Gravidade

Gravidade Tess Gerritsen

Resenhas - Gravidade

Flavio Assunção 17/04/2010

Sempre tive muita vontade de ler alguma coisa de Tess Gerritsen, por tudo o que falam dela e por todos os seus livros presentes na lista dos mais vendidos. Resolvi começar por "Gravidade", mesmo que fosse um livro - segundo me alertaram - que foge ao estilo da autora.

"Gravidade" conta com dois protagonistas principais: a Dra. Emma Watson e seu quase ex-marido - eles estão em processo de separação - Jack McCullum. A primeira, recebe a incubência de estudar como se comportam microorganismos terrestres no espaço. Mas, a bordo da Estação Espacial uma das experiências foge ao controle e contamina seus triupulantes, provocando suas mortes rapidamente de formas terríveis. Emma corre contra o tempo para descobrir do que se trata essa cultura, já que a Força Aérea impede a tripulação de voltar para a Terra, sob o risco de contaminar parte da população. Paralelamente a isso, Jack McCulum, um astronauta "fantasma", já que por problemas clínicos não pode mais voar, tenta de todas as formas ajudar a esposa a encontrar uma cura e,assim, possibilitar sua volta.

É assim que Tess Gerritsen nos dá este thriller de tirar o fôlego. Com personagens cativantes, diálogos interessantes e muitas informações que ajudarão os leigos a se situarem. Sobre isso, a leitura pode ser um pouco complicada no início, devido a enorme quantidade de siglas que permeam os textos. No entanto, no livro vai um anexo com toda a tradução dessas siglas, o que facilita o entendimento, mesmo que seja um inconveniente ficar passando as páginas até o final e voltando novamente para continuar a estória. De qualquer forma, fazer isso é extremamente necessário, já que a autora tenta passar fielmente a complexidade de tudo o que envolve a ida de astronautas ao espaço. Isso torna a leitura maravilhosa, já que de certa forma desvendamos o encanto de estar no céu, nos mínimos detalhes.

Sem dúvida, a autora me conquistou. Lerei em breve mais obras dela. Já tenho em mãos "O Cirurgião", dessa vez algo mais ao estilo de Tess - estória policil com ingredientes médicos. Estou ansioso para saber se irei gostar ainda mais que "Gravidade", que recomendo a todos.
Mari Zombie 17/04/2010minha estante
Estou sentindo q temos mais um fã da Tess a caminho! ^^rs

Patricia Pestana 16/01/2013minha estante
NOssa este livro é tão bom me emocionei muito lindo livros tem coisas que não queria que tivesse acontecido mais fazer o que née rsrs vale a pena ler poderia ter até um filme =)

Samantha 19/06/2013minha estante
Leia Corrente Sanguinea, Gélido e Vida Assistida. Não consigo definir qual gostei mais. Ela é fantástica.

Beth 13/11/2014minha estante
Este é o melhor livro de Tess Gerritsen, que dedicou muito tempo à pesquisa sobre ciência e tecnologia, apresentando um trabalho sério. Ao mesmo tempo, o livro cria um suspense extraordinário, sendo difícil interromper a leitura. Muito bom.

Gleidson 30/08/2023minha estante
Hummm interessante... ? Eu li vários livros dessa autora, até que chegou um momento que enjoei. Rs Tenho esse livro, de repente vale a pena pegar pra ler.

Fabricio268 31/08/2023minha estante
Isabel, foi exatamente a sensação que tive ao ler esse livro. Feito para uma tela de cinema.

Isabel 01/09/2023minha estante
Gleidson, tbm li vários livros dela, li todos da série Rizzoli e Isles, adorei.

Rosana 11/06/2015

Bom livro
Como alguns já citaram as abreviações atrapalham um pouco a leitura, mesmo assim gostei do enredo, quando você imagina que vai terminar de um jeito, existe uma reviravolta, enfim gostei do final, fugiu dos temas de policial da autora, mas com certeza um bom livro.
Kau 11/06/2015minha estante
Preciso ler esse dela ainda, falam super bem dele

Rosana 11/06/2015minha estante
Já li quase todos dela adoro, esse é bom eu recomendo.

