Vai Lá e Faz

Vai Lá e Faz Tiago Mattos

Resenhas - VLEF - Vai lá e faz

Felipe.Perez 05/04/2016

Principais Ideias
Trocar de ideia é um recurso necessário para a evolução. Trocar de ideia não é uma fraqueza. É uma grandeza.
A Naturalidade de hoje é o absurdo do amanhã
No futuro seremos freelancers, autônomo, profissionais liberais. Você poderá exercer a atividade que bem entender. Num dia será decorador, no outro músico, e, na semana seguinte professor de jiu-jitsu.
Empreendedor é aquele que não aceita a realidade de maneira resignada. Motivado pelo desejo de mudança para gerar impacto positivo no mundo, ele ajuda a co-construir uma iniciativa. O que é, como vai ser e o porquê da existência dessa iniciativa, só o empreendedor poderá dizer.
Portanto o empreendedor é a pessoa que possui recursos emocionais suficientes para tomar as decisões pela sua própria cabeça. E viver de forma plena, como ser humano consciente e capaz de se fazer feliz.
Projeto é quando você sai do PowerPoint e começa a fazer a coisa andar, mesmo que informalmente.
O hardware da sociedade que vivemos é totalmente industrial, enquanto o software que já está rodando em muitos de nós já é digital. E sabe o que acontece quando você roda um software atualizado num computador antigo? Dá pau.
Como herança, ficou a rígida departamentalização das empresas de hoje. Especialistas de uma área ficam agrupados numa mesma sala, isolados, e interagem muito pouco com as diversas etapas do trabalho. O fluxo é artificial, não orgânico.
Albert Einstein - Quando você ensina seus filhos a questionar a vida, os dogmas, as mentiras e as farsas que o estado e a educação contemporânea lhes injetam nas veias à força? Eu prefiro uma criança rebelde, crítica, criativa e autônoma em lugar dessas pobres criaturas domesticadas.
Alvin Tofler - Os analfabetos do século XXI não serão aqueles que não sabem ler e escrever. Mas todos que não souberem aprender a desaprender para então, reaprender.
Diferença da lógica industrial, que só lança o produto quando ele está pronto, o pensamento beta acredita que, quando o produto é lançado, o trabalho está só começando. Os usuários aceitam experimentar uma versão beta em troca de recompensas intangíveis.
O pensamento Beta é o pensamento do fazer constante.
São os fazedores que mudam o mundo. São os fazedores que viram história.
Os não-empreendedores tinham, durante a infância e adolescência, convivido com um círculo muito pequeno de amigos. Também pudemos perceber que não houve grandes mudanças, como trocas de colégio, de endereço e ou rotatividade nas atividades extracurriculares.
Conviver com grupos muito diferentes amplia a visão multicultural, aumenta a criatividade, a flexibilidade e por consequência a capacidade de resolver problemas.
Porque sabemos que mais coisas acontece quando agimos do que quando a gente planeja a ação.
O empreendedor consegue ver os próximos passos, mas não todos que o sucedem. E ele nem faz muita questão, porque sabe que os passos que não está no seu campo de visão vão mudar assim que ele se movimentar. O sistema é dinâmico, e mudar o plano no meio do caminho é natural dentro do seu jeito de pensar.
O empreendedor não sofre de angústia por antecipação. Ele está preocupado apenas com o próximo quadrado.
E assim segue o empreendedor. Sempre dando um passo de cada vez, analisando os recursos que tem ao seu redor. É um jogo de tabuleiro em que quando mais você avança, mais quadrados surgem.
Talvez seja a hora de aprender a desaprender para reaprender.
Aja antes, reflita depois. Comece agindo. A ação deixa você mais perto da ressignificação. Mas nunca, nunca deixe de refletir. É a reflexão que liga os pontos.
Empreendedor Empático - Pagam bem, oferecem benefícios, se preocupam com o ambiente de trabalho, dão feedback, promovem atividades de integração e garantem prêmios meritocráticos, tecnocráticos para os melhores desempenho e conhecimento técnico. Há empreendedor que não são nem pai, nem mãe. São avós: mimam suas equipes com tudo o que puderem oferecer.
Não faz muito sentido você ter uma empresa que não ajude o mundo a ser um lugar melhor.
A abundância é o primeiro de que há recursos para todos inclusive você. Quando você intrometa esse estado, naturalmente aumenta o desejo por acumular menos e compartilhar mais.
Legado é o que você quer deixar para o mundo. Propósito é porque você quer atingir esse legado.
Se você consegue medir, você não tem um propósito. Tem um desejo. Por isso é que o seu propósito deve ser uma estrada sem fim.
Você só enxerga oportunidades se está seguro nos quesitos afeto, dinheiro e competência.
