Pseudônimo Mr. Queen Loraine Pivatto

Resenhas - Pseudônimo Mr. Queen

@ALeituradeHoje 05/01/2018

E o Mundo Tem Jeito?
Entendo que os livros, dentre outras características, têm como objetivo divertir e deixar uma lição. Pseudonimo Mr. Queen alcançou esses dois quesitos com louvor. Perdi algumas horas de sono porque precisava ler mais e recebi muito bem a lição sobre os valores vazios que vivemos rodeados.
Não tenho conhecimentos técnicos para julgar a qualidade de um livro em termos de estrutura literária e outros quesitos mais profundos, mas respiro leitura, leio com verdadeira paixão, e portanto, me acho capaz de identifica um livro que, se não perfeito em termos técnicos, é perfeito em conquistar um coração.
Com a premissa de que o mundo como conhecemos acabou em 2012 e a nova estrutura vem com algumas regras de sobrevivência bem diferentes: não há dinheiro, ninguém morre subitamente, há duas vidas a serem vividas, você tem uma data exata para a sua morte, entre outras mudanças. Com essa ideia, Loraine Pivatto desenvolveu uma bela distopia e com ela, nos mostra que o ser humano (pela enésima vez essa constatação) é um animal irracional.
Ao ler as críticas à ditadura da imagem e ao egoísmo social, a escritora me deu esperança de que talvez nem tudo esteja perdido. Saber que alguém ainda é capaz de escrever e tratar de temas tão relevantes como os tratados no livro, quer dizer que essa “porrada” de coisa vazia que hoje nos rodeia não é única coisa que fica. Com muita fé e luta, talvez um dia, as coisas mudem de perspectiva.
Loraine, alem das analises sobre imagens e vidas vazias, me fez sentir no decorrer do livro, um toque espiritual. Quando as pessoas na primeira vida “viam” as pessoas da segunda vida (é difícil explicar sem dar spoiler) eu sentia uma sensação tão boa, imaginando nós aqui e nossos entes queridos, que já nos deixaram, do outro lado. Como seria se estivessem em outra vida? E será que não estão?
Pseudônimo Mr. Queen! Sim, eu indico!

site: aleituradehoje.blogspot.com.br

Priscila 04/01/2018

Já pensou como seria se a profecia Maia estivesse certa? E se o mundo realmente tivesse acabado em 21 de dezembro de 2012, mas algumas pessoas tivessem sobrevivido e precisassem recomeçar suas vidas? Essa é a premissa do livro Pseudônimo Mr. Queen da Loraine Pivatto.

Após a população mundial ser bruscamente reduzida, os sobreviventes iniciam um novo mundo, baseado nas novas regras passadas através dos sonhos. Agora as pessoas viverão 2 vidas: a primeira até os 70 anos e a segunda, a partir dos 20 e até os 100. Essa nova sociedade é sem desigualdade, sem dinheiro, sem doenças, sem possibilidade de mortes prematuras, exceto por uma maneira. Uma única maneira de morrer, mas que não pode ser revelada. O segredo precisa ser guardado para salvar a sociedade de si mesma.

O livro é dividido em 3 partes, em cada uma acompanhamos uma mulher da família Brandão: Regina, Larissa e Vitória, respectivamente avó, neta e bisneta. Através do ponto de vista de cada uma delas, acompanhamos o crescimento dessa nova sociedade que inicialmente parece ser perfeita, mas que logo começa a ter problemas. Mesmo que o dinheiro não exista para criar diferenças sociais, um esquema de pontuação para classificação dos indivíduos foi criado e assim, as diferenças e as corrupções começaram.

Achei narrativa é fluída e o mistério sobre o segredo da morte me prendeu na leitura. O final do livro é surpreendente e conecta todas as pontas soltas, esclarecendo as dúvidas deixadas durante a narrativa. Uma ótima experiência de leitura, recomendo a todos.

Eu conheci o livro por meio do booktour promovido pela autora. Uma iniciativa muito legal da parte dela para divulgar seu trabalho. Se você quiser ler Pseudônimo Mr. Queen, o e-book está disponível na Amazon ou você também pode participar do booktour para receber o livro físico. Basta entrar em contato com a autora no Skoob para se inscrever.

Joa_Oli 26/12/2017

Venha comigo!
Fui apresentado ao livro pela autora, que me informou do projeto do mesmo.

