Senhora

Senhora José de Alencar...

Resenhas - Senhora

Patresio.Camilo 23/06/2023

FINALMENTE LI SENHORA
Depois sabe se lá quantas tentativas consegui terminar de ler Senhora.
Este foi um dos poucos livros que não li na escola e nem para o vestibular. Apesar de saber a história, de ter lido resenhas, e até ter acertado as questões de provas.
Não vou ficar tecendo as teorias literárias, pois creio que se você chegou até aqui já deve ter visto.
Mas Senhora é um dos grandes expoentes do Romantismo, com todas as características dessa escola literária.
Confesso que me cansa a obra de José de Alencar.
Mas nesta leitura, consegui aproveitar melhor o livro, principalmente porque li sem pressa.
Mas as longas descrições, deste o detalhe do toucador ao teatro, enfim, acho elas excessivas, mas quando se lê com pressa, tornam-se suportáveis.
A história de Aurélia e Fernando, envolve amor, dinheiro, rejeição, tudo o que o romantismo gosta.
Dividido em quatro partes, são interessantes.
Mas minha grande decepção foi o final, o nosso José, de Alencar, parece que ficou com preguiça, ou cansaço de tanto descrever, resolveu terminar e falou, acaba assim. E pronto.
Enfim, uma boa leitura, desde que seja feita com calma e paciência.

Diego630 22/06/2023minha estante
É um livro naturalista?

Daianebcs 17/06/2023

Amei
Qdo li esse livro, adolescente revoltava que eu era, detestei. Hoje sei que foi pura ignorância e desdém com as imposições da escola. Agora adulta me descubro uma apaixonada por leituras clássica e melhor ainda se for romances de época.
Senhora tem absolutamente todos os pormenores que amo, descrições cheias de analogia, vocabulário rebuscado, sofrimento, paixão...se torna assim, um favorito da vida.
Laís 17/06/2023minha estante
Não tô surpresa que tenha gostado.

Daianebcs 17/06/2023minha estante
O romantismo definitivamente é o meu período literário

diegoviegasss 16/06/2023

Tinha um grande potencial.
Foi a primeira obra de José de Alencar que eu li. Eu achei muito atraente o seu estilo de escrita. Rico em detalhes, mas nada que tornasse a leitura parada. Pelo menos no começo. É bom pontuar que a leitura pode ser um pouco difícil para quem não está acostumado com clássicos. Mas de todos os clássicos escritores brasileiros que li alguma coisa, achei a escrita do José de Alencar a menos complicada.
Agora falando sobre a história, ela é dividida em 4 partes. A primeira eu achei interessante, a segunda eu achei ótima, a terceira eu achei chata e a quarta parecia que eu estava lendo a terceira. Eu realmente estava gostando MUITO da leitura até a segunda parte. Estava tendo várias reviravoltas, a história fluía bem e ao mesmo tempo José de Alencar consiga manter a riqueza de detalhes sem tornar a leitura algo pesado. Mas depois virou algo muito chato e enrolado. Inclusive eu estava fazendo uma resenha de capítulo por capítulo mas desisti de tão chato que tava. Eu recomendo a leitura, mas não sinta peso na consciência em largar ela depois da metade ou pular para o final.
Os personagens são interessantes, e até os figurantes são importante para história de alguma forma.
O livro é ótimo para ampliar o seu conhecimento sobre o século XIX em geral. Os costumes da época são muito ressaltados no livro. Inclusive, muitos são criticados por José de Alencar, como por exemplo os casamentos arranjados.
Agora a seguir deixarei a resenha que eu fiz do livro caso alguém tenha interesse (CONTÉM SPOILER).

[SPOILER ABAIXO]

Parte 1

Capítulo 01

Aurélia Camargo é uma moça muito formosa e rica de 18 anos, que acabou ficando órfã.
A quantia de cavalheiros que tinham interesse por ela era exuberante, ao ponto de virar uma disputa pela amada. A reação de Aurélia a isso possuía uma certa quantia de desdém. Ela acreditava fortemente que todo esse interesse era por sua riqueza, e não por quem ela era. Por isso, rutulava neles um "preço", onde era valorizado caso o indivíduo fizesse algo que a agradava, e desvalorizado, se desagradava.
Porém, surge Alfredo Moreira.