Eu tenho a impressão que quando mais tempo agente leva pensando, menos tempo a gente se envolve fazendo. Claro, pensar e planejar é importante, nem vou entrar nesse mérito. O que diferencia o ser humano de todos os outros animais é justamente a capacidade de raciocinar. Mas, talvez, o que diferencia uma pessoa de todos os outros seres humanos seja a capacidade de realizar.
Da vontade para a ideia > Da ideia para o projeto > Do projeto para o negócio > Do negócio para a empresa. quando vi isso, percebi que estava diante de algo realmente poderoso.
Ideias todo mundo tem, Difícil é fazer.
É por isso que eu não gosto de ouvir ideias dos outros. Não estou interessado até ver suas execuções.
Verbalize tudo, anote tudo: ideias ficam perturbando o seu processo criativo, até você verbalizá-las. Não importa se é boa ou se é ruim: fale (e, depois anote). Ou ela ficará bloqueando as demais.
Cuidado: se você tem muitas ideias, mas essas ideias não estão a serviço de nada, você é uma pessoa imaginativa (cavalo cor-de-rosa) e não uma pessoa criativa quando ela resolve um problema
Inovação é colocar a solução em ação. É resolver o problema de fato. É fazer.
Um negócio não começa pela ideia. Começa resolvendo um problema. Se você não resolve nenhum problema, por que as pessoas irão até você.
Normalmente, gastamos muito tempo com a solução, e quase não pensamos no problema.
Precisamos enxergar uma demanda latente. Pessoas que estão loucas para comprar o que você tem para oferecer. É só não comprar porque ainda não existe.
Pessoas inteligentes aprendem com os erros. Mas as mais inteligentes aprendem com os erros dos outros.
Falhe mais rápido, de forma mais inteligente e gastando menos dinheiro.
Se você não se envergonha do seu protótipo, você demorou demais
Se você mandar um e-mail para as suas migas, dizendo que pretende abrir um pet shop apenas com produtos sustáveis, posso apostar que elas vão adorar a ideia. Agora, experimente vender. Você verá outra realidade. E a realidade é: as pessoas somem.
Não importa se tivemos que colocar químicos que fazem mal à saúde para baixo o preço. O que importa é atingir as metas. O problema desse minaste é que, em geral, há muito foco nos números e pouco foco nas pessoas. Com o olhar para o destino, e não para o percurso, os índices de felicidade.
Quanto mais tempo você fica apegado a uma ideia, menos espaço você dá para que novas surjam.
Cultura é o que as pessoas fazem sem que ninguém as peça. Então, se você quer criar uma empresa, você precisa dar o exemplo é que dá início à cultura. Com a cultura instaurada, você será prescindível como disseminador. Você pode sair de cena. É a cultura - de mãos dadas com o propósito - tem dá o ritmo e rege a orquestra. Mesmo sem maestro.
Liderança não se impõe. Se conquista. Compartilhar conhecimento é uma grande forma de promover esse sentimento a seu favor.
Lider é todo aquele que promove mudanças no caso - mudanças positivas.
Mal gestor diz (isso está horrível, faça de novo) um bom gestor diz (deixa eu sugerir uma outra forma)
Eu gostaria do seu comprometimento. Eu gostaria que, da próxima vez, nós conseguíssemos começar no horário combinado. Pronto. Você puxou a orelha do atrasado.
Não me peça licença, me peça desculpas. Tente sem permissão. Se acertar, parabéns. Se errar, a gente está aqui para corrigir. A inovação surge do movimento impensado, não do movimento mecânico.
Quando todos estiverem lado a lado, não há mais hierarquia. Eu não quero trabalhar para os outros. Mas também não quero que outros trabalhem para mim. Quero que as pessoas trabalhem comigo.
Pessoas produtivas quebram as atividades em várias pequenas partes, e se preocupam com uma coisa só: qual é o próximo quadrado.
Quem administra várias tarefas ao mesmo tempo, como um equilibrista de pratos, não é produtivo. Isso significa que, quando está cercado de problemas complicados, e fica pulando de galho em galho - em vez de focar num por vez, você diminui pela metade a sua produtividade.
As pessoas não decidem os seus futuros, elas decidem os seus hábitos, e os seus hábitos decidem os seus futuros.
O primeiro se pergunta: o que eu poderia ter feito de diferente para que as coisas acontecessem de outra forma. Ele se coloca como agente de mudança. Porque ele sabe que, se tivesse agido de outra maneira, as coisas poderiam ter tomado outro rumo. O empoderado pede feedback e tenta mudar.
Se você quer ser mais abundante, enfrente o medo e dê espaço para a confiança. Só assim você será capaz de mudar.
Toda revolução começa com uma micro revolução. Não tente mudar tudo da noite para o dia. Olhe para o próximo quadrado.
Rodrigo.Ramos 07/06/2016minha estante
Olá Felipe, tudo bem? Estou tentando encontrar esse livro para comprar mas sem sucesso. Você teria interesse de vender o seu? Fico no aguardo. Obrigado.

