Apologia de Sócrates

Apologia de Sócrates Platão
Platão

Resenhas - Apologia de Sócrates

ataines 14/09/2022

"Sou mais sábio do que esse homem, porque nenhum de nós parece saber nada grande e bom; mas ele se diz saber algo embora saiba de nada. Ao passo que eu, como não sei de nada não digo saber."

ashlynx 13/09/2022

esclarecedor
completou bem meu estudo sobre Sócrates, vi a maiêutica e dialética em ação, pensei em algumas questões e entendi como Sócrates encarou seu próprio julgamento e morte.

depois, vou reler a parte do Críton para estudar de forma mais miniciosa como a lei é posta aqui e como Sócrates a usa constantemente para dizer que não poderia cometer injustiça contra ela e fugir de seu encontro com a morte.

Ana Marques 08/09/2022

Simplesmente o melhor!
Sócrates foi tudo e ler o registro de sua apologia, tão perfeitamente registrada por Platão, é emocionante. Encantada!

Flávio 29/08/2022

Tão antigo é tão atual.
Apologia de Sócrates: tão antigo e tão atual, onde muitas vezes a busca pela verdade e conhecimento e tão sacrificada, até ao ponto de sermos excluídos por querer apenas a verdade, o conhecimento, consciência elevada e a busca pelo bem.
"Se acreditais, matando os homens, iludir alguns dos vossos críticos, não pensais justo; esse modo de vos livrar não é eficaz nem belo, mas belíssimo é não contrariar os outros, mas aplicar-se a se tornar, quanto puder, melhor." (Apologia de Sócrates).

Gabriel 14/08/2022

Apologia de Sócrates - Platão
"Apologia de Sócrates", diálogo socrático transcrito por Platão trata do julgamento e condenação de Sócrates, filósofo grego, por, supostamente, ser ateu e corromper a juventude ateniense.
A obra é dividida em três partes e tem-se o registro de que que Sócrates, ao buscar a verdade por meio da dialética, utiliza argumentos contrários para invalidar as afirmações de Meleto, Lícon e Ânito, seus acusadores. Nesse sentido, Sócrates afirma não ter cometido nenhum delito a não ser filosofar, missão revelada pelos deuses através do oráculo de Delfos ao afirmar que ele seria o homem mais sábio.
Ademais, o filósofo, certo de sua inocência e de que seus acusadores contavam mentiras, diz não apelar ao povo ateniense ou aos juízes, uma vez que tal procedimento iria presumir certeza de culpa, mas mesmo assim é condenado à morte.
Uma obra essencial para compreender a filosofia ocidental e o método dialético Sócrates. A importância do livro é tão grande que Hannah Arendt afirma ser a partir da morte de Sócrates que há a separação entre Filosofia e Política e o início da tradição política ocidental. Recomendada para aqueles que gostam de Filosofia de modo geral

Marcelo Purificação 13/08/2022

Pequeno Comentário
Na apologia (defesa), Sócrates se recusa a apresentar uma defesa tradicional, isto é, apelativa, emotiva, fortemente enviesada por retórica para simplesmente ser inocentado diante do júri ateniense sob a alegação de não perder a dignidade que lhe resta. E neste ponto, é importante frisar o momento da apologia quando Sócrates mostra que ele foi condenado não por faltar-lhe palavras para conseguir a absolvição, mas por faltar-lhe ?cinismo e descaramento? que, somada à ?falta de vontade de dizer-lhes as coisas que vocês mais gostariam de ouvir? resultaram na sua condenação e morte. Neste sentido, mesmo consciente da dificuldade em convencê-los, o filósofo defende com astúcia a liberdade de consciência e de pensamento e o caráter crítico próprio do processo do filosofar que, relacionado à vida, dá-lhe a justificação. Daí a famosa frase: ?a vida sem reflexão não vale a pena ser vivida? intimamente ligada não só ao seu percurso filosófico, mas também às suas posições inclusive diante da condenação quando prefere a morte a renegar à sua liberdade de pensamento e expressão.

Paulinha 08/08/2022

Segue a resenha...
"A obra Apologia de Sócrates é um diálogo sobre o julgamento do filósofo Sócrates (470 a.C.-399 a.C.), também é um relato do quanto a prática filosófica pode tornar-se alvo de calúnias, injustiças e poderes déspotas. O autor da obra, Platão, faz uma espécie de autobiografia sobre o seu mestre, indo além de um simples testemunho histórico, pois ao colocar a figura de Sócrates em cena, apresenta uma certa ideia de filosofia enquanto amor à sabedoria em coerência com a virtude, a justiça e a verdade.

A Apologia de Sócrates é aceita como ?retrato de corpo inteiro, da primeira à última palavra, pois até as falas do fim só servem de acentuar ainda mais os traços característico do filósofo: do filósofo histórico que fora julgado injustamente em Atenas, bem como dos filósofos das gerações posteriores; além de revelar o caráter relativo das decisões jurídicas, principalmente quando tais decisões são influenciadas por grupos ou indivíduos influentes."

