024

Bonzinho
A história gira entorno de uma ilha onde um jovem médico e uma moça se conhecem......um clássico da literatura brasileira e do romantismo,um romance bom e leve ??

Hsiwo 10/03/2024

So queria viver um romance ?
Livrozin bem basico. Algumas vezes a leitura é bem monotona, fazendo com que tudo que eu queira é acabar logo com essa tortura, ja em outros momentos é incrivelmente dinamica e te prende por completo, principalnte naqueles atos com dialogos rapidos. Ademais, tem certos detalhes que realmente me incomodam no livro, como o fato de que se, em vez de quatro estudantes, fossem apenas dois a trama nao se alteraria em praticamente nada ou tambem a quantidade desnecessaria de gente naquela festa e como o livro quase sempre faz questao de descrever cada um. Mesmo assim creio que valha bastante a leitura, pena que me fez lembrar que bem dificilmente eu viverei um romance no seculo da putaria.

Taci 10/03/2024

"Ora o tal bichinho chamado amor é capaz de amoldar seus escolhidos a todas as circunstâncias e de obrigá-los a fazer quanta parvoíce há neste mundo. O amor faz o velho criança, o sábio doido, o rei humilde cativo, faz mesmo, ás vezes, com que o feio pareça bonito e o grão de areia um gigante."

Na época em que eu estudava, minha professora de Português sempre frisou a importância de lermos os clássicos, sendo A Moreninha parte da lista de livros em que ela considerava essências.
Apesar de eu não ser muito achegada em romances, gostei da história. O tema central retrata o amor idealizado, apresentando os costumes e atitudes da alta sociedade do Rio de Janeiro.
O final do livro é esperado, mas não deixa de ser empolgante.

César Moura 10/03/2024minha estante
Terminei chorando horrores

grazy 10/03/2024minha estante
Muito bom ??

Fabio 13/03/2024minha estante
Grazi, leia então "Cinco Minutos" e "A Viuvinha", que normalmente saem na mesma edição

grazy 13/03/2024minha estante
Sim Fabio, obrigado. vou colocar na minha lista ??

Fabio 13/03/2024minha estante
De nada querida!!!???

Jhaze 22/03/2024minha estante
Caramba...vc tem se dedicado aos clássicos nacionais ?

grazy 22/03/2024minha estante
Jhaze é sempre bom ler clássicos nacionais, e estou gostando bastante ????

grazy 22/03/2024minha estante
Uma pena que muitas pessoas na minha idade, não gosta de ler clássicos

Jhaze 23/03/2024minha estante
É, eu admito que na minha época eu tive dificuldade em ler os clássicos nacionais...li alguns por obrigação por causa de trabalho para escola... uns dois três anos atrás encontrei na biblioteca do meu trabalho o livro O Cortiço e lembrei que na época que tive que ler desisti... resolvi ler desta vez e a leitura fluiu...li em poucos dias...e achei interessante,fez eu repensar minha visão dos autores nacionais do século 19...

Jhaze 23/03/2024minha estante
Realmente vc é uma pessoa diferente, comparando sua idade com os livros que vc lê...comtinue assim...ser diferente é não estar conformado com a multidão ?

grazy 23/03/2024minha estante
Eu gosto dos clássicos, e espero poder ler mais, e quero ler também o cortiço.

Jhaze 24/03/2024minha estante
Continue...e sim, leia o Cortiço. Realmente me impressionou.

Jhaze 24/03/2024minha estante
A Moreninha foi o último que li na minha época de escola... depois desse desisti ?

Rebeca1331 06/03/2024

A Moreninha
No início achei o livro muito lento, o que me fez pensar que ele era chato, que a história não era boa. No entanto, fui surpreendida, a narrativa foi se desenvolvendo e comecei a tomar gosto pelo livro.
Quando vi, já estava empolgada para saber o que aconteceria no final, que por sinal, não me surpreendeu por já ser esperado, mas de qualquer maneira, foi muito bonito.

ceci 05/03/2024

!!
. .

Clauclau/Eu leio sim e daí 29/02/2024

A Moreninha
A moreninha é um dos principais romances brasileiros. Aqui iremos devagar nos anseios e desejos da juventude, no século XIX, cheios de regras e preconceitos sociais. A história central é o romance entre Augusto, um jovem estudante de medicina, e Carolina, uma menina espevitada de 14 anos.

Filipe um jovem estudante de medicina convidou seus 3 amigos, também universitários, Augusto, Leopoldo e Fabrício para passarem o feriado de Sant?Ana na casa de sua avó, que mora na Ilha de Paquetá, no estado do Rio de Janeiro. Entre várias combinações e acertos , Augusto, o mais namorador dos amigos, dizia que jamais se apaixonaria por alguém. Então uma aposta foi conjurada, Filipe propôs a Augusto que se Augusto se apaixonasse no feriado ele iria escrever um livro relatando por quem se apaixonou. Caso contrário, Filipe escreveria o livro narrando as desventuras de Augusto na ilha. Ao chegarem na ilha, todos foram devidamente apresentados a dona Ana, e a irmã mais nova de Filipe, Carolina de 14 anos, uma moreninha faceira, de belos cabelos cacheados. Depois desse encontro, a vida de Augusto e de Carolina tomariam rumos inesperados. Muito encantamento e mistério pairam na bucólica Ilha de Paquetá. Amores, juras, promessas, amores não correspondidos e descobertas farão parte da vivência das moças casadouras do local e as incertezas dos jovens rapazes.

Com uma linguagem simples, e muitas vezes coloquial, o tema central retrata o amor idealizado, retratando os costumes e atitudes da alta sociedade do Rio de Janeiro em meados do século XIX.

lee_gigi 18/02/2024

Um clássico da literatura brasileira
Enrolei este livro por um bom tempo, mas recentemente decidi, de fato, começá-lo. Admito que me questionei do porquê de não tê-lo lido antes!

O livro faz parte da época romântica do Brasil e foi lançado no ano de 1844.

Vamos a resenha em si!

O livro irá contar a história de quatro jovens estudantes de medicina que decidem ir passar uns dias em uma ilha da avó de um destes e é neste local que se passará a maior parte da história. Um romance muito encantador, com características da época em que foi escrito.

Não sei alguns de vocês, mas, geralmente, busco entender o porquê das capas dos livros serem estas, e com este livro não foi diferente, antes mesmo de chegar ao final do livro a capa ganhou um significado (que já possuía antes de lê-lo haha).

Carla1359 15/02/2024

"...Mas amo e não me amam, e tenho amor ainda..."
Se você ama romances, clássicos, e até um pouquinho de comédia, esse livro é para você!! Um romance incrível, recomendo bastante!! É algo mais clichê, mas não deixa de ser único, o final é esperado, mas não deixa de ser empolgante. O vocabulário é antigo, mas a minha leitura foi bem fluida, leve e que a cada página fica um gostinho de "quero mais".

OBS: Recomendo pra maiores de 10 anos.

Shaylanne 12/02/2024

Uma linda história de romance passada no Rio de Janeiro. Augusto, um namorador que se orgulha de não amar a mesma mulher por três dias, vai para uma ilha junto com seus amigos, lá ele conhece a Moreninha, uma linda jovem encantadora. Nesse contexto, a trama desenrola-se e torna-se cada vez mais interessante.