Pá de Cal

Pá de Cal Gustavo Ávila

Resenhas - Pá de cal

Larissa 20/03/2020

Adorei!
Adorei a escrita do autor. Adorei o enredo. A reflexão que ele traz em poucas páginas. Apenas senti falta de profundidade nos personagens, ter uma maior conexão com eles, mas entendo é um conto. Um bom conto que deixa aquela vontade de mais.

Mandy Nerújo 17/03/2018

Ficção Científica pura
O que dizer de Gustavo Ávila? Ele já é meu autor favorito!

site: http://suspeitaparafalar.wordpress.com

Ianka Rodrigues 05/04/2020

É uma história de ficção estilo Black mirror, gostei muito do mistério envolvido e fiquei bem curiosa pra saber o desfecho. É uma leitura bem rápida que vale a pena

Leitura realizada pelo Kindle Unlimited

Paloma 29/12/2016

PÁ DE CAL
Confesso que quando li a sinopse eu pensei que eram 6 pessoas cruéis que haviam sido presas como punição e, pra sair de lá teriam que provar uma bondade genuína. E eu errei feio, na real é ao contrário que acontece. Mas isso é culpa de Black Mirror que deixa a gente na paranóia...

Preciso dizer que em quesito suspense, o autor arrasou porque quando iniciamos a leitura sabemos tanto quanto os personagens. E isso é bacana porque a gente lida com os acontecimentos da mesma forma que eles, os questionamentos e dúvidas vêm e “O QUE QUE TA ACONTECENDO??” tá ali pairando no ar pra gente e pra eles.

As pessoas presas na vila são chamadas pelos números que correspondem às casas em que elas acordaram, então é a número 2, o número 6 e assim por diante. As coisas vão acontecendo rapidamente na história e você não se apega a nenhum personagem, porque na verdade, eles não se desenvolvem muito e quando as revelações são feitas elas também vem muito rápido e isso me incomodou um pouco.

Pá de Cal é uma história complexa, onde a moral, a ética e a humanidade é colocada em jogo. Então no conto ela ficou suprimida, às vezes eu confundia os personagens, me perdia no cenário… Com isso eu quero dizer, que é uma história rica que merecia mais páginas, os personagens mereciam crescer e o ponto-chave merecia mais atenção.

No final, a gente se depara com uma insanidade humana tamanha, uma crueldade com as pessoas que a gente fica: “Não vai terminar assim, né?” mas infelizmente termina e eu não sei se o autor tem planos de fazer uma continuação mostrando o antes dos acontecimentos.

site: http://silenciosahighway.com.br/2016/12/29/conto-pa-de-cal-gustavo-avila/

Juliana2853 06/04/2020

Impactante
Extremamente surpreendente, e com ótimas reflexões.

Katryne 21/03/2020

Tem muito suspense nesse livro, li ele depois de ter lido O sorriso da hiena. Mas o final deixou a desejar, não fez muito sentido pra mim.

Roberta Galdino 16/01/2017

Pá de cal
O que dizer desta história? Sensacional, estava procurando uma leitura rápida e então me lembrei da indicação de uma amivra, e como era esperado, não me surpreendeu o fato de se tratar de uma história fantástica. A princípio o que me chamou atenção foi o Título, e então fui procurar saber o que significava a expressão "Pá de cal", achei duas explicações que super combinam com o livro: A primeira tem um significado mais concreto, antigamente quando a tecnologia ainda não havia desenvolvido produtos químicos inibidores de decomposição para cadáveres, os coveiros jogavam nos túmulos, logo após o enterro, a última "pá de cal", para disfarçar o cheiro, ou seja, intrinsecamente ao ato a expressão sugere que a última pá de cal, nesse caso representa algo que acabou e será esquecido. Já a outra explicação do conceito da expressão "Pá de cal", tem uma esfera subjetiva e quer dizer "esquecer propositalmente" ou valendo-me de outro dito popular "colocar uma pedra em cima". O livro tem uma vibe que me lembrou alguns filmes que vi, como: O cubo, jogos mortais e até meio jogos vorazes e Maze Runner... O gênero é um suspense distópico, super envolvente, me prendeu do início ao fim... como é um conto li em mais ou menos 1 hora. A narrativa é linear, a leitura fluída, a vontade de saber quem são os personagens e como se dará o desfecho é empolgante. ... bem que podia ter muito mais, aliás embora o conto seja maravilhoso podia muito bem ser uma história mais complexa... fiquei com gostinho de quero mais. Destaque para o desfecho, achei de uma criatividade espetacular! Super recomendo.

