Miniaturista Jessie Burton

Resenhas - Miniaturista

may.eggert 24/01/2017

Miniaturista te prende
Poucos livros me levam madrugada a dentro na leitura. O cansaço e o sono geralmente me levam a terminar a leitura em dias a fio. Isso não aconteceu com Miniaturista. Em determinado ponto da leitura nos envolvemos tanto com a história de Nella e por tudo o que ela passa durante seu crescimento e para sobreviver que não vemos a hora de que tudo chegue a um fim. E um fim inesperado. Miniaturista é o primeiro romance de Burton, mas espero que ela continue escrevendo. Com certeza mais livros bons virão desta escritora.

Gaby 13/04/2016

Esse livro é como a vida. Injusto, cruel, frustrante. O tempo inteiro. Não imagino como dar uma nota menor pra ele, uma vez que se aproxima da realidade de forma tão imprevisível, como se estivéssemos, de fato, vivendo ali. Achei a construção do texto magnífica, uma vez que a obra começa na escuridão, o texto arrastado, cheio de mistério, dúvidas e inseguranças e nos surpreende, à medida em que os fatos são revelados, com uma fluidez dada pela própria personagem, no seu amadurecimento e coragem. Coisas ficaram por explicar, mas considero magnífico, também. Afinal, nem tudo é explicado na vida... e fazer o quê?

Kelly 09/02/2017

Um suspense bem feminino

Esse

é mais um dos livros da Intrínseca que conheci no evento desse ano e que fiquei louca para ler, já faz um tempinho que tenho me aventurado no suspense, e Miniaturista me pareceu ser uma boa pedida, e confesso que não me arrependi, apesar de nem de longe ter sido como eu esperava.

"TODA MULHER É ARQUITETA DA SUA PRÓPRIA SORTE."

Petronella Oortman, mas conhecida como Nella, é uma jovem sonhadora e encantadora, quando a mesma aceitou se casar com Johannes, planejou inúmeras coisas, mas desde a cerimônia ela já devia ter percebido que algo estava bem errado. A cerimônia foi uma coisa bem simples e nada convencional, e logo depois seu marido partiu, como um bom comerciante Joahness precisava viajar, e assim o fez.

Alguns dias depois Nella finamente chegou na casa de seu marido e agora seu mais novo lar, mas ao chegar sua decepção foi a maior possível. Nella descobriu que não seria dona de seu lar, já que o mesmo já era comandado por sua cunhada Marin, ainda por cima, parecia impossível que seu casamento se consumasse já que seu marido vive viajando e eles dormem em quarto separados. Portanto quando Nella recebe como presente de casamento de seu marido uma casa de bonecas que é a réplica perfeita da sua, ela não vê outra opção a não ser se distrair com seu novo brinquedo, ela encontra um anuncio de miniaturista e encomenda suas primeiras peças, mas para sua surpresa, o artesão lhe manda peças que não foram encomendadas, mas que são idênticas as existentes na casa. Aparentemente o miniaturista sabe tudo que acontece na casa, e Nella vai descobrir que ele também sabe o que vai acontecer, nesse suspense perfeito onde um suposto estranho sabe todo tudo que acontece em sua casa, Nella começa uma busca desenfreada por respostas, não só para ela, mas para salvar sua mais nova família.

O livro é repleto de suspense, Nella é a personificação perfeita das mulheres submissas dos séculos passados, com apenas 16 anos ela se casou com um homem de 30 para salvar sua família da falência causada pelo vicio de seu pai, quando enfim chega a sua nova casa, seus únicos objetivos são: se deitar com seu marido, cuidar da sua casa e gerar filhos. Claramente a autora faz uma crítica pesada a postura feminina da época, já que, Marin, sua cunhada, possui uma postura completamente diferente da dela, solteirona e perspicaz, Marin não se importa com a opinião alheia, apenas com sua família e sua aptidão para negócios.

Quando o miniaturista começa a mandar peças idênticas as da casa, mas que não foram encomendadas toda a trama começa de verdade, segredos começam a ser revelados e Nella começa a conhecer um lado de sua nova família, nem um pouco agradável, só que pior que isso, é o fato do miniaturista parecer prever tudo o que irá acontecer na casa.

"Alguém andou espionando a vida de Nella e a desequilibrou. Se esses objetos não foram mandados por engano, então o berço é uma zombaria de seu leito nupcial nunca visitado e do que começa a parecer uma virgindade eterna."

Os personagens foram muito bem desenvolvidos, e por mais que no inicio Nella seja uma jovem imatura e sonhadora, todos os acontecimentos no decorrer do trama a tornam uma mulher madura e sensata, e acima de tudo guerreira, capaz de coisas inimagináveis para salvar sua nova família. Marin sem dúvida, é o elo mais forte de toda a corrente, e todos os personagens secundários são de extrema importância para o enredo.

Com uma trama cheia de suspense e magia, Miniaturista me conquistou logo nas primeiras páginas, o jeito sonhador e divertido de Nella é cativante e encantador, a escrita da autora flui de forma rápida e leve, os acontecimentos e revelações são bem conectados fazendo com que as cenas se liguem sem deixar pontas soltas.

Apesar de ter esperado um final mais explicativo, confesso que gostei da trama, todas as mensagens passadas para o leitor por trás do contexto é incrível, e se souber abrir bem os olhos durante a leitura vai se ver repensando ações feitas e aquelas que deixamos de fazer por medo de algo. Até onde somos donos do nosso destino? Quando deixamos de escolher nosso caminho e aceitamos que outro nos guie?

"Ao me mostrar minha própria história, reflete Nella, a miniaturista se tornou autora dela. Gostaria muito de poder recuperá-la."

Com certeza uma leitura que super indico, com uma capa linda o livro é bem trabalhado e possui uma edição impecável, capa linda e revisão perfeita, diagramação confortável e história inebriante, uma leitura que vale muito à pena.

"O HOMEM TOMA POR BRINQUEDO TUDO QUE VÊ."

site: http://paraisodasideas.blogspot.com.br/

Paraíso das Ideias 09/02/2017

Um suspense bem feminino

Esse

"TODA MULHER É ARQUITETA DA SUA PRÓPRIA SORTE."

"O HOMEM TOMA POR BRINQUEDO TUDO QUE VÊ."

site: http://paraisodasideas.blogspot.com.br/

Rafaela.Seabra 02/03/2017

Miniaturista
O tipo de livro que te prende a partir do primeiro capítulo. É aquele mistério que só te faz descansar depois que vc acaba de ler. Li em ebook, na telinha do celular, confesso que não gosto MT desse tipo de leitura, e que as vezes até me faz desistir de ler o livro, pois acho cansativo de certa forma, mas com esse livro... Torci e chorei pelos personagens, a história é realmente muito envolvente. Só posso dizer que fica um mistério no ar, mesmo o livro tendo acabado, é como se algo ficasse por sua conta. Vale a pena a leitura!

Ariane 07/07/2017

Achei a história um pouco confusa. Começa com o mistério da miniaturista e suas miniaturas misteriosas e no final parece que esse assunto fica meio esquecido, não é como se ele fosse o centro da história que ao meu ver girou em torno de Johannes e sua irmã Mirian. Mas no geral é um livro bom, todo o drama que envolve a família e os acontecimentos que se seguem após a chegada de Nella me prenderam ao livro. Personagens cativantes que no começo você odeia e no final está morrendo de amores e chorando por eles.

Mariana 07/07/2017

Miniaturista
Não se iluda. Nada é o que parece.
O livro é bom, com uma escrita de época que não deixa a desejar. Mais não se engane. Ele começa morno na primavera e so esquenta no começo do inverno.
Não espere muito suspense e esteja preparado pra um drama bem construído, onde se nota nós pequenos detalhes a força das mulheres de uma época que como em tantas outras eram subjugadas.

04/02/2016

Sabe quando falam que capas bonitas escondem histórias fracas? Esse livro é o melhor exemplo disso. Tem uma capa linda de morrer, mas que história sem graça.