AnaGlaucia 12/02/2013

Gravidade e O Clube Mefisto
Gravidade:
tem muita explicação científica, física... maçante.
AnaGlaucia 12/02/2013minha estante
não gostei

Bianca Rinaldi 24/05/2018minha estante
Ainda estou lendo Gravidade, mas na minha opinião, o Clube Mefisto foi um dos melhores livros da série da Rizzoli e Isles

Jansen 20/04/2017

SFi romanceado
Uma Gerritsen diferente. Estou acostumado com romance de crimes, principalmente serial e eis que ela me surge com uma interessante história de uma ameaça de um vírus terrível. Uma estação espacial é atacada por um vírus mortal que está lá dentro e começa a matar seus ocupantes. Na terra dão início à procura da origem do vírus, pois foi levado da terra para experiências no espaço. Nesse meio tempo, um casamento que se desfazia entre dois médicos da NASA... as coisas vão caminhando para um desfecho muito bonito.
Samantha 24/04/2017minha estante
Esse livro me deixou enlouquecida. Com uma puta ressaca depois.

Rosângela Alves 08/08/2016

O melhor livro da Tess!
Foi o livro mais aflitivo que eu já li na vida.
Tess me torturou do início ao fim. Todas as cenas foram tensas. Quase tive um ataque de pânico. Não teve um capítulo sequer, que eu possa dizer que ela deu uma aliviada. Não teve. Acabava um capítulo tenso e logo após vinha outro capítulo mais tenso ainda. Não tenho como descrever tudo o que senti. Foi uma profusão de emoções. Senti tudo: medo, pânico, raiva, angústia... Muitas vezes tive que dar uma pausa na leitura, para respirar e pensar em outra coisa. E fico até agora pensando como a Tess conseguiu escrever um livro tão complexo e tão rico de informações. Para entender muitas coisas sobre a NASA, e também tantos termos técnicos, tem que ter muito estudo, viu? Essa mulher não existe! Que história incrível ela criou.
Se eu já era apaixonada por ela, com certeza agora amo muito mais. Tess é realmente muito diva.

Esse livro é uma ficção científica perfeita, do início ao fim. Mexeu com meus nervos e com meu coração. Quase tive um treco, de tão nervosa que fiquei, mas posso dizer que quando cheguei ao final, pude respirar aliviada. Ela não decepcionou.

Em toda minha vida, nunca tinha lido tanto sobre microorganismos: vírus, bactérias, protozoários, algas unicelulares, fungos... Quem é apaixonado por microbiologia vai amar esse livro. E Tess me envolveu de tal forma, que não me senti entediada em nenhum momento. Muito pelo contrário, eu fiquei apaixonada por cada detalhe. Li tanta coisa sinistra, sobre infecções e doenças fatais, que passei metade do livro me coçando, de nervoso.

É como eu costumo dizer: Ler Tess Gerritsen é para os fortes. E posso dizer que sou muito macho, porque, mesmo chorando como uma louca, de angústia e desespero, com medo do que poderia acontecer com a Emma no espaço, não desisti e fui firme até o fim. A infecção causada pela "Quimera" era letal, e ler as cenas dos astronautas agonizando e morrendo como homens sopas, foi de uma angústia terrível. E quando a Emma foi infectada, posso dizer que foi a sensação mais angustiante que eu já senti na vida, durante uma leitura. Era com se eu estive lá no espaço, sofrendo com ela.
Mas a minha fé no Dr. Jack se manteve inabalável do início ao fim. Mesmo com medo de que ele salvasse a esposa, e morresse logo em seguida... Não foi fácil.

Enfim... mesmo sofrendo, posso dizer com toda certeza que esse foi o livro mais incrível que eu já li na vida. Valeu cada centavo que paguei por ele. Tess NUNCA decepciona. É uma escritora incrível, e única. Amo essa mulher, infinitamente.

Gravidade merece uma constelação de estrelas. Perfeito!
Glauci 25/09/2016minha estante
Constelação de estrelas , esmo.

La Sorcière 03/01/2010

Gravidade - Show de ficção!
Jack McCallum olhava para as estrelas do céu. Sua esposa, Emma, estava em algum lugar entre aquelas estrelas. Trabalhando em uma estação espacial internacional, longe dele, se distanciando cada vez mais do fim do casamento. Emma era a médica astronauta de uma missão da NASA.