Emerson.Sousa 11/06/2016minha estante
Rodrigo eu baixei a versão em pdf gratuitamente pelo site que o Tiago disponibiliza http://www.vlef.me/, por lá da pra você pedir a versão impressa também.
Abraços!

Felipe.Perez 02/09/2016minha estante
Bom dia Rodrigo, esse livro não tem vinculo com editora, por isso você compra direto do autor no site http://www.vlef.me/

Felipe.Ferreira 08/09/2020

Recomendo.
O livro é simples e direto. Ele condensa vários métodos práticos para te ajudar a sair da inércia e dos planos das ideias. Gosto do lado social (impacto positivo) que o livro se encaminha ao final. Particularmente não me tocou muito, mas sem receios posso afirmar que ajudou e continuará a ajudar a forma que eu entendo e vejo o mundo. Dada a fácil leitura, recomendo com certeza.

Jennifer 31/01/2021

inspirador
Através de uma leitura leve e motivadora, Tiago Mattos mostra como emprrender na era digital de uma forma incentivadora mas realista. Fornecendo informações essenciais e básicas para quem pretende tirar a sua ideia do papel e empreender. Vai lá e faz, é um chamado para todos que tem ideiais geniais mas possuem diversos temores. Uma leitura rica e inspiradora.

chameoandre 11/09/2020

Um passeio pela visão de futuro sobre as organizações
Se você tem interesse em abrir horizontes no pensamento estrutural e visão de futuro, este é o livro. Combina muitas informações de diferentes campos de conhecimento, que fazem a gente refletir e absorver os cenários que são colocados pelo autor. Confesso que fui atrás dos vídeos do autor no YouTube e também dos livros que foram citados para continuar a minha leitura e aprendizado neste tema. ?

Altieris 03/12/2015

VLEF - Vai lá e faz - Tiago Mattos
O livro apesar de ser direcionado, principalmente, para quem está começando a empreender, pode ser muito bem aproveitado por aqueles que já tem seu próprio negócio, seus ensinamentos se aplicam ASSUSTADORAMENTE pra qualquer coisa na vida de qualquer bípede sapiens kkk

Caso você seja uma daquelas pessoas que tem uma ideia e não sabe o que fazer com ela, anseia por fazer algo a mais com esta ideia, mas lhe falta o mínimo de iniciativa? No livro são apresentadas várias ferramentas para organizar a forma de pensar, como dar os primeiros passos no empreendimento, como criar metas possíveis, como coletar e interpretar os feedback, aborda conhecimento de outros pesquisadores tornando mais rica a leitura e a imersão. Entre outras atribuições o livro tem a capacidade de fazer você tomar vergonha na cara e fazer algo da vida kkk

Tudo isso em uma linguagem coloquial, visual, interessante e nem um pouco cansativa. Recomendo a leitura.
Rodrigo.Ramos 07/06/2016minha estante
Olá Altieris, tudo bem? Estou tentando encontrar esse livro para comprar mas sem sucesso. Você teria interesse de vender o seu? Fico no aguardo. Obrigado.

