Apologia de Sócrates

Platão

Resenhas - Apologia de Sócrates

Neno 05/07/2022

A vã filosofia
Estou me tornando fã de carteirinha da filosofia. Cada vez mais aprendo sobre refletir antes de tomar uma decisão ou mesmo julgar minhas atitudes. A filosofia está me dando repertório para questionar tudo sobre o próximo passo. Acreditem! Nunca Sócrates, Platão, Homero, entre outros, esteve tão contemporâneo. Acredito que todos devessem ler filosofia para tentar decifrar os seus próprios "eus".
Hoje termino Sócrates, mas amanhã estarei com outro grande pensador. Vem comigo!

carol 02/07/2022

Can you hear me calling
Out your name?
You know that I'm falling
And I don't know what to say
I'll speak a little louder
I'll even shout
You know that I'm proud
And I can't get the words out

fleuriemoon 29/06/2022

"O Mais Sábio de Todos Os Homens"
Nesse transcrito de Platão sobre o discurso de Sócrates no dia do seu julgamento, Sócrates, defendendo avidamente seus ideiais, rebate as acusações feitas por Meleto, Anito e Líncon, de que este atentava contra a religião do Estado e corrompia a mocidade. E, tendo preferido morrer a parar de agir de acordo com aquilo que acreditava, regozijou-se até o final, pela vida que levou e, ainda, pela quantidade de pessoas que votaram a seu favor.

Porém, assim como Xenofonte, Platão o escreve à sua imagem, discursando palavras de um modo que não seria o de Sócrates, já que este não gostava de discutir. Antístenes foi quem escreveu, tão fiel quanto possível, os diálogos de Sócrates.

Gabriela3844 19/06/2022

Leitura interessante e obrigatória
A nota é mais pelo que eu senti lendo, não necessariamente pela qualidade da obra (que nessa caso, seria 10/10). Apologia de Sócrates foi uma experiência instigante, mas cansativa em alguns momentos. Já o Banquete foi viciante do início ao fim, gostei muito da dinâmica e as notas de rodapé são importantíssimas para agregar ainda mais a leitura.
É uma obra OBRIGATÓRIA para quem quer estudar filosofia.
Apologia de Sócrates:3,5/5
Banquete: 4,5/5

Isac 17/06/2022

Primeiro clássico
Esse foi o primeiro livro de filosofia clássica que leio, e a fiz com muita atenção para entender perfeitamente todo o conhecimento de Sócrates, transmitido por Platão. Recomendo muito a leitura.

Yasmin 14/06/2022

É um livro bom que nos faz até mesmo refletir aquilo que descrevemos como sábio. Será que estamos sendo sábios ao afirmar nossa inteligência e conhecimento pleno? Eu escolho a frase de Sócrates: Só sei que nada sei. O julgamento dele mostrou que até o final de sua vida, ele foi sábio e virtuoso.

Maumau 23/05/2022

Harmonioso, complexo e bonito
A Apologia de Sócrates é um conto avssalador, revela Sócrates como pensador injustiçado e perseguido por distribuir a verdade, e apenas por isso. Eu achei deveras mediano ? não é muito bom, mas é interessante para entender um pouco mais essa figura tão marcante.
O Banquete, contudo, foi o conto que mais me cativou: concordei mais com os discursos de Pausânias e Erixímaco, além de me divertir e surpreender muito lendo o famosíssimo discurso de Aristófanes. Pela primeira vez, tive a oportunidade de ler um livro de antes de Cristo que não condena, mas, ao contrário, abraça a homossexualidade como forma válida de amor (ficou claro principalmente nos discursos de Aristófanes e Alcibíades). Um livro deveras complexo, intrincado, cheio de palavras e situações muito descritivas, mas acho que vale a pena para quem se interessa em Platão ou Sócrates ? ou os dois, no meu caso.

Luiz 08/05/2022

Histórica injustiça
Quem foi Sócrates se não um homem sábio e crítico? Como pode uma pessoa ser julgada e condenada à morte por dizer apenas o que pensa? Infelizmente isso não é muito distante do que vemos hoje, obviamente que já estivemos em um estado mais crítico em relação a isso. Mas é imoral não compreender e reconhecer a contribuição de Sócrates para o pensamento contemporâneo, para a filosofia e a política daquela época. Não sei como escrever em palavras esse livro. Mas indico muito para quem gosta de filosofia e política. O filósofo questiona até o fim qual é o seu real crime, e realmente não se tem como dizer que ele cometeu um crime. Se fazer as pessoas pensarem e ajudarem a eles terem uma visão crítica sobre os valores tradicionais e políticos, for crime, então não sei se queria viver em um mundo assim.