Uma das experiências da estação espacial foge do controle e uma nova e letal forma de vida se forma. Os integrantes da missão são contagiados. Um a um, os tripulantes vão sucumbindo a uma desconhecida e terrível doença. Sem chances de voltar à terra, sem chances de ver Jack outra vez, Emma vive momentos de puro terror à bordo... sangue e óvulos daquele novo parasita explodiam dos corpos contaminados, flutuando no espaço sem gravidade da estação espacial.

Que nova forma de vida é aquela? Quem é o responsável por introduzir um patógeno tão letal na estação espacial? Por que o exército americano assumiu o controle da missão condenando os astronautas a uma viagem sem volta?

Nada do que eu disser vai chegar perto da incrível história que Tess Gerritsen desenvolveu ao escrever Gravidade (Editora Record - 2009). Sem dúvida, um dos melhores livros que li este ano! Um thriller médico espetacular, com suspense e emoção do início ao fim. A autora tem um ritmo contagiante, suas descrições da estação espacial são muito interessantes, sua teorias totalmente plausíveis.

Devorei o livro neste último final de semana e a paixão foi tanta, que encontrei mais dois livros da mesma autora em promoção na FNAC e... adivinha o que eu fiz???? Não resisti e comprei os dois! Tess Gerritsen arrasa!!! Minhas novas aquisições são: O Cirurgião e Desaparecidas. Aguardem!! Em breve aqui no blog!

Se você gosta de ficção, de um bom terror médico e de uma narração impecável, não deixe de ler Gravidade. Totalmente recomendado para os fãs do gênero!

RuLopes 14/02/2013minha estante
odeio esse tipo de ficção, mas amo um bom terror médico.. e AMO a Tess.. Estou em um impasse!

João 08/01/2017

Esse livro,é incrível.
Misturar Tess Gerritsen com o espaço só poderia resultar em algo bom.
Apesar de ter gostado do livro demorei quase cem páginas pra mergulhar de cabeça na leitura.Depois disso não queria parar de ler.
Leitura excelente.
Gisele Siqueira 08/01/2017minha estante
Ahhh João, não me faça inveja!!! Quero ler também, é o único dela que me falta.

Adriana 08/01/2015

Desafio literário 2015
Primeiro livro que li da autora Tess Gerritsen escrito em 1999. Ela é conhecida por escrever romances policias, mais conhecida pela série Rizolli e Isles, que já virou até série de televisão.(Inf. Wikipédia). Não conheço muito bem a sua bibliografia, mas este livro Gravidade, acho que sai um pouco cenário habitual da escritora, onde plano fundo passa grande parte parte no espaço. Acredito que a autora tenha feito uma grande pesquisa, a respeito de muitos e inúmeros detalhes técnicos, de como trabalham e vivem os astronautas, pois percebo no decorrer da narrativa, ela sempre tenta dar uma explicação em determinado procedimento técnico, como não tenho como saber de tudo aquilo que foi escrito é real, dou o crédito e parabenizo a autora pelas minuciosidades da pesquisa. A escrita é rápida e bastante detalhista, apesar de muitas partes serem clichês. Gostei muito, em determinados momentos achava que não sabia como este livro, ainda não tinha virado filme.
Bianca 09/05/2016minha estante
Existem muitas referências ao livro em filmes e seriados, também nunca entendi como não virou filme. E minha decepção quando o cinema lançou um filme homônimo e não era baseado em Tess.

Julianna 07/04/2011

Nunca pensei, que fosse abandonar um livro da Tess, mais, não consegui me concentrar nessa história! :(
Fabricio268 06/04/2012minha estante
Faça um pequeno esforço e retome a leitura. Acho que você não se arrependerá.

