Vai Lá e Faz

Vai Lá e Faz Tiago Mattos

Resenhas - VLEF - Vai lá e faz

Bruuh 27/06/2017

“VLEF é uma obra que empodera o empreendedor e mostra os caminhos para empreender na Era Digital”
“A verdadeira essência do empreendedorismo é a bondade.”

Publicado pela Editora Belas Letras, Vai lá e faz é escrito por um dos fundadores da Perestroika, a maior escola de atividades criativas da América Latina, Tiago Mattos.

“Minha definição de empreendedor é simples:

O indivíduo que tem consciência do seu empoderamento – por isso, assume com autonomia o rumo da sua vida – e constrói iniciativas que mudem a realidade para melhor.”

VLEF traz em sua estrutura diversos estudos que fortificam os argumentos do autor sobre o empreendedorismo. Este contém uma boa aula da história da revolução industrial até a digital.

“O hardware da sociedade em que vivemos é totalmente industrial, enquanto o software que já está rodando em muitos de nós é o digital.

E sabe o que acontece quando você roda um software atualizado num computador antigo?

Dá pau.”

O método VLEF é claro e objetivo, desde como tirar a ideia do papel, moldá-la e ampliá-la, transformá-la em um protótipo/MVP, até fazê-la um negócio ou, quem sabe, uma empresa.

“Muita gente tem só o caderninho de receitas, mas ainda não tirou a batedeira do armário, não foi comprar fermento, não quebrou os ovos.”

O público alvo é amplo, partindo do empreendedor iniciante ao dono de uma empresa. Ideias revolucionárias que podem ser seguidas passo a passo por meio de uma escrita ágil e uma diagramação e revisão impecáveis.

Como disse o Prêmio Nobel Muhammad Yunus: “Todos somos empreendedores, mas muitos de nós ainda não tiveram a oportunidade de descobrir.”

Não há muito o que dizer sobre esse livro, mas posso adiantar que recomendo a leitura pelo aprendizado, pela escrita e pela a autoajuda que este contém, pois além de ensinar a empreender a obra traz frases motivadoras para animar o empreendedor iniciante.

"Se você quer ser a mudança, você também tem que estar preparado para mudar."

Está esperando o quê para ir lá e ler este livro?

"Ideia todo mundo tem. Difícil é ir lá e fazer."

HARRY BOSCH 05/03/2021

Vai Lá e Faz
O Autor traz uma percepção atualizada sobre o Empreendedorismo,mostrando as mudanças nas empresas,meio de produção e bens de consumo.É um livro agradável pelo designer e leitura fluida.

Taíla 27/06/2017

O livro que faz brilhar o olho
O livro Vai lá e faz ou como o próprio autor escreve VLEF é um livro que serve para todos os tipos de profissionais, os que desejam empreender ou não, ou até aqueles que nunca pensaram nisso. Esse livro nos faz repensar as relações de trabalho, de estudo, de hierarquia e de empoderamento. São tantos ensinamentos que digo que esse livro não é para ser lido em um a só tarde, ou até pode, se você não conseguir desgrudar dele, mas depois dá aquela lida com calma, capítulo por capítulo, analisa cada gráfico, cada diagrama e repensa de verdade a tua vida. Eu garanto que vai valer a pena.
Eu passei a ver muitas coisas com outros olhos, são tantas referências que o Tiago passa que você pode levar ainda mais a fundo os estudos sobre o tema. A gente aprender que empreender não tem idade, não tem escolaridade e não tem classe. Claro que alguns largam na frente de outros, mas a nossa força de vontade de fazer nos leva muito longe.
O livro nos dá dicas, teorias, passo a passo e muito incentivo para aplicar as nossas ideias, sempre com planejamento e pé no chão, mas nunca deixando para depois. A gente aprende que não existe ideia perfeita, hora certa ou sacada infalível, existe experimentação, planejamento e trabalho duro.
Recomendo demais esse livro. Com certeza ele vai ser um divisor de águas na sua vida.

site: http://www.prateleirasemfim.com.br/posts/livros/vai-la-e-faz-resenha

kandebonfim 12/08/2017

Quer empreender? Comece por aqui!
Tive a felicidade de ter contato com o VLEF antes que ele assumisse o formato de livro. As aulas de futurismo na Perestroika e a versão em PDF disponibilizada online gratuitamente já anunciavam o estrago que estava por vir.

