Duas narrativas fantásticas

Duas narrativas fantásticas Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Duas Narrativas Fantásticas

boemillys 07/07/2022

Dostoiévski sendo Dostoiévski
Dostoiévski nunca decepciona, me impressiona a minha afinidade com o escritor.
Esse é um bom livro para primeiro contato com o autor, que não desaponta em nada. O primeiro conto virou um favorito, me fazendo favoritar também o livro.
Um gênio.

Thiers.Neto 13/08/2022

Genial!
As duas narrativas são excelentes. A dócil me lembrou muito o homem do subsolo e um pouco de Dom Casmurro.
Livro curto que vale a pena para começar a ler Dostoiévski!

Lari 21/07/2022

A ausência de Deus
Entrou para os favoritos da vida. Aqui, temos dois contos de Dostoiévski: A dócil e O sonho de um homem ridículo. Ambos foram sensacionais e eu sequer consigo dizer qual foi meu preferido. Não resenhei imediatamente após a leitura porque me senti incapaz hahaha
Seriam infinitas considerações e, ainda assim, eu com certeza não abordaria tudo que o autor quis passar com essas obras. Contudo, quero pontuar alguns detalhes:

Em A dócil, temos um homem que chega em casa e descobre que sua esposa se suicidou. Diante disso, ele passa a refletir o que pode ter levado a isso, narrando a história do casal desde o momento em que se conheceram. A forma como o autor expõe a alma humana é, realmente, incrível. Temos aqui um homem que é perverso e inescrupuloso, mas que reflete muito do que está em nosso interior. Ele adia a felicidade, acredita que há tempo, acredita que pode ser melhor no futuro, ter paz com sua esposa no futuro... Até que não há mais tempo. Ele age de forma má, acreditando que está se vingando daqueles que o feriram no passado, mas acaba se ferindo, bem como àqueles ao seu redor. E, no fim, percebemos que - na ausência de Deus - a vida deixa de ter sentido. Se somos guiados pela nossa natureza humana e deixamos de lado o amor verdadeiro, o perdão, a redenção... Nada vale a pena. Perdemos nossa alma. Perdemos nossas vidas.

A reflexão do segundo conto talvez seja ainda maior, mas estou com sono demais para escrever. Só leiam!!

Adriana Scarpin 26/01/2022

Quanto mais leio Dostoievski, mais entendo porque Freud gostava tanto dele. Em termos de insights psicológicos mesmo. Aqui em Duas Narrativas Fantásticas temos dois contos que se não são brilhantes, pelo menos são um tour de force com os meandros da psicanálise, especialmente O Sonho do Homem Ridículo, cujo único defeito é acabar descambando para uma iluminação mística, especialmente porque a visão que o próprio Dostoievski tinha das atividades oníricas era de ordem mística, felizmente Freud chegou e só não digo que acabou com a palhaçada porque acho que o austríaco também pesa a mão nas interpretações, mesmo assim é uma evolução em relação ao Dostoievski.

Thaís Aguiar 30/07/2020

Duas narrativas fantásticas
A dócil - Fiódor Dostoiévski

Nessa narrativa, temos um retrato bastante comum na sociedade do século 19: um casamento que se inicia sem qualquer envolvimento afetivo, que com o tempo revela um marido autoritário, prepotente e tóxico que envolve a mulher como uma presa indefesa, passa a limitá-la, criticá-la e moldá-la para a sua própria satisfação.

Nessa história o personagem faz questão de frisar para o leitor que sua relação com a mulher era baseada no desprezo e na humilhação, nem sempre explícita, mas presente. Que sente prazer em perceber a parceira como uma criatura inferior, quieta e ingênua, como uma criança sem perspectiva de individualidade no futuro. Os anos passam e o marido começa a questionar a comunicação no relacionamento, a sinceridade e o próprio amor, uma vez que o silêncio entre eles parece ter erguido um muro alto demais para transparecer qualquer sentimento.

É uma história triste, melancólica e, infelizmente, atemporal. Não é difícil trazer este enredo para os dias de hoje e para as relações amorosas que presenciamos ou vivemos.

O sonho de um homem ridículo - Fiódor Dostoiévski

Aqui, o personagem principal utiliza os dois primeiros parágrafos da história para justificar os meios pelos quais ele se reconhece como sendo ridículo. Ele diz que sempre teve consciência disso, que todos riem dele e, ao mesmo tempo que se autodeprecia de forma exagerada, passa a inferiorizar os demais que convivem com ele, por não saberem que ninguém no mundo além dele tem conhecimento pleno da sua "ridicularidade".

O personagem tem um sentimento de indiferença frente ao Universo que muito me lembrou o personagem de Camus em O estrangeiro: "Senti de repente que para mim dava no mesmo que existisse um mundo ou que nada houvesse em lugar nenhum." E segurando-se nessa constante monotonia da passividade vazia de sentimentos, ele decide comprar um revólver e se matar.

Nessa mesma noite, encontra na rua uma criança que pede sua ajuda, que aparece para ele desesperada, vulnerável, perdida. Ele sente piedade da menina mas, como sua indiferença lhe tiraria a própria vida daqui a pouco, não ajudou a menina e seguiu para casa. E é em casa, com o revólver carregado em sua frente, que ele adormece profundamente e tem um sonho que muda sua concepção não só da própria existência, como também do Universo em si.

