Sociedade do cansaço

Sociedade do cansaço Han B.C.
Byung-Chul Han

Resenhas - Sociedade do Cansaço

brunoleomont 20/02/2022

Uma boa filosofia
Esse livro me surpreendeu, ele é curto e eu não conhecia o autor, mas resolvi ler. As ideias expostas falam sobre alguns motivos do surgimento e também consequências das doenças mentais e emocionais que temos hoje. Vale a leitura.
deuxdesoleil 20/02/2022minha estante
esse livro é sensacional

Canuto 12/10/2021

Todos precisam ler !
Foi uma ótima experiência ler o trabalho desse autor . A sociedade do cansaço ou como o autor falarl do empenho , rouba toda a nossa vida afim de estarmos constantemente criando metas esquecendo que o negativo é justamente o contra ponto que vai fazer termos uma vida mais madura e forte . Muitos imperativos de seja isso ou seja aquilo .
Eduarda.Silva 12/10/2021minha estante
vou colocar na minha lista!

Edu 29/04/2021

Denso
Bastante denso e talvez até mais acadêmico do que imaginei. Confesso que fiz várias pausas e não entendi totalmente todas as ideias. Talvez releia futuramente. Não recomendo para quem, como eu, não conheça o autor nem muito sobre seu modo de escrever.
Natália Tomazeli 18/05/2021minha estante
senti exatamente a mesma coisa lendo!!!

Mariana113 18/01/2022minha estante
quero muitoo ler esse! :)

Silva 02/01/2022

Um livro curto e direto
Em uma época marcada pela velocidade e pelo esgotamento, o autor aborda um problema comum, mas de modo algum banal, enfrentado pelas pessoas sob a pressão do desempenho em nossa sociedade contemporânea. O desempenho tornou-se o novo imperativo da sociedade pós-moderna.

Ao ser conduzido pelas páginas da obra, sou capaz de filtrar o problema apresentado pelo autor da seguinte maneira: buscar entender o "indivíduo do desempenho" como aquele que compete consigo mesmo e que, sob uma espécie de algema que o prende e muitas vezes o destrói, é forçado cotidianamente a se auto-superar, tornando-se um sujeito esgotado, depressivo, entre outros.

A meu ver, talvez a nossa identificação com tal personagem seja o que mais chama atenção no livro e o que mais nos prende durante a leitura. Contudo, também é o que revela parte de sua importância, pois refletir sobre essa nossa incapacidade de sair de si, de olhar o mundo e o outro, pode nos fazer compreender nossa existência crua e nua. Enfim, trata-se de um pequeno manual para compreender melhor o modo de funcionamento da atual sociedade capitalista.
Andrei.Mazzola 05/01/2022minha estante
Muito massa

skuser02844 14/02/2022

A sociedade em que vivemos
Decidi ler este livro após assistir à série documental homônima feita pelo canal GNT.
As reflexões que o livro traz a respeito de como vivemos me impactou muito. Principalmente sobre as formas como tratamos o trabalho e as redes sociais. O autor não tinha como prever a pandemia que estamos vivendo, mas muitos dos temas abordados aqui se tornaram ainda mais importantes agora.
O livro é diferente do que esperava, trata-se de um texto acadêmico, o que pode trazer dificuldade para algumas pessoas, mas nada que impessa a compreensão.
phany.cerqueira 16/02/2022minha estante
dei um tempo das redes sociais e esse livro foi uma das minhas motivações. há 51 dias sem nenhuma rede ?

não sabia dessa série documental, vou procurar e assistir!

Oobrusm 17/04/2022

Uns vinte tapas na cara por capitulo, tive que reler várias vezes para absorver tudo e ainda fui discutindo com o grupo - essencial -
rlc.blurryface 06/07/2022minha estante
esse texto dele é ótimo mesmo, traz tanta reflexão importante

Litata28 30/05/2021

Um livro muito interessante que nos faz pensar sobre o quanto a sociedade nos afeta.
Animal Noturno 10/03/2024minha estante
Parece um livro necessário, vou colocar na pilha...

Antonio.Augusto 29/06/2021

Difícil leitura
É inegável que o livro proporciona boas reflexões, facilmente ao longo da leitura você conseguirá se moldar nos pensamentos do autor.
Porém é uma leitura difícil, arrastada pra mim do início ao fim.
Definitivamente, não é meu estilo de livro.
Maria.Eduarda 29/06/2021minha estante
Literalmente cansado com a leitura

Dani 16/04/2021minha estante
Concordo, é um livro denso!! É aquele fininho que vai longe!Gosto dos livros dele. Sempre me ajudam nas reflexões relacionadas ao meu trabalho. Tem outro que gosto bastante é no enxame digital.

