A Depressão de Spurgeon

A Depressão de Spurgeon Zack Eswine

Resenhas - A Depressão de Spurgeon

1 | 2 | 3 | 4

_faabianac 08/01/2022

"A depressão afeta muitas pessoas, tanto pessoalmente quanto através da vida daqueles que amamos. Neste livro, vemos como o Príncipe dos Pregadores do século XIX, C. H. Spurgeon, lutou com a depressão. O fato de um pastor cristão tão proeminente ter vivenciado a depressão, e dela ter falado tão abertamente, convida-nos à empatia com um companheiro sofredor. Porque esse pastor e pregador saiu à luta com fé e dúvida, sofrimento e esperança, nós ganhamos um companheiro na jornada. O que ele encontrou de Jesus na escuridão pode nos servir de luz para as nossas próprias trevas."

Esse foi o primeiro livro que li quando criei o habito da leitura à dois anos atrase, e esse ano fiz uma reeleitura. Com certeza dessa vez produziu outros sentimentos dentro de mim do que na primeira vez.

Zack, alinhou pontos sensíveis e foi muito certeiro em cada capítulo, posso dizer que esse é o tipo de livro que nos ajuda a quebrar esse preconceito contra a depressão, contra o cristão depressivo. Infelizmente vemos falas totalmente descabiveis como: "crente que é crente não tem depressão." "é culpa do diabo" "é falta de Deus" etc.

O Cristão também sofre, cristão também é acometido pela depressão, síndrome do pânico, ansiedade, assim como qualquer doença.
Nós precisamos sim exercitar nossa fé, crendo que Jesus é sufiente para curar qualquer enfermidade, e é extremamente essencial orar, ler à Bíblia, buscar aconselhamento pastoral. Tudo isso é mais que auxílio, mas um afago.

Porém não nos impede de buscarmos profissionais da área, não tem nada de absurdo o Cristão buscar atendimento de um psicólogo, psiquiatra e também tomar remédios quando prescritos.

O Cristão quando tem dor no dente não vai ao dentista?!
Cristão é ser humano, e como qualquer outro sofre, adoece, chora.
O livro nos conduz à um assunto sério de forma leve e prática, não trás nenhuma receita de bolo, também não é um livro motivacional, posso dizer que é um livro de ensinamento.
Creio, que todo cristão deveria lê-lo principalmente aqueles que passam por essa terrível doença, mas todo aquele que deseja conhecer mais sobre depressão, fé, graça e amor de Deus, esse é o livro certo.

Esse livro abriu muito minha visão para a depressão, não só por lutar contra mas para ajudar, entender e ter empatia para com o meu próximo.

Ruan Souza 24/01/2022

É muito interessante conhecer um pouco mais afundo a experiência vivida por Spurgeon nessa situação tão delicada que atinge milhões de pessoas.

Márcio Jefferson 19/10/2020

Esperança realista em meio a angústia
Livro maravilhoso, refrigério para alma abatida e cansada...
Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus

eevee 19/07/2016

O autor utiliza de uma linguagem mais simples de forma com que pareça que está realmente falando com o leitor em uma conversa. Nessa conversa ele discute vários aspectos da depressão, tanto como sofredor quando como cuidador. O autor mostra vários textos, passagens bíblicas, poemas e sermões para ilustrar cada capítulo, além de mostrar como Spurgeon foi afetado, as circunstâncias, como lidava e como ajudava outros que poderiam estar na mesma situação.

mairacassia 17/08/2020

Nesse livro Zack Eswine fala sobre a depressão de Charles Spurgeon, trata sobre sermões que Spurgeon pregou sobre o tema.
Este livro ajuda aos que vivem em depressão a entenderem que ainda há esperança, e a entendermos que apesar de sermos frágeis, temos um Deus, que na forma humana em Jesus Cristo, passou pelos mesmas aflições que nós e sabe como nos ajudar.
Zack, também mostra quantas vezes acabamos, atrapalhando ao invés de ajudar os que sofrem, muitos cristãos não usam uma linguagem de graça adequada para lidar com as aflições do próximo, por muitas vezes somos duros com as pessoas que sofrem porque julgamos de acordo com as nossas circunstâncias, achamos que frases batidas podem curar feridas profundas e por muitas vezes nós não somos humildes acerca da nossa falta de experiência lidar com esses assuntos. Zack diz que ?quando sofremos de depressão desejamos que nossos pregadores, líderes cristãos e conselheiros informais saibam mais a respeito da prisão dentro da qual sofremos antes de que procurem a falar sobre.?
Que Deus nos capacite e nos dê graça e humildade para ajudar aos que sofrem.

Marcos.Wagner 19/07/2020

Ótimo livro
Muito bom claro objetivo uma ajuda em tempos difíceis eu recomendo a leitura

Aghata Leonardi 13/06/2020

Profundo
A vontade que fica no final da leitura é de sair lendo todos os sermões do Spurgeon ?

Mariana 16/04/2020

Sobre A Depressão de Spurgeon
O começo e o final do livro são as melhores partes. A metade da leitura às vezes fica confusa, parece que o autor não sabe por qual caminho irá conduzir o seu leitor.
Mas o que mais eu gostei no livro são as orientações de como quem não tem depressão pode ajudar aqueles que estão passando por esse período terrível de sua vida. O autor mostra como mesmo no mais profundo abismo, Deus está no controle de todas as coisas e ainda assim mostra a sua graça sobre nós.

Giuliana 16/04/2020

Podia ser mais
Algumas partes do livro dão conforto e pude me beneficiar. Porém o livro não aprofunda, e não traz detalhes e aprendizado baseado na vida de Spurgeon que eu pretendia ter com a leitura.

Laurinete 12/12/2018

Surpreendente
Somente entendi a depressão quando li este livro, que mostra a fragilidade do ser humano, por meio da vida e sofrimento de um grande homem de Deus, o Príncipe dos pregadores, Charles spurgeon .

Andrias 14/04/2018

Abordagem afetada pelas ideias da psicologia secular moderna e humanista
Uma fala curiosa deste livro me chamou a atenção já nas primeiras linhas:

"Sua depressão veio não apenas em função das circunstancias ou questões sobre se era ou não consagrado a Deus, mas também em função da química de seu corpo." (p.32)

Fiquei curiosíssimo em saber sobre o laudo médico (datado do século XIX) que serviu ao autor como base para este diagnóstico.

Gabriel Dayan 16/06/2017

Esse é um livro para pessoas que viram que fórmulas e declarações espirituais dificilmente atingem o centro da questão e que tentativas simplistas e instantâneas não solucionam os efeitos que o pecado tem causado na própria constituição de si mesmo. Independentemente de quanto tempo esta pessoa tem sido trabalhada e moldada por Deus existe uma luta que permeia a vida, que pela graça de Deus pode ser atenuada, mas que somente no céu a tristeza e a morte serão vencidas para sempre.
O livro conta um pouco da história e dos sermões de Charles Spurgeon como também e a sua relação com a depressão. Desde o inicio de seu ministério pastoral que foi assolado por uma catástrofe em sua Igreja com em várias outras no decorrer de sua vida. Diferente do Calvinismo Nutella que aprova o pecado pela segurança da Salvação, Spurgeon como bom Batista Reformado Raiz (fiel signatário da confissão de fé Batista de 1689) não negocia o pecado nem nega os dons ordinários do Espírito. Fraquezas morais podem ser fardos mais pesados para o depressivo, mas não justificam a sua prática. A doença, no entanto não deve ser menosprezada e seus múltiplos aspectos devem ser levados em consideração.
Zack Eswine, Pastor estudioso da vida de Spurgeon revela no seu livro como o "principe dos pregadores", "o último dos puritanos", era alguém profundamente depressivo e que lutou com todas as armas possíveis para superá-la. Zack fala da depressão em 1a pessoa, pois também sofreu com a doença. Seu realismo mostra que existe um nível mais profundo de arrependimento Cristão do que apenas reconhecer pecados. Reconhecer e aceitar que existem problemas na estrutura do ser humano é ver sua miséria e que em Cristo, há esperança.
Spurgeon é visceralmente honesto em relação a depressão. É como uma franca conversa com um amigo, com uma boa base teológica mas sabendo que há limites para a Teologia: A Psicologia e Ciências afins. São esferas distintas criadas por Deus que podem caminhar de forma harmônica e paralela, mas há um sério risco de simplificação, reducionismo ou avaliação parcial quando estas esferas se confundem. Spurgeon aborda a depressão em 3 níveis: Circunstanciais (pesar, tristeza), Biológico (que ultrapassa a teologia) e a Espiritual (soa quase auto-ajuda ou confissão positiva, mas o próprio Spurgeon corrige esse equívoco).
O livro relembra questões simples e práticas para lidar com o problema em suas facetais mais escuras. Não só um momento para autoanálise, mas dicas para lidar com pastoralmente com os outros. Tratar o problema envolve tempo, recursos e dedicação. Sem desprezar a oração e a fé, a intervenção divina, com uma boa dose de companheirismo, amor terno e compassivo, contato com a natureza, profundidade teológica e respeito ao desenvolvimento científico, Spurgeon demonstra que a fé em Jesus é a única que realmente tem "tudo o que é necessário para a vida e piedade" 2aPe1:3, inclusive para o deprimido.

Gilmar.Melo 02/03/2017

Suportando a depressão com a experiência de Spurgeon
Neste livro o autor conta-nos como um dos maiores pregadores da história da Igreja, Charles Spurgeon, enfrentou um dos maiores problemas de sua vida, a depressão. Durante todo o seu ministério, o grande e conhecido pregador lidou com a depressão e a enfrentou. O autor traz diversos trechos de mensagens de Spurgeon onde ele fala sobre o assunto, suas experiências para enfrentar este terrível problema e nos traz grandes ensinamentos em busca de uma melhor compreensão, principalmente no âmbito espiritual, deste que é um dos maiores problemas emocionais e espirituais existentes.

Ele divide o livro em três partes. Na primeira busca passar um entendimento do que seria a depressão, na segunda parte nos ensina a ajudar quem sofre deste problema e na terceira nos mostra formas mais práticas de ajuda para quem enfrenta a depressão.

Um bom livro e uma boa ferramenta que nos ensina um pouco mais, numa perspectiva mais espiritual e emocional, sobre a depressão e oferece uma boa ajuda para quem enfrenta o problema e para quem está ajudando alguém que esteja passando por isso.

2° leitura

1 | 2 | 3 | 4