A ordem dos parágrafos - sempre precedidos de títulos que parecem ler seus pensamentos - contemplam a cronologia de qualquer aventura empreendedora.

De startupeiros perdidos iniciantes até engravatados experientes, todos têm muito o que extrair dessa obra que de fato, foi lá e fez.
Jefferson.Costa 29/08/2017minha estante
Boa tarde Kandebomfim , tudo bem ?
Amigo poderia tirar uma dúvida este livro tem em algum lugar pra vender ? Físico !

Desde já agradeço pela atenção

kandebonfim 29/08/2017minha estante
Consegui comprar na Saraiva aqui de Brasília em uma noite de autógrafos que o Tiago deu. O livro foi lançado pela editora Belas Letras e pode ser comprado no site da editora também.

Jefferson.Costa 01/10/2017minha estante
Obrigado

Galáxia de Ideias 16/01/2018

*Resenha postada originalmente e na íntegra no blog Galáxia de ideias

Tentar resumir uma das mais recentes publicações da Belas Letras, Vai lá e faz, do autor e empreendedor, um dos criadores da Perestroika, não faria qualquer jus ao livro nada menos que excelente que ele é.

Primeiro, a edição física é um show à parte, toda colorida em rosa, preto, branco e cinza na extensão gráfica. Mais importante, tem uma ótima fonte de leitura, páginas bem amareladas (agora eu entendo o que é se sentir incomodado com páginas brancas porque agora estou usando óculos devido a um diagnóstico de miopia) e uma revisão muito impecável, nada deixando a desejar para quem gosta de livros bem escritos.

Vai lá e faz, além de bem escrito, é extremamente fluido e nos faz pensar muito sobre o que realmente queremos para o futuro e o que estamos fazendo para torná-lo melhor. O próprio Tiago Mattos afirma que tudo sempre pode mudar e que a visão dele não é única ou absoluta. Aliás, o que mais impressiona nessa publicação é o fato de que, apesar de ter um apoio teórico de primeira, ele não se propõe a colocar uma solução completa e absoluta. Ao contrário, ele afirma que isso não existe, pois cada empreendedor é diferente e consequentemente faz as coisas de modo diferente.

Naturalmente, muita gente, ao ler esse livro, pode pensar: mas será que isso não é irreal demais? Será que não é mais simples tentar seguir um conjunto de regras?

Não, não é irreal só porque parece. E nem todo o conjunto de regras se aplica a todo mundo, ainda mais em um mundo onde as coisas não param de mudar e evoluir embora a sociedade humana ainda precise caminhar muito nesse aspecto, pois Mattos afirma, em uma parte do livro, sobre todos, nessa nova era do mundo, aprenderem a não precisar tanto de uma hierarquia, a terem postura de dono, serem empoderados.

É aí, porém, que com certeza muita gente começa a torcer o nariz, dado que essa palavra é MUITO utilizada por movimentos políticos. Entretanto, ela tem um significado bem simples e nada político: a capacidade de cuidarmos da nossa própria vida e escolhermos o que faremos, quando e como faremos. Lógico que nada vem de graça, pois o autor, no decorrer do livro, sempre reforça que não conseguimos nada se não corrermos atrás e dá dicas de como pararmos de procrastinar e realmente fazer o que é necessário. O que parece algo bem difícil de fazer em um país como o Brasil, onde muita gente tem uma necessidade quase patológica de querer tudo sem se esforçar nada. Mas eu não vou entrar nesse ponto ou a polêmica vai se fazer bonito aqui.

Mesmo quem tem profissões ditas “fáceis” (que de fácil não tem sequer um traço) como escritor ou desenhista, também tiveram de trabalhar muito para chegar onde estão. Tiveram de aprender novas técnicas, usar materiais diferentes, ler teorias e escritores, observar traços e por aí eu poderia fazer uma lista gigantesca. NINGUÉM faz um omelete sem quebrar os ovos ou uma limonada sem espremer os limões, ou seja, você pode ser a pessoa mais talentosa do mundo e ser capaz de muito, mas, se não houver esforço, é impossível sair do lugar ou ir mais longe. Ok, muita gente veio do nada e conseguiu muito na vida? Sim, existem casos, mas, mesmo eles tiveram de percorrer um caminho muitas vezes complicado sobre o qual ninguém sabe.

No fim das contas, Vai lá e faz é um livro excelente que não dá um manual do que fazer para ser um bom empreendedor. Ele dá as dicas e mostra que sim, nós podemos fazer e fazer muito bem. É apenas querer, estar disposto e ter paciência, pois o caminho não é exatamente simples, mas no fim vai valer a pena quando chegar no final. Ou dele partir para um novo começo.

site: http://www.galaxiadeideias.com/2017/11/resenha-vai-la-e-faz-como-empreender-na.html

Primarcolino 15/08/2018

VLEF
Esse livro é muito diferente do que estamos acostumados aqui no blog, pois ele não conta nenhuma história, ele é um livro de estudo, para quem quer aprender algumas coisas de como investir em um antigo ou novo negócio ou em como gerenciar seu tempo e ideias.

A obra contém muitas dicas para quem quer ser empreendedor. Mostra como as coisas estão mudando na era digital e o quanto é difícil e complicado tirar ideias do papel. O livro é direcionado inicialmente para quem está afim de abrir algum negócio. Ele analisa vários tópicos muito interessantes e é tudo muito bem ilustrado e com ótimos exemplos.

Caso você seja uma pessoas muito criativa, dona de uma ideia e que não sabe como colocar ela na prática, no livro são apresentadas várias ferramentas para organizar e gerenciar nossa forma de pensar. Ele ensina como dar os primeiros passos no empreendimento, como criar algumas metas, como identificar possíveis clientes. O livro te estimula e mostra que qualquer um com um pouco de iniciativa e vontade de crescer tem a capacidade de se tornar um bom empresário.

Conseguimos ver também a evolução do mercado e novos métodos de pesquisa, bem como a apresentação para o produto ou serviço que iremos oferecer, pois temos que saber analisar se determinada área não está saturada. Ainda, também é muito importante a parte de apresentação, afinal de contas hoje tudo se torna mais simples e fácil com o uso da nossa querida internet.

Agora se você não quer abrir uma empresa e é um estudante, dona de casa, profissional de alguma área específica, conseguimos identificar que é possível usar algumas das dicas e ferramentas para melhorar o seu desempenho, começando sempre com uma base infalível: o simples e bom planejamento e organização.

A leitura é muito interessante, embora um pouco arrastada, pois são muitas coisas que temos que prestar atenção. O livro é bem colorido e ilustrado deixando o mesmo bem dinâmico. A editora está de parabéns, pois as ultimas obras que recebi estão em um formato bem diferente de disposição nas páginas, deixando os livros muito bonitos.

site: http://www.some-fantastic-books.com/2018/01/resenha-vai-la-e-faz-de-tiago-mattos.html

fvieira 08/09/2020

Pratico e Direto
Gostei muito, da forma com o Autor aborda os temas de empreendedorismo e lições de administração do negocio de forma descontraída e fluida. Faz um apanhado do zero ao 100, muito proveitoso a sua leitura

Stuniesky 03/11/2019

Anima
E aquele livro que te coloca pra cima. Recomendo a leitura.

