Auggie & Eu

Auggie & Eu R. J. Palacio

Resenhas - Auggie e Eu

Bruno 08/07/2020

Que universo extraordinário!
O mundo criado por R.J Palacio é extraordinário! Aqui a autora nos mostra o ponto de vista de três personagens que não tiveram seu próprio capitulo no outro livro, segundo a autora a presença desses capítulos poderia tirar a atenção da história do Auggie e eu acho que essa foi uma decisão muito acertada. Agora vamos analisa-los.

O capitulo do Julian:

Creio que a maioria das pessoas não gostou nenhum pouco desse personagem no livro anterior e eu sou uma delas, mas aqui a autora consegue fazer algo que eu achei que fosse improvável, ela me fez sentir empatia do Julian. Aqui é mostrado como o bullying praticado pelo Julian é visto por ele e como a atitude de seus pais reflete diretamente nele, mostrando assim que o bullying não é algo que surja do nada. Esse é o capitulo mais emocionante diga-se de passagem.

Plutão:

Esse capítulo mostra o amigo de infância de Auggie, Chris. É abordado o modo como ele vê a amizade e as pressões que ele sente por ser amigo do Auggie. Cada titulo desse capítulo começa com um horário e achei esse detalhe estilístico bem interessante.

Shigaling:

Aqui temos a visão de Charlotte. Esse capitulo se aprofunda em desenvolver alguns personagens que ficaram em segundo plano na história principal, como a Ximena. Ao longo dos capítulos Charlotte vai entendo mais sobre seu ciclo de amizades e o porquê de algumas pessoas não serem elas mesmas dependendo do contexto, tudo isso enquanto ela tenta desvendar um mistério. Também é mostrado mais sobre minha personagem favorita de "extraordinário", Summer Dawnson.

É Muito bom saber que a literatura infantil dispõe de boas histórias como essa, espero ver mais de R.J Palacio no futuro.

lovemyybooks 25/06/2020

Simplesmente apaixonada
Apaixonada por essa história, como professora eu sou amante da história do Auggie e agora falando um pouco mais da história de seus amigos aqueceu meu coração entender um pouco mais o outro lado da moeda. Ameeeei

Babi 10/06/2020

Conta mais um pouco da conhecida história, mas agora sob o posto de vista de alguns personagens que fizeram parte do livro.

Rayssa.Karen 07/06/2020

Consegui enxergar os acontecimentos pelos olhos dos outros participantes, foi sensacional, saber como eles se sentiam e suas evoluções!

Pâm 05/05/2020

Emocionante, divertido e leve. Uma leitura fluida e gostosa para qualquer momento.

Gabryelle.Viana 25/04/2020

O aprendizado continua
"Auggie e eu: três histórias extraordinárias" é uma junção de três e-books de R.J. Palacio de três personagens que aparecem em "Extraordinário". Após alguns pedidos a autora considerou que estes personagens mereciam uma obra só para eles.

Neste livro, R.J. Palacio expõe um pouco sobre a particularidade de cada um. Diferente da outra obra, August Pullman não é o protagonista. Apenas aparece na vida dessas três crianças, e então a autora aborda sobre o impacto que isso trouxe sobre cada um.

Como em "Extraordinário", volto a dizer que a autora tem uma sensibilidade incrível. Com essa leitura olhamos com mais empatia para os que agora são os protagonistas. Cada um tem a sua batalha e a escritora expõe essa mensagem de uma maneira delicada e sensível.

Ela segue a mesma dinâmica do seu primeiro livro, ou seja, a obra não é dividida em capítulos, mas sim em relatos em 1° pessoa de acontecimentos cotidianos, o que torna a leitura bem fluida.

Apesar de ser um livro infanto-juvenil considero abrangente para as diferentes faixas etárias, uma vez que, sua mensagem causa impacto nos diferentes grupos sociais.

MCzinhah 01/03/2020

De aquecer o coração
Histórias muito fofinhas, que podemos nos encaixar não importa a idade. Cheio de cenas fofas, mas cuidado, porque tem algumas que dão pra chorar ?

Rick 18/02/2020

"Tudo começa com pequenos passos"
Auggie e Eu é um presenta para os fãs de extraordinário e assim como está escrito na capa do livro são três histórias extraordinárias

