Apologia de Sócrates

Apologia de Sócrates Platão
Platão

Resenhas - Apologia de Sócrates

Robert 28/05/2023

Um Sócrates além do ensino médio
A primeira vez que li Platão estava ainda no ensino médio. Sempre me pareceu, até antes dessa leitura, que os livros dos famosos gregos fossem de difícil acesso ao compreendimento, porém lendo ainda pela segunda vez, fica mais claro a mim, o quanto isso é mentira.

igor 28/05/2023

Excelente livro
Mostra os motivos políticos e as principais falas do julgamento de Sócrates e a sua decisão final, recomendo.

Tiago 18/05/2023

Imagino que estes dois textos clássicos sejam fundamentais para a compreensão da nossa cultura e do que compreendemos por sabedoria e amor.

livia! 14/05/2023

Apologia de sócrates,
A estratégia de argumentação é muito interessante e a maneira em que os argumentos contra sócrates (principalmente o de meleto) são quebrados.

o primeiro diálogo que encontrei, apologia, na verdade me pareceu ser o discurso final de sócrates registrado por platão, pois vemos a condenação à morte. se é esperto ou não começar pelo fim da vida de sócrates, ainda não tenho certeza, mas a essência de sua própria defesa me deu mais informações sobre seus ensinamentos e propósito do que eu teria reunido em uma pesquisa no google.

ao ler, eu refleti bastante e para mim, muitos aspectos do livro podem ser encontrados na nossa realidade. por exemplo, no livro vemos como eles tinham medo daqueles que pensavam diferente e eu vejo isso muito hoje. muitas pessoas tem medo daquilo que é diferente, ou fora do ?normal?, seja fora do padrão de beleza, pessoas da comunidade lgbtqia+, pcds, etc.

Guimarães 09/05/2023

Sensacional!
Leitura necessária, curtinha e muito reflexiva. É indispensável a introdução de Sócrates no estudo da filosofia, seu primeiro contato ajuda a entendermos que conhecimento e também abrimos mão da nossa própria ignorância. A construção de conhecimento deve ser sempre questionada, não só construir, mas de se autoconhecer

"A maneira mais fácil e mais segura de vivermos honradamente consiste em sermos, na realidade, o que parecemos ser."

João Pedro Takahashi 08/05/2023

Incrível
Esse livro mudou a minha vida pra sempre! Inacreditável como ele ecoa na minha cabeça de maneira fixa mesmo eu tendo terminado de ler ele uma há uma semana atrás. Quando Sócrates diz que o homem bom nada deve temer porque não se pode afligir mal algum sobre ele, isso mudou a minha maneira de ver o mundo até o dia da minha morte.

"Mas, já é hora de irmos: eu para morte, e vós para viverdes. Mas, quem vai para melhor sorte, isso é segredo, exceto para deus."

Dudu    01/05/2023

O que seria a morte afinal?
Platão descreve sobre o julgamento sofrido por Sócrates em seu livro "Apologia a Sócrates", este que era acusado de não respeitar os deuses da cidade e corromper os jovens da época.
Ao decorrer do caso, Sócrates consegue reger a própria defesa contra seu acusador, Meleto; Sócrates afronta o júri do tribunal contra as acusações sofridas, e ele consegue desvencilhar-se delas. Se negando a parar com seus ensinamentos e se negando apelar para o lado sentimental da situação (se mencionasse seus filhos e esposa).
E então Sócrates é condenado na primeira votação, a pena de morte por envenenamento. E caminhando para o fim propriamente dito de seu julgamento, o filósofo discute sobre o que de fato seria a morte, seria ela um benefício que tratamos com a plena convicção de ser um malefício? Ou ainda seria realmente um malefício? Um fim ou apenas um inicio? A morte seria para si realmente uma condenação?
E afinal, dentre ele e os seus acusadores, quem de fato seria condenado?

(Eu ouvi o livro por audiobook, talvez por isso me senti confuso em algumas partes, mas a experiência foi boa. Gostei bastante do livro.)

Parceira Do Az 01/05/2023

Tenho esse livro há 8 anos parado na estante, finalmente resolvi ler e não me arrependo!! É meu primeiro contato direto com um livro sobre filosofia e sinceramente estava esperando um monstro de 7 cabeças kkkkk

Não tive uma base muito boa na escola spbre filosofia, em parte por eu ser uma aluna medíocre, em parte por causa dos meus problemas de atenção. Mas estou muito apaixonada e quero muito ler mais sobre!

Adorei conhecer Sócrates, Platão e outros queridos. Sócrates é imenso, muito mais do que a visão de qualquer um de seus discípulos teve sobre ele. O que realmente ele teve de grande foi sua própria consciência e o impacto que até hoje, 2 mil anos depois, causa em pessoas que conviveram com ele. Tudo isso porque ele foi uma pessoa que ousou pensar por si próprio, duvidar de tudo inclusive de si mesmo e seguir seu próprio código de ética, principalmente não machucando as pessoas ao seu redor, pelo contrário, ajudando sempre.

