Mulheres que Correm com os Lobos

Mulheres que Correm com os Lobos Clarissa Pinkola Estés

Resenhas - Mulheres que Correm com os Lobos

Natalie.Rios 08/06/2020

Prolixo
O livro não é ruim em conteúdo, mas em forma.
Não sei se foi um problema de tradução, mas os textos são cansativos, repetitivos, e ainda que existam insights interessantes, a leitura e penosa e não fluida.

Juliana.Costa 24/11/2020

Transformador
Uma bíblia sobre a essência feminina. Em algum momento da vida, toda mulher deve ler esse livro. E parece que tu abre cada capítulo na hora certa para lê-lo, que era para estar lendo bem aquilo mesmo.

Gabi1675 30/03/2021

Uma surpresa bem-vinda
Comprei esse livro em uma promoção, já tinha ouvido falar dele, mas nunca havia me chamado atenção. Tinha a impressão que ele seria um livro bem curto, com algum conto de mulheres de mitos antigos. Mas a surpresa que eu tive quando ele chegou e comecei minha leitura, são 576 páginas de estudo, informações e histórias muito interessantes. Eu leria ele mais uma e outra vez, um livro incrível que recomendo a todos a ler.

Jothamon 06/09/2023

Descobrir-se
Uma leitura sobre como encontrar a si mesma, na qual é fundamental percorrer todo o caminho, por mais difícil que seja.
Considero este livro bem desafiador, uma vez que traz muitas informações sobre como enfretar o mundo quando você precisa ser mais de uma pessoa ao mesmo tempo. Além de que mostra o poder que as mulheres tem e que nós ignoramos ou fazemos com que elas não o percebam.
O texto é muito bem escrito e desenvolvido, mas precisa de muitas respirações para se absorver totalmente, ou não, porque depende de como você está consigo mesmo.
Poder. Mudança. Vida. Morte.

cilia 20/01/2023

Mulheres que correm com os lobos
Vou explicar aqui a minha experiência com esse livro. Não era a primeira vez que eu lia algo nesse formato mas pelo menos dessa vez eu analisei mais cedo e entendi a leitura de uma forma melhor. A realidade é que esse livro é uma grande enciclopédia do arquétipo da mulher selvagem. Ai a primeira pergunta que uma pessoa mais leiga faria seria: "Tá, o que é um arquétipo?" o livro não explica direito. Ele deixa a definição mais importante meio que de lado e tenta explicar com histórias mitológicas basicamente. Não é dos piores mas, por exemplo, outro livro com uma estrutura parecida que eu li foi o Mulheres, mitos e deusas e eu achei ele muito melhor que esse se eu for ser honesta. Não me agradou muito e se for pra falar algo eu não recomendo real, acho que, como eu disse na minha outra atualização, o livro aborda esse assunto de uma maneira monótona e basicamente como papo de coach mesmo, sei lá, não gostei.

Fireheart.l 01/02/2022

Eu real não tenho uma opinião formada. .
JurúMontalvao 01/02/2022minha estante

@litera2023 21/03/2021

Um livro cheio de ensinamentos
Mulheres que correm com os lobos, é um livro cheio de ensinamentos e reflexões, onde aprendemos sobre a mulher selvagem. Eu recomendo a leitura para que possamos sempre refletir um pouco sobre a mulher selvagem que habita dentro de nós. Só que não é uma leitura fácil, porque ele é um livro de psicologia feminina, porém um livro muito bom que adorei conhecer.

Bruna 17/04/2022

Mulheres que correm com os lobos - Clarissa Pinkola Estés.

" Não se recolha nem recue se for chamada de ovelha negra, de indisciplina, de loba solitária. Quem tem a visão lenta diz que o rebelde é uma praga para a sociedade. No entanto, ficou provado com o passar dos séculos que ser diferente significa estar no limite, significa ser praticamente garantido que essa pessoa vá fazer uma contribuição original, uma contribuição útil e espantosa á sua cultura."

Danielle.Fagian 29/03/2021

Interessante e intenso
A leitura precisa estar embarcada de motivação, pois os capítulos são extensos e muitas vezes complexos. É um ótimo livro.

Camila 01/01/2023

Livro guia
Livro difícil no início mas durante a leitura um mundo novo surge. Ótimo como guia de resgate da força feminina.

catraldi 01/10/2021

Li esse livro há muito tempo, quando entendia pouco da vida e achava o feminismo liberal o caminho mais perfeito pra percorrer.

Decidi reler em 2020 e estou até agora sem conseguir passar pra frente. Acho que no meio do livro eu me peguei pensando que estava cansadissima de correr com lobos. Eu só quero ficar sentada descansando.

