O Sorriso da Hiena

O Sorriso da Hiena Gustavo Ávila

Resenhas - O sorriso da hiena

Ge 18/03/2024minha estante
Odiei final aberto também, e achei o início super lento, custei a conseguir concluir esse livro. Achei bem fraco.

Jader Miani 19/03/2024minha estante
Pelo que entendi a polícia inventou aquilo para colocar o William como culpado e encerrar o caso. É a única coisa que faz sentido.

Elisa C. 26/03/2024minha estante
Eu acho que deve ter sido esse o trabalho que o hacker fez para o David

Bia Brito 17/03/2024

?O mal é um estado natural do ser humano, que nasce sem a noção de certo e errado, sem consciência moral, agindo para saciar suas necessidades, movido apenas por seus instintos selvagens.?

Esse livro me deixou muito reflexiva. Fiquei muito triste com algumas perdas que acontecem no meio do caminho e o final é muito diferente do que eu esperava que aconteceria. Mas falo de um jeito bom!

É o primeiro livro do autor que tenho contato e eu amei a escrita, a forma como os cenários são descritas não são para encher linguiça, pelo contrário, me fizeram imaginar cada cena, cada luz de forma a criar de forma perfeita todo o clima de suspense na minha cabeça.

Recomendo muito a leitura.

Keytson0 15/03/2024

SENSACIONAL
A única palavra capaz de resumir esse livro é essa: "SENSACIONAL".
Achei muito daora o desenrolar da investigação da história, o Artur muitas vezes me lembrou o "L" de Death Note. Bem direto e sincero como o mesmo fala. O final do William foi sensacional, remeteu ao que ele explicou sobre as hienas.

mirnaz 11/03/2024

Livro começou pesado e terminou pesado. achei interessante o tema abordado, além de ser uma leitura rápida e tranquila, com pequenos furos mas não que de muita diferença. no geral achei um livro bom, com o final mais ou menos.

byheloandrade 10/03/2024

O livro é bom, mas o final não me agradou.
A história é intrigante e bem amarrada, e a escrita do autor é bastante envolvente, com muita personalidade e um toque brasileiro que faz referências ótimas.
Eu, como grande fã de suspenses policiais, criei bastante expectativas com o início da história, e sua metodologia de divisão da narrativa em 3 personagens foi bastante inteligente.
A conexão entre esses 3 personagens é bem feita, porém acho que o autor poderia ter dado mais ênfase nessa relação.
Além disso, achei bastante legal como ele abordou a temática de se o ser humano nasce com o mal, ou se é uma característica intrínseca que é desencadeada a partir de algum acontecimento marcante.
Enfim? como falei antes, o final não me agradou, houve uma morte que não teve importância alguma com os acontecimentos (e que poderia muito bem não ter acontecido) e a cena final foi bem rasa.

Vanessa 09/03/2024

Bom! Esperava mais da trama, acho que foi um tema muito expansivo pra ser tratado num livro de 300 páginas! É uma história boa, mas acredito que poderia ter sido bem melhor e mais aproveitado! De toda forma indico!

Jenni 08/03/2024minha estante
Os finais dele costumam ser assim mesmo ?

sofi 07/03/2024

Mistura de sentimentos
A escrita é muito boa e cativante, não consegui parar de ler. Embora a gente já descubra toda a história na metade do livro e ao decorrer dele, a experiência de ler continua sendo bem emocionante. Só não consegui me apegar a nenhum personagem, nem ao detetive; e não consegui me contentar com o final. Embora o desfecho faça sentido, ele acabou me irritando um pouco. É um livro que lembra a escrita do Raphael Montes, vale a pena ler pra quem gosta de suspense. Fora que levanta uma pauta muito importante sobre ética e até onde a gente vai por necessidade de um ego preenchido.

Mariana113 06/03/2024

Sorriso da hiena?
Bom , pra ser bem sincera , esse livro é muito bom , a história te prende desde a primeira pagina , o suspense e o mistério fazem tudo ficar ainda melhor .
O plot é meio óbvio desde o início, mas vc sempre fica na duvida se esta certo ou não.
O final foi o que me decepcionou de fato, eu esperava muito mais , e talves esse tenha sido o meu erro , esperar dms , pq sinceramente o livro inteiro foi otimo , menos o final.
Os personagens são cativantes , mas não é aquela coisa que da pra se apaixonar e tals , vc se apega a eles , mas nem tanto .
O contexto geral e bom, a ideia do livro é ótima

fenaka 04/03/2024

Esse livro foi tão impactante que nem tenho palavras direito pra descrever o que acho dele?

