O Livro da Literatura

O Livro da Literatura Vários




Resenhas - O Livro da Literatura


53 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4


Danilo 25/12/2020

Se quer aprender mais sobre literatura, este é um ótimo começo.
Provavelmente o melhor material para pessoas que tem curiosidade em aprender mais sobre questões técnicas da literatura, como movimentos literários, obras e autores influentes, obras que mudaram paradigmas, técnicas de escrita, etc, mas não sabem por onde começar. Comecem por este livro.
Porém, definitivamente ele não irá satisfazer quem busca aprofundamento, e nem acredito que seja esse o propósito deste livro nem da coleção a qual ele pertence.
Até os apenas entusiastas, como eu, que possuem pouca bagagem e/ou conhecimento sobre questões mais técnicas podem se decepcionar, pois há muitas obras que ficaram de fora do livro, ou que foram colocadas apenas como uma indicação adicional quando mereciam um capítulo dedicado. Mas relevando esse aspecto, é um livro que vale muito a pena.
comentários(0)comente



Nina 17/09/2020

O Livro da Literatura
As principais obras de escritores renomados. Um livro didático voltado ao ensino de seus principais gêneros. Recomendo a qualquer pessoa que ama leitura, assim vai poder conhecer um pouquinho melhor esse mundo fantástico que é os livros!!!
comentários(0)comente



Lulu 06/07/2020

Muito bom
Um livro que expandiu meu conhecimento sobre literatura e minha lista de livros.
comentários(0)comente



Marta 20/06/2020

Literatura, para quem ama
O livro da literatura é um dos volumes da coleção: As grandes ideias de todos os tempos. E o livro é dedicado ao estudo das grandes obras e autores da literatura mundial. Ele é uma viagem pelas grandes obras da humanidade, obras que vai desde a Ilíada à Paixão, explora os romances, os contos e as poesias que foram e são as mais importantes e marcantes de cada época. A edição inclui alguns dos principais escritores brasileiros, como Machado de Assis, Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade, Graciliano Ramos e Clarice Lispector. Um livro leve e que é divido em 7 partes. Partes estás onde a Literatura vai da Escola ao cotidiano.
.
Se gostou da resenha me siga: @petalasdeflorchuvadeamor

site: https://www.instagram.com/p/CAz7UzXDklr/?utm_source=ig_web_copy_link
comentários(0)comente



Danilo Moreira 19/06/2020

Um passeio interessante pela Literatura mundial
O livro traz uma coletânea de obras relevantes desde os primórdios da escrita. Com recursos gráficos bem interessantes e chamativos, a leitura é leve, simples e didática. É ótimo para quem quer ter uma noção de várias obras de relevância mundial, ainda que não seja uma lista definitiva, já que existem outras obras que ficaram de fora, mas imagino o trabalho que deve ter dado essa seleção. Dá pra ter uma noção geral das histórias das principais obras, mas achei legal que mesmo fornecendo um resumo das obras, são cuidadosos em não deixarem escapar spoilers consideráveis

Para mim pareceu claro que é um passeio mundial, mas a casa é a Inglaterra, visto a quantidade de obras inglesas que aparecem (além dos autores do livro). Mas acho que no geral a seleção procurou contemplar os quatro cantos do planeta. Para quem está interessado em ler clássicos mundiais, prepare-se para montar a sua lista de indicações.

Por fim, recomendo o livro.
comentários(0)comente



Maria3427 14/06/2020

Uma riqueza de livro
Estudar história nunca foi tão bom... Aqui o foco é a história da literatura, desde as primeiras produções na antiguidade até a era moderna. Cada página conta a história de um livro ressaltando o contexto da época, suas influências, período literário, vida do autor e muitas outras informações.
Apesar de ser grosso a leitura é muito rápida e adiciona um vasto conhecimento a cad leitura.
Conheci movimentos literários que desconhecia, varios autores e livros ue certamente lerei. Indico muito a todos oa amantes da literatura e artes em geral.
comentários(0)comente



