Caim

Caim José Saramago

Resenhas - Caim

Jordana Borges 06/05/2022

Não rolou pra mim, no início eu até estava gostando, mas do meio pra lá a história toda parece se perder?

Já estava acostumada com a escrita do Saramago em As intermitências da morte, mas como estava gostando da história o jeito da escrita não me afetou, mas lendo Caim onde a história não estava me agradando tanto o jeito da escrita pesou e ficou bem cansativo.

Margarida.Justiniano 06/05/2022

Este livro começa com a criação do universo, por parte de Deus. E como Adão e Eva pecaram e foram expulsos do paraíso. Tempos depois nascem Caim e Abel.
Este livro conta a história de Caim, filho de Adão e Eva, as suas aventuras e, principalmente, a sua opinião sobre Deus.
Como é costume nos livros de Saramago, este é escrito com humor e ironia.
Mais uma vez, adorei!

Emanoel 11/04/2022

Aqui deus é o violão da história
Segunda obra que leio de José Saramago. Li O Evangelho Segundo Jesus Cristo por pura curiosidade. Tornou-se na época uma de minhas obras favoritas e nem mesmo Caim superou isso, apesar da acidez e da afronta serem semelhantes.

A história se passa em trechos do antigo testamento bíblico, começando pela criação de Adão e Eva, os primeiros seres humanos criados por deus - este um ser controverso, confuso e egoísta.

Após expulsar o casal do Jardim do Éden, deus deixa ambos a própria sorte, na fome e a beira da morte. Porém, com ajuda de Azael, o anjo que guarda os portões do Éden, ambos conseguem encontrar um caminho para melhorarem a vida.

Ambos tem dois filhos, Caim e Abel. Abel ? após mostrar-se ser mais agradável aos olhos de deus ?, causa inveja em Caim que o mata. Em um debate, deus reconhecendo o erro de não ter chegado a tempo para salvar Abel e Caim reconhecendo seu crime, o senhor põe uma marca na testa de Abel para que ninguém o mate ou o faça mal.

A história, como eu disse no começo, atravessa o antigo testamento e algumas de suas camisas passagens: O povo hebreu e o Bezerro de Ouro, a vida de Jó em forma de aposta entre deus e satanás, a arca, etc.

O autor nos mostra o quanto deus, enquanto criador do céu e da terra, pode ser imperfeito, incontrolável e cruel. Muito além disso, é uma crítica a perfeição divina que muitas vezes as pessoas usam para justificar suas próprias maldades.

Um ponto importante ao futuro leitor é que o livro não é montado nas nossas normas gramaticais. Saramago sendo Português, pediu para que suas obras fossem publicadas no seu idioma materno. Então a leitura pode parecer cansativa as vezes, pois é quase aunse te parágrafos e, em partes onde já questões, não existe ponto de interrogação.
Lilian.Gutierres 11/04/2022minha estante
Não conheço muito a obra de Saramago...as estou interessada

Tatadacinderela 08/04/2022

Que livro! Caim foi a última obra de Saramago. Acho até que é um livro com temática sensível para os cristãos, pois apresenta um personagem que vivencia grandes catástrofes do antigo testamento e com humor ácido coloca Deus na posição de vilão. Mas eu achei impecável.

PS.: Devo me sentir mal por ter gostado dos momentos de Caim e Lilith? ?

@LuanLuan7 30/03/2022

Incômodo e genial.
O livro começa no Éden e vai até às conquistas de Josué em Canaã. Não segue uma ordem cronológica perfeita, em virtude de o próprio Caim não ter controle sobre seu ?teletransporte?.

Após vivenciar fatos históricos (bíblicos), Caim chega a conclusão de que Deus é mais ?criminoso? que ele. Tanto pelo que Ele permite, quanto pelo que provoca.
O personagem percebe uma injustiça enorme, vendo Deus como um ser rancoroso que foge à razoabilidade tornando-se, por vezes, cruel.