Essa obra traz um teor filosófico muito marcante do Dostoiévski, semelhante ao que observei em Crime e Castigo, mas de uma forma mais abstrata e subjetiva.

marietkmt 08/01/2023

sobre as duas narrativas
gostei muito da primeira narrativa ?a dócil? e de acompanhar todos os pensamentos do narrador para tentar entender o que levou à morte da sua esposa. A segunda narrativa ?o sonho de um homem ridículo? o narrador fala sobre sua indiferença à vida até o momento do seu encontro com a Verdade, onde muda a perspectiva do seu sentimento em relação a vida

mari 31/05/2020

Este livro flechou-me o peito! A forma que Dostoiévski descreve o estado psicológico de seus personagens tocou profundamente o meu cerne de uma forma ríspida e direta. Ao mesmo tempo em que a escrita é extremamente límpida, ela também causa uma angústia gigantesca a cada frase pensada pelos protagonistas. É tudo extremamente fascinante, ainda mais o modo em que Fiódor trata o suicídio... simplesmente admirável. Dois contos tão pequenos, mas também tão profundos... podem ser narrativas fantásticas mas ao mesmo tempo conseguem ser extremamente realistas com toda a bagagem de reflexão que elas nos fornecem!

Suzi 01/11/2020

Favoritados
Depois de ?devorar? as duas histórias, estou sem palavras para descrever como amo cada vez mais as obras de Dostoiévski e a maneira fantástica com que manipula as palavras e nos entrega essas preciosidades!!

Wanessa Rastoldo 01/05/2021

São dois contos incríveis que abordam sobre o tema ?suicídio?. Nunca tinha lido nada do Dostoiévski e preciso dizer, que foi incrível. Os dois contos nos fazem refletir a cerca de infinitas coisas e principalmente, como pequenos gestos podem mudar tudo. Amei e quero ler mais.

@zurcenila 02/08/2020

Resenha (Livro) - Duas Narrativas Fantásticas -Fiódor Dostoiévski .
☠️Para aqueles que ainda não conhecem as obras de Dostoievski e se desculpa pela falta de coragem de encarar um dos famosos calhamaços do autor, pode começar sua experiência por esse livrinho aqui, né?
📖Duas Narrativas Fantásticas
✏️Fiódor Dostoiévski
▪️Editora 34
♥️ Gênero: Romance
▫️128 páginas
📆LC Fev/2020
☠️O livro traz duas novelas “A dócil” e “O Sonho de um Homem Ridículo” . (Essa foi minha primeira experiência com o autor e confesso que eu tinha um pouco de receio de encarar o texto desse Russo!)
☠️A primeira novela é a história de um casal onde a mulher se suicida, o marido, consternado, procura entender o que fez a esposa chegar a tal extremo.
☠️O homem que tirava vantagem da pobreza alheia diante de uma devastadora crise econômica, ganhava a vida com sua caixa de penhores. A jovem de 15 anos, bela, órfã e muito pobre recebeu uma proposta de casamento do dono da casa de penhores.
☠️O casamento era pior que a miséria. Apesar da história ter sido escrita e publicada em 1786 ainda podemos extrair discussões muito atuais como a de relacionamentos tóxicos num mundo de pessoas cada vez mais egoístas.
☠️A segunda novela nos traz a história de um homem desiludido, que pretende dar cabo da própria vida. Em um estado letárgico, sonha com um planeta utópico, mas não demora a perceber que sua presença atinge de forma ruim os habitantes locais.
☠️Após arruinar aquele país ele pretende reconstruir a perfeição do lugar. Ao acordar de seu devaneio, percebe que a partir daquele momento tem uma nova missão: Desfazer a perversão que acredita ter criado quando contaminou todos com o problema da autoconsciência. Agora o homem é um fervoroso com um discurso proselitista.
☠️Como o próprio Dostoievski diz, essas histórias discorrem sobre as “estranhezas” humanas. Uma abordagem sobre o que há de melhor e pior em nós. O que há de pior em você? E de melhor? Você conhece o autor? Essa ou outras obras?

Hilton Neves 29/08/2020

Primeiro de tudo, vou agradecer ao Luiz Felipe Pondé, pois ele sugeriu essa leitura em seu canal. Dito isso, é agradável observar como o Fiódor influenciou Nelson Rodrigues. No 1º conto, o moço da loja de penhores transforma-se de maneira estupefaciente! No último, especialmente perto do desfecho, o autor critica pesadamente o século XVIII, sob cujos ensinos distorcidos todos nós vivemos, em certa medida. Enquanto isso, fazemos uma viagenzinha a São Petersburgo, por assim dizer, e contatamos alguns aspectos dos costumes russos.

Luiz 07/08/2015

O Pequeno Príncipe para adultos
'A dócil' é um ótimo conto que nos faz pensar bastante sobre como nos faz mal submeter-se calada (o) à uma relação desgastante.

E 'O Sonho de Um Homem Ridículo' é provavelmente o melhor texto que já li. Como um cirurgião, Dostoiévski consegue retirar a essência da bondade dos homens com precisão. É um gigante na escrita, com simplicidade nas palavras e sinceridade nas intenções.

Gláucia 03/07/2011

Duas Narrativas Fantásticas - F.Dostoiévski
Realmente fantástico. O livro reúne dois contos do autor cujo tema é o suicídio e são impecáveis. A Dócil tem aspecto mais dramático e foi baseado numa história real. O Sonho de um Homem Ridículo é bastante divertido, porém daquela maneira sombria e crítica do autor.
Ana Baladeli 13/03/2015minha estante
Oi Gláucia, este foi o primeiro livo do Dostoievski que li. Gostei muito da forma como o narrador transforma um tema corriqueiro como o suicídio em uma narrativa repleta de sarcasmo, crítica e humor. O narrador nos conduz a algumas percepções interessantes sobre a vida em uma narrativa acelerada (digamos assim) ele é objetivo e aguça a nossa curiosidade para sabermos o desfecho. A dócil entrou com certeza para os contos top da minha lista de favoritos.