O cair da noite

O cair da noite Isaac Asimov




Resenhas - O Cair da Noite


120 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8


Suruassossaurus 10/04/2024

Como é ver algo inimaginável pela primeira vez?
Lagash é um mundo que possui seis sóis e que em toda a história daquela civilização que ali habita nunca houve uma noite. Porém cultistas seguidores do Livro das Revelações e descobertas arqueológicas demonstram que houveram outras civilizações antes e que duraram mais ou menos o mesmo período. Ao término destes, aproximadamente, 2.050 anos algo acontece e a perdição chega para as mentes que contemplam tal evento.

Anteriormente li "Pedra no Céu" e "Eu, Robô" e gosto muito da escrita e dos enredos do Asimov. Acostumado a um universo cuja única espécie inteligente são humanos, não esperava que o autor abordasse o horror cósmico de maneira tão original e primorosa, ainda mais utilizando como perigo central algo tão cotidiano quanto o anoitecer.

O enredo se inicia algumas horas antes do eclipse ocorrer. Dentro de um observatório o cientista Aton e seu grupo se apressam para obter todas as informações possíveis do evento celeste enquanto o reportes Theremon e o psicólogo Sheerin debatem e testemunham os ocorridos. Muito se teoriza sobre os efeitos psicólogicos de estarem cercados no total negrume e, abordadas de maneira quase mística, o surgimento de estrelas.

Os temores de pessoas que nunca viram um eclipse e que possuem conhecimento científico limitado são apresentados de maneira crível, todavia algumas coisas me fizeram questionar, como a existência de eletricidade, mas aparentemente não haver fontes artificiais de luzes.

Não pretendia ler este livro agora, mas a história é tão boa e o livro tão curto que não consegui deixá-lo para depois.
comentários(0)comente



Lily.Lyli 31/03/2024

Bom pra passar o tempo. #queriamais
Bom! O que eu posso dizer é que foi bom pra passar o tempo mas eu percebo que o Asimov teve bastante tempo pra maturar sua escrita e a forma de contar as suas estórias. Assim, deixou pontas soltas e não explicou muito, não deu tempo de se apegar aos personagens assim como eu me apeguei ao O Homem Bicentenário que foi um delícia de acompanhar. Mas por outra vertente, eu e obviamente muitas pessoas víamos o potencial que ele teria no futuro e cara! Não explicou muito mas faz com a gente pense em vários finais alternativos que se encaixaram perfeitamente nesse conto.
comentários(0)comente



Cica 25/03/2024

Tenho quase nenhuma referência nesse gênero, ficção científica pra mim é um pouco complicado, mas adotei conhecer esse conto, fiquei super ligada na história e ansiosa para saber como iria encerrar.
O final foi confuso para mim, sem uma explicação, mas pesquisando mais sobre a escrita e sobre a ligação com a física, consegui entender melhor o significado.
comentários(0)comente



brubolochio 25/03/2024

Sei lá
Não sei nem dizer se eu gostei desse livro ou não porque acho que não entendi muita coisa dele. Quer dizer, o plot é bem simples e isso eu entendi. Mas as motivações das pessoas me deixou muito confusa, a parte científica da coisa me fez sentir burra, e eu nunca lembrava quem era quem na história. Eles vivem em um planeta com 6 sóis, e vão ter a experiência de uma noite em milênios por causa de um eclipse. Ok, até aí tudo bem. O cientista do livro (que não chamam de cientista exatamente) acha que a escuridão vai fazer as pessoas enlouquecerem, buscarem por luz desesperadamente e queimarem tudo até uma destruição total. Isso não me convenceu nem um pouco. Tem várias coisas aqui que me deixaram confusa. Mesmo que as pessoas enlouqueçam, isso geraria uma destruição total durante o tempo de um eclipse? As pessoas vão ficar loucas pra sempre? Quanto tempo essa escuridão iria permanecer? Seria uma claustrofobia imediata por que motivo exatamente? Ele fala sobre algumas teorias e contas matemáticas, que honestamente eu nem sei se são reais ou se fazem parte do universo Asimov. Talvez esse livro seja sobre isso: uma histeria coletiva, as pessoas que não acreditam em ciência e que as coisas poderiam ter sido diferente se acreditassem (???). Eu sei lá, não sei se entendi onde o Asimov quis chegar.