De cara conhecemos a Regina Brandão, a mesma mora em São Paulo e trabalha na mesma região que eu! Olha que maravilha?!

Me senti no livro em cada momento narrado! A história é incrível! E a forma como a autora conduz ainda deixa a obra mais maravilhosa.

Porém algumas vezes me senti incomodado com as troca de nomes da personagem que é neta da Regina, a Larissa. Em alguns momentos ela é Larissa, alguns segundos vira Lara, novamente Larissa. O mesmo também acontece com a Clarice, que varia para Ciça.

Mas isso não desmerece a obra em si.
Foi apenas algo que me incomodou na primeira parte do livro.

A história é bem amarrada, tudo se responde com o desfecho do livro.

Apesar de não ter me identificado com nenhum dos personagens, de não ter amado nenhum intensamente, a história é bastante interessante e fluida.

Vale a pena todos darem uma chance, e vamos valorizar nossos talentos!
Autora nacional gente!

Lucineide 18/12/2017

Resenha Pseudônimo Mr. Queen de Loraine Pivatto
Ano de 2012.
A população mundial foi reduzida e os escolhidos têm acesso a um mundo novo, onde terão duas vidas: uma até os 70 anos e a outra, dos 20 aos 100.
O mundo era então, de igualdade. Sem mortes prematuras, sem doenças nem diferenças sociais.
O mundo mudara, mas os sobreviventes, não. Continuavam movidos por ganância, interesse, egoísmo e orgulho.
Um pequeno grupo trabalhava para o bem de todos e mantinha em segredo a única maneira de morrer.
Um livro de ficção que evidencia que o mal do mundo sempre foi, continua sendo e sempre será o ser humano e sua insistência em achar-se superior aos outros, desrespeitando seus semelhantes e alimentando os próprios egos.

Alida Rinara 14/12/2017

Quando comecei a ler esse livro o título não fazia sentido algum para mim, mas agora compreendo perfeitamente o seu significado.
Essa história foi bem diferente de todas que já li... Se trata de uma nova sociedade, um novo mundo, na qual as pessoas tem duas vidas, a primeira até os 70 anos e a segunda dos vintes até os 100, totalizando 150 anos de vida. Nesse novo mundo, não existe dinheiro, nem doenças, nem possibilidade de morte antes do tempo determinado, exceto por um método, o qual pouquíssimas pessoas sabem, e que a autora também gosta de guardar dos leitores kk.
Achei diferente o decorrer da história, onde a autora começa narrando a história de Regina, e acaba na história de Vitória, sua bisneta. O livro pula muito no tempo, por a autora tentar encaixar duas vidas em apenas 404 páginas, há um grande salto na idade dos personagens.
Em relação a descrição dos personagens e aos detalhes dos locais que história ocorreu, ficou um pouco a desejar.
Enfim, essa leitura foi bem longe do que eu estava acostumada a ler, não diria que ruim, mas, sim, muito diferente!

Vanessa Boedermann 05/12/2017

Pseudônimo Mr. Queen | Blog Corredora Literária
Recebi esse livro ao participar do projeto Book Tour da autora. Achei essa ideia louvável, dando oportunidade de apreciação da obra aos leitores de todo e qualquer gênero literário. A narrativa já se inicia no fim do mundo em meio a grande São Paulo.

A princípio, parece um pouco confusa e você fica meio perdido entre os diálogos, mas rapidamente você se habitua.

O livro é dividido em três atos, cada qual vai contar as histórias pessoais de cada geração da família Brandão; partimos do ano de 2012 e vamos até 2117. Temos uma maior ênfase na personagem Regina que será a “protagonista” na vida “normal” e na primeira vida após o fim do mundo, depois disso acompanharemos também suas gerações futuras neta e bisneta Larissa e Vitória.

A história de Regina inicia-se bem conturbada, pois ela está inserida numa cena de um crime e nesse exato momento é quando inicia-se a profecia. O desfecho dessa situação só irá se desenrolar no final do livro. A autora consegue te prender e nos deixar ansiosos até que ele chegue. Simultaneamente, temos o tal segredo da morte: como é que nesse mundo pós-apocalíptico as pessoas morrem de verdade?

Há uma personagem com meu nome, nunca havia lido um livro assim. Não me identifiquei com a personagem, pois ela é totalmente o oposto do que sou, mas achei muito bacana, algo bem peculiar, engraçado e estranho ao mesmo tempo.

A história contém cenas de sexo e palavrões, portanto leitores sensíveis tenham cuidado.

Diante do fim do mundo nessa nova vida algumas pessoas são salvas da morte e não sabemos bem o porquê.

Há um mundo sem desigualdades sociais, sem doenças e sem dinheiro, diria que se trata de um breve momento de utopia talvez onde todos os serviços são disponibilizados pelo governo. Algumas pessoas têm dons “sobrenaturais” e vão se descobrindo aos poucos, outras sabem o segredo sobre a forma de se morrer de fato, mas isso não deve ser revelado.
É muito surreal quando as pessoas sofrem acidentes e morrem nessa nova vida e achei bem interessante. Há também uma forma bem peculiar de se tirar “férias” e vocês terão que ler para descobrir.

Senti certa influência do espiritismo e um pouco de filosofia de vida dos yogues no desenvolvimento da trama. Existe uma religião, uma fé seguida por alguns personagens, mas não é muito explícita.

A autora inseriu na obra alguns itens de suas raízes gaúchas ao colocar personagens tomando um chimarrão por exemplo.

Ao decorrer da trama esse mundo “utópico” vai se tornando desprezível novamente, diante de pontuações criadas para elevar o “status” das pessoas e as diferenciar, elas passam então a dar suma importância a uma rede social e ao TUV (um tipo de pontuação tatuada na pele). Essa pontuação é formada por várias áreas da vida como relacionamento afetivo, relacionamento familiar, realização profissional, equilíbrio emocional, saúde, estética corporal e até mesmo quesito sexual. Então temos novamente a guerra entre egos e competição de interesses entre as pessoas, algo que não é diferente do que vivemos hoje na “rede social onde todos são sempre felizes”.

Há um personagem que se transforma do “homem dos sonhos” a um “stalker” e eu nem imaginava essa mente doentia dele. Essa parte parece um bom livro de thriller e me pegou totalmente de surpresa.

O intuito do enredo é nos fazer refletir sobre as mais diversas situações de nossas vidas, empatia, sentimentos pessoais, convívio em sociedade e status além, é claro, de nos fazer pensar muito sobre a morte, o que nos espera do outro lado e como tudo será nessa “outra dimensão”.

Fiz alguns questionamentos a mim mesma durante a leitura, refleti muito sobre isso, e gostaria de deixá-los com vocês leitores:
Se fosse tirado tudo de você, sua família, seu status e seus bens materiais o que sobraria de você como ser humano?
Como se sentiria sabendo o dia e horário exatos de sua morte? Isso te faria um ser humano melhor durante a vida?
Será que em uma nova sociedade utópica haveria senso de justiça ou as pessoas continuariam sendo egoístas e individualistas?

Sentença
Achei de verdade que não me prenderia a trama e fui surpreendida, tive vários momentos de reflexão. Relembrei coisas que passei na vida como também pensei no futuro, não só o futuro da minha vida, mas na sociedade como um todo, além de ficar pensando se na próxima vida encontraremos nossos animais, isso também me chamou muito a atenção. Será que de fato há comunicação entre as dimensões?
Os personagens são bem trabalhados e desenvolvidos, dá pra acompanhar cada um deles com facilidade, o que também cooperou para me apegar a eles também.
O segundo ato é o maior dos três e achei um pouco prolixo. Fiquei muito aflita com alguns diálogos entre personagens quando eles iam revelar o segredo da morte e nada da revelação, isso ocorreu várias vezes e só aumentou minha aflição. Creio que foi proposital para segurar o leitor até o fim, porém não precisava. O livro é uma verdadeira crítica social e política.
Dá pra perceber a mudança na qualidade da escrita da autora conforme mudam os atos. Tenho algumas coisas que gostaria de sugerir a autora como, por exemplo, uma capa mais bacana, pois achei essa muito simples e senti falta de um sumário também. Não gostei da diagramação, folha branca e letra pequena deixa um pouco cansativa a leitura, mas entendendo que se trata apenas de exemplares para o Book Tour.
Recomendo a leitura a todos e espero que aproveitem ao máximo tudo o que a Lorraine tem a oferecer com essa obra.

