A Depressão de Spurgeon

A Depressão de Spurgeon Zack Eswine

Resenhas - A Depressão de Spurgeon

Waleska.Rodrigues 14/04/2020

Alguns pontos interessantes.
Esse livro começa maravilhosamente bem, nas últimas 30 páginas da uma enrolada, e já me parece sem foco e um pouquinho confuso, mas ainda valeu a pena ler. Traz informações importantes e em alguns pontos trouxe pra mim grande identificação.

Gabrielle 07/09/2020

É um livro que trata tanto da forma como devemos lidar com pessoas depressivas, como também os depressivos devem lidar coma depressão à luz da palavra de Deus.
O livro aborda o que passa na mente daqueles que sofrem com a depressão e grandes decepções que podem mudar nossas vidas. No mais, aborda como devemos lidar com esses sofrimentos com Deus, afinal, Ele é o nosso Pai e sempre está ao nosso lado.
Na minha opinião, o livro é bom, tendo em vista que esse tema tão delicado foi tratado de uma forma muito carinhosa e sempre mencionando Deus. Acredito, que aqueles que sofrem com a depressão há capítulos confortantes. Outro ponto positivo do livro, é mencionar acerca da forma como devemos lidar com pessoas depressivas a nossa volta, que é sempre com amor, paciência e Deus.
Particularmente, o livro me deu uma visão bem diferenciada acerca da depressão, me proporcionando um olhar de empatia maior em face daqueles que sofrem. E recomendo a leitura a todos.

Mariana 16/04/2020

Sobre A Depressão de Spurgeon
O começo e o final do livro são as melhores partes. A metade da leitura às vezes fica confusa, parece que o autor não sabe por qual caminho irá conduzir o seu leitor.
Mas o que mais eu gostei no livro são as orientações de como quem não tem depressão pode ajudar aqueles que estão passando por esse período terrível de sua vida. O autor mostra como mesmo no mais profundo abismo, Deus está no controle de todas as coisas e ainda assim mostra a sua graça sobre nós.

Aghata Leonardi 13/06/2020

Profundo
A vontade que fica no final da leitura é de sair lendo todos os sermões do Spurgeon ?

Caio Mater 16/11/2020

Esperança realista em meio à angústia
Creio que este subtítulo descreve o livro de maneira extremamente acertada. Não há em meio a suas páginas nenhuma palavra mágica ou soluções rápidas para nossos problemas. Há, porém, consolo, alívio, instrução e reflexão.

Juliana.Azevedo 03/06/2021

Um guia para o assunto
Interessante como os cristãos muitas vezes não tem sensibilidade em assuntos delicados. Este livro trata a depressão com uma suavidade admirável. Livro bom para os que vivem com esta doença e mais ainda para os que estão próximo de alguém e não sabem como ajudar. Recomendo.

Márcio Jefferson 19/10/2020

Esperança realista em meio a angústia
Livro maravilhoso, refrigério para alma abatida e cansada...
Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus

Giuliana 16/04/2020

Podia ser mais
Algumas partes do livro dão conforto e pude me beneficiar. Porém o livro não aprofunda, e não traz detalhes e aprendizado baseado na vida de Spurgeon que eu pretendia ter com a leitura.

Mazinos 05/04/2021

Alento em meio a angustia
Charles Spurgeon foi um dos maiores pregadores do século XIX. Ele foi tão influente que recebeu o titulo de "Príncipe dos Pregadores". Spurgeon conhecia como ninguém os segredos e tesouros que haviam no coração do rei Davi, pois escreveu seus comentários em 150 salmos incluindo os de Asafe e Salomão.

Charles Spurgeon, porém, foi vitima de uma ferrenha depressão, depois que um homem que acompanhava seu sermão decidiu gritar "fogo". Uma brincadeira que parecia inofensiva, mas que custou a vida de 7 pessoas e deixou 28 gravemente feridos. Foi a partir disso que o "Príncipe dos pregadores" passou a entender como ninguém o sofrimento e a dor que a depressão pode causar no coração do ser humano.

