O sorriso da hiena

O sorriso da hiena Gustavo Ávila

Resenhas - O sorriso da hiena

Keytson0 15/03/2024

SENSACIONAL
A única palavra capaz de resumir esse livro é essa: "SENSACIONAL".
Achei muito daora o desenrolar da investigação da história, o Artur muitas vezes me lembrou o "L" de Death Note. Bem direto e sincero como o mesmo fala. O final do William foi sensacional, remeteu ao que ele explicou sobre as hienas.

mirnaz 11/03/2024

Livro começou pesado e terminou pesado. achei interessante o tema abordado, além de ser uma leitura rápida e tranquila, com pequenos furos mas não que de muita diferença. no geral achei um livro bom, com o final mais ou menos.

byheloandrade 10/03/2024

O livro é bom, mas o final não me agradou.
A história é intrigante e bem amarrada, e a escrita do autor é bastante envolvente, com muita personalidade e um toque brasileiro que faz referências ótimas.
Eu, como grande fã de suspenses policiais, criei bastante expectativas com o início da história, e sua metodologia de divisão da narrativa em 3 personagens foi bastante inteligente.
A conexão entre esses 3 personagens é bem feita, porém acho que o autor poderia ter dado mais ênfase nessa relação.
Além disso, achei bastante legal como ele abordou a temática de se o ser humano nasce com o mal, ou se é uma característica intrínseca que é desencadeada a partir de algum acontecimento marcante.
Enfim? como falei antes, o final não me agradou, houve uma morte que não teve importância alguma com os acontecimentos (e que poderia muito bem não ter acontecido) e a cena final foi bem rasa.

Vanessa 09/03/2024

Bom! Esperava mais da trama, acho que foi um tema muito expansivo pra ser tratado num livro de 300 páginas! É uma história boa, mas acredito que poderia ter sido bem melhor e mais aproveitado! De toda forma indico!

Jenni 08/03/2024minha estante
Os finais dele costumam ser assim mesmo ?

sofi 07/03/2024

Mistura de sentimentos
A escrita é muito boa e cativante, não consegui parar de ler. Embora a gente já descubra toda a história na metade do livro e ao decorrer dele, a experiência de ler continua sendo bem emocionante. Só não consegui me apegar a nenhum personagem, nem ao detetive; e não consegui me contentar com o final. Embora o desfecho faça sentido, ele acabou me irritando um pouco. É um livro que lembra a escrita do Raphael Montes, vale a pena ler pra quem gosta de suspense. Fora que levanta uma pauta muito importante sobre ética e até onde a gente vai por necessidade de um ego preenchido.

Mariana113 06/03/2024

Sorriso da hiena?
Bom , pra ser bem sincera , esse livro é muito bom , a história te prende desde a primeira pagina , o suspense e o mistério fazem tudo ficar ainda melhor .
O plot é meio óbvio desde o início, mas vc sempre fica na duvida se esta certo ou não.
O final foi o que me decepcionou de fato, eu esperava muito mais , e talves esse tenha sido o meu erro , esperar dms , pq sinceramente o livro inteiro foi otimo , menos o final.
Os personagens são cativantes , mas não é aquela coisa que da pra se apaixonar e tals , vc se apega a eles , mas nem tanto .
O contexto geral e bom, a ideia do livro é ótima

fenaka 04/03/2024

Esse livro foi tão impactante que nem tenho palavras direito pra descrever o que acho dele?

Minha primeira experiência no gênero foi com Ágatha Christie mas nem a rainha do suspense e mistério me fez sentir assim. Por ter psicologia e um narrador não confiável, a leitura já tinha me ganhado! eu AMO quando a narrativa tem isso

Esse é um dos livros em que você não sabe se torce pro vilão terminar o que começou ou se quer que ele seja pego, amo quando você acaba sendo manipulado a se tornar um vilão junto.

