O Livro Ilustrado dos Maus Argumentos

Ali Almossawi

Resenhas - Um Livro Ilustrado de Maus Argumentos

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Priscila.Senna 08/06/2020

Livro curtinho de ler e muito esclaressedor a respeito de varios tipos de argumentos .

@Felipe.fguimaraes 29/05/2020

Adquire-se uma percepção mais aguçada do perigo de argumentos frágeis e de como são frequentes em nosso cotidiano.

Carol B. 01/05/2020

Leitura simples e didática sem perder em conteúdo. O tipo de divulgação de conhecimento que deveria se popularizar!

Totti 27/04/2020

Relevante
Livro bem humorado, rápido e objetivo. Gostei muito das análises dos argumentos, me vi em algumas e principalmente pessoas próximas que discuti ao longo da disputa política de 2018.

Recomendo, pois, sempre é bom agregar conhecimento, ainda mais se vem assim com sarcasmo.

Natália 01/04/2020

O livro elucida de forma precisa e pontual 19 falácias lógicas e recorrentes na exposição de argumentos. Muito interessante e útil. O grande mérito da obra é a exposição de conceitos complexos de forma didática e descomplicada com o apoio de exemplos ilustrados de fácil compreensão. Um baita livrinho, para ler e reler até clarificar o raciocínio.

Nah 29/03/2020

Leitura necessária
Diariamente recebemos tantas informações, sobre os mais diversos assuntos e ao mesmo tempo não aprendemos praticamente nada. Conhecimento requer seleção de informação e estudo. Em consequência vemos tantos "formadores de opinião" nas redes sociais que argumentam com informações ( que nem sempre são verdadeiras, famosas fake news) tiradas do Facebook, whatsapp, enfim. Leitura necessária.

Adriano Schiessl 24/03/2020

Os benefícios de uma argumentação sólida para a confirmação e expansão do conhecimento, como também das complexidades dos argumentos indutivos, onde as probabilidades entram em jogo. Com relação aos indutivos, em particular, o pensamento crítico se revela uma ferramenta indispensável.

RobsonGrangeiro 22/02/2020

Um belo presente.
Por seu modo de apresentar conceitos complexos e que se tornaram legados preciosos da retórica universal de forma tão simples, esse livro já merecia prêmios. Presentear seus amigos com esse livro é um presente a si mesmo, pois convida seus amigos a criarem maiores e melhores formas de terem conversas, debates e discussões mais civilizadas e inteligentes.
Nos tempos de 'pós-verdade' que vivemos é uma obra necessária a saúde construtiva e coletiva de nossa sociedade. Uma pequena obra para ser lida várias e várias vezes.

Gueu.Schade 22/02/2020

Uma leitura rápida, divertida e de grande aprendizado. O livro mostra diversos erros de argumentações que precisamos/devemos evitar. As ilustrações são divertidas e existe uma para cada exemplo. Recomendo a leitura e releitura.

Sandrinha 22/07/2019

Diante das discussões cada vez mais absurdas nas redes sociais, Ali Almossawi resolveu resgatar uma dose – necessária e urgente – de lógica para a era da internet. O resultado é este livro acessível, que explica, com divertidas ilustrações, as 19 principais falácias que tornam insustentáveis tantos argumentos e debates.

Você aprenderá a reconhecer frequentes abusos da razão, como a falácia do espantalho (em que se deturpa o argumento do outro para poder atacá-lo com mais facilidade), o apelo a uma autoridade irrelevante e a bola de neve (em que uma proposição é desacreditada sob a alegação de que levará inevitavelmente a uma sequência de eventos indesejáveis).

Rafaela (@exlibris_sc) 17/05/2019

Um pequeno manual e livro de cabeceira!
Nascido em 1 de dezembro de 1984, seus livros tratam sobre pensamento crítico e educação em ciência da computação. Tem mestrado em Engenharia de Sistemas pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e mestrado em Engenharia de Software pela Universidade de Carnegie Mellon. Ele mora com a mulher e a filha em São Francisco.