Capítulo 2

Aurélia muito pensativa (o que não é algo comum de sua pessoa).
D. Firmina Mascarenhas (uma "mãe de mentirinha" de Aurélia) tem uma longa conversa com ela. Podemos observar que D. Firmina não concorda muito com a ideia que Aurélia tem sobre os homens terem interesse apenas na riqueza que ela possuí.
Ao decorrer do capítulo temos também novamente a exaltação de como a Aurélia é uma moça de extrema beleza em vários sentidos.

Capítulo 3

D. Firmina suspeita que a inquietação anormal de Aurélia tem relação com algum rapaz.
Temos também a apresentação de outro personagem, o Sr. Lemos. É um desses velhos que sempre trazem boas risadas ao ambiente em que estão. Ele é o tio de Aurélia, que acabou sendo encarregado da tutela de Aurélia. Ele pretendia levar a moça para morar junto com ele e sua família, mas ela discorda e apresenta que sua vontade é permanecer em sua casa atual com D. Firmina.

Capítulo 4

Aurélia chamou seu tio para apresentar a sua vontade: se casar. Ela já sabe com quem quer se casar, o problema é que este homem (ainda sem nome) já está com um casamento planejado (pelos pais, como era comum na época). Como a moça que deve se casar com ele não o ama verdadeiramente (e nem ele a ela), sendo apaixonada por outro homem, chamado Torquato Ribeiro, Aurélia decide que vai tentar impedir este casamento (atitude que iria beneficiar todos os envolvidos, inclusive ela). Por isso, pede ajuda pro seu tio, para envolver a imagem dela o mínimo possível em toda a transação de "suborno" aos pais que estão planejando o casamento. Depois de uma longa conversa, seu tio concordou em ajudar.

Capítulo 5

Inicia-se em um novo cenário. Apresenta uma casa (com uma vasta riqueza de detalhes), onde em geral possuem móveis baratos, mas em contra-partida, objetos e roupas de extrema elegância.
Tira um pouco do protagonismo de Aurélia e transporta para Fernando Seixas (o amado de Aurélia, que também a ama). Podemos observar que Seixas é uma pessoa muito elegante e carinhosa. Outras 2 pessoas que são apresentadas também são as irmãs de Fernando, conhecidas como Mariquinhas e Nicota. É exatamente baseada na relação entre Seixas com suas irmãs que podemos ver que ele é uma pessoa extremamente carinhosa.

Capítulo 6

O passado de Seixas foi um tanto quanto complicado. Ficou órfão de pai aos 18 anos, consequentemente tomando a posição de homem da casa desde muito cedo. Temos a apresentação neste capítulo de D. Camila, mãe de Seixas.
Por mais que ele estivesse em uma posição muito desfavorável, ele tomou o controle da situação e deu a volta por cima. Foi contratado por um jornal e não tardou muito em ser promovido a melhores cargos. Virou um jornalista fluminense muito respeitado. Com uma renda muito aliciante, ele conseguia auxiliar com as despesas da casa e ainda sobrava-lhe grande quantia para uso próprio. Por isso ele consegue manter toda sua elegância e riqueza para a sociedade.
Vemos também uma relação não muito "saudável" entre Seixas e as três moças. Não digo no sentido de que não se amavam e etc. Ao contrário, tinham muito carinho um pelo o outro. Mas tanto suas irmãs, como sua mãe, tinham uma certa relação de dependência a Fernando. As três viviam por ele. E isso não lhe agradava, mas não parece ser uma situação que dê para mudar.

Capítulo 7

O Sr. Lemos vai atrás de Seixas para cumprir o pedido de Aurélia. No entanto, Seixas não aceitou muito bem a situação em geral, já que ele tinha um casamento planejado e nem mesmo sabia o nome da bela e rica moça que Lemos se referiu. Porém, a resposta de Fernando também não foi um "não".
Após isso, Seixas vai para um grande evento muito, esperado e desejado por parte das pessoas, onde tem um breve e não muito significativo encontro com Aurélia.