*Fonte: https://www.epifaniaurbana.com.br/2020/03/resenha-apologia-de-socrates-de-platao.html?m=1

ester :) 07/08/2022

Um clássico da filosofia
Livro excelente, muito interessante para se aprofundar mais no assunto e na vida de Sócrates. Livro curto, que cumpre o que promete, de fácil entendimento com uma grande reflexão.
Uma grande obra literária.
pretendo ler mais livros nesse estilo

Daniel Sampaio 01/08/2022

Acerca da apologia/defesa de Sócrates diante da pena capital - por Platão
A obra descreve sob a ótica e autoria de Platão - discípulo de Sócrates, pois este nunca escreveu algo de si, apenas seus discípulos - o belo discurso/defesa/apologia de Sócrates no areópago diante de seus acusadores e da assembléia convocada. Particularmente e em minha modesta opinião, a obra enaltece o caráter de Sócrates e seu compromisso pessoal com a verdade e a justíça, sua valorização do ser e não do ter e sua independência em relação à estruturas estatais/políticas diante dom bem estar de sua própria consciência. Recomendo.

Heloisa 21/07/2022

Não foi um livro fácil, mas valeu cada palavra. Uma defesa que destrói uma acusação falsa e maldosa, e que promove reflexões ainda na atualidade, porque falsas verdades ainda sobressaltam do espírito humano.

Erich 11/07/2022

O livro que peguei é a tradução de André Malta contendo Éutifron, Apologia de Sócrates e Críton. Esta tradução é realizada diretamente do grego e é primorosa nas notas de rodapé. As adaptações que ele faz fora do que é 'comum' em outras traduções para português são justificadas e explicadas com base no contexto. Única escolha que considerei estranha foi traduzir 'daímon' para 'nume' ao invés de escolher 'demônio'.
Comparando com outras traduções que tive acesso achei a versão feita do André Malta muito mais interessante, como se transportando-nos para mais perto do texto original, ao menos comparando com o que se encontra na coleção Os Pensadores ('73 de Jaime Bruna e também a versão de Jorge Paleikat e João Cruz Costa) e também com a tradução em inglês contida em "Plato Complete Works" por J.M. Cooper.

Faço agora alguns comentários a respeito de Sócrates. Um primeiro ponto que chama atenção - sempre - é perceber o nosso "telefone sem fio" cultural dado que é comum pensar na frase "Só sei que nada sei" ao invés do mais correto "aquilo que não sei, também não penso saber". O modo popular é extremamente restrito, pois implica a impossibilidade de acumulação de conhecimento. O segundo modo, entretanto, permite a acumulação de conhecimento e alerta para não começarmos a nós considerar sabedores de tudo por aprendermos alguma coisa.
Este ponto é tocado ao falar dos "técnicos", onde Sócrates admite ter percebido que eles eram sábio na arte deles, mas também se atenta que "por efetuar belamente sua arte, cada um se achava também o mais sábio nas demais coisas, e esta desmedida deles ocultava aquela sabedoria"

Éutifron e Críton servem como explorações do conceito de "certo"/"justo"/... e se complementam de modo interessante. Pois enquanto em Éutifron você tem uma desconstrução de uma ideia, mostrando que ela é inconsistente em suas premissas, em Críton temos a construção de uma ideia a partir de premissas tomadas em comum acordo. Não me parece aqui possível dizer que Sócrates concorde nem com uma nem com outra. Se em Críton fosse Sócrates quem fosse se encontrar com um gêmeo dele preso, certamente ele ficaria mais tempo em conferir a premissa construída pela pergunta: "Mas e praticar o mal de volta quando se sofre um mal – conforme afirma a maioria – é justo ou não justo?", pois nem o "justo" nem o "mal" foram realmente definidos aí.

Fabio Coronel 09/07/2022

Imperdível
Nesta obra, Platão, ao expor o julgamento contra seu mestre, Sócrates, acaba por fazer uma síntese dos principais pontos da filosofia socrática. Acusação: fazer sofismas, ser ateu e corromper os jovens. Embora o título traga a acepção de "defesa", a fala de Sócrates está mais no sentido de ridicularizar três classes: os políticos, que recomendam virtudes que não entendem; os poetas, que tocam a beleza por intuição, mas não por sabedoria; e os artesãos, que não diferem sua especialidade do conhecimento de conjunto. A argumentação deixa claro o julgamento parcial e político sofrido por Sócrates, uma vez que seu método munia os jovens (ricos e ociosos) nos seus questionamentos contra os que detinham o poder em Atenas. Ainda que aqui e ali mostrando a contradição legal na qual a audiência estava baseada, o objetivo mesmo do texto era o elogio da sabedoria e da verdade, valores para além da morte. Duas frases famosas atribuídas a Sócrates podem ser inferidas deste livro: "Só sei que nada sei"; e "uma vida não refletida não merece ser vivida". Desafio os amigos leitores a encontrar onde.

Davi.Oliveira 07/07/2022

Grande obra de Platão, capaz de apresentar uma frutuosa reflexão para os nossos tempos. Texto atemporal!

Neno 05/07/2022

A vã filosofia
Estou me tornando fã de carteirinha da filosofia. Cada vez mais aprendo sobre refletir antes de tomar uma decisão ou mesmo julgar minhas atitudes. A filosofia está me dando repertório para questionar tudo sobre o próximo passo. Acreditem! Nunca Sócrates, Platão, Homero, entre outros, esteve tão contemporâneo. Acredito que todos devessem ler filosofia para tentar decifrar os seus próprios "eus".
Hoje termino Sócrates, mas amanhã estarei com outro grande pensador. Vem comigo!

carol 02/07/2022

Can you hear me calling
Out your name?
You know that I'm falling
And I don't know what to say
I'll speak a little louder
I'll even shout
You know that I'm proud
And I can't get the words out