Minha primeira experiência no gênero foi com Ágatha Christie mas nem a rainha do suspense e mistério me fez sentir assim. Por ter psicologia e um narrador não confiável, a leitura já tinha me ganhado! eu AMO quando a narrativa tem isso

Esse é um dos livros em que você não sabe se torce pro vilão terminar o que começou ou se quer que ele seja pego, amo quando você acaba sendo manipulado a se tornar um vilão junto.

Gostei muito também de como a gente tinha a visão de vários pontos de vista, ao mesmo tempo em que muitas coisas eram acompanhadas pelo leitor pra facilitar o entendimento do decorrer do livro, outras também permaneciam no mistério por seguir a visão do detetive

A questão do detetive ter síndrome de Asperger foi muito interessante também!! Achei o personagem muito curiosamente retratado com seus obstáculos sociais mas mesmo assim uma atenção que mais nenhum colega seu possuía

O vilão era muito inteligente, frio e calculista de modo que não deixava NADA passar e realizava os crimes muito meticulosamente. Seu parceiro de crime que acaba sofrendo muitas crises de vida pelas suas escolhas, me interessou muito, sofria e angustiava junto com ele.

Mesmo o final sendo aberto, eu AMEI. Acho que nesse gênero de suspense e mistério cabe muito um final ?inacabado? pra não perder a essência da história, sinto que um final feliz seria muito chulo pra uma história como essa. AMEI e agora se preparem pra minha Era detetive

Gui 04/03/2024

Até que no final surpreende
Vamos lá, difícil escrever sobre esse livro sem dar spoilers.

Foi uma leitura BEM irritante, ele te prende pela ideia ÓTIMA e a trama até que funciona bem, mas olha... Apesar de tudo se conectar onde precisa, tem uns momentos que são completamente chatos e desnecessários. Uma descrição até da curva da gota na chuva no parabrisa do carro. Achei meio cansativo, tive que me forçar a ler...

Não me arrependo, o final é beeeeem amargo tem que se preparar pra isso, mas o livro é okay.

rocha 01/03/2024

Não acredito kkkk
Esse livro é extremamente bom, o final é um tanto quanto questionável, já que é surpreendente. É literalmente o meu primeiro contato com o autor Gistavo Ávilla e curti demais!! o jeito que ele escreve e descreve toda a história, é bem único. Concerteza eu indico demais e vou dar mais chances as demais obras dele.
O tipo de livro de te prende em casa página e o deixa ansiosa para saber o desenrolar da história.

Kelvin 29/02/2024

Confesso que demorei mais de 2 meses para terminar a leitura, por ter vários pontos na construção da narrativa e dos personagens que me incomodavam, e dificultou a minha experiência literária, o que vou comentar brevemente aqui:

Em primeiro lugar, a escrita do autor é envolvente e fácil, mas as separações de capítulos, e partes do capitulo, deixou algumas coisas confusas de acompanhar por trocar as perspectivas de personagens. E outro ponto que eu não gostei é escolha de justificativas de dois dos personagens principais.

E aqui que entramos no maior dos meus incômodos os personagens principias: o detetive, o psicólogo e o assassino. De longe o detetive é o personagem mais cativante da estória, ele tem a síndrome de Asperger, o que gera nos outros personagens estranhamentos e quase não tem um aprofundamento em quem ele é. Já o assasino é do tipo onipresente e onisciente, ele comete assassinatos em serie e outras atrocidades e pensa sempre a frente de todos. Por fim o mais detestável, o psicólogo, que é apresentado como um brilhante acadêmico, mas ao mesmo tempo não conhece um principio ético e tem conhecimentos rasos sobre o que estuda, e no fim do dia é o personagem mais ingênuo da estória.

E prefiro não comentar sobre a conclusão da estória, não esperava muito mesmo.