A viagem do elefante

A viagem do elefante José Saramago

Resenhas - A Viagem do Elefante

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Bruno 30/11/2009

Um dos melhores livros do autor
Humor e informações dosados na medida certa. Destaques para a linguagem deliciosamente elaborada e a lucidez impecável de Saramago, mesmo depois de passar por problemas de saúde tão graves. Um de seus melhores livros.

yuri thome 07/07/2009

Um fato historico que virou um romance ficcional com uma leitura hipnótica. É quase impossível deixar para o outro dia a leitura do próximo capítulo. Enfim é um livro do José Saramago.

evenancio 11/07/2010

A Viagem do Elefante
Finalmente temos mais uma obra-prima nas prateleiras de nossas livrarias para nos encantarmos e, como era de esperar, o português José Saramago faz bonito uma vez mais. Desde já, o livro é mais um clássico da literatura mundial, leitura mais do que recomendada para os apreciadores de uma história bem contada - que é o maior trunfo deste estupendo escritor. Antes que alguém se espante, irei elucidar os motivos pelos quais considero "A Viagem do Elefante" um dos clássicos:

Primeiro que Saramago faz parte de um seleto grupo de escritores que por mais que queiram não conseguem escrever má literatura. Ao lado dele temos Dostoiévski e Tolstói, somente para ilustrar (afinal, alguém já leu alguma coisa ruim destes escritores?). Segundo, Saramago tem a habilidade de transformar uma história simples, daquelas que poderiam ser contadas em não mais do que quinze minutos, em uma história rica em detalhes, que lhe prende a atenção por força da irônia em uma linguagem própria, que é a marca registrada deste autor.

Continua em:

Paulinha 26/02/2010

Acredito que Saramago tenha se divertido bastante escrevendo este livro. É uma leitura despretensiosa, leve, com um humor irônico e boas tiradas, o que é particularmente incomum em se tratando deste autor, com livros de temáticas profundas e praticamente ininteligíveis.

Bruna 17/04/2014

Esse livro foi escrito em um momento conturbado da vida de Saramago, doente, quase perdeu à vida com uma pneumonia, Pilar sua esposa foi sua maior incentivadora e mais que isso, exigiu muito dele, em um vídeo sobre a vida de Saramago mostrava ele dizendo que daria para ela de presente mais oito páginas que tinha conseguido escrever, tamanha a fragilidade que estava passando e a dificuldade de escrever, mas...dentro de condições entre doença e recuperação ele nos presenteou com essa obra, que para ele é vista como um conto.
A história é de Solimão um elefante e seu tratador Subhro, quando o rei de Portugal, tem que presentear o Arquiduque da Áustria Maximiliano II com um presente de casamento, Solimão um elefante que estava sendo um estorvo sem utilidade para o rei, vem a ser uma oportunidade de se livrar dele e ainda impressionar o Arquiduque com seu presente extravagante , e então inicia-se uma viagem onde Solimão atravessa toda Europa juntamente com seu tratador Subhro, com uma estrutura grandiosa para o transporte, e muitos problemas transpostos nos países em que passavam em uma viagem cansativa de meses.
Subhro tem seu nome trocado por Fritz e Solimão por Salomão por um capricho do Arquiduque , por achar um nome difícil de se pronunciar, uma padre procura Fritz o tratador dizendo que a igreja estava precisando de um milagre e pede que ele ensine e faça com que Solimão ajoelhe na porta da basílica, com isso o elefante fica conhecido por seus milagres, Solimão também salva uma garotinha de ser atropelada por ele mesmo, aumentando seu poder de admiração.
Saramago usa a história para tecer suas críticas ao sistema burocrático, ao descaso do Estado e interesses próprios ,e o fim que teve Solimão nos faz pensar nos valores que temos sob o ponto de vista de utilidade para o ser humano.

Biblioteca Álvaro Guerra 10/05/2018

Em meados do século XVI o rei D. João III oferece a seu primo, o arquiduque Maximiliano da Áustria, genro do imperador Carlos V, um elefante indiano que há dois anos se encontra em Belém, vindo da Índia.

Do fato histórico que foi essa oferta não abundam os testemunhos. Mas há alguns. Com base nesses escassos elementos, e sobretudo com uma poderosa imaginação de ficcionista que já nos deu obras-primas como Memorial do Convento ou O Ano da Morte de Ricardo Reis, José Saramago coloca nas mãos dos leitores esta obra excecional que é A Viagem do Elefante.

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788535913415

Gabby 05/02/2009

O livro demora a empolgar e logo mais já está ficando cansativo de novo. Saramago continua falando muito de religião, desta vez apoiado em um indiano, o que acaba sendo a parte mais interessante do livro.
No balanço geral, acho legal ler pelo autor e pela fase em que ele escreveu, mas, com certeza, não é o uma de suas maiores obras.

