Caim

Caim José Saramago

Resenhas - Caim

Rafa 14/12/2020

O mestre do sarcasmo ataca novamente
Como não amar a escrita extremamente sarcástica de Saramago?

Se em O evangelho segundo Jesus Cristo, Saramago contou a versão dele da história do novo testamento, em Caim, o autor utiliza do humor e também da crítica (inegavelmente sua principal arma) para revistar os grandes momentos dos primeiros livros do antigo testamento.

Depois que você se acostuma com o estilo peculiar de escrita do autor, a história se torna fluida e você não consegue mais parar de ler. A curiosidade sobre o que Caim fará no próximo capítulo te arrasta até o fim e, como sempre, Saramago termina o livro de uma forma maravilhosa.

Matheus656 07/01/2024

Um resumo bíblico
Saramago usa Caim para dar uma passeada pelo velho testamento. Um livro bobo, uma visão estranha sobre os momentos da bíblia em que pretende abordar.

Jolie 30/01/2024

[CAIM - JOSÉ SARAMAGO]
Gostei bastante da leitura. Assim como em outros livros que já li do autor, observa-se bem a ironia sarcástica e o humor ácido que lhe é peculiar.

Nesta narrativa, Saramago recria diversas histórias bíblicas do Velho Testamento sob o ponto de vista de Caim, que após matar o irmão Abel é transformado em um errante que possui a marca de Cristo e não pode ser morto violentamente.

Em cada um dos momentos que ele passa, observa-se uma crítica ao "comportamento divino" e sua relação com a humanidade através de uma abordagem singular, provocativa e sarcástica, questionando questões morais e religiosas.

Gostei bastante da leitura mesmo não tendo conhecimento mais amplo do Velho Testamento bíblico "original". A essência é percebida da mesma forma.

Letícia 21/04/2010

Onde?
Comecei a ler Saramago recentemente. Não iniciei pelos ensaios, mas pelos Todos os Nomes, depois, As intermitências da Morte, O conto da ilha desconhecida e agora Caim. Bem, vamos a ele.
Inicialmente a proposta me chamou a atenção, quem não quer ler o que Saramago reconta sobre a Bíblia independente da sua religião?
Mas chegando à metade do livro, a narrativa é entrecortada abruptamente e me faz pensar em cortes de cenas de filmes sem um continuista.
No fim a leitura me surtiu como enfadonha e no vazio. O final é interessante, mas no conjunto final do texto, eu não gostei do livro.
Saramago está escrevendo demais, o mal dos autores badalados ou já acomodados pela consagração mundial.

Ainda lerei outros livros, mas com certeza até aqui esse não é o meu favorito.

Robbie 14/04/2020

Visão Crítica
Interessante ver diferentes versões de histórias a muito contadas. O autor apresenta uma visão crítica da história de Caim e seu relacionamento com Deus, após os acontecimentos que resultou a morte de Abel.

Wuallans.Oliveira 22/03/2024

Destacaria o caráter absolutamente sarcástico e erótico da narrativa. Isso torna as já conhecidas histórias muito mais interessantes.

Deus aqui é muito fiel ao que encontramos no velho testamento: um criador egocêntrico, sádico, cruel e contraditório. Altamente recomendo para quem busca refletir sobre a fé e a ética cristã.
Wuallans.Oliveira 23/03/2024minha estante
Recomendado***

Leio, logo existo 12/12/2021

Não é uma resenha
Terminada a leitura e eu estou aqui sem entender se gostei ou não do livro. A única certeza que tenho é a vontade de reler Gênesis, no mais as ironias de Saramago vão reverberar por muito tempo em minha mente.

Vitoria 10/12/2022

Caim
É um livro bem interessante, irônico, sarcástico e reflexivo.
Com o personagem Caim, José Saramago leva o leitor através de várias histórias bíblicas famosas, estas experiências geram desconfiança e descontentamento de Caim para com Deus, que se sente injustiçado desde o princípio.
Para ser sincera, não gostei tanto do livro, acho que Caim não é justo com seus julgamentos, parecendo tornar Deus inimigo da humanidade sem o mínimo de respeito, penso que o autor deixa claro sua posição contra a autoridade de Deus.
É um clássico inteligente, com uma escrita impecável, mas o enredo não me atraiu.
Não recomendo :(

Talvanes.Faustino 31/05/2022

Fantástico
A primeira vez que ouvi falar neste livro foi numa revista, acho que foi a Carta Capital, numa coluna sobre livros rejeitados pela igreja.

Pensei "o Vaticano não gosta? Deve ser bom" devia ter uns 17 anos, somente aos 28 consegui ler o livro. Com a leitura tive a minhas expectativas atendidas.

Zé é muito irônico, o que confere muito humor ao livro. Amei.

Bruna 19/09/2010

Caim foi o primeiro livro do Saramago que eu li, e me apaixonei logo de cara. Recheado de ironia, acidez e ousadia.

Recomendadíssimo!

