Espada de Vidro Victoria Aveyard

Resenhas - Espada de Vidro

Jaqueline 26/02/2016

Mare: Seje Menas
Segundo livro dessa série que pega o melhor das distopias e as une com traços de X-Men, "Espada de Vidro" nos apresenta uma Mare cheia de si, um Cal confuso, um Kilorn "#friendzone4ever", uma Farley rebelde e um Maven mau, muito mau.

O livro começa praticamente de onde o primeiro livro da série ("A Rainha Vermelha") parou: Mare e Cal resgatados do Ossário pela Guarda Escarlate (não vou contar quem é que está consolando a Mare quando ela acorda, mas já aviso: fortes emoções por causa deste personagem em específico). Mare descobre que a guarda é sim muito maior do que ela imaginava mas, infelizmente, nem todos a vêem como uma maravilha da natureza e, inclusive, alguns destes a chamam de "aberração".

Já de início, Mare cai em mais uma cilada (claro!) mas esse é o estopim para iniciar uma aventura/ação impecável. Mare e seus amigos (não resisti) saem em busca dos outros vermelhos que, assim como ela, possuem poderes (impossível não comparar a Mare ao Professor Xavier) e, ao longo desta busca, eles descobrem vermelhos com poderes incríveis mas com personalidades diversas. O objetivo de Mare é não apenas salvá-los do rei mas, também, uni-los em uma espécie de exército para, quem sabe assim, derrubarem sua majestade prateada.

Claro que esta não seria apenas uma busca tranquila e favorável: sempre atento aos passos de Mare, o rei Maven também está atrás dos "sanguenovos" para eliminá-los e, com essas supostas eliminações, enviar um recado à Mare que é algo como "quanto mais tempo você passar brincando de gato e rato comigo, mais pessoas vão morrer por sua causa" (livre tradução by Jaque).

E, assim, "Espada de Vidro" se desenrola em tramas e reviravoltas de tirar o folego e já podemos dar um troféu para a autora de melhores finais em livros, uma vez que este segundo volume da série não deixou a desejar e mostrou um final surpreendente com gostinho de quero mais.

Sobre os personagens:
*Mare precisa de umas aulas de humildade! Ela aprendeu a se comportar como uma lady, mas a humildade ficou esquecida. Está duvidando? Leia esse trecho:

"Quem é ele para questionar minhas ordens? Um ninguém. Um pescador que conta com a sorte e comigo para protegê-lo."

(A partir desse momento comecei a torcer pelo Maven assim como você torce para o Iceberg bater logo no Titanic quando você assiste ao filme pela milésima vez.)

*Cal continua sendo um dos melhores personagens do livro. Ele não mudou seu caráter e suas convicções e, apesar de tudo, ainda respeita o sangue que corre pelas suas veias. Como bom soldado, ele se mostrou essencial em vários momentos.

*Kilorn foi uma boa surpresa, apesar de se mostrar chato em alguns momentos mas, ainda assim, mostrou amadurecimento ao longo da história, o que é muito bom!

*Farley empunhou a bandeira do movimento rebelde e realmente se rebelou (trocadilhos!) contra o mundo, se jogando nessa louca disputa de poderes (literalmente) empunhando apenas uma arma e, mesmo assim, saiu viva no final! (O mesmo pode-se dizer do Kilorn)

*Maven é mau. Menino mau, muito mau ("é falta de uns tapas", diria minha mãe). Mas é sim o centro do livro, é o antagonista perfeito, é o dono da p... toda e domina geral sim! Incrível como um personagem que, durante todo o livro, apareceu acho que umas 3 vezes em cenas muito rápidas (mas intensas) e que, ainda assim, domina tudo e todos! A autora está de parabéns pela construção do arco Mare - Cal - Maven - Elara.