Laís 18/01/2018

Esse livro narra a história da viagem que o elefante Salomão/Solimão faz de Portugal à Áustria ao ser dado como presente para um arquiduque. É simples. É isso. Saramago tem uma linguagem maravilhosa e, como sempre, ele consegue te prender na leitura sobre um fato corriqueiro desses. É tão bom como outros livros dele que eu li? Não. Já li de Saramago: Intermitências da morte, Ensaio sobre a cegueira e Evangelho segundo Jesus Cristo. Esses três vão se diferenciar por questões de afinidade de roteiro/tema, mas estão em um patamar superior, a meu ver, deste "A viagem do elefante".
Isso pode ser uma questão bem de gosto, se formos parar para pensar, pois a obra tem aquelas pitadas de humor ácido que a gente adora no Saramago, tem umas tiradas e relações que ele faz que são ótimas, umas imagens que ele constrói que são bem bacanas, mas, por algum motivo, esse livro não ficou no mesmo nível dos outros 3 que eu já tinha lido.
Atualmente, eu quero ler um Saramago por ano, então tudo certo! Mas, se você está querendo conhecer a obra deste autor, talvez este livro possa ser "leve" demais. Eu sugiro como livro de entrada o Intermitências da morte, que é sim mais leve que os outros dois dele, mas eu acho que tocou de uma forma muito original sobre a questão da morte, de uma forma delicada/diferente que me surpreendeu no autor.

Gláucia 27/07/2017

A Viagem do Elefante - José Saramago
Fazia muitos anos que não lia nada do autor, acho que esse é seu último romance, publicado em 2008.
A ação se passa lá pelos anos 1500 e alguma coisa e o tal elefante que é indiano e se chama Salomão se transforma em presente do rei Dom João III ao arquiduque austríaco Maximiliano II. O problema agora é a logística e uma caravana bem heterogênea é formada a fim de levar o bichinho de 3 metros de altura saindo de Portugal, passando pela Espanha e Itália, atravessando os Alpes gelados até chegar em Viena.
Não é dos melhores livros que li dele mas adoro sua narrativa cheia de ironia, sempre me divirto. Destaque para os diálogos entre o cuidador indiano Subhro e o comandante da expedição que não aceita ficar numa posição inferior de liderança.

Tecocesar 30/05/2017

Um bom Saramago
Que presente de casamento você daria a alguém? E se o noivo fosse seu parente? Que tal um elefante!
"A viagem do elefante" conta a travessia de um elefante e seu domador entre as terras de Portugal até seu destino final, Veneza. O Rei de Portugal até fica em dúvida sobre qual presente de casamento dar ao arquiduque da Áustria, seu primo. Mas a rainha, depois de muito pensar, repentinamente, tem a solução. Dariam um elefante. E é a jornada do presente até seu destino que a história se desenrola.
Obviamente, a ironia e a abordagem sobre religião estão presentes, assim como os parágrafos intermináveis, como reclama minha mãe.
Não é o meu favorito de Saramago, mas mesmo assim é uma ótima leitura.

Volnei 23/11/2016

A viagem do Elefante
Este romance de José Saramago conta a saga de um elefante e seu tratador . O animal pertencendo ao monarca de Portugal no século XVI. Dom João III , dá o animal como presente de casamento ao Arquiduque da Áustria Maximiano . Com o animal segue seu tratador . A viagem do elefante torna-se uma ação militar , acompanhada de uma junta de soldados que a principio é formada por soldados lusos até a fronteira de onde são acompanhados por soldados do arquiduque e a partir de um certo ponto pelo próprio arquiduque e sua esposa. Para os amantes de histórias simples sem muitos rodeios é uma boa opção. Quem conhece as obras de Saramago sabe como ele escreve e já espera uma leitura um tanto complexa, com uma pontuação pouco convencional mas em todo caso vale a pena ler suas obras.

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br

Wagner 09/09/2016

SÓ COLHE DA VIDA O QUE LHE INTERESSA...

(...) No fundo, há que reconhecer que a história não é apenas selectiva, é também discriminatória, só colhe da vida o que lhe interessa como material socialmente tido por histórico e despreza todo o resto, precisamente onde talvez poderia ser encontrada a verdadeira explicação dos factos, das coisas, da puta realidade (...)

in: SARAMAGO, José. A viagem do elefante. São Paulo: Companhia das Letras, 2008. pp 225

Nena 13/02/2016

Uma história absurdamente REAL q, aliada a fértil e humorística imaginação de Saramago, mostra o quão egoísta, mesquinho, ignorante, vaidoso (e muitos outros adjetivos ruins) o ser humano pode ser. Pelo menos um personagem tem sensatez nessa história: o elefante Salomão. Pobre Salomão, vítima da insanidade humana.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6