O Livro da Literatura

O Livro da Literatura Vários

Resenhas - O Livro da Literatura

1 | 2 | 3 | 4

Davi 25/05/2019

Apenas uma leve ramificação para estudos
O acabamento físico do livro é lindo, com uma capa e páginas de altíssima qualidade.
O mesmo não pode ser dito de sua diagramação: o texto não é justificado, muitos infográficos e tabelas são colocados no meio de um texto (quando poderiam ser postos no final do texto ou num canto).
O conteúdo é muito mais raso do que parece. Sim, pode ser um norte fantástico para traçar planos de leituras e para saber por onde ir ao iniciar um estudo de determinado gênero, país ou época. É um bom aliado para professores de Literatura saberem por onde podem procurar materiais para fazer planos de aula, mas está longe de ser algo que traga informações muito profundas.
A importância dada a certos autores é meio aleatória, sendo que há autores que foram um marco para a Literatura contemporânea que recebem uma citação de um parágrafo, como o caso de Tolkien

Paraíso das Ideias 06/06/2018

Um livro lindo para quem ama livros e conhecimento
Depois de ver vários desses livrões passeando pelas minhas timelines, finalmente encontrei um que despertou minha curiosidade imediatamente, ao ver a capa, fiquei me perguntando o que poderia conter nessa obra de interessante, e após a leitura, a minha resposta é TUDO!!

O Livro da Literatura é uma ampla coletânea que reúne os maiores clássicos da Literatura Nacional e internacional, mas veja bem, nesse livro você não encontrará os textos das obras, e sim estudos minuciosos em cima dos mesmos, com explicações lógicas que vão ajudar o leitor a compreender melhor obras tão ricas em conteúdo histórico.

O livro é dividido pelas grandes épocas da literatura, e a cada época, os livros mais famosos são avaliados a apresentados ao leitor de forma clara e concisa, apresentando pontos importantes não só da obra, mas da época em que a mesma foi escrita.

O livro é um guia espetacular, não só para estudantes de Literatura, mas para os amantes de livros em geral. Sabe aquele clássico que você queria muito conhecer porque houve todo mundo falar, mas tem receio de não se identificar ou não compreender? No guia você pode não só sanar as suas dúvidas, como encontrar indicações de outras obras semelhantes ou melhores que remontem a mesma época. Se você é fã dos clássicos, também vai encontrar indicações valiosas de novas leituras.

Amei a viagem ao passado e já acrescentei a lista de clássicos vários livros que quero conhecer, e que pude através desse entender o conceito e o porque de seu sucesso. Um livro que vale à pena ter na estante se você assim como eu ama a Literatura e sua história.

Aquele livro de cabeceira que você respeita!!

site: http://www.paraisodasideias.com

Raquel.Faria 04/05/2018

O Livro da Literatura
Um excelente livro de apoio para os amantes da literatura. Ele sintetiza as principais obras produzidas no mundo ao longo dos séculos, desde "A Epopeia de Gilgamesh" até a literatura pós 11 de setembro. Senti falta de mais exemplares da Literatura Brasileira, mas adorei o fato de conter resenhas de obras chinesas, indianas, sul africanas...

Valério 08/08/2017

Um guia para iniciantes e iniciados
O livro da literatura está um degrau acima do livro "1001 livros para ler antes de morrer". Contudo, se assemelha muito a este. O que os difere é a profundidade e qualidade no livro da literatura. E quantidade no "1001 livros".
Tendo isso em vista, e caso tenha dúvidas entre qual escolher, talvez decida-se melhor sabendo que, no livro da literatura, temos menos livros (aproximadamente 200) abordados que no "1001 livros". Contudo, para algumas obras de fundamental importância para a história da literatura, o livro da literatura dedica mais páginas e, portanto, faz uma análise mais detalhada;
Os livros são organizados de forma cronológica (como no "1001 livros").
Portanto, para quem está começando a criar sua biblioteca, o "1001 livros" talvez seja mais prático e completo, com mais referências.
Para quem já é iniciado, e quer uma análise mais detalhada das obras, o livro da literatura me parece uma melhor opção.

Embora ambos sejam livros que ajudem a enfeitar sua estante, não podemos desconsiderar que o livro da literatura, se colocado na estante juntamente com a coleção "o livro" (O livro da Religião, O livro da sociologia, O livro da filosofia, O livro da psicologia, O livro dos negócios, O livro da política e O livro da filosofia) cria um efeito decorativo interessante.

