O Livro Ilustrado dos Maus Argumentos

Ali Almossawi

Resenhas - Um Livro Ilustrado de Maus Argumentos

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Rodrigo 28/12/2018

Retórica para o público infanto-juvenil!
"O Livro Ilustrado dos Maus Argumentos", escrito por Ali Almossawi nos apresenta de forma clara e suscinta, com o auxílio de belas ilustrações (no melhor estilo George Orwell) as 19 principais falácias utilizadas para vencer argumentações de forma desonesta. Trata-se de um exercício de reconhecimento com o auxílio de ilustrações para, durante um debate e/ou argumentação se desvencilhar dos golpes desonestos que os outros tentam nos afligir mediante diversas formas de mentiras para nos convencer sobre seus pontos de vista.

A única crítica que posso apresentar é a limitada descrição de cada mau argumento, tratando-se apenas de uma página por tópico. Sendo que poderiam ser ampliadas a quantidade de exemplos, explicações e até mesmo contextos reais de argumentação em que as falácias são utilizadas.

Porém, levando-se em consideração ser uma obra de introdução ao contexto argumentativo, pode ser uma excelente porta de entrada para o público infanto-juvenil ao universo da retórica.

Alle Fay 12/12/2018

Um livro simples, curto, mas com grande carga teórica.
Breves explicações sobre falácias e erros de argumentação que nos fazem refletir sobre nossos próprios argumentos usados no dia a dia. Acredito que seja uma obra que seja uma introdução do assunto em questão. Recomendo.

arlete.augusto.1 09/12/2018

Recomendo
Não esperem nada muito profundo, mas o livro, além de ter uma edição muito bonita, com belas ilustrações, nos dá uma base para entender e refutar as falácias do dia a dia.
Leitura super rápida, acho que não demorei uma hora para lê-lo, e gostosa. São falácias tão corriqueiras que chega a ser engraçado identificá-las.
Ganhei de presente e achei legal!

Peterson 25/11/2018

Educativo e Divertido
Bem escrito e as ilustrações exemplificam perfeitamente cada tópico.

Rosberg 21/09/2018

Bons exemplos das falácias que são usadas nos debates do dia-a-dia
O autor classifica diversos maus argumentos e se utilizando de bons exemplos para que possamos identificá-los.
O livro tem poucas páginas e conta com divertidas ilustrações.

Vinicius 07/08/2018

Necessário
Em tempos de especialistas em tudo conectados por redes sociais O livro ilustrado dos maus argumentos tenta trazer um pouco de luz e lógica às discussões acaloradas.

Este é um conteúdo que deveria ser explorado desde o ensino fundamental. Aprender a pensar, ouvir, discutir, argumentar e ceder. Apenas quando estamos dispostos a realmente evoluir é que abrimos mão de falsos paradigmas e nos colocamos a favor da verdade (ou ao menos nos afastamos da falácia).

Clarisse 20/07/2017

Manual de sobrevivência para redes sociais
Este livro é um guia para aqueles que gostam de discutir e debater nas redes sociais. O autor, apresenta de forma didática, com analogias e ilustrações, os 19 principais erros de argumentação, que pode levar aqueles que não dominam o raciocínio lógico a acreditarem em argumentos falsos, ou mal elaborados. Segundo o autor:
"[...] formalizar o raciocínio traz benefícios como clareza de pensamento e expressão, aumento de objetividade e autoconfiança. A capacidade de analisar os argumentos dos outros também ajuda a perceber o momento certo de se retirar de discussões infrutíferas."
Por meio da lógica, poderemos verificar a consistência e coerência dos argumentos apresentados e julgar o que nos parecer mais aceitável. Ele ressalta que a lógica não é a única ferramenta para os debates e indica outras como a retórica, ônus da prova e a navalha de Occam, não tratados no livro. Resenha completa no blog.

site: https://asvantagensdeterumblog.wordpress.com/

Alexsander.Camargos 24/01/2016

Magnífico!
Uma maneira inteligente de tornar argumentos densos e teóricas sobre lógica totalmente acessível. Encontrei-me a rever uma vida inteira de argumentos e argumentadores, em minha mente enquanto lia.
Gerson 21/02/2016minha estante
Realmente excelente! É um grande ponto de partida para entender o processo da lógica.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6