Mari 27/07/2020

O autor Tiago Mattos traz para reflexão as mudanças do empreendimento, das habilidades necessárias, construir iniciativas, aceitar a realidade porem pensando em construir algo que a torne melhor.

Naty__ 04/11/2019

“A verdadeira essência do empreendedorismo é a bondade.”

Eu poderia fazer essa resenha apenas com citações do livro e acho que não poderia fazer melhor do que isso. Poderia tirar fotos de páginas e mais páginas, o que seria considerado bem melhor também, afinal, vocês entenderiam bem o que o autor quer nos passar e eu não precisaria digitar nada do que eu penso a respeito, pois não seria necessário. O livro fala por si.

No entanto, nada disso seria suficiente para mostrar o quanto a obra nos faz acordar para muitas coisas. Além da resenha escrita, desses quotes em todo o trabalho e das imagens que tirei, nada comprova o quanto esse livro nos faz enxergar coisas que nem sempre estamos preparados e preocupados.

“Se você quer ser a mudança, você também tem que estar preparado para mudar.”

Quanto de nós estamos acostumados a fazer tantos planos, a pensar em tantas coisas, querer tantas outras e, na hora da prática, adiarmos tudo? Quantos deles se preocupam em começar a dieta na segunda-feira, mas se esquecem que todos os dias é possível iniciá-la. E a ida para a academia? Ah! Essa fica para a próxima segunda. Estudar? Bom, essa fica para outra segunda. E assim vivemos o ciclo, sempre iniciando às segundas. Porém, e por que não começar no domingo? Afinal, tecnicamente ele é o primeiro dia da semana.

E assim ficamos nós... Protelando o trabalho, protelando os cuidados com a saúde, com os estudos e tudo mais. É essa uma das lições que aprendemos neste livro.

A obra não trata apenas do empreendedorismo em si. O ato de empreender, conforme alega o autor, não está no fato de, necessariamente, abrir uma empresa. Empreendedor é aquele que não aceita a realidade de maneira resignada. Motivado pelo desejo de mudança, de causar o bem a si, ao próximo, a fim de gerar impacto positivo no mundo, ele ajuda a construir uma iniciativa; nos ajuda a repensar nossas relações.

Trocar de ideia é um recurso necessário para a evolução, não é uma fraqueza, mas uma grandeza. Segundo o autor, a naturalidade de hoje é o absurdo do amanhã. No futuro seremos freelancers, autônomo, profissionais liberais. Você poderá exercer a atividade que bem entender. Num dia será decorador, no outro músico, e, na semana seguinte, professor de qualquer coisa por aí.

“Ideia todo mundo tem. Difícil é ir lá e fazer.”

A diagramação do livro é impecável, bem feita e dinâmica. Proporciona uma leitura agradável, possui cores diferenciadas, destaques para partes importantes, além de imagens gráficas. É sem dúvidas um ótimo livro para quem está precisando olhar mais para a vida de forma empreendedora e, não esqueçam, isso é no sentido amplo e não apenas para abrir um negócio ali na esquina.

site: http://www.revelandosentimentos.com.br/2017/12/resenha-vai-la-e-faz.html
Luh 14/05/2020minha estante
Naty
Já adorei o título, as cores usadas na capa.
Um livro dinâmico que serve para todos, porque como diz eu irmão para de procrastinar.
Também sempre me pergunto porque a segunda feira se o primeiro dia da semana é o domingo.
Beijos

Amanda 10/06/2020minha estante
Sou muito a favor da praticidade que o autor propõe, muitas vezes colocamos diversos empecílhos pra dificultar as coisas sem a menor necessidade. Mas realmente é mais fácil falar, do que fazer, né? Esses questionamentos que você colocou são um tapa na cara pra mim, que vivo de planejamento, mas me falta muita coragem para muitas coisas. Adorei a definição de empreendedor do autor.
Beijos,
Amanda Almeida