Bárbara 10/06/2017

Guia indispensável para os amantes da literatura
Ótimo guia dos livros mais marcantes da História da Literatura. As obras vêm com uma sinopse, são brevemente analisadas, comentadas e esquematizadas com desenhos ou ilustradas com pinturas e também acompanham uma pequena biografia do seu autor, contextualização histórica e indicação de obras similares e contemporâneas, além de citações. Um guia muito bem produzido, com a diagramação limpa e agradável. Recomendo!

Mara.Sousa 12/05/2017

Ô delicia...
Encontrei nesse volume um resumão dos caminhos da literatura , assim como autores que representam cada fase, desde o princípio até os dias atuais.
Achei super válido, tanto para estudantes (eu) como apaixonados pelas Letras (eu).

Mauricio.Alcides 02/01/2017

Ta ai, temos uma livro dessa bela coleção que eu não gostei.
Copilar toda a história de qualquer tema que você é um apreciador em meras 350 paginas é sempre uma missão complicada, mas o resto da coleção se destacou em temas os quais eu tenho muito mais domínio, por qual motivo eu acharia que não seriam capazes aqui também?

Pois bem, com esse espirito eu resolvi iniciar esse que foi o último livro da coleção que me interessou, a regra aplicada a praticamente toda a coleção (exceção “O Livro dos Negócios”) é mais uma vez a mesma, uma linha temporal com as obras mais significativas de cada período histórico, e acredito isso funciona tão bem … não importa o tema, essa linha simplificada foi o que tornou essa coleção a minha coleção favorita sobre qualquer tema, mas acredite em dado momento quando falamos de literatura essa linha realmente falha.

Me deparei com o fato de que Tolkien não teve nem se quer uma pagina inteira para seus trabalhos, sua obra “O senhor dos anéis” é possivelmente a obra de maior influencia do genero fantasia desde a sua publicação, mesmo assim o autor e seu livro são apenas lembrados com 1/8 de pagina (…)

Quando vamos chegando mais próximos do período contemporâneo da literatura as coisas vão se tornando piores, Jack Kerouac é sem duvida uma figura importante para a sua geração mas apenas para a sua geração. Kerouac não desperta o interesse das novas gerações (A não se que você seja como eu, um leitor compulsivo e necessita de novas obras todas as semanas, tirando esse caso …) Kerouac é um autor que muito barulho fez ao seu tempo, hoje é brindado por sua passagem na história americana mas é só … Ganhou 4 paginas exclusivas, enquanto outro membro da sua geração que hoje perpetua muito mais respeito no mundo literário ganhou apenas uma citação de duas palavras em meio a uma obra de 350 paginas “Charles Bukowski”.

O caso de Kerouac é só um ente os milhares que existiram no livro de autores que foram merecidamente lembrados em pró de outros grandes e talvez maiores que foram esquecidos.

Piadas a parte o que me fez perder o respeito pela parte destinada a “Atualidade” foi ver o escritor japonês Murakami ter uma pagina exclusiva pra ele (…) É e o Tolkien não (…)

Sou uma velha senhora que está a remoer o trabalho de um grande ídolo, é verdade … mas também não encontramos a menor referencia a Churchill e o nosso grande poeta Carlos Drummond foi lembrado apenas por 1/8 de paginas, sem contar que apesar de ver muita referencia ao nordeste não li uma linha sobre “O Auto da Compadecida” e isso tudo é o suficiente para eu achar a leitura no mínimo injusta.

E com isso temos um livro ruim dessa coleção, ok menos "mió di bão" dessa coleção.
Laura 08/10/2017minha estante
Continuo tendo interesse em ler esse livro mas achei seu comentário bem pertinente.

Daniel 23/09/2016

Resumão
Um resumão da História da Literatura, com enfoque maior nas obras mais representativas - as análises são dos livros, mais que dos autores - contextualizadas com a época e os movimentos às quais perteceram.

Leitura fácil, descomplicada, com diagramas ilustrativos interessantes e bem bolados.
Um bom roteiro, principalmente para quem está começando a se aventurar pelos clássicos.

Injustificável foi a indiscutível obra prima da Literatura mundial "Em Busca do Tempo Perdido" não aparecer em destaque, mas apenas como "leitura adicional"... Um erro sem perdão.
edu basílio 24/09/2016minha estante
Excelente comentário, Dani. Quero ler! Na verade, eu gostaria de ter essa coleçåo toda na estante -até os que jamais lerei, como "sociologia" e "religiões", por exemplo - pelo simples prazer de apreciar a beleza das edições.

1 | 2 | 3 | 4