Fsanz 04/05/2022

Ótimo
Uma ótima leitura. Breve, mas precisa. Aqui lemos sobre o julgamento de Sócrates. Vou deixar abaixo uma citação famosa do mesmo e que foi responsável pela finalização do livro:

"Mas, já é hora de irmos: eu para a morte, e vós para viverdes. Mas, quem vai para melhor sorte, isso é segredo, exceto para Deus".

thaismnzs 22/04/2022

Ok
Foi um livro bem rápido e de fácil leitura, é bem interessante ter a visão de Platão sobre Sócrates e como foi sua sentença e acusação.

Gustavo.Querino 14/04/2022

O homem que seguia seu daímôn
A apologia de Sócrates é, em última instância, um relato das consequências últimas de Sócrates viver sua vida seguindo, lealmente, sua consciência.
Esclarecendo melhor os acontecimentos narrados no livro por Platão, discípulo de Sócrates, temos diante de nós o grande filósofo sentado no banco dos réus. Sócrates era acusado de recusar o culto devido aos deus do Estado, introduzindo entidades demoníacas (que nada tem a ver com os demônios da modernidade), com isso pervertendo a mocidade e levando-a a cometer os mesmos crimes de ateísmo contra os deuses oficiais, pois só assim ficaria o crime sob a jurisdição do rei, a quem competia a defesa da religião.
Não cabe a mim colocar todos os argumentos de Sócrates para sua defesa, basta ressaltar que ele não era somente um bom expositor, dom que também era compartilhado pelos sofistas, mas ele realmente cria em suas próprias palavras (ao menos afirmava isso), o colocando como alguém que colocou as verdades contidas em suas palavras e a justiça acima de sua própria vida.

"...mas obedecerei aos deuses em vez de obedecer a vós, e enquanto eu respirar e estiver na posse de minhas faculdades, não deixarei de filosofar e de vos exortar ou de instruir cada um."

"Ouço uma voz, e toda vez que isso acontece ela me desvia do que estou a pique de fazer, mas nunca me leva à ação...quem combate verdadeiramente pelo que é justo, se quer ser salvo por algum tempo, deve viver a vida privada, nunca meter-se nos negócios públicos...não há ninguém a quem eu tenha feito concessões com desprezo da justiça e por medo da morte, e que, ao mesmo tempo, por essa recusa de toda concessão, deverei morrer."

O homem ouviu e seguiu sua consciência.

Clara3322 13/04/2022

O sábio que nada sabe
Um camarada foi acusado de corromper a juventude e reconhecer outros deuses. E o livro, escrito por seu discípulo, se trata da sua defesa.

Apesar de gostar de filosofia, só li porque era preciso no estudo e fui sem expectativas altas. Mas então Platão (ou seria Sócrates?) me surpreendeu.

Eu tinha decidido apenas estudar sobre o livro pra não precisar lê-lo, mas no final acabei lendo. E é bem bacana quando você conhece o "por trás" sabe, o contexto em que foi escrito.

Foi um prazer conhecer o tão famoso Sócrates, apesar da história de que o Platão talvez não tenha sido lá muito fiel à realidade.

Heloyse 09/04/2022

Esse foi meu primeiro livro de filosofia lido.
É um assunto que sempre me interessou bastante, mas nunca fui atrás de conhecer mais.
Espero que esse seja o primeiro de muitos.

Alek 07/04/2022

Esclarecedor e pertinente.
A linguagem do livro é, de certa forma, rebuscada. Porém, os tradutores fizeram um serviço sensacional não só em escolher boas palavras para manter a coesão do discurso como também em explicar o porque de suas escolhas e o conteúdo do discurso. Dos 3 diálogos apresentados, o Críton foi o que mais me pareceu importante, pois como estudante de Direito valorizei muito a visão de Sócrates sobre a aplicação de leis, a cidadania e o dever como membro voluntário da sociedade. Recomendo muito a quem gostar de filosofia.