Em parte a culpa é toda minha porque comecei a leitura achando uma coisa e ele se revelou bem diferente do que eu esperava. Ele entra no gênero de fantasia misturado com ficção histórica e eu achava que ia ler algo biográfico.

A história tem como base uma casa de boneca que é bem famosa e se encontra em um museu em Amsterdã. Ele pertenceu a Petronella Ootman, e enfeitá-la como uma réplica fiel a sua casa era uma prática comum na época – lá para o século XVII - entre os endinheirados. Li uma entrevista em que a autora revela ter ficado fascinada em saber os motivos de tanta devoção em montar uma casa em miniatura igualzinha a casa de tamanho real, que foi pesquisar a respeito da Petronella e não achando muita coisa, resolveu criar os motivos. Ou seja, o que a autora fez foi pegar uma pessoa que existiu de verdade e inventou todo o resto. Sem problema algum até aqui.

A Petronella dessa história tem 18 anos recém-completados, e está indo morar em Amsterdã com o seu marido mais velho, um comerciante ricaço. Um casamento arranjado, claro. Ela recebe pouca atenção dele, e é recebida pior ainda pela cunhada. O motivo disso da parte dele será revelado e não é nenhum choque quando isso acontece. O da irmã não tem muita explicação para falar a verdade, mas ela também tem outro segredo que tenho certeza que qualquer um vai matar de cara também.

Ela ganha a casa de boneca como presente de casamento, e descobre um miniaturista a quem ela começa a pedir algumas peças através de cartas, mas o problema surge quando começam a aparecer peças que ela não solicitou, e pior, são réplicas perfeitas dos móveis e das pessoas que moram lá sendo que poucas pessoas frequentam a sua nova casa.

O meu problema com o livro, tirando o fato de ter partes que não me empolgaram em nada, foi a falta de construção de personagem. A história toda se passa em 3 meses e há uma mudança muito brusca na personalidade da personagem principal que é difícil de engolir. A Petronella do início da história é extremamente inocente e beira a infantilidade. Lá para o final ela já está agindo por conta própria e até negociando a mercadoria do marido. Também não encontrei química entre os personagens. Em NENHUM deles.

Parece que esse livro é o primeiro dessa autora e talvez isso explique a falta de estrutura e solidez dessa obra.

Thay 16/07/2017

Bom, esse é um bom livro. Não o melhor livro dá vida, mas os personagens dessa história 👏 maravilhosos. Assim, coisas faltaram, mas, me apaixonei. Foi uma bela história.
PS: Adorei Marin. Bj tchau.

Rafaela B 27/01/2016

Miniaturista
Adoro histórias que não se encaixam em nenhum estilo, ou melhor, se encaixam em vários. Miniaturista é uma dessas histórias.
Tudo começa na Holanda do século XV, quando muitos holandeses enriqueceram através do comércio marítimo e colônias pelo mundo. Nella faz parte de uma família nobre, cujo pai afundou a fortuna e por isso quando um rico comerciante de Amsterdã a pede em casamento ela aceita como uma forma de escapar da ruína.
Mas quando chega em sua nova casa talvez as coisas não sejam como ela esperava. É recebida pela irmã do marido, uma mulher severa que a trata mal, um criado negro, algo que ela nunca tinha visto e a fascina e a empregada, muito diferente das que está acostumada, que fala com uma intimidade nada comum entre sua classe. Ela sente falta do marido na recepção e quando ele aparece mal lhe dá atenção, ela o espera para a consumação do casamento mas os dias passam e ele não a toca, dando a ela uma casa de bonecas em troca da sua falta de interesse nela. Por falta do que fazer e por não se sentir bem vinda na casa ela resolve mobiliar sua casa de bonecas e contrata um miniaturista da lista de artesãos. Qual sua surpresa quando começa a receber peças que não pediu e que parecem parte de um quebra-cabeçae sobre sua vida.
Com o tempo ela vai descobrindo segredos obscuros sobre os moradores da sua nova casa e a única pessoa que parece ser capaz de ajudá-la a resolver os problemas e mistérios é o miniaturista, mas não será fácil e Nella irá passar por coisas que nunca imaginou e que irão fazer com que ela encare o mundo de outra forma.
Esse livro me prendeu desde o começo, me fez imaginar a vida naquela época dominada pela hipocrisia mascarada pela crença em deus (isso não mudou muito), mas também pela ganância acima de tudo e o preconceito. É uma ótima leitura para quem gosta de um romance bem orquestrado.

