Pá de Cal

Pá de Cal Gustavo Ávila

Resenhas - Pá de cal

Daniel Muniz 27/04/2020

Black mirror...
Assim como muitos, esse conto me remeteu muito a black mirror. Gostei muito da narrativa do autor, simples e objetiva. O conto não te deixa desgrudar dele, uma leitura rápida e gostosa. Uma história que nos faz refletir sobre a linha tênue entre o que é fazer o bem, e o que é fazer o mal. Belíssimo conto, e uma bela surpresa conhecer o autor. Já encomendando os outros dois livros do mesmo, que parecem ter a mesma pegada ficção científica com suspense e mistério...

Giulia 11/04/2020

Black mirror
É uma ficção muito reflexiva.
Te faz pensar, o que você faria no lugar deles.
Acordando em um lugar que não conhece, sem nenhuma memória, com mais 5 pessoas na mesma situação que você.
Para que consiga recuperar suas lembranças, terá que pegar chaves, que estão com essas pessoas e abrir uma caixa.
E como consequência, destruir as memórias dos outros.
Mas qual será o preço disso tudo?
Mesmo sendo um livro curtinho, você consegue se envolver com alguns personagens.
Com certeza merecia um livro bem maior.

Marcella.Martha 13/06/2018

ISSO É MUITO BLACK MIRROR, MEOOOOO!
De verdade, é muito Black Mirror mesmo. Seis pessoas acordam cada um em uma casa que mais parece um laboratório, com uma chave e sem nenhuma lembrança de quem elas são. A única coisa que elas sabem é que, para recuperar suas memórias, elas precisam reunir todas as seis chaves - e só quem o fizer primeiro sai de lá com as lembranças intactas. Que comecem os Jogos Vorazes!

É um conto super curtinho e fácil de ler. Tava indo super bem - até a explicação no final. Eu entendo que isso é um conto e precisaria de muito mais páginas para que o tema fosse bem desenvolvido, mas não foi bem a falta de profundidade que me incomodou. Só achei bobo mesmo. Porém vale a leitura (especialmente porque é tão baratinho na Amazon).

Renato Vitório 01/05/2020

Ótimo conto
Primeiro trabalho do Gustavo que leio e gostei bastante, com certeza irei ler mais coisas dele

Crislaine 07/04/2020

Queria que tivesse mais
Um conto q te prende até fim.

Poxa, pq tão curto, queria q fosse um livro de 500 páginas.

Dizer q falta algo no livro é obvio( mais páginas!!!!!!!!!).
EU nunca tinha lido algo parecido, gosto como uma pessoa a partir de seu vocabulário deduz o q a pessoa era antes do exp.

Daly 23/03/2020

Seis pessoas acordam em seis casas diferentes sem memoria laguma do que aconteceu, de onde estão, como foram parar ali e pior de quem são....
Para conseguir ter respostas eles terão que enfrentar uns aos outros...

A maldade ou a bondade está no que uma pessoa aprende ao longo da vida e guarda na memória ou nas ações do dia a dia ??

Gustavo Ávila nos deixa intrigados nesse conto... com um final que nos deixa ansiosos por mais e com vários questionamentos na cabeça...

Eu queria ter 1/3 da criatividade desse cara...

Incrível

Mila.Mesquita 06/05/2018

mediano...
Conto corrido em quase sua totalidade. Uma premissa bacana e um fim de justificativa meio sem noção.
No geral, o conto te prende do início ao fim e a leitura é super rápida.
Quem curte o estilo pode não curti. Mas, para quem nunca leu nada desse gênero vai achar maravilhoso.
Charlene.Roncolatt 17/05/2018minha estante
Mila mandei uma mensagem pra você, vê se foi, as vezes da erro! :-*

Mila.Mesquita 26/05/2018minha estante
Ei char só hje vi a msg. Estava sumida. Rsrs... correria da vida mesmo. Mais te respondi lá . ; *

Mandy Nerújo 17/03/2018

Ficção Científica pura
O que dizer de Gustavo Ávila? Ele já é meu autor favorito!

site: http://suspeitaparafalar.wordpress.com

thais.moore 15/01/2018

rápido e interessante
6 pessoas acordam cada uma em uma casa em um lugar onde as coisas sao todas brancas. Ali, ao acordar, descobrem que existe uma caixa pra cada um e somente ao reunir as 6 chaves, eles teram de volta suas memorias. O que vc faria pra ter de volta tudo que vc era ? O que vc se tornaria pra ter de volta suas lembranças?

Um conto rápido de se ler e com uma premissa ate interessante , só achei que o autor se perdeu no final.
Acredito que daria uma boa história se fosse mais bem explorada.

Dani- @literatusoculto 29/06/2020

Não é ruim, mas poderia ser melhor
Gosto muito da escrita do Gus, mas confesso que esse final eu esperava algo diferente.
A história em si é ótima, mas achei frustrante o final dele.