Tania Barros (Canal Loucos por Biog 05/05/2020

Eu pirei!!! Muito Bom!!!
Para quem gosta de ler, o livro tras otimas indicações de leitura que me fizeram rever minha biblioteca. Muito bom! Eu recomendo!
comentários(0)comente



Yago Grassini Prevot 15/04/2020

Bonito compilado de indicações literárias.
A edição não é perfeita na escolha dos livros indicados ( não indicou Asimov por exemplo...) mas tem indicações relevantes. Tinha um bom formato de coleção, mas a editora estragou, diminuindo o tamanho dos livros.
comentários(0)comente



Karine Reibrich 26/03/2020

É uma jornada pelo universo da literatura, passando pelas obras mais importantes de todos os tempos, desde os primórdios da escrita. O livro também é separado por contexto histórico, então é possível compreender de forma clara em que período cada livro e autor se encaixa: romantismo, realismo, pós-guerra, antiguidade, contemporâneos e etc.
comentários(0)comente



Lara 17/03/2020

UM LIVRO PARA SER LIDO COM CERTA DESCONFIANÇA

Esse título resume bem a imagem que o livro me passou. Eu ainda não li ele inteiro porque estou usando como um guia/desafio de literatura. Já li todas as introduções e as partes referentes aos livros que eu já li, que são 17 dos 109 principais (tem também as leituras adicionais). Mesmo assim, já tenho o suficiente para fazer algumas observações sobre o livro.

Se você, assim como eu, quer um guia/desafio literário, então o livro é ótimo e eu recomendo ele 100%. Mas se você está buscando informação nele, eu já não recomendaria, e diria para você, no mínimo, não considerá-lo como única fonte. Não li a edição original em inglês então não sei se o problema está nela ou se está na tradução, é importante deixar isso claro. Mas o fato é que esta tradução apresenta umas informações meio obscuras sobre alguns dos livros que eu li.

No 1984:
- Lá se diz que o grande irmão é o líder do partido que governa a Oceania, sendo que há evidências no livro de que o grande irmão não existe como pessoa, mas sim é uma personificação do partido.
- Também se diz que o duplipensar é o sistema de pensamento em que o controle do presente significa corrigir o passado. Que??? Corrigir o passado é uma coisa que o governo faz e inclusive é o trabalho que o personagem principal tem no partido, mas o duplipensar é a capacidade de aceitar como verdadeiras ideias ou fatos contraditórios em nome do partido, ou seja, se o partido assim desejar.

No Cem Anos de Solidão:
- Aqui temos uma árvore genealógica com um erro, na qual o Gaston está ligado como se fosse irmão de Amaranta Ursula, sendo que é o cônjuge dela.
- Ao tratar das relações incestuosas do livro, se entra no mérito de dizer que a descendência de Adão e Eva, na Bíblia, se deu de forma incestuosa, e deixa subentendido que foi por meio de incesto entre irmãos. Eu entendi errado ou quem escreveu isso pensa que Adão e Eva realmente foram dois seres humanos específicos e o único casal a partir do qual se povoou o mundo inteiro? Isso é de uma ignorância tão grande que nem vale a pena discutir.

Além disso, o livro apresenta visões sobre as obras que por diversas vezes são UMA dentre várias interpretações, e as coloca como se fossem the one and only. Não gosto nem um pouco disso, pois apesar de as interpretações serem a parte mais importante e interessante de uma obra (na minha humilde opinião), é mais importante ainda elas serem apresentadas como sendo o que são: interpretações, uma visão dentre várias outras, e não como a verdade absoluta sobre a obra.
Karina Rivera 27/08/2020minha estante
Uma pequena correção: sobre a árvore genealógica em Cem Anos de Solidão, o Gastón não está como se fosse o irmão, porque o fundo da caixinha dele está branco. Todas as pessoas da família Buendía vêm com o fundo amarelo, e as pessoas que são de fora vêm com o fundo branco. O erro deles foi colocar na mesma direção/mesmo alinhamento dos outros membros da família, daí talvez a confusão.