site: https://corredoraliteraria.wordpress.com/

Edvanea 22/11/2017

Pseudônimo Mr. Queen
Primeira vez que participo de um booktour e foi inaugurado com sucesso.
Recebi este livro e confesso que fiquei amedrontada. Ler é meu passa tempo e fiquei com medo de pular a fila da minha lista de livros interminável e me arrepender. Só que comecei a ler e a cada página ficava maravilhada com a criatividade da autora Loraine Pivatto. Me envolvi tanto com o livro que cheguei a sonhar com a história.
Muito bem escrito, história muito criativa que conta o final do mundo em 2012. Só que como era de esperar a humanidade não melhorou em nada mesmo tendo uma segunda oportunidade. Podemos ver que o egoísmo, orgulho, maldade continuou no outro mundo. Assim tbm como podemos ver que ainda tem pessoas que fazem a grande diferença. E que amor lindo foi aquele que esse livro nos presenteou no final?
Recomendo muito a leitura.

Michelle Gimene 09/11/2017

Um livro sobre segundas chances e recomeços
Embora eu tenha iniciado a leitura pensando que se trataria de uma ficção científica, os aspectos tecnológicos e a explicação do que causara o sumiço das pessoas e a mudança do universo (alienígenas, efeitos químicos, intervenção divina) tiveram menos importância do que o aspecto humano. Para mim, é uma história sobre segundas chances e recomeços. Aliás, a profecia maia nunca foi de destruição do mundo, e sim de encerramento de um novo ciclo para o início de outro (e é disso que o livro fala). Mas a humanidade tem um senso (auto)destrutivo impressionante. Já estragou tudo uma vez e quando tem a possibilidade de recomeçar do zero, de fazer as coisas de um jeito novo, de se reinventar, de corrigir os erros (principalmente porque nessa nova sociedade as pessoas levam suas memórias da primeira vida para a segunda - não seria ótimo poder tentar novamente sem cometer os mesmos deslizes?) continua exibindo o mesmo comportamento destruidor.

(resenha completa no link)

site: https://resumodopera.blogspot.com.br/2017/11/resenha-pseudonimo-mr-queen.html

Carla 04/11/2017

Interessante!
Eu conheci o livro por meio do booktour promovido pela autora. Uma iniciativa muito bacana, por sinal.
A história é interessante e com boas reviravoltas. Além disso, o livro é muito bem escrito.
Contudo, eu senti falta de informações importantes no desenvolvimento dos fatos. Faltaram explicações para dar lógica a algumas situações (com que material construíram as casas, se todas as lojas e edificações sumiram, sendo pouco provável a obtenção de materiais oriundos da natureza já que o cenário era uma cidade grande, com pouca matéria-prima? Só para citar um exemplo). Mas isso pode ser facilmente resolvido numa reedição. De forma geral, eu gostei do livro e o indico com certeza!
Fernanda DCM 06/11/2017minha estante
como foi esse book tour, Carla?

Carla 06/11/2017minha estante
Uma edição do livro impressa vai passando de pessoa para pessoa de acordo com uma.ordem definida pela autora. Bem bacana!

Fernanda DCM 07/11/2017minha estante
huuum!!

Lays.Ordani 02/11/2017

Pseudônimo Mr. Queen
Pseudônimo Mr. Queen, da autora brasileira Loraine Pivatto foi o primeiro livro que chegou em minhas mãos por meio de um booktour.
Confesso ter ficado bastante receosa de não me adequar às regras do projeto, de travar e tudo mais, mas vamos à resenha que é o que interessa:
O livro trata-se de uma ficção especulativa, isso é, explora os "e se..." da vida de uma maneira bem peculiar. Logo de cara temos o fim do mundo em 2012 com apenas alguns escolhidos no planeta todo para dar continuidade na humanidade com toda uma estrutura que foi dada aos sobreviventes meses antes do ocorrido por meio de sonhos.
Somos apresentados a toda essa dinâmica pela vida de Regina, Larissa e Vitória Brandão três gerações de mulheres fortes desde que o mundo mudou.
Bem, o livro tem um potencial incrível e explora dezenas de assuntos inerentes à condição humana, já que nessa segunda chance curiosamente não haveria vários tipos de sofrimentos pelos quais passamos (tal qual a morte prematura, tudo tem sua data certa) e também não existem desigualdades sociais grandes, mesmo assim podemos ver a autora abordando temas como ambição, corrupção, depressão, o que nos faz questionar se tivéssemos uma chance de uma vida melhor será que seríamos humanos melhores.
Gostei tanto da história que na minha singela opinião deveria ser subdivida em uma duo ou talvez trilogia para que pudéssemos ter um contato melhor com cada um dos personagens, pois me deu uma dorzinha no coração ver o tempo passando tão depressa e alguns temas terem que ser tratados de forma mais acelerada pra caber em um volume único (o que pra mim não deixou nada devendo, mas eu adoraria ler mais!!)