Karina.Nishiyama 23/06/2022

VLEF
Precisamos ter confiança e, às vezes, ir com medo mesmo? mas ir!
Trabalhar sempre na questão da abundância. Deixar de lado o pensamento do século XX sobre a escassez de recursos.

Vire a chave!

Patricia 30/03/2020

Nesse livro o autor fala sobre empreendedorismo de uma maneira clara e objetiva, encorajando o leitor a tirar as ideias da cabeça e colocá-las no papel. Eu estou completamente apaixonada por esse exemplar e indico esse livro para todos os meus amigos, pois ele é inspirador.

site: https://www.todacharmosa.com/2017/10/livro-vai-la-e-faz-tiago-mattos.html

Josi 07/03/2021

Vai, faz e vê no que dá
Bastante interessante a proposta do Tiago Matos, nesse livro ele apresenta um roteiro para ajudar a tirar idéias do papel. Mesmo sendo focado em empreendedorismo e criação de negócios, muitas premissas são válidas também para projetos pessoais (mudança de carreira, de cidade, estudos dirigidos, etc). Bem alinhado com preceitos que o Murilo Gun divulga, me fez lembrar dele quando indica 'errar pequeno' e a importância de se permitir errar algumas vezes até ter chance de chegar ao sucesso. Nas poucas vezes que menciona o capitalismo e o que é possível no sistema, pra mim, ele se equivoca, mas isso não compromete a qualidade das reflexões que ele traz em seu texto. Outro ponto positivo são as referências, que ele menciona ao longo do texto e temos detalhado ao final, com autores, livros e estudos citados, o que pode enriquecer ainda mais ao leitor interessado em ir na fonte e se aprofundar nesse ou naquele tema. Leitura recomendadíssima!

Patricia Salcides 07/01/2022

Um grande incentivo para empreender
O livro faz uma coletânea de estratégias para que o empreendedor tire suas ideias do papel. Mostra também uma perspectiva do futuro, não somente para as instituições, mas pra todas as esferas de nossas vidas. O mundo está sofrendo várias revolução ao mesmo tempo e quem não acompanhar ficará obsoleto.
Além disso, dá todo o incentivo psicológico para aquele empreendedor que ainda não tirou suas ideias do campo do planejamento e se aventurou a trazer sua empresa pra vida real.
Digamos que é um incentivo e tanto pra colocarmos a mão na massa.

Carla Carolina 20/09/2021

Ótimo livro, recomendo a leitura para quem está pensando em empreender ou iniciou um novo negócio.
Nesse livro o autor da um passo a passo para você criar o seu negócio.

lut 10/03/2020

"Dar um primeiro passo não é dar todos os passos de uma só vez."
Eu sempre tive uma ideia muito negativa em relação a empreendedorismo, principalmente depois que vários estudos comprovaram que um dos principais fatores de sucesso é justamente ter o famigerado capital inicial e, pela minha experiência empírica, só tive contato com homens de classe média-alta/alta que tiveram todas as oportunidades de se inserirem, falando sobre meritocracia (mesmo sabendo que esse não é um reflexo total do mercado, se a gente pegar os dados de donos de empresas, sabemos que sim, reflete uma grande parte do todo).

Foi justamente por esse motivo que eu quis ler o livro “Vai Lá e Faz - Como Empreender na Era Digital e Tirar Ideias do Papel”, de Tiago Mattos, porque aparentemente, traria uma opinião contrária ao que eu acredito (mesmo sendo escrita por um homem que se encaixa dentro dos fatores que coloquei acima) e eu acho importante para o aprendizado mútuo e evolução, buscar gente que pense diferente e com outras vivências às minhas.

O autor eu descobri só depois que é dono da Perestroika, uma escola que eu acompanhava nas redes sociais e sempre achei interessante a proposta subversiva de ensino, agora sobre o livro: Tiago usa referências em praticamente todas as páginas à livros e pesquisas importantes e com argumentos de autoridade confiáveis, o que acho que traz credibilidade aos assuntos abordados e se distancia dos achismos (mesmo claro, os dados mostrados validando sua própria opinião).