Um livro curtinho mas de grande importância para o pensamento lógico. O autor escreve quase como numa brincadeira; com linguagem clara, objetiva e simples, usando de diagramas e ilustrações que ajudam o leitor a compreender o texto. A experiência com a leitura foi bastante produtiva e, sem dúvida alguma, esse é um livro de cabeceira que deve ser consultado várias vezes ao longo da vida. Exemplos diários e formas de melhorar os argumentos e raciocínios podem ser extraídos facilmente do texto (e devem). O livro conta com um diagrama autoexplicativo logo nas primeiras páginas, com todos os tipos e subtipos de argumentos, ilustrações bem intuitivas e um pouco sarcásticas, as letras e o papel são confortáveis à leitura e, no final da listagem dos maus argumentos, o autor nos apresenta uma espécie de glossário, definindo os temas que tratou ao longo do texto: o que é argumento, falácia lógica, argumento dedutivo, argumento indutivo e os desdobramentos de cada tópico; como também uma bibliografia com os livros que ele pesquisou e se inspirou para escrever esse pequeno manual. Enfim, é uma leitura mais científica que trará ao leitor o melhor conhecimento no que falar, discutir e debater sabendo bem como identificar os erros de expressão e formar um raciocínio claro e coeso.

”Formalizar o raciocínio traz benefícios como clareza de pensamento e expressão, aumento de objetividade e autoconfiança”. p.12

site: https://www.instagram.com/p/Bxk0wFtgN3W/?hl=pt-br

IvaldoRocha 09/04/2019

Se Tiver Coragem Leia
Um livro pequeno de 64 páginas com ilustrações maravilhosas e divertidas, tem cara de livro infantil e é gostoso de ler como se o fosse. Na verdade, ele apresenta 19 erros mais comuns de argumentação
Uma leitura quase obrigatória nos dias de hoje, onde fakenews são repassadas sem o menor critério ou cuidado, gerando debates acalorados e sem proveito algum.
Lógica e Falácias lógicas, erros de raciocínio são apresentados de uma maneira clara e com leveza.
No mínimo você vai se atentar em saber o que não fazer, como generalizações e principalmente e saber quando se retirar de discussões infrutíferas, isto talvez nos ajude a buscar um debate mais construtivo.
Mas atende, primeiramente tome mais cuidado com aquilo que publica, ou repassa, antes de buscar criticar os argumentos alheios e quando o fizer, faça com a máxima sutileza, tato e razão e com menos emoção.
Ali Almossawi com mestrado no MIT e na Universidade de Carnegie Mellon desenvolveu pesquisas em Harvard e no Instituto de Engenharia de Software (SEI), tendo seus trabalhos mencionados em vários artigos científicos e no New York Times, Wired, etc.
“O Primeiro princípio é não enganar a si mesmo e você é a pessoa mais fácil de ser enganada” Richard P. Feynman
Andrea 18/09/2020minha estante
"O primeiro princípio é que você não deve enganar a si mesmo, e você é a pessoa mais fácil de enganar." XD

Sensacional esse começo. E isso é frisado também num livro que estou relendo, VOCÊ NÃO É TÁO ESPERTO QUANTO PENSA.

Marcos.Campgnolli 25/01/2019

Debates
Um ótimo livro para idetifcarmos as falácias de argumentação cometidas em debates, principalmente nas redes sociais. É impossível não fazermos associações com pessoas que cometem tais erros ou até nós mesmos.
Um livro curto para se ler rápido, mas para se ler sempre e evitar cair nessas falácias.

GleiciM 09/01/2019

O que importa
Por meio de seu conteúdo e ilustrações poos conceitos que deriam ser "pesados" e complicados de entender se tornaram agradáveis e humorados. Ajuda a desenvolver de forma leve a crítica e a perceber o quão bombardeados somos por falácias em nosso dia a dia, deste modo, revelando o que realmente podemos levar a sério ou não. Gostei da leitura!

GleiciM 09/01/2019

O que importa
Por meio de seu conteúdo e ilustrações conceitos que poderiam ser "pesados" e complicados de entender se tornaram agradáveis e humorados. Ajuda a desenvolver de forma leve a crítica e a perceber o quão bombardeados somos por falácias em nosso dia a dia, deste modo, revelando o que realmente podemos levar a sério ou não. Gostei da leitura!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6