site: https://www.instagram.com/livrosamoreseblablabla/

Naminakawa 01/11/2017

O mundo que conhecemos acabou e agora começa uma nova vida.
Serão 2 vidas: A primeira até os 70 anos, a segunda, a partir dos 20 e até os 100. 150 anos no total. Sem possibilidade de mortes prematuras. A história se desenvolve a partir desse novo mundo e com novas regras, conta a história de três mulheres da mesma família. E existe o segredo da única maneira de morrer.

Nessa nova sociedade é criando um sistema que atribui pontos às pessoas onde a felicidade é medida a partir de seus pontos, e quanto mais alta a nota, mais valorizada a pessoa é na sociedade.

“Lamentamos que algumas pessoas enxerguem a vida de forma tão diferente e negativa, ficamos tristes com o caminho que a sociedade vem tomando em relação a todas essas pontuações e disputas. ”

Lembra bastante um episódio da série Black Mirror, Nose Dive, que foca nas relações humanas e no universo da hipocrisia, onde as pessoas recebem médias por pontuações de outras pessoas o que define não somente seu status social, como limita sua entrada em certos locais e pode até ajudar ou prejudica-la na vida profissional.
O livro faz muita crítica social, como as pessoas perdem seus valores buscando aceitação na sociedade. Muito mais que um narcisismo, é a carência e a necessidade de pertencimento.

“Cada pessoa enxerga a vida conforme os seus sentidos. A percepção de um mesmo fato às vezes muda completamente de pessoa para pessoa. ”

Além disso, o livro fala sobre a ganância e obsessão pelo poder. Na história não existe mais o dinheiro, mas existe o sucesso e sempre vai haver pessoas que querem se sobressair.

“Não há sistemas de governo que sobreviva à podridão de caráter de seus administradores. Enquanto as pessoas não pararem de visar interesses pessoais e passarem a olhar para o bem coletivo, que em última instancia é a vida humana, nenhuma forma de governo será bem-sucedida. Em qualquer regime onde haja corrupção e distorção do poder o povo será sempre penalizado. ”

Enfim, a ideia do livro bem bacana, agradeço a oportunidade de participar do book tour, não é o meu estilo favorito de leitura, não sei se por conta disso achei algumas partes desnecessárias, alguns personagens também não fazem diferença nenhuma e, achei a narrativa muito cansativa. Não criei empatia por nenhum dos personagens, e são muitos, no final fiquei meio perdida com alguns personagens que são citados no começo e depois ficam o livro todo esquecidos e voltam no final, foi um pouco confuso. E pra mim faltou um pouco de humor, endento que talvez o livro não seja para dar “risada”, mas sei lá, eu gosto, me julguem! Kkkkk

E pra finalizar mais um trecho do livro:

“A vida é para ser tão simples, apenas cumprir com nossos deveres e usufruir dos nossos direitos, sem passar por cima dos outros.

Leninha 19/10/2017

Três Mulheres fortes
Quando o mundo termina em 21 de Dezembro de 2012, apenas algumas pessoas sobrevivem. Os escolhidos vão viver duas vidas: uma que vai durar 70 anos e a outra que irá dos 20 aos 100, somando um total de 150 anos e nada mais.
Nesta sociedade onde não há doenças, desigualdades, dinheiro e mortes prematuras, a autora Loraine Pivatto desenvolveu uma narrativa inteligente e muito criativa.
Pseudônimo Mr. Queen conta a história de três mulheres: Regina, Larissa e Vitória Brandão.
Elas são mulheres de personalidade forte, guerreiras, destemidas e que buscam a verdade. A narrativa é recheada de suspense e faz crítica a uma sociedade que cultiva um mundo de aparências.
Conheci este livro por convite da autora para participar do Book Tour, onde vários exemplares estão circulando pelo Brasil. Gostei muito da escrita e espero muito que a Loraine encontre uma editora para publicar esta obra. Para quem gosta de fantasia e distopia, recomendo a leitura!

site: http://lencrs09.blogspot.com.br/2017/10/pseudonimo-mr-queen-loraine-pivatto.html#gpluscomments

Karine 10/10/2017

Tem potencial
Esse livro provavelmente não seria uma de minhas escolhas de leitura, mas achei a ideia do booktour interessante e também gostei da ideia de apoiar o projeto de uma escritora local, que foi muito corajosa e encontrou uma forma inteligente de divulgar o seu trabalho.