Lara 05/10/2020minha estante
Oi, Karina!! De fato está com o fundo branco, porém está ligado à ela e os irmãos com a linha de parentesco, e não de cônjuge (aquela linha reta por cima de todos e que se subdivide, ligando os irmãos, ao invés da linha única ligando diretamente duas pessoas que são cônjuges)




Vanessa Sueroz 20/02/2020

otimo para conhecimento em geral, principalmente sobre os classicos
comentários(0)comente



camila 19/02/2020

LITERATURA COMPLETA
O livro abre grandes obras da literatura, dividida em tempos literários e o valor que a literatura agrega a nosso conhecimento. Dentro do instrospecto das palavras, há muitos processos e obras que inspiram jovens, e que contam as raízes da história, os conflitos e problemas, o desenvolvimento da imaginação, entre muitas informações que não possuiremos alcançe sem as obras da literatura.
É complementado em episódios como: Heróis e Lendas, Renascimento ao Iluminismo, Romantismo e Ascenção do Romance, Representação da Vida Real, Rompimento de Tradições, Literatura e Pós Guerra, Literatura Conteporânea.
Este livro é muito recomendado, a quem procura um conhecimento geral de obras importantes da literatura, e que possuem informações extras, e valiosas para o entendimento de livros desde clássicos, até livros de outros países, que são e possuem um marco importante da população. O bom deste livro também é que obras que desconhecemos são citadas nos textos, nos abrindo possibilidades de conhecer novas histórias, culturas, etnias, e particularidades desde os personagens desde o contexto geral da obra.
O livro também trás escritores que marcaram as histórias da literatura, com suas obras que narram desde as nossas raízes, desde um inserimento de perguntas e questionamentos sobre a nossa política, economia, amor, relações, conflitos históricos, significados, entre outros detalhes que estes autores nos transmitem.
*** Obras Que Eu Não Conhecia ***
- Adeus as Armas: Ernest Hemingway
- Por Onde os sinos Dobram – Ernest Hemingway
- Aos Cofins da Terra, Uma triologia do Mar: William Golding.
- O Coração Escarlate: Zakes MDA.
- O Livro do Travesseiro
- Kevala - Poema Corona de : Paul Celam (...)

comentários(0)comente



Maya | bookig: @umabeletrista_ 08/09/2019

"Era uma vez..."
Nota: 10/10 ♥
Como assim introduz o livro, “o ato de contar histórias é tão antigo quanto a própria humanidade”. Desde a antiguidade, capturam-se os acontecimentos para repassá-los, bem como criam-se lendas e mitos que marcam culturas. A história foi preservada e transmitida oralmente, até a escrita ser inventada.

De início, a escrita tinha como principal objetivo registrar transações entre comerciantes, mas, evoluindo, ao fornecerem informações comerciais para preservar as histórias orais intrínsecas de cada cultura, deu-se início aos primeiros moldes de literatura escrita – encontradas na Mesopotâmia (como na epopeia de O Gilgamesh) , na Índia (O Mahabharata) e na Grécia Antiga. E na China, com sua filosofia antiga.

Desde então, a literatura tem a capacidade de nos fazer pensar, refletir, instigar, indagar, deduzir, induzir, imaginar. Apesar das distrações atuais nesse mundo líquido, a literatura ainda tem a capacidade de satisfazer os leitores psicológica e espiritualmente, de modo que abre suas mentes para novos pensamentos e para o principal: novas possibilidades.

Se eu tivesse que definir a literatura em uma palavra, seria o plural possibilidades. Porque é isso o que a literatura é. Nos apresenta novos mundos, outras perspectivas, outros universos. Quando abrimos um livro, há um mundo inteiro ali dentro, esperando para alguém adentrá-lo. Não há nada mais belo no mundo que ter as palavras.

E, se há algum livro que sabe apresentar bem o que é literatura, é este. O Livro da Literatura tem capítulos divididos de acordo com a divisão na história literária, sendo estes: Heróis e Lendas, no qual fala sobre as epopeias e os contos heróicos da Antiguidade, como Ilíada, Odisseia, Eneida e outros; Do Renascimento ao Iluminismo; O Romantismo e a Ascensão do Romance; A Representação da Vida Real; O Rompimento com as Tradições; A Literatura do Pós-Guerra e Literatura Contemporânea. Além de ter, ao fim de cada capítulo, a seção Leituras Complementares, na qual fala sobre obras igualmente importantes naquele período histórico.

