Caim

Caim José Saramago

Resenhas - Caim

Lisandro 06/06/2022

Questionamentos
Acho que ninguém melhor que um ateu pra fazer questionamentos lúcidos acerca de bíblia e cristianismo. Há muito penso como Saramago e Caim: deus parece mais com o demônio do que com um deus. Talvez tenha tornado Lúcifer caído justamente por este ter sido mais sensato do que o senhor.

Lis 25/07/2023

Rapidinho mas poderoso
Ler qualquer coisa do Saramago é sempre muito gostoso e aqui não foi diferente. Neste livro, ele questiona as ações de Deus em várias passagens do Antigo Testamento através do personagem Caim. E quando eu falo que ele questiona, cara.... as perguntas são simples, diretas, lógicas e muito perspicazes. Não dão margem pra enrolação, pra fugir do assunto. Qualquer crente ficaria maluco lendo este livro, com vontade de socar o Caim kkkk claro que Saramago também inventa várias partes pra poder rechear o livro, partes estas que contribuem para que a Igreja o odeie mais ainda.

Isabelle.Casonato 07/12/2021

Só posso dizer que a cada livro me apaixono mais por esse autor! O tanto de crítica e deboche presente nessa história, foi uma mistura de humor e drama que me prendeu do começo ao fim. A meta é ler todos os livros dele e enfim poder declarar com propriedade que Saramago é um dos melhores autores que já tive contato.

Marte 14/12/2021

Leia de mente aberta!
Uma história genial que utiliza, Caim, como protagonista de uma metáfora e se apropria da sua história pré existente na releitura dos fatos bíblicos. Apesar de estas histórias serem em algum nível de conhecimento amplo, o livro instiga curiosidade e nos sacia com o ponto de vista do autor. Os contrapontos temporais e a escrita é nada menos que fascinante, passei a leitura inteira esperando a próxima aventura do andarilho moribundo para ver como a sua moral atrapalharia os massacres do senhor.

kamillyoliveira 23/02/2023

Intrigante
Muito interessante ver os fatos ocorridos da Bíblia pela perspectiva de Caim.
No começo foi difícil pra mim a leitura, o estilo da escrita do autor dificultou um pouco, mas depois fui me acostumando e me prendi bastante na narrativa.
Esse é o primeiro livro do Saramago que eu leio e não vejo a hora de ler os outros, estou encantada!!!

MarcosQz 27/01/2020

Caim e o fim
Saramago conta suas histórias de forma bem peculiar, é algo para se apreciar mesmo e não ler com presso. A história de Caim é conhecia por todos aqueles que frequentaram, por mínimo que seja, a igreja e aqui vemos uma outra história de Caim. Diferente de O Evangelho Segundo Jesus Cristo, Caim é mais ficcional.
Caim sofre por ter matado Abel, por ter deixado tudo para trás e alimenta uma raiva, um ódio por Deus que é tão hipócrita, assim como no Evangelho. Saramago não coloca Deus como um ser bom, muito menos Caim, mas este é humano, e ainda é melhor que Deus, mais justo.
O interessante aqui são as viagens de Caim pelo tempo até o momento em que ele vence Deus e isso é assustadoramente maravilhoso e inteligente.

Dudu Menezes 25/01/2023

Humor ácido sobre as histórias bíblicas
Caim é o quinto livro que leio de José Saramago. Como já havia comentado, em 2023 pretendo que este autor me acompanhe durante todo o ano e, pelo visto, não poderia ter encontrado um amigo melhor.

Este livro têm muitos elementos que me conquistam em uma leitura. A narrativa é bem humorada, carregada de crítica social (neste caso, das histórias bíblicas), sendo os diálogos profundos e permeados por um humor ácido, com o qual eu me identifico bastante.

Em 2009, quando este livro chegou às livrarias, gerou críticas por parte da Igreja Católica, causando uma certa polêmica em relação ao seu conteúdo. Na oportunidade, Saramago havia afirmado que "a Bíblia é um manual de maus costumes, um catálogo de crueldade e do pior da natureza humana".

Eu não sou ligado à nenhuma religião, mas, como muitas crianças, tive uma formação dentro da Igreja Católica, como era o desejo dos meus pais. Acredito que todas as religiões merecem respeito - TODAS! Mas, ao meu ver, não há, nesta obra, nada que um cristão, que não seja um "fanático religioso", não possa ler, refletir e aprender, por meio das provocações, aqui, suscitadas.

Eu, como jornalista, fico abismado com posições que dizem que só devemos nos informar pelas "fontes" com as quais concordamos e "ouvir apenas" aqueles que pensam como nós. Acho isso um desserviço à nossa inteligência e à democracia.

Saramago foi genial com esta obra! Os diálogos "com O Senhor", são das coisas mais incríveis que a literatura portuguesa já produziu.

Acompanhamos não só a história de Caim, filho de Adão e Eva, que mata seu irmão, Abel, após ter sua oferta ao Senhor recusada; ao contrário do irmão que foi acolhido em sua oferta.