JF 01/01/2020

Auggie e Eu - 3 histórias NEM TÃO EXTRAORDINÁRIAS ASSIM
Honestamente não sei bem qual foi o objetivo da autora ao escrever esses contos. O único que na minha humilde opinião teve algum grau de relevância para a história de Extraordinário (sim, pois os personagens centrais de cada conto tem relação direta com a história de Auggie) foi o "Capítulo de Julian. Nele podemos entender os pormenores que levaram Julian a ser um completo babaca com Auggie ao cometer bullying contra ele das formas mais absurdas e cruéis (não que se possa justificar o bullying). Tambem pudenos ver o ambiente familiar e a influência negativa que uma criação cheia de mimos traz a uma criança. Ao fim vemos a sua redenção pois ele entende o quão errado estava e assim se torna um ser humano melhor. Ponto pra autora.
Agora em relação a Plutão e Shingaling pra mim foram pura enchecao de linguiça principalmente Shingaling, que está repleto de picuinhas escolares de meninas enjoadas e mimadas (nesse caso não existiu bullying, apenas intrigas bobas). Não acrescentou nada de útil ao universo de Auggie. Em ambas historias eu ja estava fazendo leitura dinâmica e pulando partes de tao chato que estava .

primeira viagem 07/10/2019

Gênero: Contos
Ano de lançamento: 2015
Página: 317
Período de leitura: 16/05/2019 até 31/05/2019
Para atender ao pedido de milhões de fãs de Extraordinário, RJ Palácio volta à história com o livro Auggie & eu. Apresentando-nos o ponto de vista e a trajetória de três personagens que participam da vida de Auggie: Julian, Christopher e Charlotte.
Julian se tornou o grande vilão de Extraordinário com suas brincadeiras maldosas, com frases de bullying escondidas dentro do armário e perseguição contra Auggie. Em “Auggie e eu” temos a oportunidade de entender o que o levou a agir dessa forma e o que Julian pensa das suas próprias atitudes. Podemos perceber que ele não achava que estava ultrapassando os limites, pelo contrário achava suas atitudes completamente aceitáveis. Foi somente depois de uma conversa com sua avó paterna que ele pode entender o quanto havia machucado Auggie. É importante salientar que a autora frisa que as atitudes de Julian não são aceitáveis.
O segundo conto fala sobre a amizade de Auggie e Christopher. Por serem muito amigas suas mães sonhavam que seus filhos iriam ser amigos inseparáveis e foi assim por um bom tempo. Eles creceram juntos, Chris nunca viu Auggie como diferente. Porém, com o tempo ele vai percebendo o quanto é difícil ser amigo de Auggie. As suas limitações afastam as pessoas e em consequência os garotos também excluem Chris, outro ponto importante da história é o ciúmes que ele tem de sua mãe que trata Auggie como prioridade, sempre largando tudo para ajudá-lo e muitas vezes deixando seu filho em segundo plano.
“O que me preocupa não é o grito dos maus, mas o silêncio dos bons” (Martin Luther King). Enquanto lia o terceiro conto pensei muito sobre essa frase, será que devemos nos manter neutros diante de uma injustiça? Em minha opinião a neutralidade não é o caminho. Charlotte é uma garota gentil, nunca tratou Auggie de maneira ruim, mas, nunca o defendeu também. Cada vez que eu lia o conto dela mais eu entendia a importância de Summer, uma menina que invés de querer pertencer ao grupo das populares preferiu sentar e ficar do lado de Auggie.
Comentários:
Extraordinário foi meu livro preferido de 2018 e por isso queria tanto ler Auggie & eu principalmente para entender o que leva uma criança a praticar Bullying, a ser preconceituoso e infelizmente para mim não ficou explicado, não aceitei a explicação de ansiedade, pesadelos e criação dos pais, talvez por que ainda acho que tem um motivo mais profundo para essas praticas, um motivo nato ao ser humano. Achei Auggie & eu um livro mediano, morno e nem de longe tão glorioso como Extraordinário.

Alexandra 02/10/2019

Leitura fácil e agradável
Gostei muito de Extraordinário, porém espera mais de Auggie & Eu. Leitura muito leve, simples e contagiante.

mari 01/10/2019

Eu gostei muito desse livro. Tinha amado Extraordinário, claro que não podia deixar de ler esse. Sinceramente, a história de Plutão me desapontou um pouco. Sim, conhecemos um pouco mais sobre o Christopher, melhor (e único) amigo que o Auggie tinha quando mais novo. Todavia, acho um pouco monótono. É interessante ver o desenvolvimento dele ao longo do dia, mas talvez por isso tenha sido um pouco desestimulante para mim, o fato de a história se passar em um único dia. O Capítulo do Julian e Shingaling têm uma linha de tempo maior e um desenvolvimento mais complexo, acredito, especialmente quanto ao Julian.

Claro que indico esse livro a todos que leram Extraordinário e também se apaixonaram pela escrita simples porém extremamente cativante da R. J. Palacio.

Jaque 17/08/2019

Auggie&Eu
Auggie&Eu não é continuação de Extraordinário. É uma coleção de três histórias do Auggie da perspectiva de três personagens de Extraordinário: Julian, Christopher e Charlotte.
Pra quem amou ler Extraordinário, não pode deixar de ler Auggie&Eu.