A Depressão de Spurgeon

A Depressão de Spurgeon Zack Eswine

Resenhas - A Depressão de Spurgeon

1 | 2 | 3 | 4

EduardaMarquess 14/02/2024

Por ouvir falar tão bem deste livro, minhas expectativas estavam bem altas, e, posso dizer, que foram superadas. De maneira bíblica, sábia e sensível Zack Eswine, utilizando ps sermões e a biografia de Spurgeon, como também a sua própria história e saberes, nos apresenta a depressão como algo multifacetado e que infelizmente pode, e está, presente na vida de tantas pessoas ? incluindo cristãos genuínos. Ele fala também sobre causas e a busca pela solução e por uma esperança realista em meio a dor. Algo bastante interessante é que ele traz 3 tipos de depressão: circunstancial, espiritual e biológica (ou clínica), o que é muito importante, pois deixa claro que um reducionismo pode ser nocivo, além de errado, e também ajuda a analisar cada caso especificamente, visto que as causas e, sobretudo, o modo de lidar, serão distintos. Recomendo a leitura a todos, para àqueles que sofrem desse mal, o livro será, com a graça de Deus, um refrigério. Para àqueles que nunca tiveram de lidar com isso na própria pele, mas conhecem e querem entender para ajudar melhor os outros, será um bom mania. Amei a leitura, entrou na lista de favoritos!
priscyla.bellini2023 14/02/2024minha estante
Eu e o Léo compramos de presente pro pastor.

missi-dominique 15/02/2024minha estante
Que necessário, meu Deus! Vou por na minha lista.

Davi VM 15/02/2024minha estante
Já me recomendaram fortemente. Acho que deverei mesmo ler!

Waleska2 14/04/2020

Alguns pontos interessantes.
Esse livro começa maravilhosamente bem, nas últimas 30 páginas da uma enrolada, e já me parece sem foco e um pouquinho confuso, mas ainda valeu a pena ler. Traz informações importantes e em alguns pontos trouxe pra mim grande identificação.
Viviane 06/02/2022minha estante
Tbm achei as últimas páginas cansativas. Mas é um livro muito bom.

Tayllon 26/07/2022minha estante
Pra mim, as últimas páginas foram perfeitas

Bela 10/10/2016

Esclarecedor
A Depressão de Spurgeon. Autor: Zack Eswine. Editora: Fiel. Páginas: 185.
O tema do livro é depressão, um assunto que tem estado a cada dia mais próximo do nosso dia a dia, porque todo mundo conhece alguém, que conhece alguém que passa por essa dificuldade. Eu mesma tenho uma pessoa na minha família que sofre desse mal. É uma questão muito delicada tanto para aqueles que sofrem quanto para aqueles que convivem com pessoas sofredoras. Porque, em muitas das vezes, nós não sabemos como ajudar aquele amigo ou ente querido e isso, por si só, já é uma grande angústia.

"A mente pode desabar muito mais profundamente do que o corpo, pois nela há poços sem fundo. A carne pode suportar apenas um certo número de feridas e não mais, mas a alma pode sangrar de dez mil maneiras, e morrer repetidas vezes a cada hora."

Charles Spurgeon foi um grande pregador do século XIX e muitos se surpreendem ao saber que ele sofreu de depressão. Tudo começou quando ele estava pregando um sermão para um grande público e um brincalhão gritou "Fogo". O pânico deixou sete mortos, vinte e oito feridos, e assombrou Charles por longos anos. Pode acontecer da depressão ser desencadeada por uma situação traumática, como essa, mas as vezes ela não tem uma razão específica e mesmo assim pode nos tornar pessoas extremamente infelizes.

"A memória é, afinal, uma coisa muito poderosa. Ela pode tanto nos abençoar quanto assombrar."

O livro é muito esclarecedor e é divido em três partes: buscando entender a depressão, aprendendo a ajudar aqueles que sofrem com a depressão e conhecendo formas de ajuda para lidar diariamente com a depressão. Infelizmente existem muitas igrejas que ainda insistem em sustentar a imagem do "super crente". Eles dizem que o cristão não adoece, não tem problemas financeiros, não tem problemas de relacionamento e se algo desse tipo acontecer é porque lhe falta fé. Mas, a verdade é que esses ensinamentos não tem fundamento bíblico. O que mais existem na bíblia são personagens cheios do espírito santo que passaram pelos mais diversos tipos de dificuldades, inclusive a depressão. O próprio Jesus passou por um momento de grande angústia na sua alma, pouco antes da sua morte, quando estava no Getsêmani e não dá pra dizer que Jesus não tinha fé! A bíblia não nos promete uma vida cheia de riquezas, saúde, nem nada disso. O que Deus nos garante é que estará conosco em cada uma das nossas dificuldades.