Camila 13/06/2021

Um dos melhores livros de Saramago
Decidi ler Caim depois de ler Demian, do Hermann Hesse, e posso afirmar que foi uma ótima escolha.
Caim é um dos melhores e mais polêmicos livros que já li de Saramago.
Pode ser meio pesado para algumas pessoas, dependendo do seu histórico religioso, devido aos inúmeros posicionamentos contrários à igreja.
No entanto, para mim a experiência foi apenas incrível :)

Digão Livros 06/08/2012

Grande Saramago!!!

Para os que, como eu, acreditam em DEUS, e creem na bíblia, é difícil questionar os seus ensinamentos, racionalizar suas contradições. Pelo menos para mim, o sentimento é de estar cometendo um sacrilégio contra DEUS. Mas lendo isso, por intermédio de terceiros, confesso que é absurdamente delicioso.

O modo como Saramago reinterpreta o Velho Testamento, expõe contradições, incluí diálogos de como realmente a história poderia ter ocorrido, é algo marcante e único. Saramago, distribuí culpas e aponta culpados até na mais alta instância celestial (DEUS entre eles, principalmente).

É interessante, inclusive, conhecer um pouquinho da bíblia, pelo menos as principais história do Velho Testamento, até Noé, para saborear melhor esse livro.

É no Velho Testamento que a história se passa, a partir do surgimento da raça-humana, de Adão e Eva. Contudo, o protagonista da história é Caim, o filho dos progenitores da Terra que se rebelou contra Deus no instante em que este optou pelas oferendas de seu irmão, Abel.

O assassinato de Abel pelas mãos de Caim, de maneira covarde, marca a rebeldia e a vingança de Caim contra DEUS. Mas essa é somente a primeira e digo que mais tenra parte da vingança. O pior está por vir.

Ao contrário da bíblia, Caim assume papel protagonista no romance, e consolida a sua visão rebelde e opositora a DEUS, sempre através de seus olhar ácido e sagaz em relação aos principais acontecimentos da bíblia.

Aparentemente, com a marca de DEUS na testa, a partir de um insólito debate e acordo com DEUS, nenhum humano poderá fazer mal a Caim, de modo que ele perambule pela Terra, até que pereça. Além disso, inexplicavelmente, mas providencialmente, Caim, ao andar pela Terra, flutua entre diversos períodos históricos, observando diversos momentos importantes e, é claro, sendo um observador frio e impetuoso com os ditames do Senhor.

Eis que, no último ato, Caim consegue um lugar ao lado dos escolhidos de DEUS para entrar na Arca com Noé, e eis que, a nesse momento, sua vingança se completa.

Como? De que maneira? Simples saber... LEIA O LIVRO!!!! Rsrsrsrsrsrs.

O que posso dizer, é que além de ser uma sacada extraordinária, parece ser também uma sutil opinião do autor em relação a raça-humana.

Um dos melhores livros que já li!

Recomendo!!!!

Thiago 26/01/2021

Uma história diferente
Gostei muito dessa história sobre Caim, recomendo pois existem várias perguntas sobre o velho testamento, várias coisas terríveis que muitos até hj acham completamente normais mas se parar para pensar de coração aberto tem muita crítica contundente.

W Nascimento 07/02/2011

O Velho testamento posto em cheque
Repetindo a abordagem realizada em o Evangelho Segundo Jesus cristo, Saramago volta em Caim a trazer a questão bíblica para discussão. Analisando as velhas escrituras por outro ponto de vista, o autor fornece uma nova releitura do Gênesis, assim como reinventa personagens como Eva, Adão e o Próprio Deus.
Realizando uma analise comparativa, posso dizer que ainda prefiro o Evangelho, pois é uma história maior o que permitiu ao autor trabalhar mais as questões que se propôs a discutir. Contudo, isso não significa que eu desmereça Caim, que também merece cinco estrelas pela impossibilidade de dar seis para o Evangelho.
A linguagem é rica, o que demonstra todo o poder da língua portuguesa, e a história é gostosa. Quando sigo gostosa, não quero dizer simples. Pois Saramago é um autor que exige de seus leitores comprometimento para que se possam entender os subscritos de sua linguagem. Mas digo gostosa porque quando entendido, gera enorme prazer ao leitor e certo sentimento de satisfação para consigo mesmo. Por conseguir detectar a farpa lançada mesmo que por baixo dos panos.
Concluindo, uma leitura absolutamente recomendada. Menos para aqueles que possuem forte fé nas sagradas escrituras. Estes provavelmente não irão gostar, pois a crítica de Saramago é, como sempre, ferina.
George Facundo 18/02/2011minha estante
Ainda não li esse. Ainda. Aqui em casa só tenho o Ensaio sobre a Cegueira. Mas certamente a obra de Saramago será leitura obrigatória para os próximos anos. E acredito que mesmo eu tendo simpatia pelas escrituras irei gostar. Não custa nada olhar outras propostas né. Até pq, tudo é uma questão de visão. E acho que essa criticidade de saramago em relação a tudo que diz respeito a religiosidade é algo que, para aqueles de mente aberta, mais contribui do que o contrário.