Senhora

Senhora José de Alencar...

Resenhas - Senhora

Pamela, 2b 15/06/2023

Preciso de nota da Eli, Aluna: Pâmela Batista- 2ano B
O livro Senhora, nos mostra uma riqueza de detalhes onde José de Alencar , envolve o leitor e faz ele participar do texto, criticando e avaliando a sociedade da época é maravilhoso o livro.
é um livro instigante e além do seu tempo, com uma trama contundentemente intensa e cheia de fortes insinuações porém com algumas contemporizações e forte apelo sentimental, em alguns aspectos.

yuri alves 15/06/2023

RESENHA DO LIVRO SENHORA
O livro começa com uma Uma moça de origem humilde, órfã de pai e posteriormente de mãe, torna-se uma das mulheres mais desejadas e admiradas do Rio de Janeiro após receber uma herança inesperada. Bela, altiva, fria e decidida, Aurélia Camargo tem agora toda a autonomia de que precisa e resolve usar o seu poder para comprar um... marido! Para algumas mulheres, Aurélia é certamente uma feminista; entre o público masculino, fria, calculista e sem coração; para os valores sociais da época, de um comportamento absolutamente escandaloso! Espelho da decadência de valores da sociedade brasileira durante o Segundo Império, Senhora representa o auge do romance urbano de José de Alencar. Como uma metáfora da alta apreciação de valores fúteis, como o luxo, a ascensão social, o desejo, o orgulho e a ambição, o romance de Alencar transcende-os com a inspiração do amor romântico. Poderá o amor vencer a mágoa e o orgulho para que possa ser pleno na vida dessa personagem? A primeira telenovela das 18h em cores, foi a adaptação do romance homônimo de José de Alencar "Senhora" . oq eu mais gostei do livro é que o vÔ dela deixa uma herança e ela dá uma lição em quem trocou ela por dinheiro, e a que eu não gostei é que ela era uma menina orfã sem amor dos pais né.

Thayne.Fernandes 14/06/2023

Tive a oportunidade de conhecer essa obra por um trabalho da escola, e preciso confessar que não é o meu tipo de enredo preferido, adoro romances, mas prefiro passagens mais leves, e que não tenha tantas idas e vindas com o objetivo real que a obra pretendia entregar. Pra falar a verdade, o fato de eu não ser muito fã da literatura brasileira colaborou pra isso.
A história me deixou meio confusa a maior parte do tempo, e eu geralmente opino bastante sobre as atitudes dos personagens, e quem leu vai saber que não há uma postura realmente inteligente de nenhum deles, tá certo que era coisa da época, mas não me cativou e não é um tipo de livro que eu leria de novo ou recomendaria pra alguém. :))

Thayane51 13/06/2023

Senhora
Esse livro não é o tipo de história que eu costumo ler, pois não costumo me interessar por esse tipo de enredo, mas é um bom livro. É notável certa formalidade do autor a cada verso, o que pode ser consequência dos costumes da época de seu lançamento, o que é algo que não estou acostumada e não me instiga muito, na verdade. Enfim, uma obra brasileira do século XIX que traz a mulher de uma forma diferente, talvez, do que estavam acostumados na época e explora um outro lado, uma visão mais flexível e evoluída do que é a mulher e dá aos leitores outras formas de ver e refletir sobre o poder que uma mulher pode exercer sobre um homem, sobre uma sociedade, não abrindo mão de representar um romance sombreado com vingança.

glgoth 13/06/2023

Eu tinha esse livro guardado em casa mas nunca me interessei de ler por mim mesmo, mas quando tive um trabalho que me obrigou ler, foi com muita satisfação, mais facil do que eu achava que seria por ser um classico
assim, pelo que li de resenha dele, pensei que tivesse muito mais humilhações e tal, mas nao achei tanto, acho que foi merecido, aurélia rainha dos bailes e minha também, só fiquei muito muito indignado do final, achei muito rápido, fora isso ?

Nathália Rocha 12/06/2023

Um romance que quebra alguns dos costumes da sociedade daquela época, como a temática principal que é o casamento por interesse. Aurélia seria alguém polêmica para aquele tempo, principalmente por criticar o pagamento por algo que deveria ser para seu amor verdadeiro, e não algo conveniente para sua família.

O desenvolvimento dos personagens é extremamente interessante, a mulher vingativa ensina ao homem interesseiro a rever seus comportamentos "não dignos".

As mínimas descrições de sentimentos e cenários chega a ser um pouco cansativo, mas ainda sim é perfeito pois nos permite a imaginar a cena de maneira exata, sabendo até mesmo a maneira a qual o personagem falou.

Um romance cão e gato muito bem desenvolvido, porém o desfecho me decepcionou um pouco. Além de poder ser um pouco maior poderia também haver um epílogo mostrando como a relação deles seria a partir daquele momento.

Ana Claudia 11/06/2023

Decepcionante...
A primeira metade do livro é ótima, a Aurélia parece ser uma mulher excepcional pela forma que trata os seus pretendentes. O Fernando tem seus defeitos, mas ainda tem algum carisma. Tinha tudo para ser uma história incrível.
Daí chega na segunda metade do livro. Aurélia se casa com Fernando por vingança, apesar de que aparenta ainda amar ele. É justo a Aurélia fazer ele se sentir mal por já ter abandonado ela, mas são mais de 100 páginas de pura humilhação.
O autor começa a seguir um modelo: ela humilha ele, depois fica mais generosa, tem um momento em que os dois quase se entendem, acontece alguma fala bobinha, ela volta a humilhar ele. Pela primeira vez, eu quase abandonei um livro depois da metade. Aurélia não tem personalidade forte, o nome disso é bipolaridade.
No final, já não me importava com os dois. Quando começavam com esse papo de ser escravo da riqueza, eu me esquecia que a Aurélia tinha sido pobre, parecia falas de uma menina mimada. O que podia ser uma ótima crítica social, se tornou pura futilidade.
O livro tinha potencial, mesmo se o autor seguisse o mesmo caminho, umas 50 páginas a menos de humilhações fariam muita diferença.