Pá de Cal

Pá de Cal Gustavo Ávila

Resenhas - Pá de cal

Submersão Literária 21/12/2017

Muito Bom
Gostei bastante do conto; tem uma escrita bem fluída e me prendeu do início ao fim. São apenas 40 páginas mas achei que a história se desenvolveu muito bem. Apesar de não sabermos muito sobre os personagens (já que eles próprios não sabem), a diferença de personalidade de cada um fica logo bem explícita, o que é muito importante devido à trama do livro. O final poderia ser um pouquinho mais explorado, na minha opinião, mas continua sendo uma excelente leitura. Ainda estou refletindo sobre como pessoas na mesma situação podem tomar decisões e seguir caminhos totalmente diferentes e como essa escolha pode muda-las.

site: https://www.instagram.com/submersaoliteraria/

Bruno.Dellatorre 07/05/2018

40 páginas??? Merecia 400 e ainda ia ser pouco.
Um conto de um autor nacional do gênero de suspense que é maravilhoso. Ágil e intrigante, não deixa nada a desejar e você ainda acaba gostando muito do que a história se tornou. Mas o fato de ter míseras 40 páginas me fez tirar 1 estrela do livro, que deveria ter mais espaço e é uma história que possui muito pano para manga e vários caminhos para desenvolvimento maior.

Estou aguardando uma reedição deste livro com mais de 300 páginas no mínimo, sr. Gustavo Ávila.

Matheus Monteiro 12/09/2018

Impactante, misterioso, hipnótico, surpreendente e com um final avassalador mesmo que em sua simplicidade. "Pá de Cal" é um suspense com toques de sci fi que lida com os conflitos humanos em situação extrema (aqui a perda da memória e consequentemente o do seu ser, deixando todos os personagens em branco - a ausência) de forma não muito esperada. É uma história poderosa mesmo que curta, e que traz grandes questionamentos sobre o ser humano. Maravilhoso.

Vinicius Lima 19/09/2019

Até onde nós, seres humanos, somos capazes de ir para consertar um erro? Seríamos capazes de desprezar nossa humanidade? Seria válido ignorar o amor ao próximo? Restaria justificada a submissão de pessoas, como se fossem ratos de laboratório, a um experimento em prol de um suposto objetivo ?maior?? Enfim, após ler este conto, alguns questionamentos passaram pela minha mente e me fizerem refletir acerca dos limites das atitudes do ser humano. Até onde podemos ir para alcançar algo que almejamos. Violar a dignidade de alguém para isso, com certeza, nunca foi a melhor solução. As sequelas na vítima podem ser grandes e eternas.
No mais, a história é super fluida e prende o leitor do início ao fim. Ficção científica de alta qualidade. Recomendo!

Carol Vidal 02/01/2020

Uma leitura arrebatadora que me deixou tensa do início ao fim! Mas Gustavo Ávila é tão poderoso no uso das palavras que, mesmo querendo saber logo o final, precisei parar em uns momentos pra refletir sobre o que estava acontecendo. O alto teor filosófico da história, com ótimos diálogos entre os personagens, foi a cereja do bolo.

Katryne 21/03/2020

Tem muito suspense nesse livro, li ele depois de ter lido O sorriso da hiena. Mas o final deixou a desejar, não fez muito sentido pra mim.

Ianka Rodrigues 05/04/2020

É uma história de ficção estilo Black mirror, gostei muito do mistério envolvido e fiquei bem curiosa pra saber o desfecho. É uma leitura bem rápida que vale a pena

Leitura realizada pelo Kindle Unlimited

Juliana2853 06/04/2020

Impactante
Extremamente surpreendente, e com ótimas reflexões.

Juh 29/05/2020

Vale a pena ?
Até onde está disposto a ir pelo que acredita e/ou almeja ? E mais importante, vale a pena ?

Ariel Juhny 31/05/2020

Reflexivo mas vago
A trama nós faz pensar em várias coisas e situações de nossa existência. No entanto achei o enredo meio vago, deixando algumas lacunas.

Luisa 25/06/2020

Bom para reflexão
entendi e ao mesmo tempo não entendi kkk, mas é um bom conto para tirar reflexões sobre a vida.

Sofia136 23/07/2020

Uma surpresa muito boa
Fiquei muito feliz quando descobri que o escritor desse conto é brasileiro. Pra mim, ele abordou um assunto delicado sobre a moral humana, ética e sustentabilidade de uma forma nada convencional e cheia de ritmo. Gostei muito da ambientação da história, só senti falta de uma maior construção dos personagens, mas acho que isso se deve pelo reduzido número de páginas. Quero muito conhecer outras obras do autor! Recomendo a leitura