Capítulo 8

Sr. Lemos estava bem confiante e otimista. E estava certo em seu pensamento. Não demorou muito para Seixas procurar por ele. No fim, Fernando aceitou a proposta, mas antes fez perguntas (nada que entregasse a identidade da moça) e pediu parte do pagamento adiantado. Lemos foi conversar com Aurélia, que não pensou duas vezes em entregar o dinheiro ao tio. No dia seguinte, Lemos entregou a Seixas a parte do pagamento requisitada, e assim o acordo estava oficialmente fechado. É claro que antes do reencontro entre os dois, Lemos foi até Amaral e conseguiu com que o homem desistisse do casamento que já estava planejado, depois de uma boa oferta em dinheiro.

Capítulo 9

Descobrimos nesse capítulo que Nicota tem a oportunidade de se casar, o que é uma felicidade para a família
Vemos também que Seixas não era muito bom administrando seu dinheiro, e que na verdade, estava começando a se afundar em dívidas. Com isso, o acordo de casar-se com uma mulher rica era uma bom motivo para ele aceitar. Também temos um breve encontro entre ele e Aurélia novamente, e podemos observar que Seixas sente um grande desconforto com a presença dela, ainda sem saber que na verdade ela é sua futura companheira.
Lemos leva Seixas para conhecer a sua futura esposa finalmente, porém o capítulo termina neles chegando na casa de Aurélia, sem eles se verem ou o nome dela ser citado, então Seixas ainda não sabe quem é sua amada.

Capítulo 10

Então finalmente Seixas conhece sua futura esposa: Aurélia. Ele demorou muito tempo para processar aquela informação. A mulher que ele já havia aceitado que nunca teria algo iria se comprometer com ele. Foi como um susto. Ele transpareceu calma em todo momento. Houve alguns diálogos, mas nada muito relevante. Não teve nenhum pingo de clima. Parece que, na verdade, a ficha ainda não caiu para Seixas.

Capítulo 11

Os dois se encontram juntos em todas as ocasiões, tanto em eventos sociais como no dia a dia. Porém, é muito claro que a relação entre o casal não tem uma naturalidade. Isso é algo normal se levarmos em consideração que é um casamento arranjado. Mas é bom ressaltar a questão da insegurança de Aurélia, citada no primeiro capítulo.
Além disso, tivemos o pedido da mão de Aurélia por parte do Seixas, para oficializar ainda mais o noivado. Também ocorreu a separação de bens, algo que, levando em consideração a insegurança de Aurélia, foi algo desconfortável.

Capítulo 12

Chegou o tão esperado casamento. O evento não foi nada muito extravagante e grandioso. Foi na própria casa de Aurélia (que é de extremo luxo) e com poucos convidados. Ambos do casal ficaram muito felizes com a cerimônia. Além disso, após o término do evento, Lemos apresentou para Seixas todos os cômodos que agora o pertencia (tudo com gigantesca elegância), uma grande variedade de salas. Aurélia e Fernando parecem estar se encaixando e se tornando um bom casal.

Capítulo 13

Inicialmente houve uma longa descrição de uma sala extremamente elegante e de ressaltar a beleza de Aurélia. Logo após isso, Seixas entra na sala e começa a conversar com Aurélia, os dois totalmente apaixonados um pelo o outro. Vemos que realmente existe amor entre os dois. Porém, mesmo depois de uma longa bajulação de Seixas para Aurélia, onde ele a endeusava, quando Aurélia parecia estar cedendo, ela retorna com o papo de que Seixas apenas estaria interessado pela sua riqueza. Fernando insiste que não, mas Aurélia não o deixa falar muito e logo quer começar a discutir sobre o "contrato", já que foi um casamento comprado. Vemos que nesse momento ela o trata como um objeto que ela adquiriu com dinheiro, algo que pertence a ela e tem que ser como ela quer. Mesmo assim, Seixas em nenhum momento mostra alguma insatisfação com a atitude de Aurélia, pelo menos por enquanto.

