Os Miseráveis

Os Miseráveis Victor Hugo
Júlio Emílio Braz

Resenhas - Os Miseráveis

hemily 23/02/2024

?Morrer não é nada; não viver é que é horrível!?
Por que motivo é tão difícil resenhar um favorito?

Nas não cansativas 1900 páginas, o romance traz diferentes facetas, perspectivas e condições de uma miséria extrema continuada que não acaba pós-revolução francesa, como costumamos imaginar na escola e em estudos sobre o assunto.
Com personagens complexos, arcos longos e uma linha do tempo de quase 30 anos, você se familiariza e se apaixona pelo livro em uma intensidade que te faz sofrer a perda de cada um dos personagens.

1900 é um número que se torna muito assustador ou muito desafiador para a maioria dos leitores (me incluindo!) porém sendo bem sincera, é uma leitura que no final vale cada página. Carregarei para sempre no texto o peso de cada palavra e oração, e exclamarei aos ventos o quanto essa leitura mudou minha vida!.

Thay262 27/02/2024minha estante
Sim. Amo esse livro. E isso que você falou realmente é um dos pontos mais reflexivos do livro, a situação de Jean e Fantine me fizeram pensar muito sobre estigma social, e de como mazelas sociais sempre atinge mais severamente as pessoas mais vulneráveis. E também de como a sociedade é carente de virtudes, como amor ao próximo, humildade, compaixão e piedade. Esse livro me fez repensar bastante oque penso de sociedade, haha. Favorito?

MCRA 20/02/2024

"Existe um espetáculo maior que o céu: é o interior de uma alma.
Fazer o poema da consciência humana, fosse embora o propósito de um só homem ou do mais miserável dos homens, seria o mesmo que fundir todas as epopeias numa epopeia superior e definitiva. A consciência é o caos das quimeras, das ambições e das tentações; a fornalha dos sonhos, o antro das idéias de que temos vergonha; é o pandemônio dos sofismas, o campo de batalha das paixões. Experimentem, em certas horas, penetrar através da face lívida de um ser humano que reflete, olhar o seu íntimo, observar sua alma e examinar essa escuridão. Ali, sob o aparente silêncio, há combates de gigantes como em Homero, batalhas de dragões e hidras e nuvens de fantasmas como em Milton, visões de espirais como em Dante. Que coisa mais sombria é esse infinito que todo homem leva em si mesmo, pelo qual desesperadamente mede os desejos do seu cérebro e as ações de sua vida!"
(Livro sétimo, capítulo III: A tempestade de uma consciência)

KelenDZ 17/02/2024

Termino essa saga de Jean Valjean com o coração apertado...foram tantas as desventuras pelas quais ele passou, sempre buscando o melhor para Cosette e outros que passaram por sua vida.
Até Javert, do qual tive ranço, me surpreendeu.
Quanto ao Thérnadier, pau que nasce torto nunca se endireita...
Final muito triste, mas meio que esperava por ele.

Bia Pampuch 17/02/2024

Maravilhoso!!
Esse livro é incrível, entrou para os meus favoritos com certeza! Alguns capítulos são maçantes, mas valem a leitura. Personagens complexos, histórias que se cruzam, final emocionante!

Elô 22/02/2024minha estante
Falou em pessoa trouxa, falou comigo mesma kkk mas não vou lê porque o homem vai morrer ??

Danizinha_books 22/02/2024minha estante
Kakakak é a vida

Thaylla24 14/02/2024

Ele não e tudo que falam tem fama que não merece
Sem sal não era o que eu esperava ???

Para min não rolou esse livro ??

EduardoCDias 11/02/2024

Estória que merecia muito mais
Pelo tamanho do romance é difícil fazer uma HQ fiel, mas achei os fatos muito truncados nesta aqui, às vezes dificultando o entendimento. Mas vale pelos textos no final, sobre o autor e a história francesa da época.

Thais 11/02/2024

É um baita livro. Terminei este Tomo sem concluir totalmente a história (seguimos para o Tomo 2), mas sabendo que se eu me decepcionar, a visão que eu tinha deste autor mudou totalmente ao ler esta obra prima. Até as digressões dele tem fundamento, passei por cima da prolixidade só porque me envolvi demais com estes personagens. A expectativa aumenta e fica impassível abandonar estas páginas.