O livro inteiro trata do cânone literário, falando de forma simples sobre as obras mais importantes de toda nossa história. Essa forma simples de abordar as obras me encantou de tal forma que eu não consegui me desprender desse livro, fiquei interessada por cada obra comentada nessas páginas, queria ler cada livro ali que eu já não havia lido, e se havia lido, queria relê-lo. Foi por causa desse livro que, assim que terminei de ler, comprei Jane Eyre (e também por causa da série Anne with an E), Vinte Mil Léguas Submarinas, O Processo (Kafka) e Drácula na mesma semana. Além de querer imediatamente abrir logo os clássicos que já tenho em minha estante.

É incrível o que essa obra fez comigo. Fez eu me apaixonar ainda mais pelas letras, fez eu me encantar ainda mais por esse mundo, mesmo depois de anos como leitora. Me fez refletir que mesmo que eu conheça uma vasta extensão de obras literárias, ainda assim há uma ponta imensa desse infinito iceberg conhecido como literatura. Se você leitor ainda não tiver esse livro, compre. Você sempre pode conhecer mais e mais, e esse livro é um ótimo guia para quem quer conhecer mais obras – principalmente as clássicas. Foi por causa desse livro que li Balzac imediatamente e me apaixonei.

Eu AMEI esse livro, e se pudesse dar mil estrelas, daria! ❤ É, definitivamente, o melhor livro que li nesse ano. E acho difícil ler um livro melhor que esse ainda esse ano! Eu com certeza o levarei para a vida toda como meu guia literário.

Guardo-o na minha estante na frente de vários outros com todo o destaque que ele merece. Se você ainda não tem, tenha. E logo! Aliás, esse livro faz parte de toda uma coleção, tendo outros como O Livro da Filosofia, O Livro da Sociologia, O Livro da Psicologia etc. E o mais recente (lançado esse ano): O Livro do Feminismo. Por enquanto eu só tenho o da literatura, mas quero urgente adquirir o do feminismo. ❤


site: https://umabeletrista.wordpress.com/
comentários(0)comente



Leticia 19/07/2019

Ficou faltando livros.
Na capa está que vai falar sobre as melhores ideias da literatura mundial, no entanto nao possui Dom Casmurro o principal romance brasileiro fora outros
comentários(0)comente