Parte 2

Capítulo 1

O capítulo se inicia em um cenário totalmente diferente. Conta a história de Emília Lemos e Pedro Camargo, os pais de Aurélia. Foi um casamento extremamente complicado. Os dois se amavam, e muito, e foi exatamente isso que o tornou algo complicado. Acontece que a diferença social entre Emília e Pedro eram gigantescas, e o pai de Pedro nunca aceitaria o casamento. Levando estes motivos em consideração, o casamento foi mantido em segredo durante anos. Durante esse período, o casal tiveram dois filhos: Emílio e Aurélia. Porém, o pai de Pedro, sem saber que seu filho já era casado, começou a pressiona-lo a casar, inclusive arrumando uma noiva para ele e ameaçando que caso o filho não aceitasse seria expulso da casa de seu pai. Após isso, Pedro vai passar um tempo fora para pensar sobre a situação. Mas com todas as complicações que estava passando, onde ele não achava possível trocar sua família pelo seu amor, acabou adoecendo gravemente em uma casinha distante. Apenas um homem descobriu a situação de Pedro, que inclusive foi o homem que enviou uma mensagem e uma quantia em dinheiro para Emília. Quando Emília recebeu a notícia, ficou extremamente triste e entrou em um longo processo de luto. E desde então, nunca voltou a sorrir.

Capítulo 2

Mas a vida continua. Emília sabia que não iria durar muito mais tempo na companhia de seus filhos. O marido lhe chamava. Emílio, irmão de Aurélia, não era uma pessoa muito inteligente, e não era segredo pra ninguém da família, nem mesmo para ele, que Emílio não seria o responsável por trazer sustento para uma vida tranquila. Enquanto isso, a mãe de Aurélia pressionava-a para casar o quanto antes. Por conta de sua extravagante beleza, acreditava que não seria difícil arranjar um bom e rico marido. No entanto, Aurélia se recusava a todo custo, pois ainda acreditava não estar pronta, e sua mãe aceitava. Mas aconteceu algo inesperado: Emílio teve uma forte febre, que não tardou em mata-lo. Com a mãe e a filha totalmente fragilizadas e com o dinheiro acabando, Aurélia não demorou para começar a expor sua beleza com a esperança de algum homem rico a achar atraente. Enquanto isso, a mãe de Aurélia só entrava em uma tristeza cada vez mais profunda.

Capítulo 3

Então Aurélia começa a ficar todos os dias encostada na janela para demonstrar sua beleza para os homens que ali passassem. Não tardou muito para que sua rua virasse um ponto turístico. A quantia de moços que passavam na rua na esperança de que algo que possuissem cativasse a menina era extravagante. Lemos fica sabendo do caso, e é aí que ele começa a ter contato com Aurélia. Por um tempo, desenvolvem uma boa relação, e a moça esperava que dessa forma a sua família se reconciliar com a mãe. Porém, Lemos estava mais interessado com o dinheiro que o casamento de Aurélia poderia render do que outra coisa. Quando ela descobre, o relacionamento entre os dois se torna algo desconfortável e evitado ao máximo possível por Aurélia. Depois de mais um tempo, Aurélia fez questão de deixar claro para os homens que tinham interesse que ela pretendia se casar, por isso se amostrava todos os dias. Com isso, o número de cavalheiros diminuiu consideravelmente, mas ainda havia uma boa quantia.

Capítulo 4

Esse definitivamente é um capítulo de revelações inesperadas. Aqui vemos como Seixas conheceu Aurélia. Antes, pensávamos que Seixas apenas tinha sido mais um dos homens que ficavam bajulando Aurélia e que com o passar do tempo desistiu. Porém, foi muito pelo contrário. Quando Seixas e Aurélia se conheceram foi amor a primeira vista. Os dois começaram um namoro bobo e tava tudo bem. E inclusive, os dois tinham o desejo de se casar. Dessa forma, Seixas pediu para D. Emília a mão de Aurélia, e assim foi concedida. Isso tudo antes dos capítulos da primeira parte do livro. Antes de Aurélia ser rica. Eles realmente se amavam.

