Apologia de Sócrates

Platão

Resenhas - Apologia de Sócrates

robertallaura 11/01/2023

Resumo, análise, comentários
Na obra "Apologia de Sócrates" escrita por Platão, o ponto principal é o discurso de defesa de Sócrates, este, que fora acusado por corromper os jovens, abandonar a religião grega e adorar outras divindades. Seus maiores acusadores, reunidos numa causa comum: o ódio por ele, eram Meleto, Ânito e Licon. Num contexto histórico, Atenas passava por um processo de reconstrução, e a influência de Sócrates talvez levasse muitos jovens a se opor ao governo, comerciantes e ao sistema político da época.

Dividida em 3 partes principais: na parte 1, Sócrates deixa claro que não são verídicas as acusações contra ele, então, tenta persuadir por meio de sua boa oratória os que lhe acusam.
Na parte 2, Sócrates teria a oportunidade de propor uma pena alternativa à de morte.
Sendo assim, na parte 3, mesmo sem sucesso, Sócrates mantém-se fiel aos seus ideais e aceita o seu julgamento e morte.

Alguns acreditam que Sócrates desejava morrer, por esse motivo aceitou de bom grado sua sentença, isto porque, nos momentos finais, ele declarava estar preparado para ir ao outro plano. O filósofo serviu de inspiração e exemplo para muitos pensadores a partir de então, além disso, nos diálogos de Platão, ele ainda vive.

Ricardo 09/01/2023

Mas agora é chegada a hora de partirmos.
Parto para a morte e vós para a vida. Entretanto, qual de nós caminha para melhor sorte é algo que somente o Deus sabe.

lore 09/01/2023

Apologia do papai, livro incrível. Brincadeiras a parte, livro bom e reflexivo. Li em poucos dias, por algum motivo a história me prendeu, e terminei o livro triste por conta das acusações injustas a respeito de Sócrates, acusado por falar a verdade. E até mesmo no momento de sua morte, ensinou e trouxe lições reflexivas a respeito do que o veneno Cicuta lhe traria.

Geanne 05/01/2023

Um livro curto com diversas reflexões
Uma obra reflexiva e histórica, uma defesa muito bem construída, excelente para quem atua na área do Direito ou tem interesse por esse tipo de leitura filosófica.

Luís 03/01/2023

Achei uma boa introdução ao estudo de Platão, e também ao pensamento de Sócrates (que não deixou nada escrito). Li com outras obras de acompanhamento.

Laryssa.Bravo 31/12/2022

Sócrates através de olhos de Platão...
Esse me livro é extraordinário!
Me trouxe uma reflexão sobre a constância de ser exatamente o que se prega.
Sócrates morreu defendendo o que era e acreditava!
Mesmo diante da injustiça, manteve seus princípios até o fim, dando uma lição de moralidade!
Nos acostumamos a ouvir tantas vezes que as pessoas precisam pagar por suas ações, imploramos por justiça, mas não a praticamos.
Devemos começar por nós, sendo o exemplo do homem que queremos ver no mundo, assim como Sócrates foi!

Dalton 31/12/2022

Só sei que nada sei
Os últimos dias de vida de Sócrates contados por Platão. É interessante e dá para ler bem rápido, mas não tenho muito para falar sobre.

Clara 09/12/2022

Nova visão sobre Platão
Além da ótima parte escrita por Platão temos os comentários do escritor, que lança uma nova forma de enxergar Platão e Sócrates, inclusive apontando as inconsistências na narrativa platônica.

Igor Rocha 25/11/2022

Um julgamento nada justo
No processo movido por Meleto, um poeta da época, Sócrates foi acusado de corromper a juventude e não respeitar a religião, venerando novas divindades.
Sócrates discursa perante os atenienses e se demarca dos sofistas, anunciando que não pretende manipular nem vai usar a retórica para convencer, apenas pretende contar a verdade.

Eduardo937 26/10/2022

Platão
Na primeira vez que li, não dei a devida atenção. Mas é interessante como ele aborda o fim da vida de Sócrates.
Não me chamou muito atenção.

Ney Santos 26/10/2022

? Sem dúvida a importância de Sócrates para o pensamento filosófico é imensurável, mesmo sem ter escrito um livro se quer, apenas com seus diálogos e idéias.
? Foi Sócrates quem primeiro disse que não deveríamos buscar bens materiais, mas sim a virtude da alma. Leitura enriquecedora, precisa e necessária.

mayrafran 23/10/2022

bem humilde
ele é praticamente Jesus!! o livro foi todo na dialética e isso deu uma dinâmica legal, não é ruim mas também não mudou minha vida nem teve um impacto ?UAUUU?.

Amanda 17/10/2022

Sei que nada sei
Sócrates acreditava que quanto mais você sabe, mais você percebe que não nada sabe.

Um bom sábio reconhece que quanto menos sabe, mais da para se aprender.

... 08/10/2022

Sócrates
A maneira que Platão descreve Sócrates é distorcida pela sua admiração, mas é inegável que foi um homem de retórica brilhante. Fiquei fascinado pela maneira que ele se explicou e refutou seus adversários. Para Sócrates, a sabedoria é você saber que há coisas que você não sabe. "E o que é senão ignorância, de todas a mais reprovável, acreditar saber aquilo que não se sabe?"

Leonardo88 19/09/2022

Valores!
Muito se fala sobre Sócrates o pai do pensamento Ocidental, muitos falam que seus discípulos deturparam suas ideias e pensamentos atribuindo a Sócrates seus próprios pensamentos, certamente isso é verdade. Mas com base de todas referencias atribuídas a este pensador , é possível e inegavelmente constatado a busca pela verdade e pratica dos verdadeiros valores de Justiça, dignidade , e senso do dever . este que foi grande inspiração de diversas outras escolas cujo os princípios morais devem ser praticados mesmo quando se tem como prejuízo a própria vida , como foi o caso de Sócrates.
Finalizando muitos dizem que Sócrates não era o que todos dizem principalmente seus discípulos e concordo pois acredito que era melhor !