Ele primeiro fala sobre a questão atual de como a maioria das empresas gere e administra, criticando e falando que se baseia em um modelo datado, minando a criatividade dos funcionários e também não se atentando ao atual contexto de transição tecnológica em que estamos vivendo. Depois, passando por longos capítulos, ele meio que nos mostra um passo-a-passo de como você começar a montar seu próprio negócio, passando sua ideia de protótipo para MVP e por fim, fala sobre previsões em relação ao futuro referentes a questão empresarial. A leitura é simples e flui e eu indico, mesmo que você, assim como eu, tenha muitos pés atrás com essa questão “empreendedora”.

Mas eu quero falar sobre a parte que mais me atraiu na leitura: sobre a questão de buscar um propósito por meio do trabalho.

Eu sempre tive muitas questões internas de me sentir insatisfeita dentro de um ambiente de trabalho e, com um pouco de autoconhecimento e resiliência, entendi que eu não posso colocar no meu lado profissional, todas as chaves de suprimento do meu lado pessoal, porém, o autor nos leva a um conceito sobre empreender com propósito. Ele fala principalmente que criar mais uma empresa com o único intuito de gerar lucro para o seu dono, nos dias de hoje, não acrescenta em nada dentro da nossa sociedade, já com altos índices de desigualdade e recursos escassos. Ele indica utilizar o empreendedorismo como uma ferramenta de encontro de propósito pessoal (tendo em vista que é um processo ao longo de toda uma vida e muito diverso, como a própria jornada de se empreender) e também como uma ferramenta de criar processos de horizontalização de sociedade, sugerindo que uma empresa só vale a pena se pensar em todos os processos e pessoas da “linha de produção”.

Esse pensamento é muito válido tendo em vista que nós REALMENTE estamos passando (enquanto indivíduos e geração) por muitos problemas sociais, ambientais, políticos e econômicos e, sinceramente, ninguém tem uma resposta ou um meio de conseguir “solucionar” isso, a não ser um pensamento de coletividade e de se pensar além do que já vemos reproduzindo ao longo dos anos.

Apesar de ter minhas muitas ressalvas a glamourização e romantização do que se é empreender e você usar seu poder de influência de falar que qualquer um pode ir “lá e fazer”, achei a leitura muito válida, principalmente para se pensar novas perspectivas de estruturação de empresas, ambiente de trabalhos e desenvolvimento pessoal.

@life_library 15/02/2020

Cativante e incentivador, como todo bom livro de auto ajuda nos dá as ferramentas necessárias para entender como será o futuro do empreendedorismo.

Evelin Bianca | @paginasete7 21/09/2020

#7 VLEF Vai Lá e Faz
A segunda leitura da quarentena foi o livro do Tiago Mattos. Dele eu já tinha lido As Novas Mortas da Perestroika, e ambos os livros possuem uma leitura fluída e uma linguagem descontraída.

No VLEF o tema abordado pelo autor é principalmente o empreendedorismo. De início, ele define como empreendedor não apenas a pessoa que abre uma empresa, mas qualquer um que tenha disposição de gerar mudança e construir algo. Tirar ideias do papel, ir lá e fazer.

Tiago apresenta o contexto do mundo em que vivemos, a revolução digital e o rompimento com o pensamento linear e repetitivo da era industrial. Também descreve os fenômenos que modificaram a forma de fazer as coisas atualmente.
O autor trata dos tipos de empreendedores, suas características, e traça o passo a passo para sair da ideação e partir para a ação. Por fim ele faz um panorama de um futuro - cada vez mais - próximo em que toda a forma de trabalho como conhecemos terá mudado. Mais e mais empreendedores, organizações menos hierárquicas e mais horizontais. E as mudanças já se podem ver no período em que vivemos.

Leitura interessante, recomendada para qualquer pessoa que queira tirar suas ideias do papel. O que falta pra ir lá e fazer?

505 páginas
Lido: de 07 a 25/04/2020

davidplmatias 09/12/2019

Li influenciado por um Youtuber do mercado financeiro, acreditei que era diferente dos outros auto ajuda do gênero. Mas é só mais um do mesmo estilo, o autor injeta um pouco de auto confiança em você, mas se não for exercitada, com algumas semanas de lidoo livro perde seu efeito sobre o leitor. Então faça o que diz na capa logo, VAI LÁ E FAZ.