É interessante notar como ele lidava com essa depressão. Sua esposa dizia que em muitos momentos tinha medo dele decidir parar de pregar. Alguns relatos dizem que a angustia era tão grande que ele precisava ser carregado para o púlpito, pois ele simplesmente não tinha forças para se manter de pé e caminhar. Mesmo assim, essa depressão não foi o suficiente para faze-lo se afastar daqueles que sofriam.

Mesmo que Spurgeon tivesse uma depressão tão ferrenha, isso não o impedia de ter um bom humor incrível. Como disse um de seus amigos: "Que fonte borbulhante de bom humor tinha o Sr. Spurgeon! Creio piamente que ri mais à sua companhia do que em todo resto da minha vida. Ele tinha o mais fascinante dom do riso e também tinha a enorme capacidade de fazer todos os que o ouviam rir com ele." Charles Spurgeon já entendia a fonte poderosa que é o riso e o que ela pode causar em uma alma deprimida.

Podemos dizer sem sobra de duvidas que Deus usou a condição de Spurgeon para ajudar aqueles que sofriam de depressão em sua época, ele conhecia mais do que ninguem essa condição, mas isso não o impedia de tentar ajudar a essas pessoas. Em seus sermões ele sempre lembrava daqueles que estavam sofrendo assim como ele, e fazia questão de lembra-los que temos um aliado que advoga em prol do mentalmente assediado.

Se você sofre de depressão, quero concluir dizendo que Deus também passou por isso! Sei que é algo estranho de se ler, mas Jesus Cristo suportou todo o tipo de dor física e mental, sendo chamado pelo profeta Isaias de "Homem de dores". Como disse Charles Spurgeon "Quão completamente é removida a amargura da tristeza, ao saber que ela fora, outrora, sofrida por Cristo".

Por mais que seja um livro que se perca em suas ultimas paginas, creio que ele vá servir de alento para aqueles que estão nessa condição tão triste. E quero destacar que "Não importa o quão longe você caia em sua depressão, os braços eternos estarão sob onde você estiver".

Bela 10/10/2016

Esclarecedor
A Depressão de Spurgeon. Autor: Zack Eswine. Editora: Fiel. Páginas: 185.
O tema do livro é depressão, um assunto que tem estado a cada dia mais próximo do nosso dia a dia, porque todo mundo conhece alguém, que conhece alguém que passa por essa dificuldade. Eu mesma tenho uma pessoa na minha família que sofre desse mal. É uma questão muito delicada tanto para aqueles que sofrem quanto para aqueles que convivem com pessoas sofredoras. Porque, em muitas das vezes, nós não sabemos como ajudar aquele amigo ou ente querido e isso, por si só, já é uma grande angústia.

"A mente pode desabar muito mais profundamente do que o corpo, pois nela há poços sem fundo. A carne pode suportar apenas um certo número de feridas e não mais, mas a alma pode sangrar de dez mil maneiras, e morrer repetidas vezes a cada hora."

Charles Spurgeon foi um grande pregador do século XIX e muitos se surpreendem ao saber que ele sofreu de depressão. Tudo começou quando ele estava pregando um sermão para um grande público e um brincalhão gritou "Fogo". O pânico deixou sete mortos, vinte e oito feridos, e assombrou Charles por longos anos. Pode acontecer da depressão ser desencadeada por uma situação traumática, como essa, mas as vezes ela não tem uma razão específica e mesmo assim pode nos tornar pessoas extremamente infelizes.

"A memória é, afinal, uma coisa muito poderosa. Ela pode tanto nos abençoar quanto assombrar."

O livro é muito esclarecedor e é divido em três partes: buscando entender a depressão, aprendendo a ajudar aqueles que sofrem com a depressão e conhecendo formas de ajuda para lidar diariamente com a depressão. Infelizmente existem muitas igrejas que ainda insistem em sustentar a imagem do "super crente". Eles dizem que o cristão não adoece, não tem problemas financeiros, não tem problemas de relacionamento e se algo desse tipo acontecer é porque lhe falta fé. Mas, a verdade é que esses ensinamentos não tem fundamento bíblico. O que mais existem na bíblia são personagens cheios do espírito santo que passaram pelos mais diversos tipos de dificuldades, inclusive a depressão. O próprio Jesus passou por um momento de grande angústia na sua alma, pouco antes da sua morte, quando estava no Getsêmani e não dá pra dizer que Jesus não tinha fé! A bíblia não nos promete uma vida cheia de riquezas, saúde, nem nada disso. O que Deus nos garante é que estará conosco em cada uma das nossas dificuldades.