Seja pela morte de justos por culpa dos injustos, seja pelo controle da intimidade de cada pessoa, Caim não entende como um Deus tão grandioso pode preocupar-se com mesquinharias.

Mas nada disso é dito de forma tão direta (só as vezes). Na maior parte da história o desconforto surge pela simples análise dos fatos, por exemplo o caso de Sodoma: a cidade foi consumida pelo fogo, matando todas as crianças que nada tinham a ver com os pecados dos adultos. Ou com Jó: que perdeu 10 filhos, mortos por um uma ?provação? do Senhor.

A narrativa é fluida, com muitos diálogos, personagens, pequenas histórias (fatos bíblicos ou não) e um arco narrativo que vai conectar o personagem de Caim, literalmente, da gênese ao fim.

Justamente com plot final o autor apresentou um desfecho alternativo ao que hoje conhecemos como humanidade.

douglas 14/03/2022

Caim
Caim o homem que desafiou Deus. Leitura muito prazerosa. O autor com sua peculiar narrativa, produz críticas ácidas a figura divina e aos seus atos. Desenha para o leitor a imagem de um Deus, as vezes cruel e vingativo.
Último livro publicado em vida por José Saramago.

daniel.vasco.716 13/03/2022

Em Caim, o autor passa o primeiro um quarto do livro contando a história de Adão e Eva do Éden até o momento pós-expulsão. A partir daí, a história centra-se em Caim, desde a morte de Abel, até o que seria uma ?vingança contra Deus?. Passando em fluxos temporais tragicômicos, Caim interage com personagens bíblicos como: Noé, Abraão, Ló, Jó, Moisés e Josué; além da questionável figura de Lilith, adequando o mito ao contexto.
Bruno.Eyes 13/03/2022minha estante
Uma pergunta, é um livro com uma linguagem mais rebuscada ou... Mais tranquila?

Matheus656 01/03/2022

Livro tedioso para um ganhador do prêmio Nobel
Eu sei que José Saramago ganhou o prêmio Nobel anos antes da publicação desse livro. Até então, meu escritor favorito com o tal prêmio é o John Steinbeck que ganhou o prêmio após ter todos os seus livros lançados. "Caim" foi a minha primeira obra lida do Saramago, e talvez eu tenha começado pelo livro errado. Eu entendo as variadas críticas que o autor faz em relação a religião e à Deus que muitas vezes parece ser mais malvado que o próprio satã. Porém a narrativa começa divertida, mas ao decorrer, se torna tediosa. Caim visitando o velho testamento e fazendo algumas mudanças. Esperava muito mais de um livro do José Saramago.

Aninha 28/02/2022

Não Esqueça o Unicórnio
O livro conta passagens da Bíblia sob os olhos de Caim. Os personagens bíblicos são visto por um ângulo diferente daquele que conhecemos. Além disso, a ordem dos acontecimentos no livro também são diferentes da ordem cronológica descrita na Bíblia. Realmente é diferente de tudo que imaginei.
Nele o autor usa um tom irônico e provoca o leitor revelando uma imagem polêmica de um Senhor egoísta e maligno capaz de fazer uma aposta bizarra com Satã. Conta-se ainda que Deus assume parte da responsabilidade pela morte de Abel e faz um acordo de segredo com Caim.
Caim é o personagem questionador que caminha pelo mundo observando os conflitos de outros personagens bíblicos. É um personagem que se destaca pela contrariedade, pois embora ele tenha matado seu irmão Abel, o protagonista fica inconformado com as outras mortes que ele considera como injustas e causadas por Deus.