Julia 22/09/2017

Decepcionante
Não consegui encontrar um propósito nesse livro além de retratar a Amsterdã do final do século XVII e da vida doméstica sobretudo feminina. Um mistério que permanece um mistério, personagens até interessantes mas não marcantes e uma narrativa bem maçante compõem o livro pra mim. Parece que a autora teve várias ideias mas não soube bem o que fazer com elas e saiu escrevendo qualquer coisa que vinha à sua mente - como eu disse - sem ter um propósito. Bem decepcionante.

gabiberries 08/10/2017

Muitos segredos, poucas respostas
Começou a ficar bom a partir do momento que ela recebeu os primeiros itens da casa de bonecas. Tem bastante segredos que prendem a atenção, e o desfecho é interessante pq foge do esperado final feliz. Mas, em geral, foi uma leitura lenta.
Não entendi se existe um elemento de magia/previsão ou se foi tudo imaginação. Pela sinopse eu esperava algo bem mais fantasioso, e acabou sendo mais sobre relacionamentos complicados, segredos e comércio de açúcar rs.
É bom, mas não me conquistou.

Sil 03/12/2017

O FINAL DECEPCIONA.
Olá,
essa é a história de Petronella Oortman. Nella teve um casamento arranjado com Johannes Brandt, um rico comerciante de Amsterdã. Seu pai morreu e deixou dívidas, por esse motivo o casamento será um ótimo acordo para ela, que vai sair do campo e ir para a cidade.
Ao chegar na casa, Nella é recebida por sua cunhada Marin, pela empregada Cornélia e por um grande negro chamado Otto. Ao ver Otto, Nella se surpreende, pois é a primeira vez na vida que ela vê um homem negro. Porém nem sinal de seu marido Johannes, que está viajando á negócios. Ela logo de início percebe um clima estranho na casa: os empregados palpitam na vida dos patrões, e todos comem de forma humilde, economizando em alimentos e não consumindo nenhum tipo de açúcar (grande novidade na época de 1800). Mas quando seu marido retorna a casa, fica ainda mais estranho, pois este não comparece ao leito nupcial.

Como presente de casamento, ela recebe de Johannes uma casinha de bonecas, a qual ela tem a tarefa de mobiliar. Procura então os serviços de um miniaturista, que não se identifica nem se deixa ver. Esse miniaturista passa a mandar várias coisas para Nella, coisas que só quem vive na casa poderia saber. Isso a faz pensar que está sendo vigiada, e o fato das portas baterem á noite, só cria um clima ainda mais misterioso. Após um tempo, ela passa a receber coisas que jamais encomendou, coisas que predizem o futuro.

Certo dia, por acidente, Nella faz uma descoberta que põe em jogo o futuro de todo mundo que vive ali. E é a partir de então que você entende o motivo de muitas coisas estranhas acontecerem naquela casa.
Este é um livro bom, com um contexto histórico muito interessante, com uma trama muito boa, porém com um final decepcionante. A resolução do mistério do miniaturista é fraco e beira ao ridículo. O que fez o livro valer a pena, é o mistério que ronda a vida das pessoas na casa. Confesso que fui pega de surpresa com isso. Existem algumas partes que nos deixam apreensivos e curiosos, e a atmosfera do livro é toda misteriosa.
A edição é linda e cheia de detalhes. Vale lembrar que a casinha de bonecas de Nella realmente existiu, inclusive temos uma foto da mesma que hoje se encontra em um museu na Holanda.
Abraços.

site: www.revelandosentimentos.com.br