Capítulo 5

O livro não para de surpreender. Neste capítulo, descobrimos como que o primeiro relacionamento de Aurélia com Seixas acabou. Na época Aurélia ainda era uma mulher pobre e Seixas fazia parte do grupo de homens que o amor já havia deixado de ser um sentimento e virado uma obrigação para ser bem-visto pela sociedade. Seixas começou a ficar de paquera com Adeleide, mulher rica e nobre, e não tardou em se arrepender em ter pedido a mão de Aurélia. Logo terminou o que existia entre ele e Aurélia e aceitou a proposta de Sr. Amaral (pai de Adeleide) em se casar com a moça em troca de 30 contos de réis. Ainda existem 2 coisas importantes para ressaltar: a primeira é que nesse meio tempo a mãe de Aurélia está prestes a falecer, algo que já era esperado. A segunda coisa é que o Lemos, como vimos em capítulos passados, tinha segundas intenções onde ele conseguisse lucrar algo em cima do casamento de Aurélia, algo que não aconteceria caso ela se casasse com Seixas. Então quando ele descobriu que Seixas e Adeleide estavam se gostando, foi conversar com Amaral para istigar ele a oferecer a mão de sua filha a Fernando. LEMOS É UM VAGABUNDO!

Capítulo 6

Fernando decide então contar para Aurélia que havia acabado tudo entre eles. Aurélia fica extremamente triste. O capítulo é basicamente isso, diálogos de pessoas consolando Aurélia e a reação de sua mãe sobre isso tudo. Enquanto isso, Seixas com o passar do tempo percebe que se meteu em uma lascada, e que a sua vida está destinada a se afundar em dívidas e ser uma pessoa deplorável. E no final do capítulo ocorre a partida de Seixas para Pernambuco com um "trabalho político", tendo esperanças que até lá Amaral e Adeleide desistiriam do casamento, algo que não acontece.

Capítulo 7

Aurélia e D. Emília recebem a visita de Lourenço Camargo, pai de Pedro. É uma felicidade enorme para os três. Acontece que o avô de Aurélia encontrou uma carta e diversos documentos e fotos que provavam que Pedro era casado e tivera dois filhos. Dessa forma, começaram a desenvolver uma ótima relação. Mas a felicidade não durou muito. O avô de Aurélia teve que retornar a fazenda, onde alguns meses depois, veio a falecer, deixando apenas papéis para Aurélia que ela só poderia ler no momento certo. Ao mesmo tempo, a D. Emília adoeceu ainda mais, e poucos dias depois da morte de Lourenço veio a falecer também. Aurélia estava solitária. É nesse momento que D. Firmina chama Aurélia para morar com ela.

Capítulo 8

É nesse capítulo que Aurélia recebe a herança de seu avô. Depois da visita de um amigo de Lourenço, onde avisou que o velho havia morrido, Aurélia descobre que a papelada que seu avô deixa-ra para ela era o seu testamento. Depois disso, vários parentes aparecem interessados pela riqueza da moça. Mas Aurélia não tarda em mostrar seu desagrado com todos eles, que nunca mostraram uma gota de preocupação quando a menina estava órfã e pobre. É nisso também que o safado do Lemos vai a justiça para ser o tutor de Aurélia. Ela inicialmente se revoltou, mas depois pensou que seria interessante ter um tutor na palma de sua mão. Ela também tem um diálogo com Torquato Ribeiro, que foi o único homem que auxiliou Aurélia nos tempos difíceis. E depois de todos esses acontecimentos, voltamos para o começo do livro.

Capítulo 9

Então voltamos para o último capítulo da primeira parte. Na continuação do diálogo entre Seixas e Aurélia, ela humilha ele e mostra o quão desprezível ele é e que agora que ela o comprou, ele é como seu escravo. Seixas aceita com rebeldia, fala que não a ama mesmo, e faz vários comentários semelhantes a de escravos com seus senhores. Enfim, climão.

Parte 3

Capítulo 1

É um capítulo inteiramente na visão de Fernando. Depois da humilhação que Seixas, ele ficou boas horas pensando sobre a situação que estava e tendo uma crise existencial. Mas logo se recuperou. Organizou de sua maneira as salas da residência que lhe pertencia. Depois, andou pela casa pra conhece-la com mais precisão. Resumidamente é isso.

