Apologia de Sócrates

Apologia de Sócrates Platão
Platão

Resenhas - Apologia de Sócrates

Chesi 24/04/2024

Sócrates, um marco na filosofia
Aqui Platão discorre sobre a famosa defesa de Sócrates. Seus acusadores, acusam ele de corromper a juventude e acreditar em falsos Deuses ou a não crença em Deuses. Mas por que Sócrates estava sendo acusados dessas coisas?

?Ademais, os jovens que dispõem de muito ócio, filhos dos homens mais abastados, acompanham-me por vontade própria, experimentam prazer ouvindo indivíduos sendo examinados e com frequência imitam-me efetuando suas próprias inquirições. Com isso, imagino que descobrem uma grande quantidade de pessoas que julgam saber algo, quando pouco ou nada conhecem. O resultado é os por eles examinados se enraivecerem comigo, em lugar de dirigirem sua raiva para os próprios jovens, e declararem que "Sócrates é o mais pestilento dos indivíduos e está corrompendo a juventude".

Sócrates é declarado pelo oráculo de Delfos, ser o mais sábio dos homens, ele então, como não acreditou nisso, vai à procura de homens que as pessoas consideram sábio, porém ao interrogá-las, Sócrates descobre que essas pessoas afirmam ser sábias, quando na verdade não são. Então Sócrates acredita ser mais sábio que essas pessoas, pois elas afirmam saber algo que não sabem, enquanto ele afirma não saber de nada. Nas próprias palavras de Sócrates:

"Sou mais sábio do que esse homem; nenhum de nós dois realmente conhece algo admirável e bom, entretanto ele julga que conhece algo quando não conhece, enquanto eu, como nada conheço, não julgo tampouco que conheço. Portanto, é provável, de algum modo, que nessa modesta medida seja eu mais sábio do que esse indivíduo no fato de não julgar que conheço o que não conheço".

Sócrates é então julgado a pena de morte, deixando claro, que seus acusadores tinham decisões mais de caráter pessoal, do que baseado nas leis. Sócrates encara bem tudo isso e finaliza seu discurso:

?Mas agora é chegada a hora de partirmos.
Parto para a morte e vós para a vida. Entretanto, qual de nós caminha para melhor sorte é algo que somente o deus sabe.?

Bella 19/04/2024

Foi um livro que me prendeu desde o começo com suas ideias e a história de Sócrates. A maneira como Platão conta como Sócrates se defendeu em seu julgamento é sensacional e nos faz refletir sobre o que é verdadeiro e justo. Gostei muito de como os diálogos foram fáceis de entender.

Jpmalcher 15/04/2024

"A maior pena da maldade é crescer na semelhança de homens maus"

"Mais importante não é simplesmente viver, mas viver de forma correta, justa"

"Então, não devo, agora que me prejudicaram, discordar do que até hoje concordei. Porque sempre gostei da cidade de Atenas e nunca pensei em ir embora"

Patrícia Gomes do Valle 15/04/2024

Defesa de princípios acima da pena de morte
Fica evidente o propósito de Sócrates e Platão em promover a racionalidade. Eles defendem que o conhecimento da verdade deve ser o desejo e estar ao alcance de todos. Quando Sócrates opta por defender a si mesmo, ele reafirma a verdade de suas doutrinas, tornando-as universais e inalteráveis. Não quebrou seus valores em favor de sua absolvição.

Cesar Garcia 15/04/2024

Reflexões sobre a cidadania
Platão nos conta um pouco dos últimos dias de Sócrates, do seu julgamento e de como ele reagiu às acusações e a sua eminente condenação.
Sócrates reflete sobre cidadania, religião, sobre conceitos de bem e mal, sobre costumes e sobre o valor da vida.
Um belo livro de filosofia, que mostra um pouco do impacto do pensamento de Sócrates no desenvolvimento da sociedade ocidental.

Paulo1844 07/04/2024

Mas, já é hora de irmos: eu para a morte, e vós para viverde
"A Apologia de Sócrates", escrita por Platão, é uma obra que retrata o famoso julgamento de Sócrates em 399 a.C., onde ele foi acusado de corromper a juventude e de não acreditar nos deuses da cidade. O diálogo é uma defesa eloquente e persuasiva de Sócrates, onde ele argumenta que sua busca pela verdade e sua prática da filosofia são motivadas por um chamado divino, e não por um desejo de corromper a juventude. Sócrates, como sempre irônico, que se fosse nos dias de hoje faria qualquer advogado suar frio, com seu método, questiona os seus acusadores, sempre com ironias e perguntas maliciosas. Esse é o Sócrates que Platão retrata. O homem mais sábio entre os gregos, que reconhecia a sua própria ignorância. Aceitou a morte, uma condenação injusta. Esse livro oferece diversas percepções sobre a natureza da justiça, da sabedoria e da virtude.

