Depois a louca sou eu

Depois a louca sou eu Tati Bernardi

Resenhas - Depois a louca sou eu

Nicole 12/03/2021

Os loucos somos todos nós
Acho essencial abordar esses temas relativos à saúde mental, mostrar que essas pessoas não estão sozinhas e que não há solução mágica, mas existe tratamento sim. Usar o humor é um ótimo recurso para cativar o leitor e dar leveza ao tema. A autora é bastante corajosa ao se expor dessa maneira, ainda que por vezes erre o tom, tornando a narrativa pesada e pessimista. O começo do livro dá bastante agonia, assim como o filme que se inspirou nele, pelas descrições das crises de pânico. Pode ser um gatilho pra quem é muito sensível e/ou vive algum momento de crise, mas, por outro lado, também pode servir para que as pessoas se identifiquem/empatizem e aprendam a rir de si mesmas. Autoconhecimento e autoaceitação são essenciais para qualquer processo de cura.

Ana Lee 10/03/2021

Um livro gostosinho
É rir pra não chorar, o jeito que a Tati coloca as coisas, te insere melhor na história que ela tá contando. São situações que podem acontecer com qualquer pessoa, mas tudo depende do jeito como você as encara.

May 07/03/2021

O humor da autora é bem parecido com o meu, assim como a ironia e o deboche também. Adoro como ela consegue falar sobre ansiedade e afins de uma forma tão profundamente sincera e ao mesmo tempo tão bem humorada. Só quem já lidou/lida com a ansiedade e sabe perfeitamente como é ter uma crise de pânico do nada e entende como é necessário colocar saúde mental em pauta. Terapia, remédio, paranoias... Confesso que me vi ali em vários momentos e que ri bastante. Tati é a proprietária do meu coração, é isto.

Mari 04/03/2021

Intrigante
O livro traz temáticas voltado para a saúde mental com algumas pitadas de humor, sendo a própria autora, a personagem do livro. Achei bem interessante e em algumas partes do livro eu fiquei bem chocada com o que estava lendo, pois a autora passou por muitas dificuldades ao longo do livro. Enfim, eu indico a leitura para você ficar mais ciente de como a Ansiedade e o TOC devem ser encaradas como realidade na sociedade e não como frescura!

Alline.Alencar 27/02/2021

Inquietante
Fiquei um pouco angustiada em alguns momentos, talvez por já ter sentido pânico ou por ter feito tratamento pra ansiedade. Mas por outro lado você percebe que a maioria das pessoas passam por isso e está tudo bem.

Conceicao.Sanchez 26/02/2021

Para quem tem ansiedade, a reação, provavelmente, será de "Eu te entendo!" enquanto ler.
Para quem não sofre com isso, espero que a reação seja "Eu estou começando a entender" ou algo assim.
Nessas páginas, li muito sobre coisas que eu vivo, por isso me identifiquei muito com ele.

Vilamarc 22/02/2021

A ansiedade é uma abstinência do porvir
A gente ri, eu ri muito. E ainda por cima a gente identifica pessoas e acontecimentos semelhantes.
Mas na entrelinhas a gente também percebe e sofre junto com todas as situações angustiantes e desesperadoras. Toda uma vida e, no caso, toda uma carreira pista em xeque por questões psicológicas insistentes.
A escritora mais do que ninguém é apropriada para transformar um drama real em comédia. Do contrário seria um livro sofrido demais.
Pra mim a grande falha foi a falta de ritmo do livro. Bem altos e bem baixos no quesito se fazer engraçada. Achei algumas partes bem preconceituosas, como a parte dos "desempregadinhos". Desnecessário.

Queila - Meu vício literário 16/02/2021

Depois a louca sou eu...
Acho que todo mundo que já teve crise de pânico, ansiedade vai se identificar com essa autobiografia da Tati Bernardi.
Foi meu primeiro livro da autora, e adorei como ela escreve de forma rápida e bem humorada.

Y a s 10/02/2021

Depois a louca sou eu
Esse livro é sensacional! Eu nunca consegui explicar como eram minhas crises, o que eu pensava, como doía, a Tati entendeu. Eu fiz meu namorado ler, porque eu sou o tipo de ansiosa com TOC que não gosta de externalizar as loucuras que eu penso. Todos os capítulos eu me imaginei na situação ou até mesmo vive, obrigada Tati por me entender, por fazer o Gustavo (meu namorado que é um anjo e tem uma paciência de Jó) entender e principalmente por me fazer rir da minha (nossa) desgraça?

Camis 04/02/2021

Eu sempre via pela internet algumas frases soltas da Tati Bernardi, já li alguns de seus textos publicados pela autora na folha, sempre gostei do seu tom irônico. Decidi então ler o seu livro, “Depois a louca sou eu”, é engraçado me sentir abraçada em suas narrativas,a forma como a autora deixa bem claro toda a sua humanidade, e como ela mesma diz: “ (..) Normal não me serve não encaixa não acalma(..)”, e como eu te entendo Tati. Em cada texto a autora compartilha um pouco de si, e cada uma de suas histórias são únicas e nada previsíveis. Não da para ler e não se inquietar também. Obrigada Tati, por tem compartilhado comigo a sua humanidade, me ajudou muito a entender e lidar com a minha.

Brenda 03/02/2021

Alerta de gatilho
Seja pelo conteúdo, a narrativa que não se desenvolve, por não encontrar ligação com o personagem, existem vários motivos para deixar de lado uma leitura.

Depois a louca sou eu despertou gatilhos por tratar de forma tão explícita como é viver com ansiedade, acabei me sentindo mal com os relatos, me identifiquei muito com as sensações e por isso optei por abandonar a leitura quase na metade do livro devido a angústia que a narrativa me causou.

Durante a história, a autora fala sobre suas crises, ataques de pânico e o convívio diário com uma coisa que ela não consegue controlar, que é “maior do que ela”.

site: https://www.instagram.com/arranjodelivros

Giovanna 24/01/2021

Não é tudo isso
Eu sempre vi muita gente falando bem desse livro e da Tati. A Tati de fato é maravilhosa, as colunas dela são ótimas e ela é perfeita no podcast ?calcinha larga?. Mas achei o livro um pouco arrastado, demorei uns 20 dias pra ler, achei legal nas 20 primeiras páginas e depois achei bem chato/forçado.

As crises de ansiedade e de pânico sao indescritíveis mas ela conseguiu resumir bem mas em outros devaneios eu fiquei sem paciência, alguns eu achei até desnecessários (se é que posso dizer) de tão tristes. E não faz meu gênero rir disso, de alguém que sofre muito e precisa tomar remédio pra conseguir sobreviver e acaba sem viver, pq os remédios são inibidores de sentimentos reais.

Enfim, li mas não leria novamente. O filme, no entanto, parece ser maravilhoso, vi a ?preview? de quarentena com a Débora Falabella e achei ótimo, quero muito assistir, apesar de não ter curtido o livro.

Rafa 20/01/2021

Realidade em forma de texto...
Gostei bastante dessa leitura, porque entra muito em contato com a realidade de quem tem ansiedade. É realmente desesperador tentar fazer algo simples e sua mente cria uma fantasia que você sente na pele como se fosse real mesmo...

E ainda mais lidar com as pessoas que não entendem que ter algum transtorno não é uma escolha...

Brunny 13/01/2021

Diferente
Triste, cômico, maluco.
Umas partes engraçadas, outras desconexas.