Capítulo 2

O casal diversar vezes ficaram se alfinetando, mas de forma leve o bastante para que outras pessoas que ouvissem a conversa achassem que era apenas um papo comum entre os dois. No fim, os dois estão fingindo que está tudo bem, enquanto ficam se provocando de forma discreta. Depois também temos um diálogo entre os dois criticando algumas coisas do país. Creio que na verdade eram opiniões do próprio autor, onde ele utilizou essa brecha para fazer algumas críticas. Em geral criticava a falta de celebridades nacionais e de arte brasileira, o que causa uma certa crise de identidade para o Brasil.

Capítulo 3

Nada demais. Podemos observar o grande desconforto entre os dois quando estão sozinhos. Aurélia no fim do capítulo entrega algum objeto a Seixas.

Capítulo 4

O objeto tratava-se da chave do quarto que Seixas deveria dormir, apresentado a ele no dia do casamento. Passou-se um mês desde o casamento. É possível observar que foram mudadas em Seixas. Coisas pequenas e que muitas vezes passam despercebidas. Mas mudaram. Outra coisa interessante também é como Seixas evita usar as coisas que foram dadas a ele por conta do casamento, como os requintados objetos que tinha em seu quarto ou os cavalos e carroagens que tinha disponível, optando por ir aos lugares a pé.

Capítulo 5

Neste capítulo vemos que Aurélia está começando a ficar incomodada com a forma que Seixas está reagindo. Quando ela descobre que Seixas não usou nem um objeto ou vestuário que foi comprado para ele, ela fica perplexa com a situação. Mesmo que quando ela comprou ele o objetivo era uma "vingança", todos os preparos que ela fez foi realmente com amor. Então nesse capítulo em geral vemos que Aurélia está um tanto quanto confusa com as consequências de seus próprios atos.

Capítulo 6

O relacionamento entre os dois mudou. Não existem mais alfinetadas e indiretas. Muitas vezes parece que nunca existiu o motivo dos dois estarem juntos agora. A relação entre os dois está um tanto confusa.

Capítulo 7

Nesse capítulo Seixas e Aurélia fazem diversas visitas a conhecidos. É possível ver como muitas vezes Seixas parece ser tão importante para Aurélia quanto seu leque ou outro objeto luxuoso.

Capítulo 8

Aurélia só é bipolar pra caramba mesmo. Ofereceu o divórcio para o marido no fim do capítulo. De resto, bipolaridade atrás de bipolaridade.

Capítulo 9

Seixas rejeita o divórcio. O resto é só enrolação e papo furado e blábláblá.

Depois disso, havia ainda mais um capítulo da parte 3 e a parte 4, mas o livro se tornou uma leitura muito chatinha, então cansei de perder tempo em fazer resenha de capítulo por capítulo.
Basicamente, continua no mesmo ritmo que estava, com o Fernando mudando de pouco em pouco e Aurélia ficando confusa com a situação.
No fim, Seixas junta a quantia de 100 contos e entrega para Aurélia, falando que estava pagando por sua liberdade. Quando estava indo embora, Aurélia impede ele e declara seu amor, pois viu como ele havia mudado. O casal se reconcilia e vivem felizes para sempre. Final feliz que podia ter acontecido bem antes pelo amor não aguentava mais.

Gabriel.Giavarotti 16/06/2023

O romance Senhora no começo mostra a vida simples de uma mulher que é órfã de pai,e a mãe é uma costureira. ela é apaixonada e namora Fernando,esse que acaba por abandonar ela para se casar com uma mulher rica.Aurélia é uma mulher muito empoderada e que não leva desaforos para ela além disso ela é ótima em saber bem o que quer para si. O livro si apresenta na época de muita opressão contra as mulheres no (século XIX) As mulheres não tinham voz e eram muito menosprezadas apenas por serem de gênero diferente com isso a sociedade viviam aparências e contradições, como um casamento por interesse era um costume social
fontbooks 16/06/2023minha estante
oi pode curtir minha última publicação

Deborah.ramires 16/06/2023

Resenha sobre senhora José de alencar
Bom o livro senhora de José de alencar,é um livro que foi publicado pela primeira vez em 1875 o romance senhora,pertence ao romantismo!! O livro em si é dividido em 4 partes seu tema central é um casamento com interesses.