"Pensamos na bíblia como um livro violento, em um Deus irado em teólogos de plantão com sua torrentes de frases de efeito. Entretanto, Charles viu na Bíblia uma linguagem para os aflitos, uma advocacia ou defesa para barrar os ajudadores prejudiciais, e uma varão de dores enviado por Deus a um mundo sem amor e pleno de lamentações, a fim de que aqueles que sentados nas trevas pudessem finalmente sentir o lar para o qual foram criados e se regozijar com o sol novamente."

Eu confesso que fiquei um pouco relutante com a leitura, eu queria e não queria ler. Parecia fácil demais ler um livro e encontrar todas as respostas, eu não estava acreditando no que ele prometia, entende? Talvez ele não seja melhor livro do mundo sobre o assunto, mas abre nossos olhos, de forma que sejamos mais sensíveis e compreensíveis com aqueles que sofrem. O livro não é exatamente uma biografia sobre Spurgeon, ele mostra como o pregador lidava com a depressão e como ele tratava do assunto em suas mensagens. Além disso, o autor, Zack Eswine, também conviveu com a depressão.

"[...] a tristeza é um dom de Deus para nós. É como sobrevivemos. É um ato de fé e sabedoria ficar triste com coisas tristes. [...] Às vezes a tristeza em resposta a uma circunstancia pode tomar um rumo sombrio. Ela se transforma em algo diferente de si mesma. O luto não termina e a criatura sombria que chamamos de depressão desperta de sua toca."

Essa resistência acabou fazendo com que a minha leitura não fluísse tão facilmente e fiquei incomodada até com o tom um pouco poético do autor. Por fim, decidi ler um capítulo por dia e acredito que foi uma escolha acertada, pois li, refleti no conteúdo com calma e fui muito abençoada por ele. Recomendo o livro para todos aqueles que gostariam entender um pouco mais sobre o assunto, para aqueles que estão passando por depressão ou possuem algum conhecido que enfrente a enfermidade.

"A depressão nos lembra que há um limite para o poder humano (...) somente Deus pode remover o ferro quando ele penetre a nossa alma."

site: http://www.sigolendo.com.br/
Deilson 31/01/2017minha estante
Ótimo texto.

_Sam_ 03/04/2022

"Ser atirado ao chão é frequentemente a melhor coisa que pode nos acontecer"
A importância de se falar sobre depressão é mais atual que nunca; é talvez de se estranhar ver alguém nascido no século XIX falar desse assunto com implicações e problemas sempre muito semelhantes aos enfrentados hoje. Mais estranho ainda é ver que, ao falar do assunto, o Príncipe dos Pregadores falava com tamanha sabedoria, atributo que tanto falta quando se ouve sobre isso hoje. Numa era em que a felicidade é idealizada, em que estar triste é um mal e em que nos púlpitos das igrejas a promessa de uma felicidade terrena é assunto recorrente, a mensagem de Spurgeon nos confronta: sua depressão nunca foi embora. O talvez pregador mais influente dos últimos 200 anos teve de lidar com este mal pela vida inteira, sem trégua. Mas, de tudo isso, o que de fato mais surpreende é a maneira como lida; mesmo quando passava pelo "vale da sombra e da morte", a graça de Deus de fato se mostrou suficiente a Charles. A depressão o enfraquecia, se tornava muitas vezes uma névoa que dificultava ver a cruz de Cristo: porém, em meio a isso, se agarrou a sua Palavra, muitas vezes tomando para si falas de outros que a muitos milênios antes sofriam do mesmo - são numerosas as referências aos Salmos. Ele não abriu mão dos remédios, das férias no campo e de buscar meios humanos para tratar de sua doença; porém, de igual modo, Spurgeon não abriu mão de Deus, e até o último dia de sua vida, passando por todos os momentos difíceis, Cristo foi sua rocha. Ouso dizer - e creio que Spurgeon concordaria comigo: graças a Deus pela depressão de Spurgeon, pois foi por meio dela que Deus mostrou ao mundo contemporâneo um exemplo de sua graça, de sabedoria e persistência. Parafraseio ele:
"Estou certo de que corri mais rapidamente com uma perna manca do que com uma saudável. Estou certo de que vi mais no escuro do que jamais vi na luz (...). A bigorna, o fogo e o martelo são o que nos formam; não somos tão lapidados por qualquer outra coisa. Esse martelo pesado caindo sobre nós ajuda a obtermos forma. Portanto, deixe a aflição, a tribulação e a provação virem"
Pazcovsky 03/04/2022minha estante
A experiência de Surgeon com a depressão foi provavelmente a maior prova de que Deus não existe pra fazer as pessoas felizes, e que o contentamento com Ele é totalmente diferente da felicidade contínua que tantos cristãos pregam como se fosse pré-requisito pra ser cristão. Surgeon certamente não era feliz, pois sua doença o impedia de viver a felicidade por completo; mas, apesar disso, ele era contente, pois sabia que a graça de Deus o sustentava mesmo em meio à tristeza constante. E essa é a verdadeira mensagem que deve ser passada aos cristãos que sofrem com depressão: mesmo que nunca sejamos realmente felizes, a presença de Deus sempre será suficiente para que possamos viver plenamente alegres Nele. Com certeza esse livro passa essa mensagem da melhor forma possível. Simplesmente maravilhoso ?

