Apologia de Sócrates

Apologia de Sócrates Platão
Platão

Resenhas - Apologia de Sócrates

jonasbrother16 19/07/2023

(Depois de uma primeira leitura apressada, caiu bem uma releitura, e portanto refaço a resenha).

O livro tem muitos temas, mas o que se destacou na minha leitura foi o do filósofo como Sacerdote.

Creio que esse tema ressurge com força total na República, com o Filósofo sendo a figura máxima da cidade, não como um tirano, mas como alguém que, por assim dizer, "recebe" as Formas e as aplica no mundo concreto. O Filósofo como mediador entre os mundos. Um sacerdote.

Aqui na Apologia, Sócrates age como um verdadeiro Consagrado. Não teme a difamação, o ridículo, nem mesmo a morte. Importa apenas a Filosofia. Fala o tempo todo de um mundo real, oposto ao mundo das aparências, e fala que tem mais interesse de ver e fazer ver o que é real, e não o que é apenas aparente.

Também diz que a cidade precisa dele, que os atenienses só tem a perder com sua morte, pois é ele quem melhor serve a cidade, sendo o filósofo-sacerdote de Atenas por excelência. Ele até mesmo confessa acreditar em deuses, e de ter um espírito que o guia em suas decisões. E aceita a morte com tranquilidade, sabendo que é inocente, e que morre como amante e servo da Verdade. Morre herói, mártir, santo.

Tudo isso revela uma dimensão profundamente religiosa de Sócrates, e que parece depois influenciar os pensamentos de seu famoso discípulo, Platão.

Santos231 08/07/2023

Despertar o ato de se questionar
"Bem mais difícil, é fugir da maldade que corre mais veloz que a morte"

"Mas já é hora de irmos, eu para a morte e vós para viverdes, mas quem vai para a melhor sorte, isso é segredo, Exceto para deus..."

Ele não corrompia os jovens, abria a mente deles para outros patamares, foi histórico.

Milena12 08/07/2023

O deus Sócrates
Sócrates acreditava que deveríamos obedecer o deus que há de cada um de nós, e não às leis.

Podemos perceber o quão mal faz obedecer às leis cegamente. Temos de exemplos a escravidão, nazismo... todos previstos em lei.

Será que vale a pena obedecer só porque o governo manda?

Sócrates foi morto por "corromper" os jovens dizendo a verdade, os fazendo questionar.

Raulatatab 30/06/2023

Sócrates e seus ensinamentos sábios sobre a sabedoria.
Apologia de Sócrates escrito por Platão, é um livro de extrema importância para a época que foi escrito até os dias atuais.
??????
A ideia do filósofo seria:?Para ser sábio tem de ignorar todas as suas ignorâncias?.
Quando Sócrates pergunta aos Deuses quem seria a pessoa mais sábia de Atenas os Deuses disseram que era Sócrates; então Sócrates foi conversar com que se chamava de ?sábio? e viu que as pessoas que falavam que eram sábias não eram sábias.
Este livro tem muitas formas de interpretação, e uma escrita difícil. Foi o meu primeiro livro de Filosofia que eu li, e teve partes que eu fiquei muito confuso principalmente no argumento de Sócrates.

Marllon Oliveira 13/06/2023

Apologia de Sócrates
Não é somente sobre a condenação à de Sócrates, mas também pelo o que ele acreditava, na verdade. Mesmo sendo condenado de forma injusta, ele, mesmo tendo a possibilidade de sair da prisão e da própria cidade na qual ele viva, ainda assim, preferiu seguir no seu destino.

Argumentou que se ele fugisse, reforçaria o que os juízes acreditavam, mesmo tendo sido uma condenação não tão convicta como era esperado. Com isso, convenceu a Críton, seu amigo que não sairia ou fugiria da sua condenação.

Machessl0 13/06/2023

Divisor de águas da filosofia
Este livro é essencial para entender o pensamento de Sócrates e como sua filosofia mudou radicalmente os rumos do pensamento humano.

Os três diálogos Êutrifon, Apologia e Críton são ótimos e mostram a preocupação do filósofo com a investigação da natureza humana, seu amor a verdade e seu método dialético.

Recomendo aos interessados em filosofia.

Mente.Leitora 09/06/2023

Gostei bastante da leitura. Sócrates imputa em nossa mente o desejo de entender o direito ao questionamento. Creio que esse é o ponto fundamental da leitura. Como iremos aprender sem sermos colocados a pensar ?

Loh Valente 08/06/2023

Muito interessante
Esse foi um livro rápido de ser lido. Se não me engano, deve ter sido o terceiro livro sobre filosofia que li.
Filosofia sempre me interessou, e ler mais sobre Sócrates neste livro foi muito legal. Pude saber mais e conhecer melhor um pouco sobre a história de Sócrates e sua visão de mundo, além de sua filosofia.
Gostei bastante e irei ler mais sobre esse assunto.
Recomendo.

Carolina1093 08/06/2023

A capa aponta que a obra se trata apenas do texto Apologia de Sócrates, mas também tem presente o texto Críton. Ambos escritos por Platão, narram a defesa de Sócrates durante seu julgamento, e sua conversa com seu amigo Críton, o qual sugere sua fuga diante da condenação. Estes textos nos possibilitam conhecer mais sobre a filosofia utilizada por Sócrates, um pouco da sua história e visão de mundo. Uma recomendação para todos que desejam conhecer um pouco mais sobre esse célebre homem.

diegoviegasss 02/06/2023

Surpreendente!
Foi meu primeiro contato com algum livro de filosofia, e me surpreendi! Em um dia, eu já tinha acabado de ler. Que livro bom! Vale a pena ler com certeza. Eu já curtia muito filosofia, e essa paixão só aumentou.
"É provável, portanto, que eu seja mais sábio que ele numa pequena coisa, mais precisamente nesta: porque aquilo que não sei, também não penso saber."

cco.isabella 02/06/2023

Excepcional
Incrível como Platão nos envolve com seus diálogos e é tão atual que eu consegui facilmente relacionar alguns trechos a nossa sociedade.

Imprescindível para começar a entender filosofia, agora que estou nessa jornada.

Dumbo2.0 30/05/2023

Filosófico
Não tem nem o que comentar, li para aula, é complexo de mais para dar um resumo, e talvez eu não tenha conhecimento filosófico o suficiente para entender tudo oque o livro e a defesa de Sócrates tratam.
Nunca teria lido, foi legal ler um livro diferente do comum, mas li 50 vezes e até hoje não sei tudo que aconteceu, pois não me prendeu o suficiente.
Essa nota é meramente ilustrativa, não tem como dar uma nota para um livro como esse.

Robert 30/05/2023

Apologia de Sócrates é uma obra de Platão, filósofo da Grécia Antiga, sendo uma versão dos discursos proferidos por Sócrates em 399 a.C., durante o julgamento de que foi alvo.

No processo movido por Meleto, um poeta da época, Sócrates foi acusado de corromper a juventude e não respeitar a religião, venerando novas divindades. Platão, que era seu amigo, eternizou as palavras proferidas pelo sábio grego antes e depois da condenação à morte.

Leticia 29/05/2023

Muito a frente do seu tempo
Socrates já naquela época já incomodava pelo seu modo de pensar questionador, ao perigo que isso pode fazer a um governo e religião tao facilmente quebrados de Roma daquela época, aqui temos um dos maiores pensadores e os últimos pensamentos antes de sua morte

bebs 29/05/2023

Livro muito necessário pros dias de hoje. Sócrates ensina, há mais de 2000 anos, o que todos devíamos saber e seguir hoje em dia. Esse cara manja muito. Recomendo bastante!