O livro é muito bom para quem gosta de um vocabulário bom,é um livro em si muito emocionante,ele descreve as cenas tão bem,que conseguimos imaginar como se estivemos ali no cenário.é um livro muito bom para ser estudado,tem nele costumes da época da burguesia.
A história desse livro é muito boa,muito e emocionante.porem contém umas palavras muito difíceis de entender..

Fernanda Figueiredo 2°A 15/06/2023

Fernanda Figueiredo 2°A
Confesso que eu estou fazendo por nota e como eu não queria ler, acabei ouvindo um áudio book.
Desde o começo Aurélia se mostrou uma jovem muito inteligente, mesmo com as dificuldades financeiras após o falecimento do seu pai. Ela era uma moça muito formosa aos olhos de todos que a rodeavam, consequentemente atraindo vários homens que a cortejavam. Logo o tio de Aurélia por puro benefício próprio propôs a ela que se casasse com Eduardo que na época era um rapaz de boa família.
Mas o coração jovem e cheio de sentimento de Aurélia amava Fernando Seixas, o homem no qual trocava olhares na janela de sua casa, porém Fernando não poderia ser seu, o mesmo já estava prometido a Adelaide Amaral que era amiga de Aurélia. Assim, Fernando trocou a mesma por Adelaide, uma jovem rica com um futuro promissor.
Após um tempo a jovem descobre que tinha um avô, esse que antes de morrer havia deixado uma herança para Aurélia, que do dia para a noite se tornou rica, mesmo sabendo que não poderia ter Fernando para si armou para que seu casamento com Adelaide fosse arruinado e sua amiga se casasse com quem realmente amava. No final Aurélia comprou Fernando, como se fosse uma mercadoria por pura vingança por seu traída por conta de um dote, tirando assim o homem do cargo que exercia, eles fingiram ser um casal feliz e cheio de amores na frente dos outros quando na verdade eram um casal conturbado, Aurélia amava Fernando, mesmo não se sentindo da mesma forma o homem aturava constantemente as humilhações da mulher.
No final, Fernanda revogou sua "liberdade" a Aurélia que prontamente aceitou a proposta, logo após se ajoelhou aos pés de Fernando e implorou por seu amor, o mesmo apesar de tudo acabou aceitando os sentimentos da então ex esposa.

Achei o final meio pacato, esperava que um dos dois morressem KAKAKAK
Mas não foi tão ruim assim a história

sara374 15/06/2023

Senhora
Na obra senhora pude perceber uma quebra de expectativa, naquela época era normal que o homem ?comprasse? a mulher mas nesta história acontece o contrário, é a Aurélia que compra o marido Fernando. O autor tenta ao máximo fazer com que o leitor consiga adentrar na história, consiga compreender o que esta se passando. A obra foi dividida em 4 partes , onde foi dado o nome de , o preço, quitação, Posse, resgate .
A obra começa com uma menina pobre , que era criada por sua mãe que costurava para fora para garantir uns trocados . Aurélia era apaixonada por Fernando eles chegaram a namorar mas Fernando abandonou ela por uma mulher rica onde poderia aplicar um golpe e ficar com o dinheiro. Algum tempo depois mãe de Aurélia acaba morrendo e a menina acaba ficando sozinha se vê perdida e além de tudo sofrendo pela desilusão amorosa . Porém seu destino todo muda ao descobrir que seu avô era milionário e deixou uma grande herança.
Aurélia tomou posse da fortuna aprendeu tudo que uma dama precisaria na época e, alguns anos depois ela pede para que seu tutor vá oferecer cem contos de réis para Fernando , para que se case a cegas . Ele acaba aceitando sem saber que seria a mulher que ele deixou anos atrás. Aurélia humilha Fernando toda vez que possível, jogando em sua cara que ele pertencia a ela agora, ela ainda amava ela porém queria dar-lhe uma lição e fazer ele sentir o que ela sentiu.
Aos poucos Aurélia consegui mostrar para ele o caminho certo da vida e do amor , e Fernando aos poucos entende cada ato e tenta reescrever sua história.