"São considerados sapientíssimos dentre vós, ó homens, aqueles que, como Sócrates, tenham reconhecido que em realidade sua sabedoria não tem nenhum mérito"

"O Banquete", uma das obras mais célebres de Platão, é um diálogo filosófico que retrata uma série de discursos proferidos por diversos convidados durante um banquete em honra ao poeta Agáton. O diálogo é conduzido por Sócrates e acontece na casa do rico ateniense Agáton, onde se reúnem vários intelectuais da época, incluindo o próprio Sócrates, Aristófanes, Erixímaco e outros. A estrutura do diálogo consiste em uma série de discursos sobre o amor (Eros), apresentados pelos convidados, cada um oferecendo sua própria visão sobre o tema. O ponto culminante do diálogo ocorre quando Sócrates faz sua própria exposição sobre o amor, baseada em uma conversa que ele teve com uma sacerdotisa chamada Diotima. Platão utiliza o simbolismo do banquete como uma metáfora para explorar as diferentes facetas do amor, desde o amor físico até o amor platônico e transcendental. Cada discurso oferece uma perspectiva única sobre o amor, revelando as complexidades e contradições inerentes a esse tema universal. A interpretação de Sócrates, transmitida por Diotima, destaca o amor como um desejo de alcançar a beleza e a sabedoria, e sugere que o verdadeiro objetivo do amor é buscar a imortalidade e a perfeição por meio do conhecimento filosófico. Sócrates argumenta que o amor é uma forma de ascensão espiritual, levando a alma do indivíduo a buscar a união com o divino. Além de explorar conceitos filosóficos profundos, "O Banquete" também é uma obra rica em elementos literários e retóricos. A habilidade de Platão em retratar personagens distintos, cada um com sua própria voz e perspectiva, contribui para a riqueza e a profundidade do diálogo.

"O amor é o mais antigo, o mais augusto de todos, o mais capaz de tornar o homem virtuoso e feliz durante a vida e após a morte."

grazy 04/04/2024

Razoável
Esse é um dos livros que tem um público-alvo e... bom, eu não faço parte dele.

a condenação de sócrates é contada através de diálogos, que por muitas vezes são monólogos, achei isso extreeeemamente maçante de ler, talvez tenha sido a versão que li, mas de qualquer forma não algo do meu agrado.

o que tornou essa leitura um pouco melhor foi que tenho interesse por filosofia e, além disso, gosto de ler e assisti o filme, o que me deixou mais situada na história.

contudo, no entanto, todavia, não é um livro que eu releria, acho muito difícil de acontecer, e, também, achei a linguagem usada muito complexa e com termos filosóficos que eu não conhecia, o que deixou a leitura meio instável e entrecortada.

enfim, acredito que é um livro muito bom pra quem gosta do gênero, mas esse não foi o meu caso.

TRECHOS:
- não, por zeus, ó juízes: ele disse de fato que o sol é uma pedra, e a lua, terra.
- mas, ó cidadãos, talvez o difícil não seja fugir da morte. bem mais difícil é fugir da maldade, que corre mais veloz que a morte.
- é hora de irmos: eu para a morte, vós para as vossas vidas; quem terá a melhor sorte? só os deuses sabem.
Felipe.Augusto 05/04/2024minha estante
Coitado dos juizes que vão ter que falar com Zeus

grazy 05/04/2024minha estante
entao ne ahakwhwka

LeandroCastro88 02/04/2024

Meu primeiro contato diretamente com Platão. Já havia tido algum contato durante a faculdade de Direito.

Laurinha do Balacobaco 02/04/2024

Meu primeiro livro sobre filosofia clássica. Gostei bastante pois a leitura é de fácil compreensão.

DAbora.AmAvel 01/04/2024

Apologia de Sócrates
Nesse livro acompanhamos o discurso de autodefesa do filósofo Sócrates em seu julgamento. Sócrates foi acusado de negar a existência dos deuses e de corromper os jovens da época.
Sócrates permaneceu fiel às suas convicções e não admitiu renunciar o que ensinou.
A frase que me tocou foi: "eles apenas fingem saber, quando na realidade nada sabem".

Ana Beatriz Arruda 25/03/2024

A morte foi um presente
"Mas, nem mesmo agora, na hora do perigo, eu faria nada de inconveniente, nem mesmo agora me arrependo de me ter defendido como o fiz, antes prefiro mesmo morrer, tendo-me defendido desse modo, a viver daquele outro."

EstAfani.Sandmann 24/03/2024

Um dos textos mais importantes sobre Sócrates
O julgamento de Sócrates contado por Platão, é um texto de uma beleza esplêndida. Rico em reflexões sobre a vida, a morte, o julgamento. Sobre o bem e o mal. Platão, discípulo de Sócrates conta sobre o que e como seu mestre lidou com o julgamento por ter ?corrompido ? com suas ideias os filhos ?varões? dos ricos de Atenas. É um texto básico sobre filosofia e as reflexões sobre q existência, por isso vale a leitura. E releitura, como foi meu caso.

Johan.Petrovics 27/02/2024

Uma Exposição Eloquente da Verdade e da Justiça
Obra-prima do filósofo grego Platão, transcende os limites do tempo e do espaço, erigindo-se como um monumento à busca incessante pela verdade e pela justiça. Através de diálogos cativantes e de uma argumentação impecável, Sócrates, o personagem central, personifica a filosofia em sua forma mais pura e sublime.

Ao longo da obra, somos confrontados com questões existenciais fundamentais: o que é verdade? O que é justiça? Qual o papel do filósofo na sociedade? As respostas, cuidadosamente esboçadas por Sócrates, não se apresentam de forma definitiva, mas sim como um convite à reflexão crítica e à busca incessante pelo conhecimento.

"A Apologia de Sócrates" é, sem sombra de dúvidas, uma obra atemporal que ecoa através dos séculos, inspirando-nos a questionar o mundo ao nosso redor e a buscar incessantemente a verdade e a justiça.