As vezes eu acho que entendi algumas cutucadas à sociedade. Ao papel de jornalistas, ou como eu disse acima, a desvalorização e descrença da ciência. Mas como tudo estava uma completa zona pra mim, meu cérebro não conseguiu juntar tudo numa coisa só. Esse livro pra mim tem uma vibe meio aquele filme "Não olhe para cima". Não sei se ele não funcionou como uma novela, se eu que li errado, ou se o fato de eu não estrar dentro do universo Asimov que prejudicou. Talvez eu releia depois de ler mais coisas do autor.
comentários(0)comente



Marcelo Martins 09/03/2024

Genial. Uma crítica sarcástica à anti-ciência.

Leitura rápida. Achei bem diferente de tudo que já li de Asimov. Gostei :)

Alô terraplanistas, esse é para vocês hahahah
comentários(0)comente



Luisa Jordana 04/03/2024

Neste conto de Asimov, cientistas tentam convencer a população de que o mundo inteiro está prestes a mudar, em um ciclo de destruição que transmutará a sociedade que conhecem para sempre. À medida que vamos avançando nesta rápida leitura, vamos entendendo, junto com um jornalista cético, a gravidade das afirmações dos cientistas e como um fenômeno que é tão natural para nós poderia ser encarado de uma forma totalmente diferente em outro planeta, que passasse por um processo natural diferente da nossa querida Terra. Nos faz pensar em nossa insignificância e em como o universo é vasto e infinito em suas possibilidades.
comentários(0)comente



George Luiz 25/02/2024

Comentário
Tudo se passa em um observatório solar, em um mundo de 6 sóis, durante um eclipse solar. Somos levados às impressões de uma realidade bem distinta da nossa.
comentários(0)comente



Clarissa 22/02/2024

Eu não gosto tanto de contos, talvez por isso demorei um pouco pra me apagar à história, por mais curtinha que seja. No início eu não estava entendendo nada e isso prejudicou o meu envolvimento, mas depois, quando as coisas começaram a fazer sentido, comecei a achar genial. É impressionante a construção de mundo e a quantidade de conteúdo que o autor consegue colocar em um conto. Terminei gostando muito.
comentários(0)comente



FabricioSC 22/02/2024

Muito bom pra refletir
História curta e muito boa pra refletir o poder que certas crenças forçadas no crescimento da pessoa tem a capacidade de afetar até mesmo quem pensa racionalmente quando se depara com o totalmente desconhecido e tão mal falado pelos oradores.
comentários(0)comente



pwhset 19/02/2024

Mesmo com pouquíssimas páginas, foi uma leitura difícil e arrastada, não tem capítulos, a história se perde nela mesmo apesar de ter bons pensamentos perdidos no meio, e nenhum personagem é memorável
comentários(0)comente



Brê 19/02/2024

Conto rápido, da até pra ler em 1 dia. Gostei bastante, no final fiquei meio perdida mas ainda sim gostei bastante!
comentários(0)comente



Chelsea.Archer 14/02/2024

Gostei muito
Oieeee
Hoje concluí a leitura de O Cair da Noite de Isaac Asimov.

Um livro bem curtinho que fala sobre ciência e fé. Que questiona nas entrelinhas se o que conhemos do Universo é realmente isso.

A escrita do Asimov como sempre impecável. Achei incrível conhecer essa história.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



yasmine 07/02/2024

Ficção científica de primeira qualidade. Estou impressionada com o autor e a maneira genial que ele discute sobre a humanidade. Um conto rápido e instigante.
comentários(0)comente



120 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR