A Depressão de Spurgeon

Resenhas - A Depressão de Spurgeon

1 | 2 | 3 | 4

Waleska2 14/04/2020

Alguns pontos interessantes.
Esse livro começa maravilhosamente bem, nas últimas 30 páginas da uma enrolada, e já me parece sem foco e um pouquinho confuso, mas ainda valeu a pena ler. Traz informações importantes e em alguns pontos trouxe pra mim grande identificação.
Viviane 06/02/2022minha estante
Tbm achei as últimas páginas cansativas. Mas é um livro muito bom.

Tayllon 26/07/2022minha estante
Pra mim, as últimas páginas foram perfeitas

EduardaMarquess 14/02/2024

Por ouvir falar tão bem deste livro, minhas expectativas estavam bem altas, e, posso dizer, que foram superadas. De maneira bíblica, sábia e sensível Zack Eswine, utilizando ps sermões e a biografia de Spurgeon, como também a sua própria história e saberes, nos apresenta a depressão como algo multifacetado e que infelizmente pode, e está, presente na vida de tantas pessoas ? incluindo cristãos genuínos. Ele fala também sobre causas e a busca pela solução e por uma esperança realista em meio a dor. Algo bastante interessante é que ele traz 3 tipos de depressão: circunstancial, espiritual e biológica (ou clínica), o que é muito importante, pois deixa claro que um reducionismo pode ser nocivo, além de errado, e também ajuda a analisar cada caso especificamente, visto que as causas e, sobretudo, o modo de lidar, serão distintos. Recomendo a leitura a todos, para àqueles que sofrem desse mal, o livro será, com a graça de Deus, um refrigério. Para àqueles que nunca tiveram de lidar com isso na própria pele, mas conhecem e querem entender para ajudar melhor os outros, será um bom mania. Amei a leitura, entrou na lista de favoritos!
priscyla.bellini2023 14/02/2024minha estante
Eu e o Léo compramos de presente pro pastor.

missi-dominique 15/02/2024minha estante
Que necessário, meu Deus! Vou por na minha lista.

Davi VM 15/02/2024minha estante
Já me recomendaram fortemente. Acho que deverei mesmo ler!

Quase Thaís 12/03/2022

As aflições aprofundam nossa intimidade com Deus
"Sofri tanta dor física como a maioria aqui presente e também sei tanto sobre a depressão de espírito quanto qualquer um (...) não trocaria com o homem mais saudável, ou com o mais rico, ou com o mais culto, ou com o homem mais eminente em todo o mundo, se tivesse que desistir de minha fé em Jesus Cristo ? provada como às vezes é."

Acho que essas palavras são suficientes para recomendar o livro.
Carol 10/04/2022minha estante
Perfeito! ??

Kesaly.Ferreira 28/08/2022

Eu ouvi várias vezes que minha depressão é porque estou longe de Deus, mas esse livro me fez se sentir entendida, pude respirar melhor, esse livro dá dicas tanto para quem tem depressão quanto para as pessoas próximas. Nunca senti Jesus tão próximo a mim quanto agora. Eu sempre me perguntava como Charles Spurgeon mantinha sua fé tão viva, agora eu sei, é a presença do Deus trino e vivo. Por nós mesmo não temos fé o suficiente para passar por fortes dores, mas Ele por vezes nos lembra que até a dor da depressão Ele levou sobre Si na cruz.

Gabrielle 07/09/2020

É um livro que trata tanto da forma como devemos lidar com pessoas depressivas, como também os depressivos devem lidar coma depressão à luz da palavra de Deus.
O livro aborda o que passa na mente daqueles que sofrem com a depressão e grandes decepções que podem mudar nossas vidas. No mais, aborda como devemos lidar com esses sofrimentos com Deus, afinal, Ele é o nosso Pai e sempre está ao nosso lado.
Na minha opinião, o livro é bom, tendo em vista que esse tema tão delicado foi tratado de uma forma muito carinhosa e sempre mencionando Deus. Acredito, que aqueles que sofrem com a depressão há capítulos confortantes. Outro ponto positivo do livro, é mencionar acerca da forma como devemos lidar com pessoas depressivas a nossa volta, que é sempre com amor, paciência e Deus.
Particularmente, o livro me deu uma visão bem diferenciada acerca da depressão, me proporcionando um olhar de empatia maior em face daqueles que sofrem. E recomendo a leitura a todos.

Mari 03/02/2022

Direto e simples.
O livro é muito bom para leigos e pastores que querem se aprofundar um pouco mais no tema da depressão.
Entender que é uma doença como outra doença q pode acometer qualquer um a qualquer momento da vida.
Pela perspectiva cristã.

_Sam_ 03/04/2022

"Ser atirado ao chão é frequentemente a melhor coisa que pode nos acontecer"
A importância de se falar sobre depressão é mais atual que nunca; é talvez de se estranhar ver alguém nascido no século XIX falar desse assunto com implicações e problemas sempre muito semelhantes aos enfrentados hoje. Mais estranho ainda é ver que, ao falar do assunto, o Príncipe dos Pregadores falava com tamanha sabedoria, atributo que tanto falta quando se ouve sobre isso hoje. Numa era em que a felicidade é idealizada, em que estar triste é um mal e em que nos púlpitos das igrejas a promessa de uma felicidade terrena é assunto recorrente, a mensagem de Spurgeon nos confronta: sua depressão nunca foi embora. O talvez pregador mais influente dos últimos 200 anos teve de lidar com este mal pela vida inteira, sem trégua. Mas, de tudo isso, o que de fato mais surpreende é a maneira como lida; mesmo quando passava pelo "vale da sombra e da morte", a graça de Deus de fato se mostrou suficiente a Charles. A depressão o enfraquecia, se tornava muitas vezes uma névoa que dificultava ver a cruz de Cristo: porém, em meio a isso, se agarrou a sua Palavra, muitas vezes tomando para si falas de outros que a muitos milênios antes sofriam do mesmo - são numerosas as referências aos Salmos. Ele não abriu mão dos remédios, das férias no campo e de buscar meios humanos para tratar de sua doença; porém, de igual modo, Spurgeon não abriu mão de Deus, e até o último dia de sua vida, passando por todos os momentos difíceis, Cristo foi sua rocha. Ouso dizer - e creio que Spurgeon concordaria comigo: graças a Deus pela depressão de Spurgeon, pois foi por meio dela que Deus mostrou ao mundo contemporâneo um exemplo de sua graça, de sabedoria e persistência. Parafraseio ele:
"Estou certo de que corri mais rapidamente com uma perna manca do que com uma saudável. Estou certo de que vi mais no escuro do que jamais vi na luz (...). A bigorna, o fogo e o martelo são o que nos formam; não somos tão lapidados por qualquer outra coisa. Esse martelo pesado caindo sobre nós ajuda a obtermos forma. Portanto, deixe a aflição, a tribulação e a provação virem"
Pazcovsky 03/04/2022minha estante
A experiência de Surgeon com a depressão foi provavelmente a maior prova de que Deus não existe pra fazer as pessoas felizes, e que o contentamento com Ele é totalmente diferente da felicidade contínua que tantos cristãos pregam como se fosse pré-requisito pra ser cristão. Surgeon certamente não era feliz, pois sua doença o impedia de viver a felicidade por completo; mas, apesar disso, ele era contente, pois sabia que a graça de Deus o sustentava mesmo em meio à tristeza constante. E essa é a verdadeira mensagem que deve ser passada aos cristãos que sofrem com depressão: mesmo que nunca sejamos realmente felizes, a presença de Deus sempre será suficiente para que possamos viver plenamente alegres Nele. Com certeza esse livro passa essa mensagem da melhor forma possível. Simplesmente maravilhoso ?

Fabiana 16/10/2023

Pq eu não li antes?
?? em meio às horas de espera, os aflitos têm um Salvador.?

Essa verdade penetrou ao meu coração de uma forma tão real e profunda.
As páginas desse livro vem como um bálsamo sobre as feridas e um abraço nos dias que não vemos o sol.
Spurgeon com toda sua humanidade nos leva a entender a humanidade de Jesus, quanto as aflições? e como ele nos socorre!

Mariana 16/04/2020

Sobre A Depressão de Spurgeon
O começo e o final do livro são as melhores partes. A metade da leitura às vezes fica confusa, parece que o autor não sabe por qual caminho irá conduzir o seu leitor.
Mas o que mais eu gostei no livro são as orientações de como quem não tem depressão pode ajudar aqueles que estão passando por esse período terrível de sua vida. O autor mostra como mesmo no mais profundo abismo, Deus está no controle de todas as coisas e ainda assim mostra a sua graça sobre nós.

Aghata Leonardi 13/06/2020

Profundo
A vontade que fica no final da leitura é de sair lendo todos os sermões do Spurgeon ?

Lysa 25/04/2022

Quem pode ajudar o depressivo?
Esse livro trás um senso de realidade, sobretudo a quem acompanha uma pessoa com depressão. O fato de você saber o diagnóstico de alguém, não te coloca a par de todos os sentimentos dela. Depressao não é frescura, não é demônio e precisa de ajuda, empatia e respeito. Recomendo a leitura

Ruan Souza 24/01/2022

É muito interessante conhecer um pouco mais afundo a experiência vivida por Spurgeon nessa situação tão delicada que atinge milhões de pessoas.

Juliana1390 03/06/2021

Um guia para o assunto
Interessante como os cristãos muitas vezes não tem sensibilidade em assuntos delicados. Este livro trata a depressão com uma suavidade admirável. Livro bom para os que vivem com esta doença e mais ainda para os que estão próximo de alguém e não sabem como ajudar. Recomendo.

Caio Mater 16/11/2020

Esperança realista em meio à angústia
Creio que este subtítulo descreve o livro de maneira extremamente acertada. Não há em meio a suas páginas nenhuma palavra mágica ou soluções rápidas para nossos problemas. Há, porém, consolo, alívio, instrução e reflexão.

1 | 2 | 3 | 4