O Homem Bicentenário

O Homem Bicentenário Isaac Asimov

Resenhas - O Homem Bicentenário

Lucas1894 14/04/2024

Simples,porém, não simplório.
Nesta história, acompanhamos o robô Andrew e suas descobertas do mundo através da família com a qual ele foi crescido, uma sociedade na qual robôs são basicamente escravos dos seres humanos.
Nesse conto, Asimov cria esse personagem como o sendo aquele que seria diferente de todos os outros e não dar uma explicação exata do por que disso(achei uma boa decisão, pois o foco da história é justamente o quanto robô Andrew vai vivendo e vivendo e vendo todos aqueles que já criou algum afeto morrerem, ele vai pegando coisas boas de cada um e adquirindo para si.
De uma forma um tanto quanto inusitada, aos poucos Andrew vai sendo instigado sobre liberdade, vida, morte, isso acaba fazendo a humanidade questionar a capacidade dos robôs como um todo(visto que Andrew não é só mais um que aceita as ordens e).
Interessante as temáticas que asimov trata nesta história, mesmo que de forma superficial, sempre deixa o leitor pensativo.

Uma das leituras mais dinâmicas do autor sem dúvidas. Asimov não decepciona!

Cassianohammer 30/04/2024

Aqui sim, Asimov em sua melhor forma. Que texto incrível, leitura boa demais. Ótimo pra sair de ressaca literária.
Faz refletir sobre o que nos torna humanos.

Ramixin 05/02/2024

O homem bissex? centenário
O livro é definitivamente um livro sabe tipo não sei o que falar, é bom bem triste mas só isso mesmo

Leila171 07/11/2023

Uma das melhores leituras de 2023!
O Homem Bicentenário conta a história de Andrew, um robô que quer se tornar homem. É um livro sem grandes reviravoltas na trama, mas nem por isso a leitura é cansativa. A genialidade de Asimov fica por conta da identificação do que nos torna humanos através do que parece não humano. Mas afinal, o que é um homem?
Muito diferente do filme, o livro é muito mais reflexivo, quase um ensaio filosófico e infinitamente superior.
Amei.
Mais um Asimov pra lista de favoritos da vida!

Eduarda2103 10/11/2023

Eu imaginei o C3PO de roupa e por algum motivo isso me fez perder feio
grandes roboses acho que o mundo seria muito maneiro se tivessem robos gente boa em vez de robo do sac
Pevoka 10/11/2023minha estante
E vc robo meu coração

Sara.Chagas 06/01/2024

AVASSALADOR
Ainda pensando em tudo que li. Mas prefiro escrever enquanto todas emoções estão em minha mente. É tão pequeno mas trás tantas reflexões!! O que realmente faz um humano ser humano? O que categoriza o humano?

Com certeza um dos pontos de ser humano é que não somos imortais e conseguimos ter sentimentos genuínos como amar algo ou alguém. Claramente um robô não pode ter essas características.

Ele tinha apenas um desejo, ser humano. Mas porque ser uma pessoa qualquer quando se é perfeito e imortal? O ser humano é tão cheio de falhas e imperfeito. O que ele via no ser humano que o encantava e fazia ele invejar?

Enfim, como todos nós torcemos ele virou um ser humano. Ele teve uma morte e na minha interpretação também amou, tiro isso por sua últimas palavras e pensamento " pequena senhorita".

Vou ficar pensando nesse livro por um longo tempo.

Marcelo Martins 18/02/2024

Incrível
Ah Asimov... Nunca decepciona.

Que novela incrível. Provoca diversos questionamentos, muitos envolvendo a humanidade. O que é ser humano. Traz à tona questões sobre o medo humano, do desconhecido e de perder sua "soberania". Ao passo que conta a história de um robô tão humano que se apresenta mais humano que muitos seres humanos.

Uma bela história. Recomendaria a todos :)

gi 16/03/2024

Uma delicinha
Acho que posso considerar um primeiro contato com Asimov, e já gostei muito, achei a escrita bem fluida e muito bem construída. Um conto rápido e ao mesmo tempo cheio dos detalhes nas minúcias, o autor fez um ótimo trabalho na construção do nosso personagem principal, Andrew é um amor, não tem como você não simpatizar com esse robô e pegar para si suas lutas, e por mais que não seja de um tempo muito recente, as ideias de futuro são demais!! um dos melhores e mais marcantes contos que já li!! vale muito a pena.

moonrilo 26/12/2023

Fantástico!!
Que livro maravilhoso. Minha primeira leitura de Isaac Asimov e estou encantado com essa história. Uma história que me prendeu muito, nela não há nada que eu não tenha gostado, achado furada ou chato, foi ótimo ser espectador da vida do Homem Bicentenário. Agora precisarei de um tempo para digerir o livro. Ultra recomendo a leitura.
Clara.Follador 26/12/2023minha estante
a capa desse livro é tão linda quando o conteúdo

preciso ler!

que leitor rápido

Laiza 17/09/2022

Mais ou menos
Como uma fã de Asimov, eu estava com expectativas maiores sobre esses contos. Salvo uns 4, eu não gostei muito dos outro. Não que sejam ruins, mas são no máximo bons (por isso a nota).

Larissa Bispo 01/01/2024

Decidi por essa leitura após a indicação de uma influenciadora que gosto muito e também por gostar tanto do filme.
A adaptação é bem fiel até mais ou menos a metade do livro, depois eles se separam, mas ambos continuam sendo bons a sua maneira.
Tanto o filme quanto o livro são emocionantes, mas o debate levantado durante a leitura do livro é tão significativo e importante, principalmente nos dias atuais onde podemos ver como a inteligência artificial vem tomando espaço na nossa sociedade.
Ainda não tinha lido nada do Asimov, mas acho que esse foi um bom primeiro livro, além da escrita (e claro a tradução) ser maravilhosa, a temática me deixou reflexiva sobre o rumo que nós seres humanos, estamos trilhando no universo, e dos limiares da vida e da automação.

Bcvc 03/01/2024

O homem bicentenário
Que conto maravilhoso! Em poucas páginas Isaac Asimov é capaz de instigar muitas emoções. Adorei demais!

Weslley 12/02/2024

A busca pela "humanidade"
Uma leitura bem rápida e bem legal. Vemos a busca de um robô, primeiro, pela sua liberdade e depois para se tornar um homem.

É bem interessante a forma como Asimov escreve nesse livro, como trata as emoções e constrói um novo "ser humano".

Há também o preconceito, como os humanos lidam, ou melhor, não lidam com isso. E os sacrifícios que um imortal faz para simplesmente ser reconhecido como um de "nós".

Kallyssa 29/08/2016

super recomendo!