Giovana.Schettini 10/02/2024

Os miseraveis (versão resumida) ?
O livro é muito bommm. Li ele porque foi o livro que minha escola escolheu pra gente ler e fazer trabalhos sobre. Ele resume bem a história do livro original e é uma boa opção pra quem não quer ler o original de mais de 1000 páginas mas que ainda sim quer saber a história. Não sei como é o português da versão original, se é aquele antigo ou se é atual, mas essa versão possui um palavreado normal dos livros atuais. Leiammm!!

anna_tavora 06/02/2024

Victor Hugo, eu te amo
Os Miseráveis, o que falar sobre essa obra tão excêntrica???

De longe uma das obras mais diferentes que eu já li! Tudo começou como um desafio: "E se eu ler esse livro enoooorne?" mas, a leitura foi fluindo TÃO bem e a história acabou se tornando tão envolvente, repleta de reviravoltas e conexões entre as partes que o desafio que, inicialmente, era tão difícil, havia se transformado numa imersão completa da realidade francesa durante o século XIX, e simplesmente me vi mergulhada na escrita filosófica e realista que Victor Hugo possui. Essa obra me trouxe uma grande salada de frutas de sentimentos. Dei gargalhadas, suspiros de indignação e dezenas de lágrimas de dor e luto foram derramadas. Aos 45 do segundo tempo, Os Miseráveis entrou na seleta lista de apenas 3 livros que me fizeram chorar em toda a minha vida. Obrigada, Victor Hugo, por realizar um trabalho tão bem feito e continuar emocionando e cativando leitores até os dias de hoje!!!
Tadeu Jr. 06/02/2024minha estante
Estou com você. O final foi de pra testar o coração mesmo. Que obra incrível!!!

Eva199 06/02/2024minha estante
muito emocionante esse livro. apenas.

Mirielle0 05/02/2024

Que livro maravilhoso
Os miseráveis é um livro muito bom, fácil e rápido de ler, leitura pesada em história mas leve e simples na leitura, os personagens são muito incríveis e complexos , tem umas reviravoltas maravilhosas e fala muito sobre bondade, sofrimento, perdão, guerra, arrependimento e até mesmo Deus.

Miah.Kan-Po 31/01/2024

Nunca cansarei de reler...
Está é a oitava vez que leio essa maravilha e não consigo expressar o quão impactante e significativo esse livro é. Com uma narrativa cativante e personagens complexos, Hugo nos oferece uma análise profunda e crítica da sociedade do século XIX.

Através da história de Jean Valjean, somos confrontados com questões sobre justiça, pobreza, redenção e amor. A forma como o autor retrata a desigualdade social e a luta dos menos favorecidos é verdadeiramente emocionante e um lembrete contundente de que ainda enfrentamos desafios semelhantes nos dias de hoje.

Os personagens de Os Miseráveis são incrivelmente bem desenvolvidos e cada um deles tem sua própria camada de complexidade. Desde o destemido Javert até o corajoso e bondoso Bispo Myriel, a diversidade de personalidades e motivações adiciona profundidade à narrativa.

Além disso, o estilo de escrita de Victor Hugo é impecável. Sua habilidade de descrever cenas memoráveis ??e mergulhar nas nuances emocionais dos personagens é simplesmente excepcional. A leitura desse livro é um verdadeiro deleite para os amantes da literatura clássica.

Em resumo, recomendo veemente a obra para todos que valorizam uma leitura que vai além da superfície. Esse livro não apenas entretém, mas também desafia nossas perspectivas sobre a sociedade e os valores humanos. Um clássico atemporal que merece o seu lugar em qualquer estante."
Léo 10/02/2024minha estante
Uau, oito vezes? ?
Estou lendo pela primeira vez e já estou adorando.

Miah.Kan-Po 10/02/2024minha estante
Leio todo ano em janeiro rsrs

Miah.Kan-Po 10/02/2024minha estante
Desde 2017, leio todo ano em janeiro rsrs

Léo 10/02/2024minha estante
Ó, deve ser um dos favoritos da vida. Lê sempre na mesma edição?