As Tumbas de Atuan

As Tumbas de Atuan Ursula K. Le Guin...

Resenhas - Os Túmulos De Atuan

Laura 03/09/2021

eu amo a escrita da Ursula! Esse livro foi mt bom, gostei de ter sido narrado por um personagem novo, eu adorei toda a história e as aventuras. pena que a editora que lançou o livro no Brasil só fez até o segundo

Lore 03/09/2021

É um livro bom, gostei da história porém queria um pouco mais de ação, achei que a história ficou parada no começo e depois as coisas correram muito rápido.

Dana 28/08/2021

Obra prima
Mulher protagonista. Já começa bem. Mas não só isso, envolve temáticas atuais em contexto fantástico... no começo pensei... cadê Ged? Mas grandes obras nem sempre são sobre o mesmo herói. Adorei.

Davidbdsm 17/08/2021

Um livro bom mas que é muito instável. Começa bom, fica chato e depois melhora novamente fechado bem.

José Vinícius 01/08/2021

Linda história.
A capa desta edição portuguesa é muito bonita e sensível; a personagem retratada nela protagoniza uma história curiosa, num mundo fantasioso muito bem escrito e elaborado. Le Guin mantém a mão nesta história, e traz um personagem ja conhecido de quem leu o livro anterior para viver uma aventura junto com a personagem da capa. Só tem uma parte que é um pouco confusa, como um labirinto, mas talvez seja o conceito da autora para aquele trecho, ou a minha percepção que se misturou com minha imaginação enquanto lia e se perdeu nos meandros das tumbas...

José Vinícius 01/08/2021

A fantasia continua...
Le Guin não perdeu a mão nesta continuação não-continuada do anterior. Porque diferente do que a capa da edição brasileira mostra, a história não necessariamente gira ao redor dos dois personagens ao mesmo tempo; na verdade, a personagem feminina, Tenar, é a verdadeira protagonista da história narrada neste livro, enquanto o personagem masculino, Gavião, vem do livro anterior dessa série. É interessante ver a interação entre ambos, pois representam culturas e ideias muito diferentes naquele mundo, e a autora conduz a história com a mesma objetividade e simplicidade do livro anterior, o que é notável já que a própria Úrsula dizia que fantasia não era seu forte ? e se tornou uma Mestra no gênero, como aconteceu na ficção científica. A história é muito bacana, e não há obrigatoriedade nenhuma em ler o livro anterior para entendê-la (o ponto forte das histórias dessa série). Mas para quem o fez, vai encontrar um personagem ja conhecido e mais maduro, trilhando um caminho coerente em seu crescimento, bem como a nova personagem que cresce igualmente, e um conflito interessante com uma resolução satisfatória.

Cello 03/07/2021

É super interessante! Não é uma sequência direta do interior mas ainda assim é uma sequência! Toda a ação ocorre no ponto de vista de Tenar, a jovem sacerdotisa das Tumbas de Atuan. Como sempre ocorre com os livros da autora não é um livro frenético, mas nem de longe é maçante, pois todos seus personagens são marcantes e o local onde se desenvolve a história é muito interessante e nos deixa espaço para especular. Ursula K. Le Guin dispensa qualquer recomendação, se ler e não gostar o problema é com você!

José Leandro 07/06/2021

Uma nova protagonista!
Esperava ver mais aventura eletrizante do Gavião, mas a mudança da protagonista foi muito boa!
Misturar religião com magia não é uma tarefa fácil, mas a autora tem o dom!
Gostei demais! Mas quando fui procurar o próximo da saga, infelizmente não encontrei uma edição boa? uma pena!

Trajano 06/06/2021

Uma grande história, um livro pequeno
A Ursula tem uma forma de escrita que me prende muito e está sem dúvida entre as melhores escritas entre os autores que eu acompanho. Aliado a isso, ela consegue criar histórias envolventes, profundas e que trazem sempre lições importantes.

O livro é muito bom, os personagens enfrentam dilemas morais, são todos muito interessantes e únicos, além do livro ser uma continuação do meu amado e saudoso livro O Feiticeiro de Terramar. Foi muito bom reencontrar o Ged, agora numa versão mais sábia e experiente, mesmo que nesta história em específico a real protagonista seja a Tenar, que ainda sim foi uma personagem que me interessou bastante.

Como qualquer livro da Ursula, eu indico de olhos fechados pra qualquer pessoa.

Maria.Eduarda 07/04/2021

Foi ótimo poder voltar ao universo de Terramar nesse livro.
Ele é super curtinho mas é cheio de reflexões, fora que tem uma história encantadora.
Achei a leitura dele muito mais fluida do que a do primeiro livro.

Denise.Marreiros 05/04/2021

Você deve lembrar que "O Feiticeiro de Terramar" foi inicialmente pensado para ser um livro único.
Com isso em mente devo dizer que essa continuação não é tão grandiosa quanto seu antecessor, porém, é sim uma boa história.

Nathan Soares 13/03/2021

Uma garota é levada de seus pais pra se tornar a Sacerdotisa das Tumbas de Atuan. Arha, a Devorada, deve servir aos Inominado. Tudo está correndo relativamente bem até a garota ver as Tumbas violadas por um homem, o que não é permitido. Arha enfrenta diversas questões e tudo aquilo em que ela acreditava é colocado em dúvida e a garota tem de fazer escolhas difíceis e rumar um caminho sem volta.

Charmssss 28/02/2021

Sombra e luz
Me encantei com esse livro. Ele é bem curtinho, porém cheio de reflexões, é um livro que fala sobre liberdade e escolhas próprias, sobre livre arbítrio. Me encantei com a parceria entre Tenar e Ged. Me encantei com tudo, em como é feita essa construção sobre sair das sombras e se ver na luz por vontade própria. É encantador! Reforço que a escrita da autora e a forma como ela conduz toda a história é excelente!

Danylo.Paiva 23/02/2021

Imersivo e envolvente
Uma continuação não planejada pela autora após a publicação do primeiro livro do Ciclo Terramar: O feiticeiro de Terramar (Br), como a própria Úrsula já relatou não ter nenhuma intenção de iniciar uma saga quando escreveu este. Mas ainda assim uma sequência digna, bem desenvolvida, imersiva e envolvente.
Em "As tumbas de Atuan" nos deparamos com uma linguagem mais detalhista e fluida em comparação com seu antecessor, e uma nova personagem, cuja história nos é contada pelo seu ponto de vista.
A narrativa constitui uma ficção fantástica feminista e dotada de críticas e reflexões sobre religião, poder, fanatismo e culto à figura masculina. Por vezes somos imersos nas dúvidas da protagonista, suas conjecturas e seus medos cultivados por outros personagens da história acerca da crença do "Lugar" e daquilo que eles esperam dela.
Como todos os volumes desta saga revolucionária e clássica, As tumbas de Atuan, é recomendação de peso para fãs de alta fantasia e leitura obrigatória pra qualquer um que aspire a ser um escritor do gênero.