Para finalizar, devo dizer que "Espada de Vidro" foi melhor do que o primeiro livro (na minha humilde opinião, claro) pois mostrou mais ação, mas "realismo" (dentro do contexto da história) e mais intensidade. Soube manter a tensão que o final do primeiro livro acionou e, como se fosse possível, triplicou essa tensão.

Recomendo a leitura!
Lu Oliveira 01/03/2016minha estante
Maven até agora é dono dessa série. Os livros praticamente giram em torno dele. Me lembrou o Darkling da trilogia Grisha, que mal aparece, mas é super temido por todos. Adorei a resenha.

Carol 08/03/2016minha estante
sim essa série lembra muito a trilogia grisha, mas acho que o darkling é muito melhor.

Patrícia 26/03/2016minha estante
Depois da sua resenha fiquei até curiosa para ler! Confesso que o primeiro livro não me conquistou/convenceu, mas vou dar uma chance para a Espada de Vidro

Mari 09/07/2021

Esse livro é muito bom, o foco nos poderes da protagonista, a busca por pessoas iguais a ela, a parceria e o trabalho em equipe da Mare e de seus companheiros que apesar das brigas formam uma equipe incrível, a força que a protagonista desenvolve nesse livro é inexplicável, a Mare do primeiro livro não existe mais e isso é inquestionável e tudo isso com um toque de romance formam pra mim o melhor livro até agora.
Duda Vieira 09/07/2021minha estante
Gênero?

J.S.Oliver 09/07/2021minha estante
Uma pena que esse foi o que menos gostei na saga kkkkkkkkkkkk, os outros são bem melhores

Mari 09/07/2021minha estante
Amg o gênero é fantasia

_jus 28/12/2021minha estante
amg, concordo demais com a questão dos sanguenovos!!

Iza 28/12/2021minha estante
Se tivesse falado mais sobre eles ia ser TÃO perfeito, mas amei msm assim

Arthur Brandão 17/07/2020

Apesar de ter partes bem arrastadas, que me fizeram demorar bastante para terminar a leitura, o livro é muito bom e chegando perto do final as coisas começam a acontecer de verdade, que me deixaram louco pra terminar e super ansioso para o próximo livro, espero não ter mais mortes de personagens que eu gosto e que eles finalmente consigam acabar com aquele babaca, porque como eles dizem no livro vamos nos levantar, vermelhos como a aurora

alice 26/07/2022

Espada de Vidro
Não sei se é porque eu decidi ler meses depois de ler o primeiro livro, mas achei bem fraco o segundo livro.
Na grande parte do livro vemos Mare e a Guarda ir recrutar os sanguenovos e aí acontece muitos confrontos e simplesmente é isso. Senti que mesmo se autora resumisse tudo, teria o mesmo efeito porque parece que não houve avanços.
Vemos a batalha interna que Mare luta entre ainda amar um Maven que nunca existiu e se fechar para um Cal também indeciso. Vemos Mare lutar com a solidão e se fechando para todo mundo, até para a família. Eu gosto bastante da maneira que a Mare é trabalhada.
Então de repente, quase no final do livro tudo fica BOM! A história começa a fluir melhor, vem uma morte que você não espera (chorei muito), novas perguntas surgem na sua cabeça, e quando você quer mais daquilo: BOOM! O LIVRO ACABA!!!!!!
É um livro bom, sei que ele vai ter grande importância para os próximos acontecimentos, mas senti falta da adrenalina e emoção que tive no fim do livro no restante dele.
Ansiosa para ler o próximo.
biblioteclara 26/07/2022minha estante
O 2 livro é o piorzinho mesmo, chega uma hora que rica chato todo o lance dela procurando sangue novos, mas o 3 é o 4 é top confia

Natalia.Neves 02/07/2021

Uma guerra
Achei a história bem rasa, a protagonista fica o tempo todo justificando sua falta de moral e seus defeitos. Não tem enredo que envolva, não tem profundidade no tema, não tem crescimento dos personagens e nenhuma mensagem edificante. Dinheiro jogado fora... Li até o final achando que não podia ser tão ruim, mas foi pior do que eu imaginei... Tenho um defeito, se começo uma saga eu tenho que terminar, então estou em uma guerra comigo mesma para terminar estes cansaveis livros.

