Depois a louca sou eu

Depois a louca sou eu Tati Bernardi

Resenhas - Depois a louca sou eu

Karen Gabrieli 23/04/2021

Não estamos sozinhos
Se você gostou de "Alucinadamente Feliz" vai gostar desse aqui.

O começo não pegou, mas a leitura foi evoluindo e o final foi muito bom.

O legal de ter alguém escrevendo sobre os seus problemas é saber que a gente não está sozinho e isso dá um pouco mais de força

Nati 06/04/2021

Que sofrimento...
Entendi o apelo ao humor mas sinceramente não consegui achar nenhuma graça no tamanho das angústias relatadas pela autora. Imagino que depois de anos convivendo com o pânico ela pode se apropriar de sua história e de sua vida dessa forma e narrar do jeito que ela quis, mas é triste demais pensar que as pessoas podem viver assim.
Entretanto, ela levanta questionamentos importantíssimos atualmente como: a ?psiquiatrização? das mulheres e o machismo embutido nisso (amei o capítulo que ela fala dos ex namorados dela), e como todos estamos envoltos na mesma bruma que faz adoecer, cada um com seu sintoma!

jsscmaria 03/04/2021

Tati Bernardi maravilhosa.
Será que eu vou virar a mais nova fã de Tati Bernardi? Eu simplesmente AMEI ?depois a louca sou eu?. Eu ri, me identifiquei, achei louca, amei. Que leitura gostosa, minha gente. Quero ler tudo dela. Decidi.

Stella F.. 01/04/2021

Que perrengue!
Procurei esse livro uma vez por indicação do Café Filosófico da TV Cultura. E deixei para ler qualquer dia. E agora com o lançamento do filme resolvi finalmente lê-lo.
Irônico, desbocado, engraçado. Em geral não gosto muito de livros cômicos, mas foi interessante a leitura.
Nem imagino uma pessoa com tantos problemas ao mesmo tempo, vivendo de remédios para ansiedade, e conseguindo ter uma “vida”.
“O pânico é essa interseção entre a certeza absoluta de que você não importa nada para o mundo e a certeza absoluta de que todos estão comentando o fato de você não importar nada para o mundo”.
Só de pensar em como alguém para fazer qualquer coisa tenha que ter uma rotina de preparação como essa: uma para viajar de avião, outra para ir à festa, outra para trabalhar.
“Aeroporto é um lugar péssimo porque soma as cinco coisas mais terríveis do mundo: despedida, fila, ser humano, placa indicativa e esperança”.
E o mais interessante é que usa esses problemas como válvula de escape para escrever!
Textos claros, diretos, inteligentes. “Fáceis” de ler mas acho que bem difíceis de viver.
E a dependência de remédios e o posterior desmame, que fazem com que ela não sinta nada, qualquer coisa fica com a mesma sensação, não consegue diferenciar os diversos momentos da vida.
“Emagreci onze quilos: já que eu não tinha forças para devorar o mundo, que então não importasse nem sequer uma azeitona no estômago”.
“Você que curte ácido, MDMA.., me explica: para que se sentir pilhado? Eu me sinto pilhada desde que nasci e... que cansaço, pelo amor de Deus. Jura que você precisa de algo “que te tire de você”? Que “te leve daqui”? Eu só quero algo que me devolva a mim. Que me deixe ficar sentada, quieta, calma”.
Seguem as crônicas preferidas: A primeira crise, Vinte charutinhos, Esfregando o Aladim, As idades e os parentes, Quando não fui para Buenos Aires, Eu não desmaio, Dr. Guido, Depois a louca sou eu, A louca do jardim, Parar com a porra toda.

Andalik0 30/03/2021

Quem já passou, sabe!
Ei, você!! Isso, você mesmo, pessoa da família que não entende as pessoas que passam por crises de ansiedade, pânico e depressão. Leia esse livro!
Tati explicou perfeitamente o que uma pessoa com ansiedade passa no seu dia a dia. Seria cômico, se não fosse trágico. Porém, o livro é levinho. Contém alguns gatilhos, então, se você está sofrendo de crises, deixe para ler quando estiver se sentindo melhor.
Gostei muito do livro. Escrita bem fluída, curtinho e rápido de ler. Indico!

tici 30/03/2021

É um livro engraçado e interessante, apresenta a narrativa em formato de fluxo de pensamento, o que é bem legal, e as vezes é como se estivéssemos lendo os escritos perdidos no bloco de notas de alguém

Andrea Fernanda 27/03/2021

vamos la,
livro doido, muito bem escrito, e aflitivo. A autora consegue nos mostrar e nos fazer sentir como é dificil e doloroso passar por crises de panico e realmente me tocou.
Nao conseguia parar de ler e de me sentir mal com tudo isso.
Hoje consigo entender um pouco do que as pessoas passam.
Mi 27/03/2021minha estante
Foi ruim a experiência? (Pelas zero estrelas)

Andrea Fernanda 27/03/2021minha estante
nao, foi muito dificil, angustiante mas super recomendo, eu esqueci de colocar as estrelas

Mi 27/03/2021minha estante
Ata kkk entendi ?

Dandara63 25/03/2021

Apesar de muitos criticarem o "humor fora de hora" no livro, eu gostei. Como alguém que também tem ansiedade, eu adoro enfrentar isso fazendo piada da minha própria condição. Ótimo livro!

mclaraa_abreu 25/03/2021

Confesso que no início não me prendeu, mas depois fui me identificando em vários momentos
Gostei muito, principalmente do final
Acho que não é um livro que todos vão amar, mas pra quem é ansioso, principalmente, é um prato cheio de identificações de uma maneira divertida e envolvente

VerAnica.Cardoso 25/03/2021

O livro fala de forma bem humorada sobre questões sérias como a ansiedade, vícios em remédios e as consequências geradas por esses e outros problemas apontados pela autora.

Victoria.Bispo 23/03/2021

Você também já foi uma Tati Bernardi
Voltar a ler Tati Bernardi me deu uma grande nostalgia e esse livro chegou na hora certa em minhas mãos. A maneira com que ela trata os problemas com piadas e certo grau de sátira da um gostinho de normalização. Tudo bem ser ansioso, tudo bem tomar remédios controlados. Tudo bem não ser normal.

Bianca 21/03/2021

Identificação total!
Contando casos de pânico e ansiedade com muito humor, eu consegui me identificar em muitos daqueles acontecimentos. O livro conversou diretamente comigo, me fez chorar, rir, dizer "é isso aí que acontece e ninguém entende" e também me tirou de uma solidão de achar que só eu que pensava daquela forma, só eu que tinha pensamentos sem lógica, sabendo que eram sem lógica, mas não conseguindo impedir. Eu amei e recomendo a quem tem ansiedade, pânico ou fobias e recomendo também para quem tem alguém que ama e diz que sente essas coisas. Ele dá um entendimento de quem sabe, sente e sofre com males que, para muitos, são invisíveis, mas que, para quem sente, é até muito palpável.

Tatiane.Martins 20/03/2021

Identificação
Ao ler o livro me identifiquei com muitos momentos. Situações que só quem tem ansiedade e já teve crises de pânico sabe como é, situações constrangedoras... as pessoas acham que você é louca, estranha, etc. Tati Bernardi traz com ar de comédia a história de milhões de pessoas que sofrem diariamente e lutam diariamente para se livrarem do Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) e que lutam contra as medicações que nos fazem ser outra pessoa, completamente diferente daquela que realmente somos.

Hewe 17/03/2021

Tati me cativou totalmente com sua maneira de "contar desgraças" (que podem ser as desgraças de qualquer um) de forma absurdamente sincera e bem humorada.