Quase Thaís 12/03/2022

As aflições aprofundam nossa intimidade com Deus
"Sofri tanta dor física como a maioria aqui presente e também sei tanto sobre a depressão de espírito quanto qualquer um (...) não trocaria com o homem mais saudável, ou com o mais rico, ou com o mais culto, ou com o homem mais eminente em todo o mundo, se tivesse que desistir de minha fé em Jesus Cristo ? provada como às vezes é."

Acho que essas palavras são suficientes para recomendar o livro.
Carol 10/04/2022minha estante
Perfeito! ??

eevee 19/07/2016

O autor utiliza de uma linguagem mais simples de forma com que pareça que está realmente falando com o leitor em uma conversa. Nessa conversa ele discute vários aspectos da depressão, tanto como sofredor quando como cuidador. O autor mostra vários textos, passagens bíblicas, poemas e sermões para ilustrar cada capítulo, além de mostrar como Spurgeon foi afetado, as circunstâncias, como lidava e como ajudava outros que poderiam estar na mesma situação.

Bruno 30/08/2016

Muito bom!
Um passeio pela obra de Spurgeon em suas abordagens sobre o tema. Um conforto bíblico para o mal de nossa geração.

Gilmar.Melo 02/03/2017

Suportando a depressão com a experiência de Spurgeon
Neste livro o autor conta-nos como um dos maiores pregadores da história da Igreja, Charles Spurgeon, enfrentou um dos maiores problemas de sua vida, a depressão. Durante todo o seu ministério, o grande e conhecido pregador lidou com a depressão e a enfrentou. O autor traz diversos trechos de mensagens de Spurgeon onde ele fala sobre o assunto, suas experiências para enfrentar este terrível problema e nos traz grandes ensinamentos em busca de uma melhor compreensão, principalmente no âmbito espiritual, deste que é um dos maiores problemas emocionais e espirituais existentes.

Ele divide o livro em três partes. Na primeira busca passar um entendimento do que seria a depressão, na segunda parte nos ensina a ajudar quem sofre deste problema e na terceira nos mostra formas mais práticas de ajuda para quem enfrenta a depressão.

Um bom livro e uma boa ferramenta que nos ensina um pouco mais, numa perspectiva mais espiritual e emocional, sobre a depressão e oferece uma boa ajuda para quem enfrenta o problema e para quem está ajudando alguém que esteja passando por isso.