Gabrielle 22/04/2020

Excesso de positividade
"O excesso de trabalho e desempenho agudiza-se numa autoexploração. Essa é mais eficiente que uma exploração do outro, pois caminha de mãos dadas com o sentimento de liberdade. O explorador é ao mesmo tempo o explorado."
almeidalewis 19/06/2020minha estante
É ! O explorador e o explorado é o mesmo....

Roberto.Maia 24/04/2020

Excelente reflexão
Excelente reflexão sobre a sociedade contemporânea e a busca incessante pela produtividade à todo custo. Recomendo a leitura!
Lari 24/04/2020minha estante
Resenha maravilhosa, quero mt ler tb!

celle 31/12/2021

Sociedade do cansaço: trabalho, desempenho e produtividade.
Iniciei a leitura do ensaio aqui referido com expectativas muito elevadas, pensando encontrar respostas e explicações muito interessantes para o status quo atual de trabalho profícuo e alienação demasiada; pensando, além disso - e principalmente - em achar razões para as quais eu mesma caio diariamente nesses comportamentos de busca por superprodutividade, competição e metas impossíveis através dos quais eu, entrando e submergindo nele, ia rumo a um Burnout. E acredito não estar só nisso.

No entanto, o começo da escrita foi, para mim, confuso, muito prolixo e pouco objetivo. Acredito que o erro foi meu: esperava demais de um ensaio cuja linguagem é muito acadêmica e complicada. Então, não penso que este seja um livro para todos, e nem didático. É explicativo e complexo, por isso pretendo lê-lo novamente com mais maturidade.

No mais, gostei das explicações finais e marquei muitos excertos importantes para manter em minha cabeceira e, principalmente, em minha mente.
celle 31/12/2021minha estante
Alguns excertos ótimos:

A sociedade do desempenho, ao contrário, produz depressivos e fracassados. (P.25)

A depressão é a expressão patológica do fracasso do homem pós-moderno em ser ele mesmo. (P.27)

O que causa a depressão do esgotamento não é o imperativo de obedecer apenas a si mesmo, mas a pressão de desempenho. (P.27)

Por falta de repouso, nossa civilização caminha para uma nova barbárie. Em nenhuma outra época os ativos, isto é, os inquietos, valeram tanto. (P.37)

Todos os esforços em favor da vida levam à morte. (P.66)

A sociedade do cansaço, enquanto uma sociedade ativa, desdobra-se lentamentevnuma sociedade do doping. (P.69)

A sociedade do desempenho e a sociedade ativa geram um cansaço e esgotamento excessivos. (P.70)

A 'alegria' que se encontra nas redes sociais de relacionamento tem sobretudo a função de elevar o sentimento próprio narcísico. Ela forma uma massa de aplausos que dá atenção ao ego exposto ao modo de uma mercadoria. (P.93)

Os novos meios de comunicação e as técnicas de comunicação estão destruindo cada vez mais a relação com o outro. (P.91)

Nós nos transformamos em zumbis saudáveis e fitness, zumbis do desempenho e do botox. Assim hoje, estamos por demais mortos para viver, e por demais vivos para morrer. (P.119)

lua 19/01/2022

"O hipercapitalismo transforma todas as relações humanas em relações comerciais. Ele arranca a dignidade do ser humano, substituindo-a completamente pelo valor de mercado."
É basicamente um vocês são explorados e ainda acreditam que são livres, esse livro é incrível, li ele em uma hora de tão vidrada que fiquei.
Madu.Vasconcelos 29/01/2022minha estante
Tenho esse livro para ler no Kindle e enrolo!!! Kkkkkkk

Flávio 24/12/2021

Oi?????
Como posso começar? Vivemos em uma sociedade em que ser pessimista é como fumar, uma sociedade da perfeição, de todos ?felizes? o tempo inteiro. A positividade tóxica é um dos novos males moderno, causador de surtos de problemas psicológicos na sociedade super pressionada a ter melhores desempenhos e tornar isso meta de vida.
Lua Gomez 24/12/2021minha estante
Eu amei os outros que li do Byung