Ezwm 21/01/2024

Nota
Gostei da leitura rápida, o livro te prende e deixa um suspense pequeno. Vou ler outros livros do mesmo autor.

Livroseliteratura 31/12/2016

Leitura instigante!
Eu já estou SUR TAN DO!!! Todos nesse mundo já leram O Sorriso da Hiena, escrito por @gus_avila, menos eu.

Todos nesse mundo já se apaixonaram pelo Sorriso da Hiena, menos eu.

Todos foram espertos e compraram o volume independente, menos quem, quem??? EU, euzinha!!!!
_
E agora? E agora tenho que fazer terapia, me distrair, ler os 80 livros que estão na estante, contar carneirinho, tentar me manter sã até que a @veruseditora tenha piedade de mim (e de nós todos) e lance O Sorriso da Hiena, trazendo assim a paz de espírito que todos os leitores amantes do gênero suspense/policial precisam e possam buscar a felicidade.
_
Enquanto eu continuo dramática tal qual uma égua com cólica e a hiena não vem sorrir na minha estante, pude me deliciar e me embasbacar com o talento do @gus_avila lendo Pá de Cal.
_
Já dei tanto coice dramatúrgico que nem tem mais espaço para a sinopse. Só digo: quem precisa de sinopse sabendo que uma obra é assinada pelo Gus? (morta de íntima, pia pra isso)
_
O conto está disponível na Amazon, no formato digital.
Narra a trajetória de 06 pessoas que acordam num local estranho, sem memória e apenas uma poderá recuperar o seu passado.

Parem de me dar cabimento e leiam AGORA!!! Poucos, pouquíssimos autores nacionais foram abençoados com o dom das letrinhas como o @gus_avila o foi.

E, não, não tenho um pingo de vergonha na cara em ser tiete.

site: https://www.instagram.com/p/BM2saDMhOGi/?taken-by=livroseliteratura

Tamara Dias 31/12/2016

Sem pé nem cabeça
Definitivamente não funcionou pra mim... achei totalmente sem sentido esse conto... gostei do outro livro do Gustavo, mas tenho concluído que a escrita dele não é pra mim... definitivamente achei o conto confuso, a explicação que justificava tudo aquilo não convence... bom sei lá não gostei...

Déia 22/11/2016

Uma pá de cal (literalmente)
Pôxa, fiquei chateada, depois de ter lido o formidável "O sorriso da Hiena", fui correndo procurar este conto e ... me decepcionei, ficou muito aquém d que eu esperava encontrar depois de ter lido o "Sorriso", achei previsível e muito parecido com alguns filmes da mesma temática, não me empolgou não. É uma pena.
Bia 08/12/2016minha estante
undefined

Íris - @coresliterarias 05/04/2016

O que você faria para recuperar a sua memória? Estaria disposto a tudo? Até onde você iria para lembrar quem você realmente é? Quando algo que o homem deseja muito está em jogo, o ser humano pode fazer coisas inimagináveis.

Seis pessoas. Seis caixas. Todas as seis pessoas não se lembram de nada. Todos sentem a mesma coisa: Medo e o desejo de lembrar quem são.

Cada pessoa está em uma casa de uma vila. Na caixa encontra-se fechaduras com números de 1 à 6, uma chave e um bilhete:
"Suas lembranças estão no interior desta caixa. Para abri-la você terá que reunir as chaves das outras cinco pessoas que estão na vila. Se uma pessoa reunir as seis chaves e abrir a caixa, um sistema irá destruir automaticamente os outros cinco. Somente um poderá se lembrar quem é. Boa Sorte."

E que comecem os jogos! Um local totalmente branco já mostra uma certa frieza no ambiente que parece manipulado especialmente para essas pessoas. O leitor mergulha nesse universo rapidamente junto com as pessoas com amnésia, tentando descobrir no que estão envolvidos. Pouco a pouco o número de pessoas começa a diminuir e fica a pergunta quem irá conseguir abrir a caixa? E irá mesmo recuperar a memória? O que ou quem está por trás de tudo isso?

Assim como em ''O Sorriso da Hiena", o autor nos traz questões ao decorrer do livro que nos fazem refletir sobre valores e ética.

"Será que a pessoa que ela é hoje é muito diferente da pessoa que realmente era?"

Como as situações que esses personagens são expostos vai influenciar na sua vida e nos valores que possuíam antes de tudo mudar e não se lembrarem nem ao menos de seus nomes?

"Não importa como você viveu a sua vida antes. Importa o que você faz agora. E porque você faz o que faz."

Em apenas 40 páginas, Gustavo Ávila, faz o leitor pirar! Ao finalizar a leitura fica aquele gosto de quero mais. Simplesmente intrigante faz você devorar o conto em apenas uma sentada.

site: http://www.coresliterarias.com.br/2016/04/resenha-pa-de-cal.html