2° leitura

Gabriel Dayan 16/06/2017

Esse é um livro para pessoas que viram que fórmulas e declarações espirituais dificilmente atingem o centro da questão e que tentativas simplistas e instantâneas não solucionam os efeitos que o pecado tem causado na própria constituição de si mesmo. Independentemente de quanto tempo esta pessoa tem sido trabalhada e moldada por Deus existe uma luta que permeia a vida, que pela graça de Deus pode ser atenuada, mas que somente no céu a tristeza e a morte serão vencidas para sempre.
O livro conta um pouco da história e dos sermões de Charles Spurgeon como também e a sua relação com a depressão. Desde o inicio de seu ministério pastoral que foi assolado por uma catástrofe em sua Igreja com em várias outras no decorrer de sua vida. Diferente do Calvinismo Nutella que aprova o pecado pela segurança da Salvação, Spurgeon como bom Batista Reformado Raiz (fiel signatário da confissão de fé Batista de 1689) não negocia o pecado nem nega os dons ordinários do Espírito. Fraquezas morais podem ser fardos mais pesados para o depressivo, mas não justificam a sua prática. A doença, no entanto não deve ser menosprezada e seus múltiplos aspectos devem ser levados em consideração.
Zack Eswine, Pastor estudioso da vida de Spurgeon revela no seu livro como o "principe dos pregadores", "o último dos puritanos", era alguém profundamente depressivo e que lutou com todas as armas possíveis para superá-la. Zack fala da depressão em 1a pessoa, pois também sofreu com a doença. Seu realismo mostra que existe um nível mais profundo de arrependimento Cristão do que apenas reconhecer pecados. Reconhecer e aceitar que existem problemas na estrutura do ser humano é ver sua miséria e que em Cristo, há esperança.
Spurgeon é visceralmente honesto em relação a depressão. É como uma franca conversa com um amigo, com uma boa base teológica mas sabendo que há limites para a Teologia: A Psicologia e Ciências afins. São esferas distintas criadas por Deus que podem caminhar de forma harmônica e paralela, mas há um sério risco de simplificação, reducionismo ou avaliação parcial quando estas esferas se confundem. Spurgeon aborda a depressão em 3 níveis: Circunstanciais (pesar, tristeza), Biológico (que ultrapassa a teologia) e a Espiritual (soa quase auto-ajuda ou confissão positiva, mas o próprio Spurgeon corrige esse equívoco).
O livro relembra questões simples e práticas para lidar com o problema em suas facetais mais escuras. Não só um momento para autoanálise, mas dicas para lidar com pastoralmente com os outros. Tratar o problema envolve tempo, recursos e dedicação. Sem desprezar a oração e a fé, a intervenção divina, com uma boa dose de companheirismo, amor terno e compassivo, contato com a natureza, profundidade teológica e respeito ao desenvolvimento científico, Spurgeon demonstra que a fé em Jesus é a única que realmente tem "tudo o que é necessário para a vida e piedade" 2aPe1:3, inclusive para o deprimido.

Rafael do Carmo 18/02/2024

O então chamado "Príncipe dos Pregadores", cuja trajetória influenciou não só a sua geração, mas também as subsequentes, era, afinal, humano. Contrariando crenças comuns, aqueles repletos de fé também podem enfrentar o que é considerado o mal do século, à semelhança de Elias, o profeta. A abordagem humana e sensível do autor em relação a esse tema delicado permite que os leitores compreendam e superem os preconceitos associados à depressão e ao cristianismo. Este livro deveria figurar nas estantes de cada cristão, proporcionando auxílio e evitando que acabem por destruir um soldado ferido.

Laurinete 12/12/2018

Surpreendente
Somente entendi a depressão quando li este livro, que mostra a fragilidade do ser humano, por meio da vida e sofrimento de um grande homem de Deus, o Príncipe dos pregadores, Charles spurgeon .

Giuliana 16/04/2020

Podia ser mais
Algumas partes do livro dão conforto e pude me beneficiar. Porém o livro não aprofunda, e não traz detalhes e aprendizado baseado na vida de Spurgeon que eu pretendia ter com a leitura.

Mariana 16/04/2020

Sobre A Depressão de Spurgeon
O começo e o final do livro são as melhores partes. A metade da leitura às vezes fica confusa, parece que o autor não sabe por qual caminho irá conduzir o seu leitor.
Mas o que mais eu gostei no livro são as orientações de como quem não tem depressão pode ajudar aqueles que estão passando por esse período terrível de sua vida. O autor mostra como mesmo no mais profundo abismo, Deus está no controle de todas as coisas e ainda assim mostra a sua graça sobre nós.

Aghata Leonardi 13/06/2020

Profundo
A vontade que fica no final da leitura é de sair lendo todos os sermões do Spurgeon ?

1 | 2 | 3 | 4