Apesar de tão nobres ensinamentos, o que mais me conforta é pensar que ele foi apenas humano. Temos costume de colocar em um pedestal aqueles que admiramos, como a sociedade de agora e também os discípulos dr Sócrates assim o fizeram com ele. Isso distancia o que nós somos e o que podemos nos tornar, de pessoas que deixaram grandes legados de amor, justiça e virtude, como Sócrates. Se, mesmo humano, ele conseguiu ser quem é, espero ser sábia como ele ao ponto de conseguir compreender a minha própria individualidade e o impacto que tenho no mundo, minhas vontades, próprios pensamentos e valores que posso contruir para ser cada vez melhor.

O legado que Sócrates deixa é o do pensamento da auto consciência e da bondade.

Matheus.Viga 23/04/2023

"Enquanto eu tiver vida e fôlego, não cessarei de filosofar e de aconselhar a todos, dizendo-lhes que se preocupem consigo mesmos e com a sua própria alma, em primeiro lugar, e com a sua virtude, em segundo." (Sócrates)
Sócrates ainda na prisão foi capaz de desenvolver incríveis ideias perante seus discípulos, como a imortalidade da alma e a reencarnação. Sócrates foi um espírito iluminado, sempre se portou com muita humildade diante de seus ensinamentos e questionamentos. Ele tinha consigo uma das principais características de um filósofo que é reconhecer a própria ignorância. Sócrates sabia que nada sabia. ("Quem não se considera na posse do saber busca encontrá-lo"). Ainda sobre sua humildade, reconhecia que existiam pessoas mais sábias do que ele mesmo. "Sou do parecer que não é possível encontrar alguém mais sábio do que Protágoras" (Sócrates, no diálogo platônico 'Protágoras', 338c).

Uma de suas últimas palavras perante aos 500 jurados após lhe terem condenado à morte por envenenamento, Sócrates solta essa incrível reflexão: "Mas, já é hora de irmos: eu para a morte, e vós para viverdes. Mas, quem vai para melhor sorte, isso é segredo, exceto para deus."

Apesar de tudo, quando foi condenado à morte, a sua esposa foi visitá-lo e começou a chorar. Sócrates então lhe disse: "Não chore, todos nós somos condenados à morte por natureza". A sua esposa respondeu: "Mas eles o condenaram injustamente". Diante disso, Sócrates respondeu: "Seria menos lamentável se eles tivessem me condenado justamente?"

Márcia 22/04/2023

Um tratado sobre a argumentação
Sócrates (469-399 a. C), por incrível que pareça, nada escreveu. Quem o fez foi seu seguidor, Platão, que registrou as ideias socráticas numa série de obras escritas, chamadas diálogos.

E o que eram esses diálogos? Neles, o mestre formulava uma série de perguntas que o interessava, desenvolvendo, assim, uma nova maneira de pensar, um novo modo de investigar o que pensamos. O nome? Método socrático, ou dialético (por se encaminhar como um diálogo entre visões opostas), o que lhe rendeu vários inimigos em Atenas.

A conclusão a que chegou com sua dialética: SÓ SEI QUE NADA SEI.

Sócrates, então, é condenado à morte (obrigado a tomar cicuta). Seus estudiosos elencam alguns motivos: Meleto, o promotor do caso, o acusou de corromper futuros cidadãos de Atenas. Mas os verdadeiros motivos eram POLÍTICOS: 1) porque fez defesa de ideias antidemocráticas e esteve ligado ao regime dos Trinta Tiranos na guerra com Esparta; 2) porque questionava os métodos, as virtudes e as ideias dos poetas; Socrátes defendia novas virtudes, entre outras.

EM APOLOGIA (esse livro): narra-se seu julgamento com centenas de pessoas presentes. O filósofo defende a si mesmo. É belíssimo!!! Seu argumento para aceitar a morte: ?prefiro morrer, tendo me defendido, como o fiz, do que viver em desgraça?.

Com Críton, seu amigo também condenado, na prisão, ao ouvi-lo sobre a ideia de fugir, Socrátes argumenta: ?evitarás as cidades de boas leis e os homens mais corretos? E valerá a pena viver com esse comportamento? Ou seja, a vida irrefletida não vale a pena ser vivida.

QUE AULA DE ARGUMENTAÇÃO!

Soukokinho 16/04/2023

Como podemos dar nota para uma transcrição de algo?

Conclusão que eu tive lendo tudo isso é que todos eram muito hipócritas, não que seja muito diferente de hoje em dia né.

E é bizarro como o Sócrates tinha pensamentos muito a frente do tempo dele, eu fiquei muito chocada.

letisia 06/04/2023

Sempre bom ler sobre ele. acredito que todo mundo devia ler suas ideias pelo menos uma vez na vida!! :)

BelleS2 05/04/2023

Muito interessante a discussão. Creio que será de muito ajuda para minha formação de Direito. Espero sinceramente ir bem no trabalho sobre o livro. Me desejem sorte.