Gabriella A. 31/01/2014

Gravidade é um livro de ficção científica que conta a história da Dra. Emma Watson. Ela trabalha na NASA e é escalada alguns meses antes para substituir um colega cuja mulher morreu. Na ISS (Estação Espacial Internacional), Emma e os outros tripulantes estudam o comportamento de seres terrestres na microgravidade. Porém, um dos experimentos sai de controle e é preciso correr contra o tempo para achar a cura para uma doença mortal que ameaça a Terra.
Não gosto muito de ficções científicas, mas esse livro me prendeu tanto que eu o li em um dia só. Ela escreve de forma brilhante, alternando alguns personagens a cada capítulo e fazendo uma ligação entre eles de um modo certeiro.
O livro é cheio de abreviações, e mesmo sendo um pouco chato ficar indo e voltando no glossário toda hora, a história compensa, já que se prende aos mínimos detalhes da vida de um astronauta.
LUA 01/02/2014minha estante
Oi gabe,
Tess é diva. Eu gosto muito da série policial dela.
Também não sou fã de ficção, mas gosto tanto da escrita dela, que vou colocar na lista de vou ler.
òtima resenha,
bjs

Lu 26/12/2010

Acho que um livro que se passa no espaço e tem como protagonista uma astronauta já merece, pelo menos, 3 estrelas. Mas trata-se de um livro de uma das minhas autras preferidas, a americana Tess Gerritsen. Logo, o nível de expectativa é alto.

E a Tess não me decepcionou. O Gravidade é um verdadeiro passeio de montanha russa por gêneros literários: romance, suspense, ficção científica, thriller médico e terror. O texto deixa pouco espaço para respirar. É uma história sem respostas diretas e simples. Assim como os personagens não são divididos, simplsmente, entre mocinhos e bandidos. Todos são movidos por interesses razões próprias.

Talvez a ideia de ter que consultar o glossário para entender as siglas pareça meio desanimadora no início, mas acho que é justificado. E enriquecee o texto. Eu não tinha a menor idéia de como a NASA funcionava ou como os astronautas trabalham no espaço.

Enfim, o Gravidade é um livro interessante, bem escrito e que confirma a versatilidade e criatividade da autora.

Recomendo.

Araggorn 26/03/2010

O livro é bem interessante. UM BOM LIVRO!
Nada surpreendente com relação ao tema, mas a leitura é bem ágil e diverte.

Marcos 23/04/2024

Tess afiada como sempre!
A Tess é uma escritora que eu já conheço, sei como ela é precisa na escrita e nos detalhes. Para quem procura um bom suspense ela é uma das minhas principais indicações. Mas, nesse volume em especial, a autora decidiu inovar misturando ficção científica, suspense e um pano de fundo com romance. Três gêneros que não poderiam estar em mãos melhores. É um livro que no começo é um pouco lento, mas necessário, por conta de toda a ambientação da astrologia da NASA para que pessoas, assim como eu, só sabe o básico do assunto.

Quando você se acostuma com tudo, a autora tece o livro com acontecimentos atrás de acontecimentos, nos deixando em choque e sem esperanças, nos fazemos as seguintes perguntas: como isso vai acabar? isso vai se resolver? meus personagens vão sobreviver? A gente fica nesses questionamentos e vai seguindo a história com choque e horror. As mortes apresentadas me deixaram extremamente agoniado, quando o livro nos apresenta a maioria das respostas e não apresenta para os personagens, ficamos em ansiedade para que eles conectem tudo a tempo, antes de tudo virar algo pior ainda.

É um livro viciante e rápido de ser lido. Para amantes de ficção científica e suspense é um prato cheio. A minha grata surpresa foi ter um pano de fundo com romance, com um homem que fará de tudo para salvar a mulher que ama e ainda tentar resgatar o casamento que está a beira do divórcio. Me apaixonei muito pelo livro e com certeza já é um dos melhores do ano.

fdelrio 21/06/2011

Que força é essa!!
Sensacional!! Me surpreendi com esse livro, achei que fosse ser parado e apenas mais um romance bobo. Totalmente enganado. Foi o primeiro livro que li dessa autora, o livro tem de tudo, romance, mistério, ficção, ação, tudo bem detalhado sem deixar cansativo, com um bom final (a coisa mais importante em um bom livro), incrível como ainda não virou filme.Recomendo a leitores de todos os gêneros, e com certeza vou ler outros livros da Tess, pra ter certeza que esse livro não foi um golpe de sorte!