"Pensamos na bíblia como um livro violento, em um Deus irado em teólogos de plantão com sua torrentes de frases de efeito. Entretanto, Charles viu na Bíblia uma linguagem para os aflitos, uma advocacia ou defesa para barrar os ajudadores prejudiciais, e uma varão de dores enviado por Deus a um mundo sem amor e pleno de lamentações, a fim de que aqueles que sentados nas trevas pudessem finalmente sentir o lar para o qual foram criados e se regozijar com o sol novamente."

Eu confesso que fiquei um pouco relutante com a leitura, eu queria e não queria ler. Parecia fácil demais ler um livro e encontrar todas as respostas, eu não estava acreditando no que ele prometia, entende? Talvez ele não seja melhor livro do mundo sobre o assunto, mas abre nossos olhos, de forma que sejamos mais sensíveis e compreensíveis com aqueles que sofrem. O livro não é exatamente uma biografia sobre Spurgeon, ele mostra como o pregador lidava com a depressão e como ele tratava do assunto em suas mensagens. Além disso, o autor, Zack Eswine, também conviveu com a depressão.

"[...] a tristeza é um dom de Deus para nós. É como sobrevivemos. É um ato de fé e sabedoria ficar triste com coisas tristes. [...] Às vezes a tristeza em resposta a uma circunstancia pode tomar um rumo sombrio. Ela se transforma em algo diferente de si mesma. O luto não termina e a criatura sombria que chamamos de depressão desperta de sua toca."

Essa resistência acabou fazendo com que a minha leitura não fluísse tão facilmente e fiquei incomodada até com o tom um pouco poético do autor. Por fim, decidi ler um capítulo por dia e acredito que foi uma escolha acertada, pois li, refleti no conteúdo com calma e fui muito abençoada por ele. Recomendo o livro para todos aqueles que gostariam entender um pouco mais sobre o assunto, para aqueles que estão passando por depressão ou possuem algum conhecido que enfrente a enfermidade.

"A depressão nos lembra que há um limite para o poder humano (...) somente Deus pode remover o ferro quando ele penetre a nossa alma."

site: http://www.sigolendo.com.br/
Deilson 31/01/2017minha estante
Ótimo texto.

Juba 01/02/2021

Obra sensível, busca consolar os que sofrem e tentar ensinar os que cuidam. E, como o autor menciona no livro, é importante ver que heróis da fé passaram por situações semelhantes e perseveraram.

Marcos.Wagner 19/07/2020

Ótimo livro
Muito bom claro objetivo uma ajuda em tempos difíceis eu recomendo a leitura

mairacassia 17/08/2020

Nesse livro Zack Eswine fala sobre a depressão de Charles Spurgeon, trata sobre sermões que Spurgeon pregou sobre o tema.
Este livro ajuda aos que vivem em depressão a entenderem que ainda há esperança, e a entendermos que apesar de sermos frágeis, temos um Deus, que na forma humana em Jesus Cristo, passou pelos mesmas aflições que nós e sabe como nos ajudar.
Zack, também mostra quantas vezes acabamos, atrapalhando ao invés de ajudar os que sofrem, muitos cristãos não usam uma linguagem de graça adequada para lidar com as aflições do próximo, por muitas vezes somos duros com as pessoas que sofrem porque julgamos de acordo com as nossas circunstâncias, achamos que frases batidas podem curar feridas profundas e por muitas vezes nós não somos humildes acerca da nossa falta de experiência lidar com esses assuntos. Zack diz que ?quando sofremos de depressão desejamos que nossos pregadores, líderes cristãos e conselheiros informais saibam mais a respeito da prisão dentro da qual sofremos antes de que procurem a falar sobre.?
Que Deus nos capacite e nos dê graça e humildade para ajudar aos que sofrem.