De modo geral não fui muito cativada pela história, mas confesso que em vários momentos a narrativa prendeu minha atenção. A leitura é fluída, o mistério que se desenrola é envolvente e gostei bastante da crítica social presente no livro, especialmente sua relação com os dias atuais, como a busca constante por aprovação nas redes sociais, ou a criação de um sistema de pontuação que serviu pra estratificar a nova sociedade que surgiu, inicialmente, igualitária.

Por outro lado, achei que a história continha muitos furos. Em vários momentos tive a sensação de que as coisas ficaram mal explicadas, às vezes parecia mero descuido da autora. Por exemplo, tive dificuldade em entender essa nova sociedade na qual não há dinheiro, mas ainda existe a profissão de publicitário, ou na qual as tentativas de se criarem moradias de luxo inicialmente fracassam, mas mais adiante os personagens jantam em um restaurante refinado, entre outros pequenos detalhes que me deixaram um tanto confusa.

O desenvolvimento das personagens no mais das vezes é um tanto raso, e o estilo de escrita não tem nada de especial, mas funciona bem comercialmente e acho que este livro, bem como os futuros livros da escritora, têm boas chances de sucesso.

Fernanda 10/09/2017

Pseudônimo Mr. Queen chegou até mim através de um Book Tour, iniciativa muito interessante para a divulgação, especialmente para publicações independentes. Enquanto realizava a leitura, senti uma grande transição de impressões e sentimentos de acordo com o avanço da história.

A ideia de um novo mundo surgindo pós apocalipse sempre acaba nos remetendo a cenários de destruição, sofrimento e caos, isso quando não envolve extraterrestres, zumbis e coisas do tipo. Pois bem, Pseudônimo Mr. Queen foge a essa regra, não se demora mais que o necessário no cenário do fim dos tempos, deixando de lado as motivações e partindo para o que interessa: imaginar como as pessoas se comportariam frente a uma nova e totalmente inesperada realidade.

Em alguns momentos senti uma certa “inveja” dos personagens, em especial pela possibilidade de reinício. A ideia de ter duas vidas, com a segunda delas iniciando já com 20 anos de idade e acumulando os conhecimentos da primeira é, no mínimo, tentadora. Quem não gostaria de poder recomeçar, aproveitar oportunidades perdidas, refazer escolhas equivocadas, dar um rumo totalmente diferente à vida e, de quebra, reencontrar entes queridos?

Por outro lado, a autora também mostra a parte “não invejável” da história. Como era de se esperar, a essência do ser humano prevalece, mesmo com a oportunidade de remodelar a sociedade e criar um mundo realmente novo. Egocentrismo é a palavra da vez, competições sem sentido alimentam a fome de autoafirmação de uma geração com poucas preocupações na vida.

Gostaria que as histórias pudessem ter sido mais desenvolvidas. O foco passando de um personagem a outro nos deixa curiosos em relação ao desfecho de alguns deles. Entendo que a ideia de mostrar várias gerações foi um modo de englobar todas as fases do novo ciclo de vida da humanidade, mas deixa o leitor por vezes frustrado, imaginando o que pode ter acontecido nas passagens de tempo tão constantes na história. A proposta do livro é realmente muito boa, com brecha para desenvolver muito mais em cima do tema. Acredito que, inclusive, mais de um livro, quem sabe até uma trilogia, pois assim seria possível trabalhar com mais detalhes cada personagem em todas as etapas.

Enfim, recomendo a leitura de Pseudônimo Mr. Queen, é uma escrita inteligente e que te leva a repensar tuas prioridades e refletir sobre o caminho pelo qual a sociedade nos força a seguir, lembrando que a vida é única e não teremos a mesma oportunidade de recomeçar que esses personagens e nem a certeza do tempo que nos resta por aqui.

Raphaela Tanganelli 30/08/2017

Não foi um livro que me prendeu logo de inicio, quase acabei desistindo da leitura. E ainda bem que não fiz, acabou me surpreendendo, gostei da reviravolta. Vale a pena e indico a leitura.