alice 16/01/2022

Espada de Vidro
É um livro tão bom quanto rainha vermelha. Você fica impressionada com os acontecimentos, ou só animada para saber o que vêm depois. Tem momentos tristes, como há em todas as histórias, mas isso não faz o livro ser ruim. Pelo contrário, até melhora!
Lua 16/01/2022minha estante
eu amo esse livro

Gei2 04/01/2022

horrível
não costumo reclamar de nenhum livro, mas esse é sem condições, a história é extremamente arrastada e cansativa, parece que demora 1828191 páginas pras coisas sairem do lugar, tudo começa a ficar minimamente interessante quando * *****, e isso já no final do livro
pior que "a rainha vermelha" é um livro bem legalzinho, fui ler "espada de livro" na maior expectativa e quebrei a cara, li arrastada só pra não largar ele pela metade na estante
BiancaGatti_ 04/01/2022minha estante
Pior que eu vejo muita gente falando a mesma coisa, li até com medo, mas como eu sou extremamente apegada a personagens pra mim foi uma leitura muito boa, mas realmente são 300 e poucas páginas contando uma coisa só basicamente, ficamos vivendo de migalhas com as coisas que acontecem paralelamente com a busca e tudo mais

Sasa 28/01/2021

?Um dia, em breve, você vai se perder. E não vou estar ao seu lado para te trazer de volta.?

Kalica.Valentin 05/11/2022

Ai sinceramente, não tenho certeza se gostei, é legal, mas é muito grande, a gente se perde durante as missões, sabemos oq tá acontecendo direito. A autora pula algumas das cenas que poderiam ser as mais legais, só mostra o resultado final. Detalhou oq não precisava e o que precisava deixou a desejar. Vou terminar a série por motivos de curiosidade.
A mare tá surtando da cabeça e tá todo mundo tacando o pau nela, coitada da mina.

Gisela.Luckmann 18/07/2021

Esse teve a leitura um pouco mais arrastada para mim... Demorei mais que o normal para acabar, mas eu estou chocada com o que aconteceu no final deste também!?

Raphs 15/06/2020

Continuação
Um livro bom porém não melhor que o primeiro; tem alguns clichês mas não critico pois não teria uma forma melhor de fazer...Algumas partes são previsíveis, pois você sabe que ali vai morrer alguém ou que vai acontecer algo diferente...Esse livro não me deixou surpreso(diferente do primeiro) no sentido de um fato totalmente imprevisível acontecer porém é um bom livro e consegue levar a história de uma forma a nos instigar a ler a continuação.

vick calvet 30/11/2020

Plot atrás de plot
Que livro bommmmmm
Achei esse livro extremamente bem narrado e o enredo perfeito, mas o que mais me conquistou nessa obra foi o aspecto psicológico, Mare passa por constantes questionamentos, assim como nós, entre o certo e o errado, aquilo que nos parece tão obvio deixa de ser, Cal é um personagem muito importante nessa trama, trazendo uma visão totalmente diferente.
Mare foi uma personagem que eu nunca havia conhecido, alguém que não tenta impedir algo, que sabe que é necessário, para se isentar das culpas. Não existe guerra sem culpa.
A raiz psicológica desse livro é sensacional, as dúvidas e questionamentos que nos são feitos extremamente necessários, amei amei amei, mesmo tendo ficado chateada ou com raiva de mts personagens diversas vezes achei tudo muitissimo necessário.

Barbara. Sena 20/06/2020

Estou gostando dessa história, mas esse livro foi meio arrastado, e me lembra os ex men kkkkkk mas é bom
Ray 02/07/2020minha estante
OS EX MEN KKKKKKKKKKKKKK