Podemos "reler", de forma crítica, os acontecimentos na Terra de Us, no Monte Sinai, em Jericó, na Torre de Babel e nas Terras de Nod; além do sacrifício de Isaac e do massacre sobre Sodoma e Gomorra. Ao final, ainda temos o episódio da Arca de Noé, recontado de forma magistral, em um último debate entre Caim e o Senhor.

O Caim, "peregrino", que encontramos, aqui, nos leva a reflexões urgentes, sobretudo, nos dias de hoje, em que a intolerância religiosa tem andado de mãos dadas com o extremismo político!

Margarida.Justiniano 06/05/2022

Este livro começa com a criação do universo, por parte de Deus. E como Adão e Eva pecaram e foram expulsos do paraíso. Tempos depois nascem Caim e Abel.
Este livro conta a história de Caim, filho de Adão e Eva, as suas aventuras e, principalmente, a sua opinião sobre Deus.
Como é costume nos livros de Saramago, este é escrito com humor e ironia.
Mais uma vez, adorei!

Jordana Borges 06/05/2022

Não rolou pra mim, no início eu até estava gostando, mas do meio pra lá a história toda parece se perder?

Já estava acostumada com a escrita do Saramago em As intermitências da morte, mas como estava gostando da história o jeito da escrita não me afetou, mas lendo Caim onde a história não estava me agradando tanto o jeito da escrita pesou e ficou bem cansativo.

Janaina 17/10/2020

Caim
Nossa, eu achei meio pesadas algumas situações narradas no livro, por retratar um Deus tão vingativo e manipulador. Mas despertou a minha curiosidade em ler e conhecer mais a Bíblia e ver o quão longe o autor foi nessa obra.

Filipe 18/05/2023

Uma obra de arte. A mente de Saramago, mais uma vez, me surpreende.

Passando pelos principais episódios do início da mitologia bíblica, Saramago propõe Caim como denominador comum em situações-chave no andar da história. A disputa ideológica entre os dois personagens principais é fantástica. Uma narrativa excitante, polêmica e que desafia diversas ideias do imaginário popular.

Raíra 10/11/2020

O autor faz uma alta crítica contada pela Bíblia, confronta os costumes.

Rute.Lessa 09/11/2020

Uma leitura compartilhada
"A história dos homens é a história dos seus desentendimentos com deus, nem ele nos entende a nós, nem nós o entendemos a ele"
__
Anos depois de ter [re]escrito a história do filho de deus em O evangelho segundo Jesus Cristo, Saramago revista as escrituras cristãs para reescrever o gênesis. Caim, como é sabido, é a reconstrução da prosa bíblica pelas mãos (e ironia absoluta) de Saramago numa narrativa desvinculada de princípios e pudores religiosos cuja força está no verossímil e na lógica. Em Caim, José Saramago apresenta as desventuras de Adão e Eva após serem expulsos do Éden e as consequências disso: a humanidade; também escreve sobre os caminhos errantes de Caim, o filho rebelde do primeiro casal.
__
Notamos uma constante discussão entre Caim e o deus todo poderoso, são as melhores passagens. Temos a passagem do tempo, que não segue uma cronologia certa das escritas bíblicas, como Caim está fadado a viver eternamente ele está sempre a vagar entre acontecimentos. Ele conhece a famosa Torre de Babel, presencia os planos sobre a morte dos habitantes de Sodoma, conhece Lilith, a mulher mais linda descrita pelos homens, além de muitas passagens que finalizam, ou não, no então fim do mundo, onde acaba com os planos de deus e joga todos para fora da arca no momento do dilúvio. Uma obra de arte da literatura, com o toque de Saramago que quem já conhece chega a ter ataques de risos.

site: https://www.instagram.com/p/B4idHDyjTlk/

Geórgia 18/01/2021

Saramago sendo Saramago.
O primeiro livro do ano e não poderia ser melhor. Caim de José Saramago é impactante e divertido. Quando Caim mata Abel é condenado a vagar pela terra e morrer de morte natural. Mas na sua jornada pelo mundo, o Caim de Saramago se torna um viajante do tempo, indo para frente e para trás nas histórias do antigo testamento. José Saramago, com licença poética, reconta uma série de histórias bíblicas do ponto de vista de Caim e questiona a fé cristã em um deus bélico e vingativo.

O texto tem suas peculiaridades relacionadas à maneira como o escritor coloca o discurso direto, marca registrada do José Saramago, além da presença constante de ironia e crítica ferrenha ao cristianismo, também sendo essa uma característica do escritor. Mesmo sendo cristã,  dei muita risada e por vezes me questionei sobre algumas narrativas que eu já conhecia, mas nunca havia pensando da maneira como é colocada no livro. No entanto, isso de maneira alguma abalou a minha fé,  só me deu mais vontade de ler o antigo testamento e refletir sobre ele.  Se um livro me faz pensar, questionar e rever meus conhecimentos, conceitos e crenças, esse livro é bom, esse livro é ótimo.

Por isso tudo, recomendo a leitura.

"O erro é crer que a culpa terá de ser entendida da mesma maneira por deus e pelos homens."