Zé - #lerateondepuder 11/07/2019

RESENHA - O LIVRO DA LITERATURA
RESENHA - O LIVRO DA LITERATURA
1. Referências do Livro
- Este livro se chama O Livro da Literatura e tem o título bem adequado para uma coletânea de obras literárias.
- Seu título original é The Literature Book, tendo sido publicado pela Editora Dorling Kindersley - DK no ano de 2015.
- Quanto à edição resenhada, foi produzida em 2018 pela Editora Globo, sendo esta a segunda edição.
- Quanto a outras edições, é possível verificar a 1ª Edição pela Editora Globo, datada de 2016.
2. O autor
- O livro não tem um autor específico e foi organizado por James Canton e vários outros autores, sendo traduzido por Camile Mendrot.
- Outras obras no mesmo estilo, mas de assuntos diferentes foram publicadas pela Globo como: o Livro da Filosofia, o Livro da Psicologia, o Livro da História, o Livro da Economia, o Livro da Política, o Livro das Religiões, o Livro da Ciência, o Livro da Mitologia, o Livro da Bíblia, o Livro da Sociologia, o Livro dos Negócios, O Livro do Cinema e o Livro do Feminismo, dentre outros.
3. O contexto histórico em que foi escrito
- Esta bibliografia é recente, publicada em nosso atual contexto histórico, o de um mar de informações facilmente obtidas pela Internet, cuja pretensão, deduz este resenhista, é a de compilar as grandes ideias de todos os tempos, com ricas ilustrações e esquemas, provavelmente para servir como livro de cabeceira, aquele sempre a ser consultado.
4. Os personagens
- Os personagens, na verdade, são os grandes autores do tempo e suas obras clássicas e universais. Gosto de citar os autores e respectivas obras que mais me tocam, como: Homero e suas Ilíada e Odisséia, Virgílio e sua Eneida, Dante e sua Divina Comédia, Camões e seu Os Lusíadas, Cervantes e seu Don Quixote, Defoe e seu Robson Cruzoé, Jane Austen e seu Orgulho e Preconceito, Mary Shelley e seu Frankenstein, Dumas e seu Três Mosqueteiros, Emily Bronté e seu clássico O Morro dos Ventos Uivantes, Melville e seu Moby Dick, Tolstoi e seu Guerra e Paz, Dostoiévski e seu Crime e Castigo, Oscar Wide e seu O Retrato de Dorian Gray, Bram Stoker e seu Drácula, Kafka e seu A Metamorfose, Graciliano Ramos e seu Vidas Secas, Gabo e seu maravilhoso Cem Anos de Solidão, Salinger e seu Apanhador no Campo de Centeio, Orwell e seu perfeito 1984, Guimarães Rosa e seu Grandes Sertões Veredas, Harper Li e sua espetacular obra O Sol é para Todos, e Saramago com seu Ensaio sobre a Cegueira, dentre outras genialidades de todos os tempos.
5. A trama sucinta
- O livro começa com uma introdução em que coloca o leitor a par dos aspectos importantes da literatura, como sua definição e história, destacando os motivos pelos quais escolheu as mais de 100 obras, sob a égide das diversas culturas. Ainda na introdução, será possível verificar uma time line (linha do tempo) com as obras clássicas e referidas datas.
- Depois, começa a obra com a separação por sete períodos: os Heróis e Lendas, do Renascimento ao Iluminismo, do Romantismo e a Ascenção do Romance, do Realismo e sua Representação da Vida Real, passando pelo Rompimento com as Tradições na década de 1900, caminhando para a literatura do Pós Guerra de 1945, encerrando com os Clássicos da Literatura Contemporânea de 1970, até chegar nos dias atuais. O Sumário apresenta todas as fases, obras e autores de forma bem didática e vale muito a pena utilizá-lo como guia.
- Como não se emocionar com abordagens como a de Cem Anos de Solidão, ?Acabando a todo instante, mas nunca terminando seu fim?, ou ?Os portões do inferno estão abertos dia e noite, a descida é suave e o caminho é fácil?, da Eneida de Virgílio, ou ainda, ?Não existe insensatez de animal algum na Terra que não seja infinitamente superada pela loucura dos homens? de Moby Dick, dentre outras profundas reflexões resumidas que este livro tão rico em esquemas e figuras presenteia ao leitor.
- Em minha opinião, a mensagem que o livro quer passar é a mais básica sobre as obras universais, a de que as ideias dos autores se traduzem pela riqueza de suas obras e ultrapassam seu tempo, sendo o livro é a melhor forma de entendê-las na visão de seus contextos e personagens. O livro da literatura pretende destacar os contextos anteriores e posteriores da época em que foi escrito, bem como diagramar as principais passagens da obra, sem deixar de elucidar a biografia do autor. É um grande estimulante para aqueles que desejam se inserir ou se aprofundar no maravilhoso munda leitura.
6. Leituras correlatas
- As leituras correlatas foram já citadas acima nas obras escritas e traduzidas pela Editora Globo. Outra leitura correlata seria o livro como ?Uma Breve História da Literatura? de John Sutherland.
8. Links para o Livro
- No Skoob: https://www.skoob.com.br/livro/549227ED559418;
- Onde baixar: não verifiquei nenhuma versão em digitalizada, mas é possível encontrá-lo na Amazon, como e-book The Literature Book: Big Ideas Simply Explained, por R$ 68,55 (dia 11 jul 19).
9. Preços em 11 julho de 2019
- Amazon: R$ 41,50 - https://www.amazon.com.br;
-Saraiva: 43,11 (tamanho reduzido) e 55,92 (tamanho normal) - https://www.saraiva.com.br;
- Estante Virtual: entre R$ 40,00 e R$ 60,00 - https://www.estantevirtual.com.br/
comentários(0)comente



53 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR