Feia

Feia Constance Briscoe

Resenhas - Feia

Rúbia 11/10/2016

Resenha: Feia – A Triste e Poderosa História de Uma das Primeiras Juízas Negras do Reino Unido
Editora: Bertrand Brasil

Livro: Feia

Autora: Constance Briscoe

Hi, lovelies.

Voltei de novo com mais uma resenha bombástica. E prepare-se porque essa vai ser forte!

Imagine você começar um dia assim, ó:

“Ela me dava comida quieta e eu acabei pegando de novo no sono. Acordei com uma ardência entre as pernas. Crostas haviam se formado e se emaranhado em meus pelos pubianos. A urina queimava minha baratinha e o alto das minhas pernas e minha bunda estavam assados. Ninguém me arrancou da cama pela baratinha. Ninguém torceu os meus mamilos ou me socou na barriga. A minha irmã simplesmente reapareceu com roupa de cama nova e uma camisola limpa”.

Seja bem-vindo a um dia normal na vida de Clare, ou como ela realmente se chama, Constance Briscoe, um nome que ela só descobriu que tinha aos 18 anos. Sim, é isso mesmo. Nem mesmo a monstra de sua mãe sabia seu nome.

Eu não sou uma leitora que é fã de biografias, e acho que aqui em casa só tenho Feia e O Diário de Anne Frank do gênero. Foi no meu ensino médio, após muita resistência da minha cunhada, que à propósito foi quem me pediu e lembrou de fazer a resenha desse livro (brigadim, Samis

site: http://tmlqa.com.br/resenha-feia-a-triste-e-poderosa-historia-de-uma-das-primeiras-juizas-negras-do-reino-unido/
Nanda 12/10/2016minha estante
Quero muito ler, mas já sei que não vai ser uma leitura leve :)

Rúbia 13/10/2016minha estante
Nanda, sinto em te dizer, mas realmente não será! Rs Dói na gente o que essa menina passa. Mas você vai gostar.

Arlete 17/04/2017minha estante
Ela hj é juíza?

Riva 25/06/2018

Até quando?!
Até quando vamos ter de conviver com abusos desse tipo?!
É algo que foge à minha compreensão, principalmente quando os abusos são praticados por quem deveria te proteger.
Abusos e mais abusos da mãe!
Omissão e mais omissão do pai!
A criança foi guerreira. Sobreviveu, com inúmeras marcas físicas e psicológicas! Lutou! Viveu!
Até quando vamos ter de conviver com isso?!
Simone de Cássia 26/06/2018minha estante
Eu não sabia se tinha mais raiva da mãe por maltratar ou da menina por relevar....

Riva 26/06/2018minha estante
Cheguei a pensar a mesma coisa, mas o poder de intimidação foi grande demais!
E o pai e a sua omissão tendente ao infinito?!? Ódio!!!
Mas ela foi ousada quando foi até o juiz e denunciar o padrasto!
Cadê a escola?! Os pais nunca foram a uma única reunião fica por isso mesmo?!?!
Quando ela foi pedir para morar no orfanato... ninguém procura saber o que havia por trás daquele apelo?!?!
Cadê os médicos que viram o estado dos seios da criatura é simplesmente não apresentaram as suspeitas à polícia?!?!?
Muito triste!
E o pior, sabemos que exigem inúmeras Constance por esse mundo de meu Deus!

ValGouveia 19/02/2015

Impactante!
Há um tempo, uma amiga indicou a leitura desse livro, o tempo foi passando e fui deixando. E agora me pergunto porque não li antes?

O livro conta a história real de Constance, uma menina negra, que sofreu todo tipo de violência dentro de sua própria casa.

Desde ser xingada, espancada, expulsa de casa, ter que dormir ao relento, trabalhar desde a infância para “pagar” sua comida, o teto em que morava, Constance passou por todo o tipo de provação, de uma pessoa que deveria ser sua protetora, deveria dar amor, dar um lar digno.

" Você está dormindo na minha cama, se cobrindo com o meu cobertor, deitada no meu travesseiro e se aquecendo com o meu gás e a minha luz e não quer pagar por essas coisas. Vamos ver – ela disse.

…então você não vai pagar a tua parte? – Então ela fechou a mão e me socou na têmpora. Eu balancei na cadeira e então me desestabilizei. O segundo golpe me derrubou da cadeira."

Constance passou a vida achando que se chamava Clare. Não sabia que seu nome era esse, até o momento em que entrou na faculdade. Porque foi assim que passou a vida sendo chamada – Clare – por sua mãe e por toda a família.

Por se tratar de um livro de não ficção à medida que lia, ficava tentando imaginar os motivos que levava a mãe a tratá-la pior que um animal. Chamava de burra, de feia, e quando não estava espancando, a ignorava solenemente. Pior que as cicatrizes físicas, são as psicológicas. Mesmo sabendo que Constance se tornou uma juíza importante, é impossível deixar de imaginar as marcas que essa menina, hoje mulher, leva na alma.

O livro me trouxe tanto sofrimento ao ler! Porque sou mãe e jamais me imaginaria cometendo todas as atrocidades que a mãe de Constance cometeu contra ela. As surras, as palavras ferinas, o desprezo, o ódio, o desamor. Ao mesmo tempo que tentava entender os motivos, tinha a certeza de que nada justifica tamanha violência (física e psicológica), contra uma criança.

"- Você pode dormir no vento, que para mim, não faz diferença.

- O que foi que eu fiz agora? – eu perguntei.

- Ah, você simplesmente respira – ela disse – Você respira e nada mais, na verdade."

Não bastassem os abusos por parte da mãe, Constance ainda foi vítima de abusos sexuais por parte não só do padrastro, mas também por parte de um dos vizinhos que frequentava sua casa.

Já li várias biografias. Sobre os assuntos mais variados. Sobre mulheres que passaram décadas em cárcere privado, mas jamais havia lido um livro como “Feia”, que retrata o sofrimento de uma criança, causado pela pessoa que mais deveria amá-la e protegê-la em toda sua vida: sua própria mãe.

Recomendo a leitura para quem é forte, porque o livro é realmente emocionante demais, os momentos de violência contra a personagem doeram em mim. Impossível sofrer o que Constance sofreu, mas ler o livro me fez imaginar os horrores pelos quais essa menina passou.

site: http://valgouveia.com.br
Anne 19/02/2015minha estante
Sua resenha me fez pensar naquele filme Preciosa. Fiquei com vontade de ler esse livro! :)

ValGouveia 15/11/2016minha estante
undefined

Naiara 25/09/2010

Constance Briscoe, que exemplo de superação, força de vontade, coragem! Estou pasma até agora por tudo que a mãe fez com ela, quanta crueldade! O livro é maravilhoso, muito verdadeiro. Leiam!!
Evellyn 02/02/2013minha estante
Quantas vezes parei de ler porque não conseguia parar de chorar! Indiquei pra minha mãe, ms ela não conseguiu terminar pelo mesmo motivo. Realmente é um livro maravilhoso. É pra para e refletir.

Peônia 28/01/2014minha estante
Meninas só de ler a sinopse do livro me acabei de chorar...
Não sei se conseguirei ler... Todos temos nossos fantasmas não é mesmo?!

Fernando Lafaiete 21/07/2015minha estante
Excelente resenha, parabéns! Nunca tinha ouvido falar deste livro; mas graças a sua resenha, com certeza vou lê-lo!

Michel 22/07/2015minha estante
Obrigado, China!

Brenda413 08/03/2023

A feia
Sonhando em encontrar esse livro novamente .

Li a muito tempo atrás . Foi um dos primeiros livros que li na escola .
Nunca chorei tanto ?
Uma Vida em Cada Livro 08/03/2023minha estante
Esse livro é muito forte. Li durante a minha adolescência e ainda não tive coragem de reler. Um livro marcante.

Brenda413 08/03/2023minha estante
Ele é muito forte mesmo.
Gostaria de lê novamente , mas também não sei se conseguiria .