Carol 24/02/2022

com um humor irônico, Saramago nos leva ao começo da história (cristã) da humanidade. repassamos a mordida no fruto proibido, a morte de Abel e assim se inicia a nossa jornada com Caim pelos acontecimentos do antigo testamento da Bíblia.

por mostrar a Deus que ele é o verdadeiro culpado pela morte de Abel, Caim recebe uma marca como trato de que não seria assassinado por ninguém, mas que viveria perambulando com seu burro pelo passado e pelo futuro, vendo os horrores do mundo.

horrores que são, inclusive, obras do Senhor. os inocentes ignorados de Sodoma e Gomorra, Abraão oferecendo seu único filho como sacrifício, Satã tendo poder de usar armas de Deus... são pontos apresentados por Saramago em 172 incríveis páginas.

(o que eu queria mesmo era mais de Lilith e Caim, meu casal ?)

Taitasiq 20/02/2022

Essa foi a segunda leitura escolhida para o clube do livro que participo (@clubelumos) e, apesar de curto, foi um livro desafiador pra mim e pra outros membros do clube. Isso porque a escrita do Saramago tem vontade própria e segue um fluxo que exige um pouco mais de atenção, sobretudo com a pontuação e ritmo dos diálogos.

Mesmo assim, depois que "peguei a manha", foi tranquilo seguir. Achei graça em vários trechos, fiquei realmente encantada com a criticidade na interpretação de algumas passagens bíblicas e apaixonada pelo humor inteligente com que o autor desenrola as situações, embora não tenha gostado muito do final (acho que esperava mais desse desfecho).

Foi minha primeira experiência com um romance de Saramago, além dos contos Cadeira e Centauro, que li há 84 anos pro vestibular, e me sinto instigada a visitar mais a obra dele. Ganhei "Todos os nomes" e comprei "Ensaio sobre a cegueira", mas ainda vou decidir qual vai ser o próximo da fila.
Ricardo.Silvestre 27/02/2022minha estante
Meu próximo do Saramago vai ser ?O Evangelho Segundo Jesus Cristo?.
Boas leituras.

Taitasiq 01/03/2022minha estante
Eu tenho esse na estante, tá na fila também. Boa leitura!!

Cristiano.Vituri 26/01/2022

Viagem no tempo & contos bíblicos
Que outro escritor poderia misturar viagem no tempo, bíblia e sarcasmo como Saramago?

Além da conhecida veia cômica em relação a histórias bíblicas, o autor entrelaça de forma genial a história de Caim, com acontecimentos do velho testamento, e conversas com o todo poderoso que parecem um show de stand up.

Ao leitor é garantida varias gargalhadas, mas o que mais me deixa impressionado é como a condução da história é fluida e bem amarrada, poucos livros fazem isso com a gente: NÃO QUERER PARAR DE LER.

MARTA CARVALHO 10/01/2022

Digamos que esse foi o meu primeiro contato com a escrita do Saramago (anteriormente havia lido um conto infantil).
A princípio me causou estranheza a escrita na íntegra com poucos parágrafos e pontuações, principalmente nos diálogos, quase me tirava o fôlego e várias vezes tive que voltar uns trechos para entender. Tive também que me despir de minhas próprias crenças para relevar e até sorrir do humor satírico em cima de uma história bíblica, esse estilo dele me lembrou um pouco Luís Fernando Veríssimo. A minha escolha por essa leitura também não foi num momento muito apropriado, tive pouco tempo pra me dedicar ao ato de ler, então essa minha dificuldade citada inicialmente fez com quê demorasse muito a concluir.
Saramago apropriou se de uma história bíblica e criou uma paródia inimaginável. Os fatos citados não seguem uma cronologia, mas são interligados na trajetória de Caim com detalhes impossíveis de se saber. De forma sarcástica ele traça um perfil nada amoroso de Deus, onde inveja, crueldade, ira, orgulho são destacadas como algumas das suas características predominantes, chegando a determinar o destino dos seres humanos que vivem a questionar seus propósitos, travando uma luta entre criador e criatura.
Se levar em consideração a minha crença, odiei o livro, mas se fechar os olhos, relevando as indiscrições bíblicas, levando em consideração o estilo de escrita do autor, a forma sarcástica que imprime em suas obras, tem seu valor e lerei outros livros.