tiago 26/01/2017

Um enredo bem escrito que cativa e envolve o leitor ,nesse universo acromático criado por Gustavo Ávila. Misturando suspense com distopia torna-se uma história de tirar o fôlego!

Nicole 21/10/2017

Quem nos tornamos para ter o que queremos?!
E o quanto realmente vale a pena?!

Melissa 26/10/2017

complexo
o conto é pequeno mas discute inúmeros assuntos importantes, dentre eles a importância de ser o único agente de suas escolhas e sobre o que é fazer bem ou mal, o que motiva, culpa, arrependimento, mudanças, coisas que não podemos explicar nem impedir e sobre como conviver com isso. muito necessário. vale a reflexão.

Laila @entrelivros 29/11/2017

Para quem conhece ou não Gustavo Avila
Enquanto esperava a impressão do livro O Sorriso da Hiena, ainda de forma independente, ficar pronto, Gustavo Ávila escreveu esse conto sensacional onde aborda os limite da mente humana e sua capacidade de sobrevivência de seis indivíduos.

“Não sabemos quem somos. Já estamos em desvantagem desde que acordamos.”

O que você faria se todas as suas lembranças estivessem trancadas dentro de uma caixa e o único modo de abri-la seria pegando as chaves das pessoas que querem o mesmo objetivo?

Pá de Cal é um conto bem a cara de Gustavo: rápido, fluido, leve porém recheado de mistério e suspense, onde os indivíduos sequer tem nome, não sabem de onde vieram, nem como ou porque chegaram ali. Não há regras, não há limites, não há certo ou errado. Um deles tem que sobreviver.

“A responsabilidade pela sua escolha é somente sua, não importa o que aconteça ou o que as outras pessoas façam.”

site: instagram.com/entrelivros

Prateane 04/12/2017

Impactante!
Esse conto me fez repensar em minhas atitudes, de como eu sou quando algo ruim me acontece. Fiquei em desespero em algumas partes, com raiva e triste em outras, rs.

6 pessoas estão em um local todo branco, não lembram quem são, e nem pq estão ali.
Todos dispostos a lutar pelo mesmo objetivo: suas memórias.

Vale à pena a leitura!

Naiade 19/12/2017

Fiquei grudada no Kindle durante 50 minutos lendo sem parar.
Gustavo Ávila sabe realmente como prender o leitor! Assim como em O Sorriso da Hiena, neste conto eu fiquei o tempo todo curiosa para saber o que era aquele lugar e quem eram aquelas pessoas.
Senti alguma similaridade com Jogos Vorazes a princípio, mas depois as coisas tomam caminhos diferentes.
O final não foi tão surpreendedor, mas me deixou com um sentimento diferente, e bom!
Mais uma vez preciso dizer que adorei a escrita do Gustavo! Recomendo a leitura!

Submersão Literária 21/12/2017

Muito Bom
Gostei bastante do conto; tem uma escrita bem fluída e me prendeu do início ao fim. São apenas 40 páginas mas achei que a história se desenvolveu muito bem. Apesar de não sabermos muito sobre os personagens (já que eles próprios não sabem), a diferença de personalidade de cada um fica logo bem explícita, o que é muito importante devido à trama do livro. O final poderia ser um pouquinho mais explorado, na minha opinião, mas continua sendo uma excelente leitura. Ainda estou refletindo sobre como pessoas na mesma situação podem tomar decisões e seguir caminhos totalmente diferentes e como essa escolha pode muda-las.

site: https://www.instagram.com/submersaoliteraria/