Não me pegou.
Julia.Castro 15/11/2021minha estante
To lendo os comentários pq pretendo ler. Mas ja concordo com vc: nao quero correr, quero descansar kkkkkkk

Rocier 08/06/2021

Excepcional
Ela escreve com umas maestria, com um autocuidado, totalmente belo.
E é isso que posso dizer do livro, belo do começo ao fim, inúmeras lições. Não sei se o destino, mas toda vez que abria ele para ler, o conteúdo tratava de algo sobre o que eu estava vivendo, ou algo muito parecido, uma sincronia muito maluca.
E a vida da mulher é uma sincronia maluca como essa.
Enfim, vale muito a pena, é de um aprendizado que na minha opinião todos deveriam adquirir.

Gabriela 25/01/2023

Me falaram bem do livro aí comprei.
Porém, me decepcionei um pouco, não é uma leitura que me prendeu igual aos outros livros.. estou lendo ainda, mas confesso que está difícil proceder :(

favero.o 29/12/2022

" Ás vezes uma palavra, uma frase, um poema ou uma história soa tão bem, soa tão perfeito que faz com que nos lembremos, pelo menos por um instante, da substância da qual somos feitas e do lugar que é o nosso verdadeiro lar."

rlc.blurryface 23/01/2022

Recomendo muuuuito, mesmo com críticas
Recomendo muitíssimo, principalmente pra quem curte psicologia e contos levemente macabros. Mas também é muito bom pra quem estuda o feminismo, não pq é um manual ou um livro fiel aos conceitos do movimento, mas pq dá pra extrair muitas observações das quais hoje fazemos críticas.
Eu jurei que seria um livro focado em teorias feministas de um jeito muito sério e quadradinho, talvez de leitura maçante e coisas do tipo, mas ele é muuuuito gostoso de ler. Apesar de reconhecer os pontos negativos (opinião pessoal) e do fato de estar bem longe do que eu acredito em relação ao feminismo e as expressões da luta, eu tive um grande prazer nesse processo, pois a autora é bastante dinâmica na sua escrita, você se sente próximo dela num nível que dá muita vontade de tê-la como amiga (mesmo sabendo que haveria muita discussão por pensar diferente kk). Várias vezes eu tive a impressão de estar numa conversa, ela nas palavras e eu nos meus pensamentos.
De verdade, muito bom e tranquilo de ler, inclusive seu tom bem humorado em muitos dos comentários no decorrer do livro me animavam nessa jornada (venhamos e convenhamos, é um livro longo). Além de que eu adorei conhecer algumas histórias, em cada capítulo ela traz uma ou mais e, a partir delas, ela destrincha toda uma relação entre o que o conto diz e o que ele realmente pode estar dizendo pra nós, do mundo real. Nós, mulheres reais. E é aqui, obviamente, que eu acabei discordando de algumas coisas. Maaas, é muito interessante ver o que um simples conto que nos foi passado na infância pode ter em suas camadas mais profundas pra nos ensinar. Ela faz todas as relações possíveis e eu, particularmente, fiquei presinha do início ao fim querendo coletar tudo o que ela tinha pra ensinar enquanto analisava o que eu mesma pensava sobre o assunto.
Enfim, eu também fiz algumas observações como o fato de ela ser meio limitada em sua visão de gênero/sexualidade. Como se mulher se resumisse a quem tem o órgão genital feminino, mulher cis, e portanto só quem o tem vive essas experiências, emoções e ambições. Ela é muito apegada a intuições e questões espirituais, e eu compreendo que é pq faz parte da realidade dela como alguém que crê nisso, mas nem todos temos essas percepções de "ser/viver" e eu acho que é aí que surge esse conflitozinho. É claro que existem diferenças de vivência, mas achei que a abordagem foi muito limitada a pessoas cis e, ao meu ver, deveriam ser mais abrangentes. Também o fato de supor do início ao fim que todas as relações, quando apontava alguma, sejam heteronormativas. Muitas de suas observações não se enquadram necessariamente em um relacionamento heteronormativo, ou não exclusivamente. Eu posso estar equivocada na minha análise (porém isso é muito pessoal, né), mas senti que faltou uma certa abrangência na sua narrativa, acho que ela excluiu outras formas de ser mulher, de ver o mundo e de se relacionar, além de ter um olhar "feminista" mais conservador, patriarcal. Maaaaas, no mais, gostei do livro e me agregou em muitas coisas. Leiam e tirem suas próprias conclusões.
Se mais alguém já leu e tem algo pra pontuar eu gostaria de saber, comenta aqui :3