Rosangela Max 06/12/2021

História sofrida e revoltante.
Ler sobre a história de Constance Briscoe foi um desafio enorme.
Pela sinopse, já imaginava que a leitura seria dura, mas eu não tinha ideia do quanto.
Quanto sofrimento e tristeza estas páginas nos revela. Pensei até em interromper a leitura, de tanta angústia que me causava.
A crueldade do ser humano não tem limite! Em pensar que, neste momento, inúmeras crianças estão sofrendo nas mãos de monstros faz meu coração sangrar.
Revolta saber que muitas destas crianças poderiam ser salvas se as pessoas ao redor não se omitissem em denunciar os maus tratos e os órgãos de segurança desempenhassem seu papel de protegê-las.
Não é uma leitura para qualquer um. Já li muitos livros difíceis, mas esse me deixou devastada.
Mesmo assim, recomendo a leitura porque a autora merece ser reconhecida e que a história dela sirva de alerta.
Janaina 07/12/2021minha estante
Uau ?

Janaina 07/12/2021minha estante
Uau ?

stephani 25/08/2014minha estante
o livro feia é um ótimo livro, para quem gosta muito de ler eu recomendo e boa leitura.

Tereza49 31/03/2023minha estante
Quer trocar? Tenho interesse nesse livro

Nana 16/11/2009

Perturbador!
A autora do livro viveu uma realidade triste e sofrida na sua infância. Foi maltratada, humilhada, espancada pela própria mãe durante anos e anos.
O livro é pesado e angustiante. Ela relata fatos que chocam, mas ao mesmo tempo nos prende desde o início na esperança que a pobre menina tenha uma chance de uma vida melhor e mais digna.
Vale a pena a leitura e a reflexão sobre como o ser humano pode ser tão cruel!
Naya.Santos 21/02/2021minha estante
Gostaria de saber na onde eu vou ou qual opção coloco para poder ler o livro?!

@wesleisalgado 24/09/2022

Achei um desserviço
Minha nota não tem haver com a escrita e sim com a história. Vamos lá, tem que ser um pouco masoquista pra gostar desse livro, vide que eu li UMA VIDA PEQUENA no início do ano e os padrões de masoquismo foram redefinidos com esse livro de uma história de ficção.

Aqui para começar, só há redenção em duas folhas do epílogo e na aba de sobre a autora. No mundo em que estamos, você quer de verdade ler 350 páginas de uma mãe abusando física e psicologicamente de uma de suas filhas? Não basta ver as notícias de qualquer dia pra se sentir desgostoso o suficiente? Qual o ponto?

Queria realmente não ter lido, infelizmente meu TOC de não abandonar livros não me deixou fazer isso. E eu vendo as resenhas aqui do SKOOB as pessoas dando 5 estrelas, e eu fico tipo (WTF)????? A terapia está dia??
Rita de Cássia 03/12/2023minha estante
Psé, tenho que ler esse livro para a escola, mas simplesmente não consigo, já li 10 livros enquanto lia ele e não tenho vontade nenhuma de terminar

Maria Inês 27/09/2014

Feia é uma história triste sobre uma menina negra que desde a sua infância viveu sem o amor da sua mãe, abandonada conseguiu sobreviver e se tornou uma juíza. Constace foi uma guerreira, maltratada, passou fome e cresceu sem amor e sem o apoio da família. Se reergueu sozinha e conseguiu sua vitória. É uma história real que mexe com o nosso coração. Muitas vezes reclamamos da nossa vida, mas muitas pessoas tem a família como a de Constance, devemos agradecer sempre a Deus a porção que ele nos dá. Muito bom.
Maria Inês 27/09/2014minha estante
Muito bom.

Claudia Cordeiro 27/01/2012

Livro pesado
É ainda mais pesado por ser história real. Inacreditável como algumas pessoas agem, e ficam impunes.
Silvia 05/07/2012minha estante
Tenho que ler este livro :-)

Canafístula 25/05/2012

Feia, de Constance Briscoe
“Feia” é, sem dúvida, um dos livros mais difíceis que já li. Sabe aquele livro que é realmente bom, mas você não quer continuar a leitura porque o conteúdo dele é pesado demais? Pois é, esse livro é o exemplo perfeito disso.

Eu posso afirmar que possuo uma vasta experiência em leitura de livros bem pesados mesmo. A maioria dos meus leitores sabe o quanto gosto de ler sobre Segunda Guerra Mundial e Holocausto, portanto já li muito material da pesada mesmo, daqueles de você ir dormir e ter pesadelo sobre o que leu. Mas nunca havia tido dificuldade a ponto de ter que fazer pausa de DIAS na leitura para dar um tempo. Sem dúvida é o livro mais complicado que já li, apesar da linguagem ser clara e objetiva, porém, os fatos narrados pela autora são tão perturbadores que a leitura acaba tornando-se complicada, dura e pesada demais para prosseguir em alguns momentos.

Pra quem não tem problema com isso, que não consegue envolver-se emocionalmente na leitura (será que existe alguém assim?) não vai ser difícil concluir o livro em poucos dias, mas há tantas coisas que chocam na leitura que foi impossível (pelo menos para mim) prosseguir muito tempo lendo.

Clare (Ou Constance, como descobrimos no final do livro) sofreu todo tipo de abuso por parte da mãe. Creio que esse livro me chocou tanto porque eu nunca tinha lido antes um relato real de uma mãe que cometeu tantos abusos contra a própria filha. Em diversos momentos da leitura, peguei-me pensando: “como será possível que uma mãe possa odiar a filha de tal modo?”. Loucura é pouco para o que a mãe da Constance fez com ela durante toda sua infância e adolescência. Ela narra de forma crua e chocante a forma que a mãe a tratava, com ofensas, xingamentos, abusos, humilhações e espancamentos. O que a mãe dela fez com ela é impossível de traduzir em palavras; só lendo o livro para crer. Se tivessem me dito, eu simplesmente não teria acreditado. Até porque o amor entre mãe e filho é o maior do mundo, não é mesmo? Tem certos momentos da narrativa que é impossível de acreditar no que se está lendo. Como uma pessoa, ainda por cima uma mãe, pode ser tão cruel?

Nos livros que li e ainda leio sobre Segunda Guerra eu não fico tão chocada porque meio que já espero o que vou ler... Já tenho uma noção do que acontecia naquela época e por mais cruel que o relato seja, creio que eu já estou preparada psicologicamente para isso, então o choque não é tão grande. Mas com esse livro, foi. Demais. Ainda mais para mim, que amo minha mãe e não vivo sem ela, ver que existem mães assim... Confesso que foi difícil não me colocar no lugar da personagem em diversos momentos. E se eu tivesse uma mãe assim? E se ocorresse comigo? Não gosto nem de pensar.

O que nos consola é que a Constance acaba tendo um final feliz. Nada mais justo depois de tudo que ela passou. Formou-se em Direito, atuou como advogada durante muitos anos para em seguida tornar-se juíza. Publicou esse livro relatando suas memórias e ainda por cima teve de aturar a mãe processando-a por difamação. Nem precisa dizer quem ganhou a causa, né? Sem dúvida a mãe de Constance não merece o silêncio da filha e eu recomendo a todos a leitura desse livro, para todos verem que tipo de pessoa há no mundo, que sempre temos a chance de vencer na vida e o quanto somos afortunados. Ótimo exemplo de superação e perfeito para muitos momentos de reflexão. Leitura indispensável.

Essas e muitas outras resenhas você encontra no blog A Última Canafístula. Visite http://aultimacanafistula.blogspot.com/
jalismar.souza.7 06/01/2015minha estante
realmente esse livro é ótimo, mais é assim mesmo existem mães que não sabem valorizarem o filho(a) que tem. super indico esse livro!!!

João 09/08/2015

O livro é excelente!
A história da vida de Constance Briscoe é chocante.
Não dá pra entender como uma mãe pode fazer isso com uma filha.
Só uma coisa a reclamar:o livro termina muito de repente,poderia ter mais detalhes.
Amanda 13/01/2019minha estante
Também tive essa mesma impressão quanto ao final.

Cley 01/07/2015minha estante
Ela se tornou juíza, a mãe foi processada, mas não ganhou a causa. É uma biografia. Você pode pesquisar sobre a autora.