Gostei muito também de como a gente tinha a visão de vários pontos de vista, ao mesmo tempo em que muitas coisas eram acompanhadas pelo leitor pra facilitar o entendimento do decorrer do livro, outras também permaneciam no mistério por seguir a visão do detetive

A questão do detetive ter síndrome de Asperger foi muito interessante também!! Achei o personagem muito curiosamente retratado com seus obstáculos sociais mas mesmo assim uma atenção que mais nenhum colega seu possuía

O vilão era muito inteligente, frio e calculista de modo que não deixava NADA passar e realizava os crimes muito meticulosamente. Seu parceiro de crime que acaba sofrendo muitas crises de vida pelas suas escolhas, me interessou muito, sofria e angustiava junto com ele.

Mesmo o final sendo aberto, eu AMEI. Acho que nesse gênero de suspense e mistério cabe muito um final ?inacabado? pra não perder a essência da história, sinto que um final feliz seria muito chulo pra uma história como essa. AMEI e agora se preparem pra minha Era detetive

Gui 04/03/2024

Até que no final surpreende
Vamos lá, difícil escrever sobre esse livro sem dar spoilers.

Foi uma leitura BEM irritante, ele te prende pela ideia ÓTIMA e a trama até que funciona bem, mas olha... Apesar de tudo se conectar onde precisa, tem uns momentos que são completamente chatos e desnecessários. Uma descrição até da curva da gota na chuva no parabrisa do carro. Achei meio cansativo, tive que me forçar a ler...

Não me arrependo, o final é beeeeem amargo tem que se preparar pra isso, mas o livro é okay.

rocha 01/03/2024

Não acredito kkkk
Esse livro é extremamente bom, o final é um tanto quanto questionável, já que é surpreendente. É literalmente o meu primeiro contato com o autor Gistavo Ávilla e curti demais!! o jeito que ele escreve e descreve toda a história, é bem único. Concerteza eu indico demais e vou dar mais chances as demais obras dele.
O tipo de livro de te prende em casa página e o deixa ansiosa para saber o desenrolar da história.

Kelvin 29/02/2024

Confesso que demorei mais de 2 meses para terminar a leitura, por ter vários pontos na construção da narrativa e dos personagens que me incomodavam, e dificultou a minha experiência literária, o que vou comentar brevemente aqui:

Em primeiro lugar, a escrita do autor é envolvente e fácil, mas as separações de capítulos, e partes do capitulo, deixou algumas coisas confusas de acompanhar por trocar as perspectivas de personagens. E outro ponto que eu não gostei é escolha de justificativas de dois dos personagens principais.

E aqui que entramos no maior dos meus incômodos os personagens principias: o detetive, o psicólogo e o assassino. De longe o detetive é o personagem mais cativante da estória, ele tem a síndrome de Asperger, o que gera nos outros personagens estranhamentos e quase não tem um aprofundamento em quem ele é. Já o assasino é do tipo onipresente e onisciente, ele comete assassinatos em serie e outras atrocidades e pensa sempre a frente de todos. Por fim o mais detestável, o psicólogo, que é apresentado como um brilhante acadêmico, mas ao mesmo tempo não conhece um principio ético e tem conhecimentos rasos sobre o que estuda, e no fim do dia é o personagem mais ingênuo da estória.

E prefiro não comentar sobre a conclusão da estória, não esperava muito mesmo.

Flavia1101 29/02/2024

O livro me prendeu do começo ao fim, o personagem Artur foi tão bem desenvolvido que me apaixonei por ele, amei o desenrolar da história, claro que o final não foi bem como eu queria, masssss foi o final bem realista!!!

Amei

Flaviane26 28/02/2024

O sorriso da Hiena.
Para mim foi uma leitura Ok, apenas isso. Esperava mais, o livro começa muito, muito bom, mas me parece que o escritor não soube manter esse desenvolvimento.
Próximo ao final do livro comecei a achar um pouco chato e entendiante, e comecei a sentir o livro como sendo "mais do mesmo".
Enfim, é um bom passo tempo, se você não ler com a ideia de ter um mega Plot, e ler como sendo só mais um livro de suspense.