O Sorriso da Hiena

O Sorriso da Hiena Gustavo Ávila

Resenhas - O sorriso da hiena

anan3iva 09/01/2024

Perfeito!
Mostrando ao mundo que os autores brasileiros também sabem produzir thrillers excelentes, Gustavo Ávila criou um enredo inesquecível.

Comecei o livro em um dia e terminei no outro, de tão viciante que a leitura se torna no decorrer da obra.

O plot é muito bem feito e ele acontece na metade do livro (surpreendente demais, considerando que normalmente acontece nos finais). O restante da leitura é entender e apreciar o que vai decorrer daquele plot.

Intrigante e deliciosamente viciante. Recomendo demais.

Ely 08/01/2024

Ninguém gosta de linguarudos
Gente, o que foi isso?
Leitura supeer fluida. Não consegui largar.
Recomendo FORTEMENTE que você leia sem saber nada dele, até a sinopse. A experiência fica MUITO melhor, na minha opinião.
Só o final que esperava mais, achei meio morno.
Com certeza merecia um final melhor!
Mas tá valendo.

Thais 08/01/2024

Amargo como café sem açúcar
"O Sorriso da Hiena", obra de Gustavo Ávila, mergulha nas profundezas da maldade humana, explorando uma narrativa pesada e sombria que desafia as expectativas. Nada nesta trama é satisfatório, exceto a maestria da escrita e a envolvente narrativa. O final, amargo como café sem açúcar, surpreende pela ausência de redenção, deixando o leitor com uma inquietante reflexão sobre a natureza humana.

Ávila, habilmente, tece uma trama coesa, sem pontas soltas, mas o final, embora não deixe perguntas sem resposta, provoca uma sensação de incerteza e intriga. Mesmo com todos os elementos amarrados, a história deixa o leitor com um gosto persistente de dúvida, desafiando-o a refletir sobre as motivações obscuras que impulsionam os personagens e a própria complexidade da moralidade humana.

Jenecy 07/01/2024

Bom, porém...
A história em si é muito boa, porém tive dificuldade com a escrita do autor, excessivamente descritiva. As vezes me dava a sensação que era mais pra "encher linguiça", isso acaba me decepcionando um pouco. Apesar da história, não pretendo ler o autor novamente.
Marcela115 08/01/2024minha estante
Nossa sim! Excessivamente descritiva

Luana243 05/01/2024

Indico
Gostei muito do livro e da forma que o enredo é descrito.. não conhecia o autor e me surpreendeu positivamente. Com certeza irei procurar outras obras dele?

Bi 05/01/2024

Não gostei!
Ok, não foi tão ruim quanto eu achei que seria quando cheguei na metade do livro, mas mesmo assim não gostei. É um livro nacional então esperei ver algo próximo da realidade, porém pra mim foi completamente o oposto, parecia que estava lendo capítulos de novelas, uma coisa bem hollywoodiana para o meu gosto. Os personagens pra mim estão longe de ser reais, não consegui enxergar um traço de veracidade nos personagens e na história, oque me incomoda muuuuito em um livro! Quem gosta de suspenses policiais mais exagerados vai gostar bastante de ? O sorriso da Hiena? mas pra mim não funcionou! A história me prendeu, não posso negar, até pq li em um dia, mas isso não anula o fato de que fiquei com raiva em vários momento lendo, justamente por essa pegada exagerada de coisas que nunca aconteceriam em um mundo real. Foi uma experiência, negativa, mas uma experiência! Se tiverem curiosidade leiam, recomendo a leitura só pra saber a opinião alheia mesmo, pq pra mim não trouxe muita coisa a agregar a não ser uma raivinha! Mas tudo bem né, acontece!

Marcela115 08/01/2024minha estante
Concordo

Gwbis 30/12/2023

Intrigante e envolvente
O autor tem uma escrita que me lembrou bastante as obras de Raphael Montes, que é outro escritor que segue o mesmo gênero literário.
A obra gira em torno dos assassinatos dos pais de cinco crianças, em que elas presenciam a morte dos pais, onde a figura masculina tem a língua arrancada, e a figura feminina morre com um tiro na nuca, a criança observa tudo sentada em uma cadeira, na frente de seus pais. Apois isso um psicólogo é designado para acompanhá-las, e acaba tendo contato com o assassino que o convida a tecer um estudo sobre o desenvolvimento dessas crianças depois do evento traumático.
Em um primeiro cenário, o psicólogo repudia o convite, e chega muito perto de o negar, mas não o faz, e acaba pondo um fim nas coisas que ele mais nutria, a fim de conseguir concluir o estudo.
De modo geral o livro vai focar principalmente na origem da maldade humana, e em como um evento traumático pode influenciar o caráter de uma criança, que pode vir a se tornar um adolescente infrator, e pensando mais a frente, um possível adulto criminoso.
Achei a leitura extremamente fluida e instigante, cada vez que lia alguma página não me sentia saciada, e desejava cada vez mais, sentia a necessidade de saber se o crime seria desvendado e o que aconteceria com as crianças que foram vítimas de algo tão brutal, mais que isso: me via no desejo de saber o que aconteceria com a assassino, e como ele conseguia agir tão perfeitamente, de modo que o próprio detetive não encontrava nenhuma falha.
Na minha opinião, o livro é uma boa leitura para os fãs de suspense psicológico, e principalmente, para os fissurados em Raphael Montes que já leram até mesmo a lista de compras do autor e precisam de algo que lembre sua escrita.
E apesar de ter ficado com muitas perguntas sem respostas, recomendo muito a leitura.

TainA550 30/12/2023

Maravilhoso, mas senti faltas de uns pequenos detalhes
Esse livro é diferente de tudo oque eu já li, é um thriller para pensar na capacidade da mente humana.
Uma história extremamente interessante e envolvente com personagens que tem características únicas. O único ponto ruim é que senti falta de alguns detalhes que na minha opinião fariam muita diferença na história,um deles é explicar como o vilão escolia os seus alvos.

kimberlyrevoredo 29/12/2023

Esperava mais.
Sei que nós somos responsáveis pelas expectativas que criamos, mas eu esperava muito mais dessa história a partir da sinopse. O enredo é interessante, curioso. Mas eu achei todos os personagens rasos, embora tenha simpatizado um pouco com o Artur, justamente por ser a única pessoa que parecia ter um pingo de personalidade. Além de tudo, o final deixou MUITO a desejar, esperava algo mais, não ser dizer, terminei o livro com uma sensação tipo ?ah, então tá? kkk. É um bom livro, mas não é ótimo, embora tivesse potencial para ser. Leria outro título do autor, porque a escrita é fluida, mas não releria este.

deborabaracho 28/12/2023

Chatíssimo
No começo achei chato porque não tava fluindo, aí lá pros 35% comecei a gostar mas quando chegou em 40% cagou tudo kkkk foi tão rápido e sem sentido a forma que o William e os outros aceitaram tudo, tão mal desenvolvido e previsível?
Além da narrativa, os personagens são extremamente rasos. A escrita é fluida mas algumas descrições são desnecessárias, o que acabou sendo cansativo. Só queria que terminasse logo.
As motivações ?? o estudo com as crianças ?? o plot final ???? foi tudo com deus kkkk
Não funcionou pra mim mas talvez funcione pra você. É sobre isso

cxvmilena 25/12/2023

Muito cedo ou posso considerar esse suspense um dos melhores do meu ano? revoltada com o final? um pouco, mas conseguiu prender minha atenção de uma maneira inexplicável. um clássico clichê de suspense bem intigrante com pessoas interessantes e final revoltante?