Apologia de Sócrates

Platão

Resenhas - Apologia de Sócrates

Obika 28/02/2023

Sócrates por Platao
Nesse texto Platão nos apresenta sua visão de Sócrates, seu julgamento, sua ideia de Justiça e sua ética.

Sandro 14/02/2023

Muito bom.
Que livro bom, mostra como Sócrates estava presente no tribunal em Atenas, Sócrates e um dos melhores filósofos.
Mateus297 22/02/2023minha estante
Sandro3 vc pode me informar como eu faço pra conseguir ler?

Sandro 25/02/2023minha estante
Tem essa opção gratuita no Google ou Kindle.

Cristiano15 12/02/2023

Conhece-te a ti mesmo
Conhece-te a ti mesmo....o quanto Sócrates era genial...super recomendo...em poucas páginas.........

Asdfg8 10/02/2023

Apologia de Sócrates
Me passou uma coisa bem louca pela cabeça: que Dmitri de Os Irmãos Karamázov tenha tentado bancar o Sócrates. Mas deixando isso de lado, ele toma por certo sua condenação a morte por razões relacionadas à política e apenas expõe seu lado não visando a absolvição e afirma que caso ela ocorresse continuaria agindo da mesma forma que o levou a sofrer as acusações.

Daniel 10/02/2023

Socrates
Socrates é muito pessimista slk. O livro é cheio de falar pessimistas. "Ao morrer, devo um galo a asclépio." (fédon pag. 109) mostra um socrates ja farto da vida, cansado da sua "matematização" em relação a vida

smaryann08 05/02/2023

Prefiro morrer do que perder a vida~disse Sócrates
(Óbvio que em outras palavras)
Sócrates, o grande filósofo grego, se defende das acusações de corromper a juventude e crer em outros deuses. Platão toma a propriedade de fazer sua versão da defesa de seu mentor.
O livro é curto e a linguagem não tão complicada. Além de digno de frases fortes e reflexivas:
"Uma vida sem investigação não é uma vida digna de ser vivida".
Nos discursos finais de Sócrates, ele fala brevemente sobre como seria a vida após a morte no Hades. Confesso que foi uma das partes mais impactantes para mim.

Yuji 01/02/2023

A apologia de Sócrates
O livro é muito complexo, mas e um livro bom. Nesse livro traz Sócrates discursando e se defendendo de acusações a respeito de método de ensino e sabedoria, ele defende que apenas segue sua razão.

Ramon 28/01/2023

...
"[...] e se afirmasse que sou em algum ponto mais sábio do que alguém, seria precisamente neste: que, não sabendo suficientemente a respeito do que se passa na morada de Hades, também não penso que sei [...]"

frsco 25/01/2023

Nietzsche tava certo
O cara passa a defesa toda dele falando que ele é burro, mas que ele ainda é mais sábio que todo mundo ali
Mesmo assim mto loco umas partes e o jeito que ele vive a vida dele de esquizofrênico e meio maniqueista, achei bom o livrin

Johnny2032 25/01/2023

Piedade e sabedoria humana por Sócrates
O livro aborda as reflexões de Sócrates que são muito influentes até nos dias de hoje, como da vida que vale a pena ser vivída, piedade e sabedoria humana.

Por meio do diálogo com seu amigo Êutífron, eles debatem em relação a piedade, o que seria e o que faz algo ser piedoso, serão os deuses que o fazem? Êutífron deseja ir ao tribunal contra seu pai por caso de homicidio de um de seus empregados, e Sócrates o questiona se isso seria ser piedoso, já que ele afirma saber o que é piedade e o que é ser ímpio.
Há também o diálogo sobre dever que Sócrates tem com seu velho amigo Críton que é totalmente relacionado com a Apologia de Sócrates (que é o centro do livro). Seu amigo Críton ajudar Sócrates a fugir e evitar que ele obedeça o julgamento e morra de envenenamento. Sócrates porém, afirma que ele estaria sendo o corruptor que eles o dizem ser, se ele fugisse.

Algumas frases que vale a pena refletir:

a virtude não nasce da riqueza, mas
da virtude vem, aos homens, as riquezas e todos os outros bens, tanto públicos como privados.

A vida que não se examina não vale a pena ser vivida.

não é necessário valorizar todas as opiniões dos homens, mas umas sim e outras não, nem de todos, mas de uns sim e de outros não.

Porque aquilo que também não sei, também não penso saber

Amanda 21/01/2023

SÓ SEI QUE NADA SEI
Sócrates acreditava que quanto mais você sabe, mais você percebe que não nada sabe.

Um bom sábio reconhece que quanto menos sabe, mais da para se aprender.

arruda 17/01/2023

Um livro que me fez refletir.
Esse livro é incrível.
Eu pensei muito durante a leitura, pensava em todas as palavras e refletia demais.
Uma das partes que mais me marcou foi a do conhecimento sobre ser sábio ou não; e além desse assunto eu também fiquei com uma coisa na minha cabeça: após ler algumas partes lá pro final que o Sócrates falava sobre a morte, isso me impactou MUITO.
Enfim, mudou minha visão sobre diversas coisas, recomendo demais.

Leandro.Dolensi 16/01/2023

Investigação como fundamento para viver
"Uma vida sem investigação não é uma vida digna de ser vivida." Em determinado ponto, Sócrates lança essa frase. Ao meu parecer, ele fala da investigação da verdade, e verdade para Sócrates eram as conclusões lógicas da razão. Porém, apesar disso, muito do seu raciocínio lógico nasceu de intuições não lógicas mas sim sentimentais. O maravilhoso é a capacidade de Sócrates de compor uma visão holística de tudo.